fbpx

Grupo Cordeiro Alves consolida-se como hub do pequeno varejo nordestino

Grupo Cordeiro Alves consolida-se como hub do pequeno varejo nordestino

Vilmar Cordeiro Alves não figura nas leituras ou palestras sobre empreendedorismo no setor farmacêutico. Mas a trajetória desse empresário baiano é um misto inspirador de visão de mercado e capacidade de superação. Sua distribuidora, o Grupo Cordeiro Alves, aproveita a localização estratégica de Feira de Santana (BA) para atuar como um hub de 3,4 mil farmácias de pequeno porte no Nordeste.

A companhia agrega as atacadistas Recôncavo e Tinafarma, respectivamente com operações na Bahia e em Sergipe. Mantém dois centros de distribuição com estrutura verticalizada no seu estado de origem, que somam 3 mil m² de área de armazenagem; e um armazém de 800 m² em Aracaju (SE).

Fundado em 1996, o grupo especializou-se no atendimento a farmácias independentes e vem avançando no associativismo nos últimos três anos, ao se integrar à rede de parceiros da Febrafar. “Nesse período, crescemos 25%, superamos R$ 75 milhões de faturamento no ano passado e estamos projetando três dígitos ainda em 2021”, crava Alves, que faz parte também da Redifar.

De servente a empresário

A previsão otimista contrasta com o passado de limitações, quando o empresário arrecadava somente R$ 100 mil mensais e mantinha seu “CD” em um depósito no prédio onde morava. Desistir do negócio parecia tentador, mas um olhar para trás e outro para a frente mudaram definitivamente os rumos.

O olhar para trás estendeu-se para 1969, quando o jovem de Riachão de Jacuípe (BA) seguiu o caminho de muitos nordestinos ao migrar para São Paulo em busca de dinheiro e perspectivas. Trabalhou como servente e eletricista até chegar à São Paulo Alpargatas, onde acumulou cargos operacionais e de supervisão. “Foi minha grande experiência e pude ver como funcionava a dinâmica de distribuição de produtos”, relembra.

Em 1980, Alves voltou para a Bahia e apostou em Feira de Santana para iniciar trajetória no canal farma, sendo representante local da EMS. “Era uma região ainda pouco explorada pelo setor e que se posicionava como principal entroncamento rodoviário e logístico do Norte e Nordeste, cortada por nove rodovias federais e estaduais”, justifica.

Já o olhar para a frente foi literal. Da janela do apartamento, ele observou um terreno à venda. Decidiu investir todas as suas economias para erguer seu primeiro galpão. “O esforço foi compensador. É muito gratificante ver como as farmácias vêm aproveitando o potencial de Feira de Santana para manter seus negócios”, ressalta.

Revisão de processos e digitalização

A pandemia trouxe dificuldades iniciais, mas a resposta para a turbulência veio com a digitalização. “Demoramos a entender a importância da transformação digital, tanto que até nosso site está em processo de revisão”, explica o gerente comercial Raphael Guimarães.

Mas o grupo já conseguiu reduzir os custos fixos em quatro pontos percentuais com um sistema mobile que monitora em tempo real a performance dos representantes de vendas, além de alocar colaboradores para uma nova célula de inteligência comercial, responsável pela análise de dados e positivação das campanhas e do mix de produtos.

Outro resultado dessa iniciativa foi a diversificação do portfólio, antes concentrado em similares e genéricos, com foco em nutracêuticos e dermocosméticos. A empresa tornou-se distribuidora exclusiva da farmacêutica catarinense Kress e projeta mais parcerias do gênero com laboratórios brasileiros que buscam expansão para o Nordeste.

GRUPO CORDEIRO ALVES
Fundação: 1996
Estrutura: grupo formado pelas distribuidoras Recôncavo e Tinafarma, com três centros de distribuição (dois em Feira de Santana-BA e um em Aracaju-SE)
Faturamento: R$ 75,9 milhões em 2020
Número de CNPJs atendidos no varejo farmacêutico – 3,4 mil, sendo 2,8 mil na Bahia e 600 em Sergipe
Número de fornecedores – 230
Número de SKUs – 4,2 mil

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/farmarcas-se-firma-como-top-4-do-varejo-farmaceutico/

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Notícias relacionadas

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação

viagra online buy viagra