Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Febrafar aposta em novo sistema de compras

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Febrafar
Edison Tamascia, presidente da Febrafar; e Sara Amaral, gerente de trade marketing da entidade

Com a expectativa de facilitar ainda mais a compra de medicamentos e não-medicamentos a Febrafar comunicou ao mercado que lançará em 2023 um novo sistema de compras, muito mais intuitivo e fácil de usar. O anúncio foi feito durante o Febrafar Day pela diretora comercial Karen Corridoni. “Em relação a medicamentos, continuaremos trabalhando forte o PBM. Faremos uma trilha de capacitação e nosso objetivo será aumentar a conversão, ou seja, conscientizar a equipe da loja a passar os produtos pelos programas. Também teremos uma campanha de incentivo”, explica.

Outra estratégia comercial será a ampliação da venda de dermocosméticos nas farmácias associadas, após um período piloto em algumas lojas em 2022. “Fomos extremamente realistas e cuidadosos para definir as subcategorias e estudar os produtos. Agora vamos expandir o número de redes e lojas e atualizar os planogramas, pois há muitos lançamentos nesta categoria. Criaremos uma trilha de treinamentos para facilitar a aprendizagem da equipe da loja”, detalha Karen.

Também será criado um mobiliário específico para disponibilizar às lojas para que o display de balcão fique mais organizado, propiciando uma melhor execução e aumentando a atratividade para o cliente final. A executiva também ressaltou que será realizado novamente o Autosserviço em Foco, evento online para mostrar aos empresários a importância desse espaço na farmácia.

Levantamento da IQVIA revela que a demanda de todos os produtos vendidos nas farmácias brasileiras totalizou 7,5 bilhões de unidades e R$ 184,2 bilhões em 2022. A Febrafar teve um crescimento mais acelerado do que os demais agrupamentos farmacêuticos, crescendo 20,7% e alcançando um faturamento de R$ 25,4 bilhões no ano.

“Nos últimos 5 anos, avaliamos que o maior acelerador do mercado foi o aumento do volume de vendas. Esse fator foi muito mais relevante para Febrafar do que para o restante do mercado”, explicou Cesar Bentim, diretor de relacionamento com parceiros estratégicos da IQVIA. Em relação aos tipos de medicamentos que impulsionaram o setor, o medicamento isento de prescrição (MIP) é destaque em praticamente todos os canais. Bentim ainda explicou que nos últimos 3 anos, a Febrafar apresentou aumento no faturamento médio por loja, atuando em todos os perfis de cidades, com maior intensidade em cidades de médio e pequeno porte.

 Febrafar aposta em digitalização

A grande tendência do varejo farmacêutico para 2023 é a busca pela evolução tecnológica. É o que destaca Edison Tamascia, presidente da Febrafar. “É o ano da digitalização das farmácias. No início do associativismo, nosso trabalho era muito relacional, buscando conhecer o cliente. Depois, passamos para um modelo mais transacional, voltado para preços. Hoje, observamos um processo de digitalização do consumidor e precisamos estar atentos a isso”, afirma.

Para Tamascia, essa digitalização tem uma jornada muito longa que passa pelo consumidor, mas que ela também passa pelos processos e pela gestão das informações e tecnologias que avaliam a decisão de compra no PDV.  “O consumidor é apenas uma das etapas do processo, temos que digitalizar antes a base das farmácias, e essa é uma das nossas principais entregas para as redes”, concluiu.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress