Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Inteligência artificial na saúde pode prever efeito de medicamentos

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Inteligência artificial na saúde
Foto: Canva

Surge no horizonte mais um uso de inteligência artificial na saúde. Pesquisadores dos hospitais Amsterdam UMC e Radbound University Medical Center estão implementando o uso da tecnologia para prever se um antidepressivo funcionará com um paciente em específico. As informações são da CNN Brasil.

O principal objetivo é determinar, ainda no começo do tratamento, se a terapia está sendo efetiva ou não e se é necessária alguma adaptação em seu uso. Com a utilização da IA, foi possível chegar a uma conclusão em até oito semanas antes do que nos métodos atuais.

O The American Journal of Psychiatry publicou os primeiros resultados do uso do algoritmo na última quarta-feira, dia 7. Uma pesquisa norte americana foi usada como ponto de partida para o estudo.

Inteligência artificial na saúde identifica padrões com celeridade 

O estudo norte americano em questão consistia na análise, por meio de ressonância magnética e dados clínicos, de 229 pacientes com depressão grave antes e depois de uma semana de tratamento com sertralina.

Com uso da inteligência artificial, foi possível identificar nesses conteúdos que apenas um terço dos pacientes estava realmente se beneficiando do tratamento. Em paralelo, a terapia dos outros dois terços pôde ser corrigida com mais celeridade.

“Com esse método, já podemos oferecer melhor qualidade de atendimento ao paciente”, comenta a professora de neurorradiologia da Amsterdam UMC, Liesbeth Reneman.

Bilhões em investimentos 

O uso de inteligência artificial na saúde é um dos que mais tem chamado atenção no mercado. Só até agosto do ano passado, essa divisão já havia recebido US$ 6,1 bilhões em investimentos.

Quem destaca aportes tão significativos é a Universidade de Stanford, por meio de seu 2023 AI Index Report. Para os especialistas, a saúde é um dos setores mais preparados para a IA.

“Nos próximos dez anos, o investimento esperado no setor da saúde será de quase US$ 188 bilhões”, afirma a professora de procurement and supply chain na ESCP Business School e presidente do comitê de compras da Assistance Publique-Hôpitaux de Paris, Irène Foglierini.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress
error: O conteúdo está protegido !!