Os hábitos de consumo na Black Friday foram alvos de uma pesquisa inédita da MindMiners. A consultoria ouviu 1,5 mil brasileiros para traçar um perfil para o varejo de como os clientes irão se movimentar durante o fim de semana de promoções. As informações são do Mercado & Consumo.
Um dos primeiros insights levantados pela empresa diz respeito à confiança nas promoções veiculadas no período. Segundo o estudo, 42% dos consumidores acreditam na veracidade dos descontos divulgados. Por outro lado, 30% dos clientes monitoram os preços de produtos que pretendem comprar com até dois meses de antecedência.
Consumo na Black Friday indica conservadorismo do cliente
De acordo com a pesquisa, os hábitos de consumo na Black Friday são muito mais conservadores do que se imagina. O estudo aponta que apenas 29% fazem compras por impulso, enquanto 38% já reservam parte de seu orçamento para destinar às compras no fim de semana.
As promoções são, inclusive, oportunidade para tirar do papel alguns planos e adiantar outros. Isso porque 53% dos entrevistados utilizam os descontos para comprar itens que não conseguiriam sem as promoções, e 56% aproveitam para comprar os presentes de Natal e itens para o Ano Novo com preços mais baixos.
“A Black Friday não pode ser vista apenas como uma data de descontos. Com o aumento dos preços médios de produtos e serviços no país, compreender as expectativas e a situação financeira dos compradores é fundamental para oferecer uma experiência mais satisfatória”, explica Danielle Almeida, CMO da MindMiners.
Black Friday ainda é dominada pelo digital
Outro insight importantíssimo para as farmácias diz respeito aos canais preferidos de compras durante a Black Friday. O digital ainda é onde a maioria dos consumidores buscam as melhores oportunidades.
63% dos clientes compram pelo e-commerce e 14% utilizam as redes sociais para fazer suas compras. Em contrapartida, as lojas físicas são as preferidas por 37% dos entrevistados.