A mega campanha com prêmios de R$ 2 milhões, iniciada neste mês de outubro, é a aposta da Farmarcas para fidelizar consumidores e impulsionar negócios com a indústria. Com a promoção, o grupo associativista, quarto maior player do varejo farmacêutico nacional em faturamento, projeta R$ 500 milhões em vendas de não medicamentos.
Esse montante seria 16% maior que o da edição anterior, que movimentou R$ 430 milhões em vendas e concedeu 81 milhões de cupons. “Para este ano prevemos 100 milhões de cupons, dos quais 12 milhões conseguimos gerar nos primeiros 14 dias. Estamos falando da maior ação do gênero no canal farma”, celebra o diretor de comunicação e operações Ângelo Vieira.
A Promoção Farmarcas: Minha Farmácia da Sorte mobiliza todas as 1.375 farmácias associativistas do grupo, composto por 12 bandeiras – AC Farma, Bigfort, Entrefarma, Farma 100, Farmavale, Maestra, Mais Farma, Maxi Popular, Megapharma, Mega Popular, Super Popular e Ultra Popular. “Com o tema da campanha deste ano, buscamos aproximar nossas drogarias dos consumidores. Além de dar acesso a uma farmácia completa e ótimos preços, a fidelidade dos clientes ainda pode lhes render algum dos prêmios oferecidos.” comenta.
A ação estará em vigor até 27 de janeiro de 2023 e os sorteios das 95 premiações serão promovidos em correlação com a extração da loteria federal. Está programada a distribuição de 84 motos, dez carros e uma casa, creditados em cartões pré-pagos. Poderão participar consumidores credenciados ao programa de fidelidade da Farmarcas – hoje em torno de 11 milhões –, mas atendentes e balconistas das farmácias também terão acesso a alguns prêmios. O consumidor participa ao adquirir os produtos participantes a partir de R$ 1 e recebe mais três cupons a cada R$ 20 em compras adicionais.
Campanha da Farmarcas dividirá prêmios entre os PDVs
A divisão dos prêmios atende a um esforço da Farmarcas para incentivar o engajamento de 100% dos PDVs. A casa de R$ 300 mil será disputada por todas as redes, enquanto cada bandeira ficará com um dos dez automóveis de R$ 59,8 mil – como são 11 empresas, a Mega Popular concorrerá com a Ultra Popular. E cada moto, avaliada em R$ 9,8 mil, ficará com um grupo aproximado de 20 lojas.
“A campanha aproveita a capilaridade da Farmarcas e permite que as farmácias associadas participem de uma promoção que não teriam condições de organizar sozinhas. É uma iniciativa que realça a missão do associativismo ao empoderar empresários independentes”, destaca Ângelo Vieira.
Tecnologia intensiva respalda campanha
Quatro softwares homologados dão a sustentação tecnológica para a campanha, que integra o ambicioso projeto de digitalização das farmácias, orçado em R$ 15 milhões. “Além de aprimorar a operação do varejo, a transformação digital reforça elos com os laboratórios, já que muitos não chegam aos PDVs justamente em função da capilaridade”, explica.
Com projeção de alta de 25% este ano, as redes que formam a Farmarcas estimam fechar 2022 com 1.410 lojas e R$ 6 bilhões de faturamento. Essa receita colocaria o grupo associativista no privilegiado rol das 30 maiores companhias do varejo nacional. Em dois anos, a expectativa é chegar a R$ 8 bilhões.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico