Um fórum do movimento GC Líderes com a IQVIA, na primeira quinzena de agosto, representou o pontapé inicial para o congresso exclusivo dedicado ao gerenciamento de categorias nas farmácias. Esse encontro acontecerá entre 11 e 13 de setembro no Espaço Apas (São Paulo-SP).
O evento está com inscrições abertas, com valor a partir de R$ 890 (presencial gold) e R$ 280 (online). Mas leitores do Panorama Farmacêutico terão desconto de 20% até o dia 20 de agosto, aplicando o cupom PANORAMAGC.
O fórum de aquecimento mobilizou 40 gestores das áreas de gerenciamento de categorias, shopper insights e trade marketing, incluindo representantes do associativismo (Abrafad, Febrafar e Fecofar), do grande varejo (DPSP), da indústria (Chiesi, Kayoah, New Star, Nestlé, P&G e Unilever).
Os consultores Ricardo Kamaura e Cláudio Santos formaram a mesa de debates, enquanto a IQVIA teve a presença de Jonatas Vieira, gerente de marketing da unidade de negócios Consumer Health. A agência VTT Retail Midia esteve entre as convidadas. A curadoria ficou a cargo do time da Retail Farma Brasil, formado por Paulo Gomes (VP de relacionamento com o mercado), Mônica Gomes (VP de operações e marketing), Rogério Lima (VP de consultoria e conteúdo) e Emanuele Rodrigues (VP de estratégias e inovação).
“Foi um momento de aterrissagem fundamental para entender as múltiplas transformações por que vem passando a farmácia no Brasil, novas frentes de negócios e o cenário das categorias de Rx e Consumer Health”, ressalta Gomes.
GC Líderes e IQVIA revelam advento do consumer health
A agenda do GC Líderes atestou a evolução da representatividade dos produtos de consumer health na performance das farmácias. De 2020 para cá, o share passou de 46,5% para 47,8% em valor. Nos últimos 12 meses, até junho de 2024, a área movimentou R$ 101,39 bilhões em vendas. Em cinco anos, o CAGR foi de 12,7% para consumer health, contra 11,2% de medicamentos prescritos.
Evolução do segmento de consumer health
(MAT Jun 2020 a MAT Jun 2024 em bilhões de R$)
“A venda de consumer health avançou nas grandes redes vinculadas à Abrafarma e ao segmento de associativismo & franquias, cuja evolução no período de um ano foi de 12% e 10%, respectivamente. Esses dois nichos, juntos, correspondem a 68% do mercado farmacêutico”, reforça Jonatas Vieira, da IQVIA. Na análise por região, destacaram-se o Sul, com 10,6% de crescimento; e o Centro-Oeste, que teve evolução de 10,8%.
“Os números exclusivos divulgados no encontro ajudam a nortear a direção de negócios dos profissionais de GC. Entender os anseios e demandas do shopper passa, necessariamente, pelo amplo domínio dos dados”, conclui Gomes.
Encontro do GC Líderes prevê mobilizar 500 profissionais
O encontro do GC Líderes em setembro prevê mobilizar 500 gestores e tomadores de decisão. Os dois primeiros dias serão dedicados aos debates, palestras e networking, enquanto o terceiro contemplará dois cursos exclusivos. Um dos treinamentos será destinado a iniciantes na operação de gerenciamento de categorias. Em outro programa estarão os líderes dessa área no varejo farmacêutico.
Para Rogério Lima, curador do evento e vice-presidente de conteúdo e consultoria da Retail Farma Brasil, a gestão de categoria envolve diversas áreas nevrálgicas do negócio – comercial, compras, marketing, trade, pricing. O profissional precisa ser muito bem articulado para atuar nesse ambiente multidisciplinar. “É um desafio levar essa solução para um mercado tão pulverizado e com modelos de negócios tão diversos como o varejo farmacêutico brasileiro”, observa.
A programação contará com a participação do diretor executivo da The Partnering Group (TPG), Mike Holcomb, como keynote speaker. “Para entender a dimensão desta apresentação, a TPG foi fundada por Brian Harris, considerado o pai do gerenciamento por categoria no mundo”, aponta Lima. Também haverá estandes e palestras com executivos da indústria, tais como Aché, Libbs, Sanofi, Unilever, Hypera, Nestlé, Cimed. FreeBrands e Herbarium.