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Farmácia online aumenta faturamento com inteligência artificial

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Farmácia online – Com previsão de crescer 60% no faturamento em 2018, a farmácia on-line Netfarma investirá R$ 20 milhões nas áreas comercial e de marketing, uma alta de 70% em relação ao ano passado, além de aposta em inovações tecnológicas para melhorar a experiência dos consumidores e, com isso, alavancar as vendas do e-commerce.

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Dentre as estratégias adotadas pela Netfarma destaca-se a implantação de um sistema de inteligência artificial (AI, na sigla em inglês), associada ao big data, nas versões desktop e mobile, adotada no final de 2017, o que gerou aumento de 30% na conversão, amparado, sobretudo, na melhora do tráfego.

A ferramenta foi desenvolvida pela Biggy, empresa especializada em personalização e recomendação de produtos no e-commerce. A plataforma da Biggy monitora o comportamento de navegação do consumidor no site e oferece sugestões de produtos relacionados às suas buscas, cliques e compras, auxiliando o usuário em toda a sua jornada.

“Por meio de machine learning e big data, conseguimos extrair esses dados e transformá-los em informação relevante para engajar clientes e ampliar as oportunidades de negócio do e-commerce”, explica Alan Prando, CTO da Biggy.

Para Homero Romão Filho, CTO e CMO da Netfarma, ainda há muito espaço para crescer, uma vez que o segmento de saúde, cosméticos e perfumaria – setor no qual a empresa está inserido – corresponde a 4,5% do total de vendas no comércio eletrônico, de acordo com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). “Estamos otimistas porque atuamos em um segmento que cresce no mundo. Além disso, a economia começa a reagir e vemos essa movimentação com bons olhos”, afirma o executivo.

Próximos passos

Para o próximo semestre, o e-commerce deve implementar uma ferramenta de Dynamic Pricing, que ajuda os varejistas on-line a responder em tempo real a mudanças no preço da concorrência, na demanda do produto e nas condições do mercado. Isso ajuda a melhorar a renda, as margens e a fidelidade do consumidor, permitindo, inclusive, monitorar a recorrência de compra desse cliente. Uma outra tecnologia é sobre previsibilidade de vendas, que permite monitorar a recorrência de compra dos clientes.

Fonte: It Fórum 365

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/02/01/hypera-pharma-conclui-compra-de-portfolio-da-takeda/

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