A Misnner, marca de esparadrapos, fitas microporosas, fitas industriais, curativos simples e avançado, traz para os seus consumidores mais uma novidade.
A fita de silicone hipoalérgica é um não tecido à base de fibras de viscose e adesivo de silicone, totalmente isento de látex natural. Com uma medida de 2,5cm x 1,5m, o produto é voltado para fixação de curativos e dispositivos leves.
Indicada para pessoas com pele sensível, como neonatos (recém-nascidos) e idosos, a fita também ajuda na redução de cicatriz hipertrófica (quando ela se sobressai muito do padrão da pele) e queloides (quando se tem excesso de produção de colágeno para a cicatrização).
Sistema de distribuição: Sem parceria com nenhuma distribuidora Marketing: Carlos Santos – marketing@missner.com.br
Um comitê multidisciplinar foi formado com o intuito de aprimorar os controles e atingir os requisitos de LGPD na Indiana. A varejista, que conta com mais de 220 unidades espalhadas entre três estados brasileiros, desenvolveu materiais informativos e workshops para a capacitação de funcionários.
Para adequar completamente seus processos à Lei Geral de Proteção de Dados a companhia juntou profissionais dos departamentos de TI, jurídico, compliance, RH e marketing. A equipe se reúne quinzenalmente para analisar as informações e avaliar mudanças.
“Mapeamos em torno de 60 processos que envolvem tratativas de dados dentro da rede, além de avaliar constantemente nossas políticas de privacidade e cookies”, comenta a gerente de gestão e complianceFabiana Lauar.
A executiva revelou, ainda, que a segurança é um constante ponto de preocupação da companhia e que está realizando testes de invasão mensalmente em parceria com consultorias especializadas. “Assim, conseguimos identificar possíveis vulnerabilidades dos nossos sistemas, corrigindo-as em tempo real”, ressalta.
Capacitações profissionais auxiliam nas adaptações da LGPD na Indiana
A rede de farmácias está buscando também capacitar e conscientizar seus funcionários em relação aos termos da legislação. A confecção de materiais informativos e a disponibilização de workshops presenciais e virtuais para mais de 7 mil colaboradores são algumas das principais medidas implementadas pela indiana.
“Além disso, ministramos palestras voltadas à abordagem do balconista, perfumista ou do operador de caixa nas lojas físicas”, acrescenta Fabiana.
O interior de São Paulo será palco para a maior farmácia da América Latina. A Drogamax, rede natural de Araçatuba, viajou mais de 160 quilômetros para estabelecer uma unidade com 2 mil metros quadrados em São José do Rio Preto. As informações são da Gazeta de Rio Preto.
Com inauguração prevista para novembro, a loja contará com forte investimento em tecnologia, visto em seus robôs para atendimento e bioimpedância. Ao todo, o mix será composto por 40 mil SKUs, que vão de medicamentos, a perfumaria, automotivos e brinquedos.
A loja empregará 130 colaboradores, dos quais, todos os balconistas serão farmacêuticos. “Queremos estabelecer o município como um polo regional de saúde e bem-estar, por meio da variedade de produtos e serviços”, afirma o CEO, Eder Yassin.
Maior farmácia da América Latina une tecnologia e comodidade
A loja da Drogamax em São José do Rio Preto será a primeira do Brasil a contar com atendimento robótico com uso de inteligência artificial. Por meio do robô Pepe Reception Robot a varejista deseja trazer para o país uma solução que já ganha terreno no exterior.
Além disso, o mix variado visa a comodidade e abrange inclusive o mercado pet e veterinário. A loja contará, até mesmo, com duas mascotes, uma jiboia e um ouriço.
Rede de farmácias tem cinquenta anos de história
Fundada em Araçatuba, a mais de 500 quilômetros da capital paulista, a Drogamax completa cinco décadas de história agora em 2024. Criada por Adel Yassin como Drogamar, a farmácia passou por um processo de sucessão em 2014, quando Eder assumiu a liderança do negócio.
O herdeiro foi o responsável por iniciar o processo de expansão, que levou a rede a somar cinco lojas na cidade e a expandir sua capilaridade no interior paulista neste ano. Atualmente, a companhia detém um market share de aproximadamente 62% no Alto Noroeste Paulista.
A La Roche-Posay traz para o Brasil o aguardado Mela B3 Sérum Antimanchas. Com eficácia comprovada por mais de 14 estudos científicos e testado em todos os tons de pele, o produto já demonstra resultados a partir da primeira semana de tratamento. Reduz 85% das manchas em oito semanas, além de prevenir o reaparecimento.
Desenvolvida pela L´Oréal após 18 anos de pesquisa, o novo ativo patenteado Melasyl combate a hiperpigmentação (excesso de produção de melanina) antes que cause diferenças de tonalidade na pele.
A hiperpigmentação é um dos problemas mais comuns e complexos de se tratar e que afeta todas as idades. Por meio de estudos epidemiológicos realizados em 34 países, foi revelado que uma a cada duas pessoas sofre de distúrbio pigmentares no mundo. Os impactos, porém, podem ser maiores. Entre os 48 mil participantes da pesquisa, 22% sentem que as pessoas não as consideram limpas e 21% já se sentiram discriminadas no transporte público.
“Com a ação exclusiva da molécula Melasyl, conseguimos oferecer ao consumidor brasileiro um produto completo, de alta performance e indicado para todos os tipos e tons de pele, reduzindo manchas e respeitando o seu tom natural”, afirma José Cuervo, gerente geral da La Roche-Posay & CeraVe Brasil.
Distribuição: L´Oréal Coordenadora de Trade Marketing: Roberta Barros – (21) 4505-1300
O pembrolizumabe, usado no tratamento de melanoma e câncer de pulmão de células não pequenas; e a semaglutida, para o tratamento do diabetes tipo 2; foram os grandes destaques da relação. O cloreto de sódio fecha o top 3.
12 dos 15 principais princípios ativos tem faturamentos bilionário
Segundo a relação, 80% dos princípios ativos de maior faturamento no mercado farmacêutico superaram a barreira do bilhão. Apenas o bevacizumabe (câncer), trastuzumabe deruxtecana (câncer) e o dolutegravir sódico (antiviral) ainda não atingiram a marca.
O faturamento da Natulab teve mais um recorde no terceiro trimestre, superando em 8% o desempenho dos três meses anteriores – período que já havia sido o melhor da sua história iniciada em 2000. O resultado impulsiona a farmacêutica brasileira para um crescimento anual superior a 30% e reflete os primeiros investimentos realizados por seus novos acionistas.
O fundo Pettra concretizou a aquisição da Natulab no último mês de maio e já aprovou investimentos de R$ 200 milhões na companhia desde então, segundo entrevista exclusiva do CEO do laboratório, Guilherme Maradei(foto), ao Panorama Farmacêutico. A companhia é a quarta maior fabricante do país em volume de vendas no mercado OTC.
A farmacêutica também atingiu recorde na produção trimestral, graças às 47 milhões de unidades que saíram das linhas da planta de Santo Antônio de Jesus, na Bahia. “Ao longo do primeiro semestre de 2024, à medida que o acordo de venda avançou, priorizamos investimentos em capital de giro que permitiram reabastecer as fábricas e aumentar nosso volume de produção. Foi o que precisávamos para atender à demanda crescente das farmácias”, explica Maradei.
Alta no faturamento da Natulab foi precedida de crises e superações
A evolução do faturamento da Natulab confirma uma fase de superação da farmacêutica, depois de momentos de turbulência. No auge da pandemia, a empresa reduziu a produção e conviveu com queda nas vendas, comprometendo a geração de caixa. Além do avanço no endividamento, uma investigação do conselho chegou a apontar irregularidades financeiras cometidas à época pela administração.
Na tentativa de recolocar a empresa nos trilhos, a então acionista majoritária Pátria Investimentos recrutou Maradei para ser o novo CEO, em abril de 2021. Também renovou todo o quadro de diretores. “Logo no primeiro mês de trabalho, ficou evidente que tínhamos muitas oportunidades de crescimento e ganho de rentabilidade. Mas alcançar essa performance exigiria disciplina na utilização do capital de giro”, lembra o executivo.
Uma das primeiras medidas foi a segmentação do portfólio, por meio da priorização de marcas com maior potencial de receita. A Natulab descontinuou mais de 20 produtos que consumiam caixa e eram considerados de baixo retorno. Também desenvolveu novas formulações de marcas já consagradas, a exemplo da Maxalgina, para dor e febre; e da Sealkalm, voltada para o controle da ansiedade.
A concentração em menos produtos permitiu que o volume de negócios no varejo farmacêutico aumentasse 64% em 2022 na comparação com o ano anterior. O laboratório atingiu recordes de faturamento por cinco trimestres consecutivos a partir de julho de 2021, ampliou em mais de 40 vezes sua rentabilidade e diminuiu os níveis de alavancagem. Os indicadores possibilitaram que a Pátria Investimentos iniciasse o processo planejado de venda da Natulab. Conversas com investidores avançaram ao longo de 2023 e a venda se concretizou no início de 2024.
Novos investimentos e parcerias com farmacêuticas
Com a entrada de capital neste ano, a Natulab reabasteceu os estoques de insumos necessários para atender mais de 88 mil farmácias que comercializam seus produtos. “Além dos investimentos financeiros, passamos a contar com novas ideias dos sócios do Pettra, incluindo executivos de peso como Ronnie Motta, ex-CEO da Bombril, que trouxe uma visão do mercado de consumo e varejo alimentar complementar ao nosso negócio”, comenta Maradei.
Em paralelo, a empresa contratou ou promoveu pessoas em mais de 140 novas posições, chegando a um quadro de mais de 1 mil colaboradores. Ainda configurou uma nova estrutura comercial, que ganhou 24 postos, entre gerentes distritais, consultores de vendas e promotores de merchandising.
Expansão da capacidade produtiva vem sendo uma das estratégias da farmacêutica
Outra estratégia abrange a expansão da capacidade de quatro linhas de produção. A Natulab também vem intensificando parcerias com outras farmacêuticas. O laboratório, que já produzia o Leite de Magnésia Phillips para a Aspen Pharma, passou a fabricar desde agosto a apresentação líquida do Buscopan, uma das marcas mais reconhecidas da Hypera Pharma.
“Enquanto conversávamos com outros fabricantes de medicamentos e produtos de consumo, percebemos que podíamos ajudá-los a melhorar sua distribuição no varejo farmacêutico. Nosso mercado é amplo e fragmentado, conhecemos esse canal profundamente e temos uma força de vendas já consolidada. Por isso conseguimos agregar valor instantaneamente a muitos produtos que não competem diretamente com os nossos”, destaca Maradei, que também antecipa planos de lançar dez novos produtos próprios a partir do primeiro trimestre de 2025.
NATULAB Fundação: 2000
Sede: duas fábricas e CD em Santo Antônio de Jesus (BA)
Produção anual: mais de 180 milhões de unidades
Número de SKUs: mais de 150
Uma demissão em massa na CVS foi anunciada na última terça-feira, dia 8. A decisão afetou 416 funcionários da Aetna, unidade de seguros de saúde da varejista norte-americana, que passa por um processo de redução da força de trabalho para viabilizar planos futuros de investimento. As informações são do portal Drug Store News.
O estado mais impactado pelo processo foi Connecticut, que registrou 93 dos desligamentos. Os demais colaboradores atuavam em outras unidades federativas do país ou de forma remota, sob a responsabilidade de um profissional instalado no estado.
Na mesma oportunidade a empresa divulgou planos de investimentos para os próximos anos, admitindo que uma redução de até 2.900 pessoas no quadro de funcionários era provável.
“Para alcançarmos essa meta e nos colocarmos em uma posição de crescimento sustentável, reduziremos nossa força de trabalho em menos de 1% – aproximadamente 2.900 colaboradores por toda a CVS Health”, afirmou um representante da varejista em comunicado.
A farmacêutica britânica GSK sinalizou que aceita pagar até US$ 2,2 bilhões (R$ 12,3 bilhões) para encerrar processos sobre o Zantac, medicamento para refluxo. O fármaco conta com mais de 80 mil pendências na justiça americana por uma suposta contaminação de um suspeito cancerígeno. As informações são do portal InfoMoney.
Os reclamantes afirmam que a farmacêutica utilizou o ingrediente ranitidina na produção do Zantac com a ciência de sua transformação em um potencial cancerígeno NDMA quando submetido a determinadas condições. Em 2020, a FDA solicitou que as farmacêuticas retirassem do mercado todos os remédios que contavam com a substância em sua formulação.
Processos sobre o Zantac impactaram as ações da GSK
O polêmico caso do Zantac tem se arrastado por anos, afetando o valor das ações da GSK, e de outras farmacêuticas, a cada nova movimentação. Quando os primeiros processos contra a companhia foram protocolados, há mais de dois anos, o valor da GSK na bolsa iniciou uma queda livre, até uma primeira vitória na justiça.
Mais de um ano depois, em 2022, 70 mil novas ações judiciais contra o Zantac foram aceitas por cortes americanas, impulsionando uma queda que resultou em perdas de mais de R$ 46 bilhões para o laboratório.
No capítulo mais recente, quando a empresa sinalizou o pagamento das indenizações, a bolsa reagiu positivamente, registrando um crescimento de 9,9% no valor das ações.
“A GSK acredita firmemente que esses acordos são do melhor interesse de longo prazo da empresa e de seus acionistas, pois removem incertezas financeiras significativas, riscos e distrações associadas a litígios prolongados”, afirma a empresa em nota. “Resolver os casos não é uma admissão de responsabilidade”, complementa.
Diferentes indicadores de vendas no varejo acenderam a luz amarela para o setor. Segundo estudo do Ibevar, o quarto trimestre deve apresentar uma queda de 0,7%. Já o índice Stone Varejo teve recuo de 2,4% em setembro.
Apesar do setor não viver um bom momento, as farmácias ficam entre os canais menos atingidos. Na previsão do Ibevar, as drogarias estão entre os dois únicos segmentos com avanço (1,1%), enquanto no Stone Varejo a queda foi a segunda menor no mês (-1,9%). Por outro lado, houve recuo também no recorte consolidado do terceiro trimestre (-1,8%).
Para o instituto, as mudanças nos padrões de consumo e o advento das bets explicam a projeção pessimista. “O valor mensal das transferências de pessoas físicas para empresas de apostas online variou entre R$ 18 e R$ 21 bilhões nesse ano”, afirma a pesquisa.
Vendas no varejo chegaram à maior baixa do ano
Segundo o pesquisador econômico e cientista de dados da Stone, Matheus Calvelli, essa foi a maior queda do varejo no ano. “O resultado de setembro é o pior já apresentado, sendo a segunda queda nos últimos quatro meses. Além disso, o resultado é acompanhando de baixas também no comparativo anual, revertendo uma tendência até então positiva”, explica.
Reconhecida por oferecer dermocosméticos de alta performance a preços acessíveis, a Principia mira a expansão no varejo farmacêutico. Para isso, a empresa acaba de contratar Argemiro Cintra para compor seu conselho, a fim de desenvolver sua estratégia comercial e o relacionamento com os players do canal. Com 28 SKUs, a marca já está presente em mais de 15 mil PDVs.
O Panorama Farmacêutico entrevistou Cintra com exclusividade, assim como o fundador da empresa, Marcio Marques, que também conta com experiência na indústria farmacêutica. Em 2019, observando a evolução do mercado de dermocosméticos fora do país, Marques teve a ideia de criar uma marca com conceito até então inédito no Brasil, dando visibilidade às concentrações dos ingredientes ativos que compõe as fórmulas.
“Viemos para democratizar o mercado de dermocosméticos, aliando produtos de alta performance com transparência e preços justos, compatíveis com a realidade local”, explica Marques.
Segundo ele, o mercado de dermocosméticos no Brasil sempre apresentou uma relevância menor em comparação com outras categorias como as de cabelo, perfume e maquiagem. “O meu entendimento, na época, era de que não havia falta de demanda, mas sim uma carência de ofertas condizentes com o poder aquisitivo da consumidora brasileira”, acrescenta.
Marca de dermocosméticos de alta performance surgiu junto com a pandemia
Os dermocosméticos da Principia chegaram ao mercado em 2020. Apesar de ter sido pensada primordialmente para o varejo físico, a marca acabou se tornando, por conta da pandemia de Covid-19, uma nativa digital. Seus produtos, amplamente recomendados por influenciadoras especializadas em skincare, tornaram-se fenômenos de vendas no e-commerce. Em 2023 a marca já era uma das mais vendidas no varejo online, de acordo com o Google.
Além de ter uma das maiores bases de influenciadoras ativas do país, a empresa também conta com as próprias clientes para recomendar seus produtos. “Temos mais de 30 mil avaliações no Google Reviews, com média de pontuação 4.9 de um total de 5. Essa propaganda boca a boca tem sido uma das principais alavancas do nosso crescimento” afirma Marques. Apenas no Instagram, a marca tem mais de 2 milhões de seguidores.
“À medida que notamos o aumento da demanda, entendemos que era o momento de ir além do ambiente digital, estruturando uma equipe de propaganda médica e fechando parcerias com varejistas e distribuidores do canal farma”, ressalta Marques.
Atualmente, a companhia visita cerca de 13 mil dermatologistas. Em apenas 18 meses, a Principia se tornou a segunda marca de dermocosméticos mais prescrita no Brasil, de acordo com a Memed. “Rapidamente, os médicos reconheceram a eficácia e segurança das fórmulas da Principia, e perceberam que os preços mais acessíveis evitam trocas e aumentam a adesão ao tratamento”, pontua Cintra.
Argemiro Cintra (Foto: Divulgação)
Com um portfólio de produtos de alto giro, a marca ajuda a atrair ao PDV novos shoppers, que antes estavam se abastecendo de dermocosméticos pela internet. “Se não encontra o produto na loja, a cliente compra no e-commerce. E nenhuma farmácia quer deixar escapar essa demanda”, lembra Cintra. Em pouco mais de um ano, a marca já está distribuída em mais de 15 mil pontos de venda. O trabalho de execução nas lojas fica a cargo de uma equipe própria de promotores de merchandising.
Mantendo uma média de um lançamento por mês, a companhia acaba de trazer ao mercado um desodorante em creme. As próximas novidades devem aumentar a linha de protetor solar. Entre os carros-chefes da marca estão o Gel de Limpeza Facial, o Sérum com Vitamina C e o Protetor Solar Fluido, todos dentre os produtos mais comercializados na internet em suas categorias. As fórmulas não são testadas em animais e são livres de parabenos, petrolatos, sulfatos, silicones e glúten, além de terem sido criadas especialmente para os tipos de pele e clima do Brasil.