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Grupo Tapajós quer triplicar operação de franquia de farmácias

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O investimento em franquia de farmácias promete ganhar velocidade no Grupo Tapajós em 2023. A companhia espera triplicar o número de lojas da sua bandeira popular Flexfarma por meio desse sistema. Só em dezembro foram seis grandes inaugurações, totalizando 20 lojas franqueadas.

O projeto teve início em maio de 2021, envolvendo duas unidades na Região Metropolitana de Manaus (AM). A companhia projetou o retorno sobre o investimento em 12 a 24 meses, mas o rápido resultado alcançado pelos franqueados foi a senha para antecipar os planos de crescimento, que se estendem ao interior do Amazonas.

“Nosso principal foco está no estímulo aos empreendedores das farmácias independentes, que encontram na franquia uma alternativa para impulsionar seu negócio. Mas agora começamos também a atrair o interesse de empresários de outros setores, dispostos a pegar carona na evolução do varejo farmacêutico”, avalia a gerente de franquias Suelen Oliveira.

Franquia de farmácias tem distribuidora como diferencial

O Grupo Tapajós aposta na franquia de farmácias para alavancar a projeção da Flexfarma. A bandeira fundada em 2011, hoje com dez lojas próprias e 20 franquias na cidade de Manaus (AM), tem como proposta ser uma rede econômica, mas com um diversificado mix de medicamentos, produtos de perfumaria e conveniência. “O empreendedor que aderir ao modelo encontrará uma bandeira consolidada na região, com 1,4 milhões de produtos comercializados por mês. Isso equivale a encher 33 vezes a Arena Amazônia”, destaca a executiva.

Outro diferencial para os futuros franqueados é a Distribuidora Tapajós, que atende 3,1 mil clientes mensalmente e reúne um portfólio superior a 9 mil SKUs. “Nossa divisão de atacado farmacêutico é um facilitador para a operação logística, especialmente em uma região geograficamente desafiadora, e assegura melhores condições de precificação”, argumenta.

As farmácias também passam a ter acesso a mais de 400 empresas que mantêm convênios locais com o grupo, para a gestão de benefícios em medicamentos para funcionários e colaboradores. Os franqueados não pagam taxa de adesão e estão isentos da taxa de royalties por seis meses.

Franquia tem apoio em capacitação e marketing 

Os interessados em se unir ao Grupo Tapajós precisarão seguir o manual de operação da marca, firmar o compromisso de compra na distribuidora e ter uma cota mínima de vendas originárias do atual portfólio. “Em contrapartida, supervisionamos o franqueado na montagem da loja, no acompanhamento dos indicadores e na realização de campanhas no PDV. Disponibilizamos para a farmácia todas as peças institucionais de marketing, que têm o apresentador Rodrigo Faro como garoto-propaganda e a mascote oficial Dona Flexia”, explica.

Números do mercado ajudam a endossar os objetivos da companhia. No Brasil, enquanto 25% das pequenas empresas fecham nos dois primeiros anos, o percentual cai para 5% no segmento de franquias. De acordo com dados da consultoria IQVIA, o setor de franquias responde por 17% do faturamento do mercado farmacêutico brasileiro, mas chega a ter 34% de participação em categorias como genéricos e medicamentos isentos de prescrição (MIPs).

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

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