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Farmácias do Rio de Janeiro destoam no engajamento digital

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Farmácias do Rio de Janeiro destoam no engajamento digital

As principais farmácias do Rio de Janeiro apresentam profundas diferenças quando o assunto é engajamento digital. O levantamento da consultoria Zeeng mapeou as três redes mais tradicionais do varejo farmacêutico carioca – a Drogarias Pacheco (Grupo DPSP), a Drogaria Venancio e A Nossa Drogaria – no intervalo de 90 dias entre 19 de fevereiro e 22 de maio.

Nesse período, as três empresas atraíram pouco mais de 2,7 milhões de visualizações para seus canais online. Porém, só a Pacheco respondeu por 80% do tráfego. Foram 2,2 milhões de acessos, contra 444,5 mil da Venancio e 86,5 mil da A Nossa Drogaria.

O ativo da bandeira carioca da DPSP também é maior perante a concorrência, com share de 49% nesse quesito e 430 mil seguidores nas mídias sociais.

“A Pacheco colhe os frutos do reconhecimento de sua marca junto ao consumidor do Rio de Janeiro e do fato de pertencer ao segundo maior player do setor. Mas a rede também vem investindo na otimização de sua exposição digital por meio de tráfego pago, cuja representatividade nos acessos supera 23%”, analisa Eduardo Prange, CEO da Zeeng.

Para o consultor, outra vantagem da empresa é ter páginas monitoráveis em uma maior diversidade de mídias sociais. “Mesmo que YouTube e Twitter não façam parte das estratégias de marketing de curto prazo, a simples presença ajuda a trazer relevância para a marca e aumentar a confiabilidade com públicos distintos”, complementa.

Com essa penetração, a rede do Grupo DPSP detém o melhor escore digital entre as varejistas analisadas. A nota atribuída pela consultoria leva em consideração a audiência das postagens nas redes sociais (peso 4), a veiculação de notícias na web (3,5) e o posicionamento no Google Analytics (2,5).

Farmácias do Rio de Janeiro miram o Instagram

As farmácias do Rio de Janeiro que buscam o ativo da Pacheco encontram no Instagram o canal para ganhar representatividade no ambiente online.

“Tanto Venancio como a Nossa Drogaria têm 60% das suas postagens divulgadas no Instagram e o volume total é muito semelhante – 152 e 148, respectivamente. É uma tendência diferente da que testemunhamos na maior parte do setor, que ainda utiliza o Facebook como principal meio de notícias”, explica.

E ambas as redes tiveram os posts com maior percentual de engajamento no período, mesmo com a Pacheco disseminando o maior número de divulgações – 295 – e apostando em temas de alcance populacional, como o preço de medicamentos e o Farmácia Popular.

A Venancio computou 6,67% de engajamento e 9,2 mil comentários no post sobre sorteio de um kit de verão. Já o percentual da A Nossa Drogaria chegou a 4,52% na divulgação sobre seu sorteio em 15 de março, alusivo ao Dia do Consumidor.

Concorrentes também se destacam no site e com notícias

A Nossa Drogaria também vem se destacando em web analytics, com o melhor escore digital nesse quesito. “A rede vem fazendo um trabalho interessante de conversão para seu site oficial, com uma experiência de navegação relativamente mais simples e 100% de foco em ofertas na home page”, argumenta.

Já a Venancio obteve um volume considerável de inserções na imprensa nos últimos 90 dias – 111, contra 71 da Pacheco e 17 da A Nossa Drogaria. “É uma bandeira que se destaca por ações de relacionamento com a comunidade, o que contribui para a maior projeção de mídia e estimula o reconhecimento de marca”, justifica.

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