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Hypera Pharma cresce quase 45% no primeiro semestre

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Hypera Pharma cresce quase 45% no primeiro semestreFôlego redobrado para a indústria farmacêutica em 2021. Com faturamento de R$ 3,05 bilhões, a Hypera Pharma registrou um avanço de 44,7% no primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano passado. A lucratividade chegou a R$ 775,7 milhões, o que representou um incremento de 22,2%. A aposta em aquisições e em lançamentos foi considerada determinante para essa performance.

Além do portfólio de medicamentos que havia sido comprado da Takeda e da família Buscopan, outro responsável pela evolução da companhia foi o crescimento orgânico de 23,3% no sell out­ ­– vendas diretas ao consumidor. O índice foi 1,1% superior à alta do setor farmacêutico nos seis primeiros meses do ano, segundo a IQVIA. É o terceiro trimestre consecutivo de aumento acima da média do mercado.

Os produtos de prescrição puxaram o resultado, em especial os medicamentos crônicos. O segmento tem sido prioritário no plano de expansão da Hypera Pharma, por meio de lançamentos como a Addera 3, uma das marcas de vitamina D líderes em vendas na categoria e que ocupa a 17ª classificação geral nas vendas de remédios em farmácias.

Em Consumer Health, o crescimento foi impulsionado pelos suplementos e pela área gastrointestinal, com as marcas Engov, Epocler, Tamarine e Gastrol. Entre abril e junho, a Hypera Pharma fortaleceu sua participação no segmento com novidades como o Blumel, linha antigripal que reúne descongestionante nasal, xarope expectorante e suplemento alimentar. Também apresentou o Imuno Energy e o Imuno Complex como extensões da família Benegrip.

Já o portfólio de similares e genéricos da Neo Química ganhou a dipirona monoidratada Mirador, o Celocoxibe, para o tratamento de artrite reumatoide; e o Pregabalina, voltado ao combate da epilepsia. Esses medicamentos respondem por 19% do volume de negócios. A projeção é ter mais 17 lançamentos dessa categoria até 2023. “Temos condições de dobrar o faturamento dessa divisão”, avalia o CFO e head de inovação Adalmario Couto.

Aquisições e inovação

O apetite por aquisições tem dado o tom aos investimentos da companhia e deve sustentar o plano de crescimento no ano. Na última semana, a Hypera Pharma formalizou a compra de 12 marcas de medicamentos de prescrição e MIPs da Sanofi, pelo valor de R$ 983 milhões. A operação viabilizou a entrada na categoria de higiene bucal, além de reforçar a presença em áreas terapêuticas como sistema nervoso central e gastrointestinal. A Bioage, especializada em dermocosméticos, é outra fabricante que passou a compor o grupo.

Em paralelo, os investimentos em P&D atingiram o recorde de R$ 373,2 milhões nos últimos 12 meses, aporte 39,2% maior que o do mesmo período anterior.

Evolução no varejo farmacêutico regional

Presente atualmente em 65 mil lojas do varejo farmacêutico, a Hypera Pharma viu sua base de farmácias regionais e independentes aumentar 50% em 2021, por meio de iniciativas como uma plataforma omnichannel B2B, que possibilita às farmácias e drogarias acesso a condições especiais de compra. A ferramenta soma-se à solução de análise de dados voltada ao pequeno varejo, desenvolvida em parceria com a startup Beegol.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


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