A JAT Distribuidora vem colhendo frutos após investir suas fichas na diversidade do mix – entre produtos correlatos, higiene pessoal, perfumaria, suplementos alimentares e medicamentos. Com sede em Campo Grande (MS), a atacadista projeta fechar o ano com 40% de incremento nas vendas na comparação com 2023. O resultado repetiria o avanço obtido neste primeiro semestre.
Com 15 anos de atividades, a empresa familiar foi fundada pelo casal Mirian e Waldemir Carlos Ricci e o nome vem da junção das iniciais dos três filhos – Jefferson Carlos Schiavo Ricci, Ana Beatriz Schiavo Ricci Ferreira e Thais Schiavo Ricci Sousa. O trio comanda a operação após o pai passar o bastão e integrar a diretoria do Conselho de Administração.
“Já tínhamos experiência no mercado de medicamentos e, na época, nosso pai viu a oportunidade de trabalhar com itens que outras empresas do segmento não focavam e os clientes tinham muita dificuldade em encontrar. Hoje, somos uma distribuidora multimarcas, com algumas parcerias de exclusividade no nosso estado”, explica Ana Beatriz.
A JAT Distribuidora tem parceria com 138 fornecedores e atende 1.018 CNPJs, com uma positivação ativa mensal de 95%. “Atendemos todas as farmácias independentes e redes locais originárias do estado”, acrescenta.
O CD da companhia tornou-se realidade em 2009, ocupando uma área de apenas 80 m². Hoje as operações estão concentradas em um galpão de 3.320 m² na capital sul-mato-grossense, onde também está baseada a sede administrativa.
JAT Distribuidora aposta em marca própria
A distribuidora mantém 6.400 SKUs em sortimento, volume que inclui também uma linha de marca própria. O portfólio da coleção JATLIFE reúne 42 suplementos alimentares, com dez lançamentos nos últimos três meses.
No primeiro semestre do ano passado, a JAT também apostou na associação com a rede de distribuidoras Integração Farma, que integra outras 18 atacadistas. “É uma aliança fundamental para nos ajudar a absorver novas tecnologias e inovações. O intercâmbio que o grupo proporciona, por meio de visitas trimestrais às empresas, vem ampliando nossa visão de mercado”, entende Ana Beatriz.