A crescente oferta de serviços de atenção em saúde no varejo farmacêutico vem estimulando a Hilab a ir muito além da venda de exames laboratoriais remotos. Com 16 anos de operações no Brasil, o laboratório de análises clínicas exerce um papel de consultoria estratégica para farmácias e drogarias, auxiliando-as em todo o processo de manejo e interação com o paciente.
Mais de 1.500 farmácias em cerca de 1 mil municípios já aderiram a essa solução da health tech, desde lojas das dez maiores redes do país, passando por players do associativismo e representantes do varejo independente.
“Após a aquisição dos nossos serviços pelo PDV, os profissionais que operam diretamente na aplicação de exames laboratoriais passam por um treinamento com o time de onboarding da Hilab, que pode durar até 15 dias. E a equipe ainda tem acompanhamento ao longo de todo o período contratual”, pontua José Restrepo, diretor comercial e de marketing da Hilab.
Um grupo de sete especialistas, entre farmacêuticos, biomédicos, biotecnólogos, biólogos e nutricionistas, conduz as capacitações por meio de vídeos e cursos EaD. Os treinamentos giram em torno de temas ligados a rastreamento em saúde, aconselhamentos para aprimorar o cuidado farmacêutico e auxiliar na recuperação clínica do paciente. “É importante frisar que o farmacêutico só é liberado a ministrar nossos exames quando conclui o programa de aprendizado. Isso garante mais segurança ao cliente e estimula a maior aderência ao tratamento”, avalia a coordenadora de treinamento Camila Sayuri.
Conhecimento técnico e emocional
O profissional recebe instruções sobre o direcionamento que deve dar aos exames, de acordo com a janela imunológica de cada paciente. Também é orientado a interpretar laudos e a agir em caso de resultados reagentes ou não reagentes. O trabalho envolve até dicas de inteligência emocional em situações como um resultado positivo do teste de HIV, especialmente se a contaminação for resultante de abuso sexual; e um exame de Beta HCG, quando a mulher não está preparada para ser mãe.
A capacitação permite ainda que o farmacêutico administre e recomende os exames dependendo da medicação que o cliente procura. “Se este solicita com frequência um remédio para colesterol, o profissional ganha subsídios para abordá-lo de maneira mais assertiva e convencê-lo a realizar um teste de perfil lipídico, algo que muitas vezes passa despercebido no atendimento da farmácia”, exemplifica Restrepo. A Hilab, inclusive, disponibiliza uma tabela que relaciona os medicamentos e os respectivos exames para ofertar.
Hilab lança websérie gratuita para farmácias
Para orientar farmácias interessadas em aderir a essa solução, a health tech lançou uma websérie 100% gratuita. São episódios de curta duração que apresentam sete dicas para aumentar o mix de serviços de forma simples e inovadora. As inscrições podem ser feitas pelo link Websérie: 7 dicas para captação de clientes na farmácia.
“A pandemia forçou mudanças no comportamento do paciente e requer do varejo farmacêutico um olhar que não se limita à dispensação. O setor tornou-se um polo de saúde e atenção primária, o que exige mais preparo e um modelo de atendimento mais customizado”, contextualiza Restrepo.
Farmácias que buscam fazer a diferença na oferta de serviços clínicos podem conferir as inúmeras soluções da Hilab.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
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