Pouco mais de dois meses após concretizar a compra da linha de suplementos da Emana, fundada pelo empresário e apresentador Rodrigo Hilbert, o Grupo Piracanjuba prevê lançar 20 produtos da marca durante o Abrafarma Future Trends, em agosto. Eles se somarão aos nove itens recentemente colocados no mercado, compondo um portfólio de 80 SKUs, entre vitaminas, encapsulados, proteínas, shots funcionais e gomas.
A Emana passou a integrar a unidade de negócios de Nutrição e Bem-Estar da companhia, que tem o varejo farmacêutico como principal canal. A linha está prevista para chegar às farmácias no segundo semestre. Já foram contabilizados cerca de 80% de pedidos de cadastramento por parte das grandes redes.
Com a entrada na categoria de suplementos, o Grupo Piracanjuba espera quadruplicar a receita obtida em 2023. “Buscamos uma participação de 10% no faturamento até 2027 e ainda aumentar de 3% para 10% a representação do canal farma no volume comercializado”, explica Wesley Barbosa, diretor da unidade de negócios de Nutrição e Bem-Estar (foto).
Suplementos da Emana atraíram 800 gestores do setor em feira
O lançamento oficial do Grupo Piracanjuba como detentor da marca Emana ocorreu durante a feira da Apas. “Recebemos a visita de cerca de 800 representantes do varejo durante a feira, quando apresentamos nosso portfólio e as ações de trade da linha no PDV juntamente com o Rodrigo Hilbert, que permanecerá como parceiro de negócio nos próximos dez anos”, ressalta o executivo.
A companhia também olha com carinho as farmácias associativistas. Para reforçar elos com esse segmento, a equipe de representantes dedicados exclusivamente à Emana saltou de 20 para quase 80. “Estamos ampliando o número de distribuidores no Brasil para os próximos meses e, ao mesmo tempo, desenvolvendo um projeto de operação logística a fim de ganhar escala no varejo farmacêutico regional”, acrescenta Barbosa.
O Grupo Piracanjuba também está trabalhando em um programa de gerenciamento de categoria, com o objetivo de alinhar preço e localização do produto na gôndola. Para o segundo semestre estão previstas ações de propaganda com nutricionistas e a ampliação da equipe de merchandising para ativações e degustação no PDV.
Produtos exclusivos
Por ser um mercado competitivo e com ciclo de vida curto, com vários players adicionando novos SKUs, a meta é manter, ao menos, 30% de lançamentos anuais como diferencial. “Um deles será uma fórmula inovadora, que promete revolucionar o mercado brasileiro e que contribuirá para fortalecer ainda mais nossa presença no segmento farmacêutico”, acrescenta Barbosa.