A Kimberly-Clark celebra o avanço de dois dígitos nas vendas em farmácias após aderir às soluções da Big Data, especializada na análise de dados por meio de inteligência artificial. Mais de 10 mil PDVs, incluindo o grande varejo e estabelecimentos independentes, já se beneficiam da ferramenta que proporciona uma radiografia completa do desempenho de cada produto na loja.
Por meio de marcas como Huggies, Intimus e Plenitud, a indústria já é uma das 20 fabricantes com maior volume de unidades comercializadas nas farmácias – foram 91,7 mil em todo o ano de 2021, segundo a IQVIA.
“Apesar da presença cativa no varejo, entendíamos a necessidade de aprimorar a sintonia com os PDVs, diante dos crescentes desafios para administrar uma cadeia de suprimentos que é longa. E fundamentados no compromisso com a inovação que temos em nosso DNA, iniciamos a procura por tecnologias para garantir ainda mais excelência na gestão do sortimento”, enfatiza Marcelo Kahn, diretor para a América Latina da área de Revenue Growth Management da Kimberly-Clark.
Fundada há 150 anos e com 26 anos de Brasil, a Kimberly-Clark carrega a inovação no DNA. Exemplo disso é o fato de que a companhia criou cinco das oito categorias em que atua, sendo pioneira na produção de itens para cuidados infantis, adultos e femininos. Com o propósito “Um Melhor Cuidado para um Mundo Melhor”, todas as decisões de negócios seguem também um horizonte de inovações indispensáveis para o dia a dia dos consumidores, em 175 países, em diferentes fases de suas vidas.
Em fevereiro, a empresa deu início ao projeto-piloto por intermédio do Grupo SantaCruz. Com isso, disseminou a solução em farmácias regionais atendidas pela distribuidora. “A resposta positiva que tivemos no canal indireto nos motivou a levar a ferramenta para a RD-RaiaDrogasil, que adotou o programa em seus PDVs em junho passado”, revela.
Benefícios da Big Data para a performance no PDV
A Kimberly-Clark pra Você, como é denominada a ferramenta da Big Data, tem como diferencial a capacidade de aferir 17 mil variáveis que influenciam na performance de um produto na farmácia. O programa recomenda o sortimento e o desconto ideais para cada ponto de venda, incluindo indicações sobre o perfil e a quantidade de SKUs.
“Muito além de analisar os resultados, conseguimos prever demandas de cada farmácia, reduzir rupturas e sobreabastecimento, o que leva ao aumento do consumo e também à maior amplitude de produtos. Estamos estabelecendo um novo patamar na dinâmica de relacionamento com o varejo, baseado em mais acurácia, fluidez e previsibilidade”, reforça Kahn.
As farmácias que contam com a solução da Big Data registram taxas de conversão acima de 20% nas vendas do portfólio da Kimberly-Clark, comparando os nove meses de projeto com a média do ano passado. O sucesso já estimula a fabricante a estender o contrato com a grande rede para mais unidades.
“E quanto maior a adesão da farmácia às recomendações dos nossos algoritmos, mais desconto ela assegura nas compras junto à indústria. A varejista amplia e qualifica seu mix, ao mesmo tempo em que as fabricantes otimizam suas verbas de trade e poupam tempo despendido em tarefas burocráticas como a reposição”, conclui Gustavo Ioschpe, CEO e sócio-fundador da Big Data.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico