Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Vagas na Anvisa têm déficit de 123 servidores

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Vagas na Anvisa

Para suprir o déficit de vagas na Anvisa, a agência deve solicitar ainda este mês um concurso público ao governo federal.

A agência reguladora tem sofrido com a não realização de seleções nos últimos anos e já acumula 123 vagas desocupadas.

Os cargos vagos são de nível médio (54 vagas) e de nível superior (69 posições). Em fevereiro, o portal Folha Dirigida teve acesso a um documento preparatório para o pedido de concurso, onde a agência apontava a previsão de 126 contratações.

Uma vez que a Anvisa enviar o pedido para realizar um concurso público, o Ministério da Gestão e Inovação terá a responsabilidade de permitir ou vetar a seleção.

A expectativa é que o certame seja liberado e anunciado na segunda leva de anúncios do governo.

Vagas na Anvisa não tem reposição há sete anos

O último concurso promovido pela agência foi em 2016. Na ocasião, foram ofertadas 78 vagas de nível médio na carreira de técnico administrativo. Antes desse certame, o anterior aconteceu em 2013 e colheu profissionais para todas as carreiras da autarquia, totalizando 314 contratações.

Esse concurso, promovido há sete anos atrás, viu sua validade acabar em 2019. De lá para cá, nenhum outro foi autorizado.

Governo de transição queria abertura imediata

Apesar de figurar entre as prioridades do governo de transição, a abertura imediata de concurso para a Anvisa não saiu do papel. A previsão era que o edital fosse lançado ainda em janeiro.

Desde agosto do ano passado, o diretor-presidente da agência, Antônio Braga Torres, lança alerta sobre a necessidade urgente de um novo concurso.

No início de 2022, o número de servidores era de apenas 1.639, total que só não é menor do que o de 1999, ano da fundação do órgão regulador, quando reunia apenas 132 profissionais.

No último mês de julho, Torres informou que iria incorporar trabalhadores da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) ao quadro funcional para minimizar o impacto.

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress