Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Flamengo é o primeiro time do Brasil a contratar farmacêutico

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

farmacêutico

Mais um bom exemplo da valorização do farmacêutico no Brasil. O Flamengo tornou-se o primeiro clube de futebol do país a recrutar um profissional do setor para atuar em seu departamento médico.

Com 22 anos de trajetória no segmento, Rodrigo Abdala iniciou nesta segunda-feira, dia 8, os trabalhos no Departamento de Saúde e Alto Rendimento (DSAR) do Flamengo. Graduado em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o profissional tem ainda MBA em Administração de Negócios pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Essa dupla especialização permitiu a Abdala assumir uma posição de destaque no setor magistral, como diretor técnico, administrativo e financeiro da Analítica Farmácia de Manipulação.

Carreira de farmacêutico esportivo em alta

A carreira de farmacêutico esportivo vem ganhando espaço principalmente com o advento das prescrições de suplementos alimentares e esportivos.

Dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Suplementos Nutricionais e Alimentos para Fins Especiais (Brasnutri) atestam o potencial crescente desse setor. O ano passado movimentou R$ 2,5 bilhões de faturamento, crescimento de 13,6% em relação a 2020. Já a Euromonitor International estima que o setor crescerá, em média, 9,6% ao ano até 2027, alcançando R$ 4,2 bilhões.

Em 2018, o Conselho Federal de Farmácia publicou a resolução 661/18, que regulamentou as práticas de cuidado farmacêutico em relação aos suplementos alimentares, ajudando a abrir um novo mercado para os profissionais.

Abdala marca a entrada dos farmacêuticos no futebol com grandes desafios pela frente e um departamento médico repleto de craques, como o goleiro Diego Alves, o zagueiro Rodrigo Caio e o atacante Bruno Henrique – campeões da Libertadores da América em 2019 e bicampeões brasileiros em 2019 e 2020.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress