Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Laboratório Teuto traz ao mercado genérico à base de sibutramina

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

O mais completo parque farmacêutico da América Latina, Laboratório Teuto, reapresenta ao mercado nacional o cloridrato de sibutramina monoidratado, um medicamento de uso oral. O genérico é indicado para o tratamento da obesidade (excesso de peso) e leva à perda de peso por meio de um duplo mecanismo: redução da ingestão de alimentos pelo aumento da saciedade e diminuição da fome, além da prevenção do declínio do gasto energético que segue a perda de peso.

Veja também: União Química vai pedir registro da Sputnik V no Brasil em 30 dias

O medicamento deve ser usado como parte de um programa de perda de peso, incluir uma dieta com redução de calorias e atividade física apropriada, sempre com rigorosa supervisão médica.

Siga nosso Instagram

‘Cada pessoa responde diferentemente ao tratamento com cloridrato de sibutramina quando usado como parte de um programa de perda de peso. O médico deverá ser notificado no caso de variações das respostas iniciais esperadas, para que ele possa reavaliar a situação e fazer os ajustes necessários ao seu programa’, esclarece Thiago Lobo Matos, farmacêutico supervisor de mercado do Teuto.

Thiago conta que o fármaco pode ser detectado no sangue em concentração máxima após 3 horas da sua administração e entre 14 e 16 horas apenas 50% da dose absorvida é capaz de ser constatada. ‘O tempo estimado para início do efeito terapêutico da medicação (perda de peso) é de no mínimo 15 dias, podendo haver variações individuais’, conta.

O farmacêutico alerta que a sibutramina, que possui venda sob prescrição médica e o abuso do medicamento pode causar dependência, é contraindicado para o uso de alguns pacientes, incluindo crianças, adolescentes e idosos acima de 65 anos.

‘Pessoas com histórico de diabetes mellitus tipo 2, com hipertensão (pressão alta) controlada por medicação, dislipidemia (aumento dos níveis de colesterol e/ou triglicérides), prática atual do tabagismo ou nefropatia diabética com evidência de microalbuminúria devem evitar o medicamento. Ele também é contraindicado para pacientes com índice de massa corpórea (IMC) menor que 30kg/m2 e pacientes com histórico de doença arterial coronariana’, finaliza Thiago.

Lançamentos

Solução completa em saúde, o Laboratório Teuto, que há mais de sete décadas é sinônimo de qualidade e confiança, alcançou recentemente a marca de 17 produtos considerados como ‘Medicamentos/Apresentações de Referência’. O reconhecimento dos produtos é realizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que divulga em seu site (www.portal.anvisa.gov.br/registros-e-autorizacoes/medicamentos/produtos/medicamentos-de-referencia/lista) a lista completa dos medicamentos.

Atualmente, a companhia possui mais de 750 apresentações de medicamentos, entre medicamentos de referência, genéricos, genéricos de marca (similares equivalentes – EQ’s), MIP’s (medicamentos isentos de prescrição), linha hospitalar, suplementos alimentares, cosméticos e produtos para saúde. Nos próximos anos, está programado o lançamento de mais de 220 novas apresentações.

Fonte: Febrafar

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress