Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

IQVIA cria área de transformação digital para farmácias

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

IQVIA cria área de transformação digital para farmácias
Foto: Canva

A transformação digital ganhou status de prioridade na agenda do varejo farmacêutico, diante de um crescimento médio de dois a três dígitos na operação de e-commerce. Esse cenário estimulou a IQVIA a criar uma unidade de negócios exclusivamente voltada para essa área.

“Não basta apenas implementar ferramentas se não houver preparo nas equipes. É preciso um planejamento delimitando quais serão as metas e o que se quer atingir com a transformação digital”, explica Elton Mendonça, diretor da unidade de negócios de Pharma & Transformação Digital da IQVIA.

Segundo o executivo, várias redes de farmácias, de grande porte e regionais, já estão se estruturando ao desenvolver treinamentos e implementar sistemas para mensurar e fazer a análise de dados. “O varejo farmacêutico fechou 2022 com 16,2% de crescimento em vendas. Essa aceleração tem total relação com eficiência operacional, que propicia um controle acurado de estoque, aprimora a experiência de compra e ampliar o olhar do setor sobre a jornada do paciente”, ressalta Mendonça.

Transformação digital no planejamento estratégico

Durante workshop que debateu a transformação digital do autosserviço no varejo farmacêutico, promovido pela Retal Farma Brasil, a IQVIA apresentou um estudo inédito sobre a transformação digital nas empresas do setor. Segundo o levantamento, 83% dessas corporações já inseriram o tema em sua agenda estratégica.

“A transformação digital deixou de ser apenas um suporte para o departamento de marketing, ganhando vida própria, passando a permear vários departamentos da companhia”, alerta o executivo.

Avanço acelerado

Levantamento da IQVIA revelou aumento de quase 20% no volume de empresas do canal farma que entendem a inovação digital como ativo.

A transformação digital faz parte dos objetivos estratégicos da sua empresa?

A análise também indicou que recursos dedicados à transformação digital estão presentes em 42% das 64 empresas farmacêuticas avaliadas na pesquisa.

Como sua empresa está organizada para desenvolver
e aplicar atividades relacionadas à transformação digital?

Tema transformação digital nas empresas 2020 2021 2022
Não está sendo tratado em minha empresa 4% 3%
Tratado por diversas pessoas de maneira difusa 32% 23% 31%
Existem pessoas responsáveis pelo tema, mas que acumulam outras responsabilidades 38% 45% 27%
Existem pessoas dedicadas exclusivamente ao tema 27% 29% 42%

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress