Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

FDA autoriza venda de pílulas abortivas em farmácias

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

pílulas abortivas

 

A FDA anunciou nesta terça-feira, dia 3, que vai autorizar a comercialização de pílulas abortivas nas farmácias norte-americanas. A agência permitirá que a mifepristona, a primeira das duas drogas usadas por clínicas de aborto para interromper uma gravidez, esteja disponível em farmácias em estados onde o aborto é autorizado.

Para obter as pílulas será necessária a apresentação de receita e os pacientes também precisarão preencher um formulário de consentimento.

Mifeprex é a versão de marca da mifepristona, fabricada pela Danco Laboratories, que em combinação com um segundo medicamento chamado misoprostol que tem vários usos, incluindo controle de aborto espontâneo, induz um aborto até 10 semanas de gravidez em um processo conhecido como aborto medicamentoso.

Farmácias avaliarão se farão a venda de pílulas abortivas

As farmácias terão que avaliar se devem ou não oferecer a pílula e determinar onde podem fazê-lo. A CVS, uma das maiores redes dos EUA, disse que estava revisando os requisitos de certificação. Um porta-voz da Walgreens disse que a empresa também estava revisando a mudança regulatória da FDA.

A mudança regulatória, no entanto, não fornecerá acesso igual a todas as pessoas, disse a GenBioPro, que fabrica a versão genérica da mifepristona, em um comunicado. Ela acontece em um momento em que pílulas abortivas, já usadas em mais da metade de interrupções de gravidez nos EUA, se tornam ainda mais procuradas após a decisão da Suprema Corte do ano passado que revogou o direito federal ao aborto.

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress