Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor farmacêutico

GC nas farmácias atrai líderes do Brasil e do Exterior para SP

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

GC nas farmácias
Foto: Canva

O poder do gerenciamento de categorias – GC nas farmácias atraiu os principais líderes e formadores de opinião do Brasil e do Exterior para um congresso exclusivo. Durante três dias, entre 11 e 13 de setembro, varejo e indústria estarão imersos no Espaço Apas (São Paulo-SP) para o GC Líderes, que já tem a confirmação de 500 gestores e tomadores de decisão. E a última chamada para inscrições já foi aberta e se estende até os dias do evento.

O Panorama Farmacêutico será a mídia oficial do encontro, que propõe um intercâmbio de informações, insights e também uma agenda educacional. “Muito além de um congresso, é um projeto transformador nas relações entre varejo e indústria, posicionando o gerenciamento de categorias em uma visão multidisciplinar. É uma área que se conecta com todos os elos da cadeia para solidificar os planos de negócios, incluindo vendas, marketing, trade, merchandising e pricing, entre outras”, ressalta Paulo Gomes, VP de relacionamento com o mercado da Retail Fama Brasil, responsável pela organização.

Gomes também entende que as dimensões continentais e a capilaridade do varejo fazem do Brasil um polo promissor para o desenvolvimento efetivo do GC nas farmácias. “Temos mais de 90 mil PDVs no país, mas apenas em torno de 5 mil apresentam um nível de maturidade que permite a colocação dessa estratégia em prática”, provoca.

E a prova desse potencial está na participação massiva das maiores entidades representativas do varejo farmacêutico nacional. Abrafarma, Abrafad, Assifarma, Febrafar e Fecofar estarão juntas em um painel exclusivo no dia de abertura, 11 de setembro (quarta-feira). “Teremos inclusive a apresentação de um case de GC no associativismo, o que reforça a ideia de que o sucesso dessa área está atrelado somente a grandes redes”, avalia Rogério Lima, curador do evento e VP de conteúdo e consultoria da Retail Farma Brasil.

O Grupo DPSP é uma das empresas confirmadas e seu gerente de planejamento estratégico comercial & inteligência de mercado, Lucas Araneo, não esconde o entusiasmo. “Será um evento determinante para entender o papel abrangente do GC, inclusive no enfrentamento da concorrência com outros setores em algumas categorias. Também poderemos assimilar ensinamentos preciosos sobre a jornada de consumo, com respostas sobre quando e como abordar o cliente e o paciente no PDV”, destaca.

GC nas farmácias tem adesão de consultoria global

A maior consultoria global dedicada a GC nas farmácias também marcará presença na abertura do GC Líderes, focada no segmento de consumer health. A The Partnering Group (TPG) terá o diretor executivo Mike Holcomb como representante, apresentando conclusões de uma pesquisa inédita sobre o assunto. Outra autoridade no tema, a POPAI Brasil irá detalhar aplicações práticas do gerenciamento de categorias nas políticas comerciais do setor.

A IQVIA também prevê a divulgação de indicadores atualizados sobre a movimentação do mercado de OTC nas prateleiras do varejo. Indústrias de peso como Cimed, Hypera Pharma, P&G e Sanofi também explanarão sobre o tema. O primeiro dia termina com uma análise do segmento de HPC, com direito a players como Grupo Boticário, Reckitt e Unilever.

GC nas farmácias também se aplica ao mercado de Rx

O mercado de Rx ganha evidência na agenda de quinta-feira, dia 12. “O objetivo é mostrar como o gerenciamento de categorias pode ser potencializado na melhoria da jornada do paciente”, endossa Lima. Grupos como Aché, Libbs e Roche, assim como a rede de farmácias Vale Verde, darão detalhes de suas vivências e resultados obtidos com a gestão dessa estratégia voltada a medicamentos de prescrição.

O novo mercado de cannabis também merecerá um painel à parte, com a Herbarium expondo suas práticas para difundir esses produtos no varejo. A IQVIA terá a apresentação de números e tendências na venda de Rx. A programação contempla ainda avaliações sobre dermocosméticos, com a Ppnto Extra e a Pierre Fabre; e suplementação, com a Nestlé. “Conseguimos agrupar não só os principais players da indústria, como também abarcar todos as categorias que mais movimentam o setor”, exalta Lima.

Dos painéis à sala de aula no terceiro dia

A sexta-feira, 13 de setembro, colocará os participantes na sala de aula por meio de dois cursos de especialização exclusivos. Um dos programas terá como intuito disseminar fundamentos sobre GC no varejo, sob a curadoria de Ricardo Kamaura – um dos nomes de referência em GC nas farmácias e que liderou a implementação dessa estratégia na RD Saúde. Já Rogério Lima conduzirá um curso avançado, que será voltado ao treinamento de lideranças.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress
error: O conteúdo está protegido !!