fbpx
O maior canal de informação do setor

Justiça decide que medicamento manipulado paga PIS e Cofins

422

Justiça decide que medicamento manipulado paga PIS e Cofins

A Justiça decidiu que os medicamentos manipulados se enquadram como um processo industrial e por isso não estão sujeitos à alíquota zero de PIS e Cofins. A decisão, por cinco votos a três, foi da 3ª Turma da Câmara Superior do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).

Veja também: Cai oferta de balconistas e cresce a de técnicos nas farmácias

O histórico da decisão da Justiça

O pedido entrou em pauta após o contribuinte alegar que pagava indevidamente os impostos, pois a prática magistral não se enquadraria como indústria ou importadora, merecendo assim a isenção, segundo a Lei nº 10.147/2000.

Siga nosso Instagram

Mas, usando como base o artigo 4º do Regulamento do IPI (Decreto nº 7.212/2010), a fiscalização não homologou a declaração de compensação. No artigo em questão, é definida como industrialização “qualquer operação que modifique a natureza, o funcionamento, o acabamento, a apresentação ou a finalidade do produto ou o aperfeiçoe para consumo”.

A farmácia que ingressou com ação afirmou nos autos que atua na venda e manipula esses medicamentos para o consumidor final, o que se enquadraria no artigo 5º do mesmo regulamento, que versa sobre o “preparo de produto, por encomenda direta do consumidor ou usuário, na residência do preparador ou em oficina, desde que, em qualquer caso, seja preponderante o trabalho profissional”.

Apesar disso, o relator, conselheiro Luiz Eduardo de Oliveira Santos, entendeu que, por vender os medicamentos manipulados também para clinicas e hospitais, o funcionamento se enquadraria como industrialização, mesmo sendo produzido sob prescrição e para uso individualizado.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação