Hábito de lavar as mãos volta para níveis pré-pandemia, diz estudo

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Lavar as mãos – É o mantra da pandemia: lave as mão com frequência. Faça isso com muito sabão, esfregando por 20 segundos (ou o tempo que leva para cantar “Parabéns para você” duas vezes). Enxágue, seque, e repita sempre que possível.

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E nós fizemos isso durante um tempo. Um estudo de junho de 2020 dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos revelou que os americanos passaram a colocar o dobro de sabão durante a lavagem das mãos depois do início da pandemia.

Em um hospital de Chicago, onde o uso de sabonete e desinfetante é monitorado eletronicamente 24 horas por dia, 7 dias por semana, um estudo concluiu que a equipe estava cumprindo 100% do protocolo com relação à higiene das mãos, para a tranquilidade da especialista em controle de infecção Emily Landon, diretora médica executiva de prevenção e controle de infecções da Universidade de Medicina de Chicago.

“Nossos profissionais de saúde estavam realmente preocupados com a Covid-19 – eles não sabiam quem tinha a doença e quem não tinha – então, foram extremamente cuidadosos com a higiene das mãos”, disse Landon, que ajudou a produzir o estudo. Infelizmente, parece que todos voltaram aos velhos hábitos, rapidamente.

Demorou apenas quatro meses para que a taxa de cumprimento de lavagem diária das mãos entre enfermeiras, técnicos e pessoal de limpeza caísse para 51,5% de cumprimento, de acordo com o estudo publicado na segunda-feira (26) no periódico científico JAMA Internal Medicine.

E uma pesquisa feita em janeiro em todo o território americano revelou que apenas 57% dos entrevistados disseram que lavavam as mãos seis ou mais vezes por dia – como depois de usar o banheiro, antes de comer ou ao voltar da rua.

É uma queda significativa em relação aos 78% de pessoas que disseram lavar as mãos com frequência quando a pesquisa foi realizada, nos primeiros dias da pandemia. “A higiene das mãos é um hábito. É como usar o cinto de segurança, comer alimentos saudáveis ou praticar exercíciosregularmente. É algo que você precisa se acostumar a fazer”, disse Landon.

As pessoas mentem sobre lavar as mãos

É preciso encarar o fato de que não lavamos regularmente as mãos para eliminar as coisas nojentas que carregamos todos os dias. Fazemos isso conscientemente, e até mentimos quando somos questionados.“Nenhum de nós quer ser visto como sujo, então, estamos dispostos a mentir dizendo que lavamos as mãos depois de irmos ao banheiro”, disse Landon.

As mulheres são mais propensas a mentir por vergonha. Já os homens, normalmente, “não se importam” em assumir que não lavam as mãos, disse Jon Dommisse, diretor de estratégia e desenvolvimento corporativo da Bradley Corporation, uma empresa de aparelhos sanitários que conduz regularmente pesquisas sobre os hábitos de lavagem das mãos nos Estados Unidos.

Os relatórios do CDC confirmam isso: “Independentemente do ano, os homens são significativamente menos propensos do que as mulheres quando o assunto é lembrar de lavar as mãos antes de comer em um restaurante, antes de preparar a comida, depois de usar o banheiro em casa e depois de apresentar sintomas respiratórios.”

Mas, no início da pandemia, os homens aderiram mais aos hábitos de lavagem das mãos, disse Dommisse.”É como uma batalha entre os sexos sobre quem lava mais as mãos”, disse Dommisse. “Todos os anos, as mulheres batiam os homens, exceto neste último ano da Covid, quando eles se tornaram mais preocupados em manter hábitos melhores. Foi meio chocante.”

Mas em janeiro, apenas 38% dos americanos continuavam a lembrar aos familiares da necessidade de lavar as mãos, em comparação com 54% no ano passado, disse Dommisse. O especialista ressalta ainda que houve um aumento das lavagens sem sabão nesse recuo.

“Chamamos isso de ‘lave e corra’, quando você vai a um banheiro público e não tira tempo para usar o sabonete, apenas enxagua as mãos e sai correndo pela porta”, disse ele. “Em abril de 2020, apenas 27% admitiam fazer isso. Em janeiro deste ano, passou para 48%.”

A boa notícia é que, diante da pandemia, houve a possibilidade de aprender hábitos mais saudáveis de higiene das mãos. “Cada vez que há algum tipo de gripe ou surto de saúde, (a lavagem das mãos) definitivamente aumenta”, disse Dommisse. “Obviamente, aconteceu com a Covid – nos níveis mais altos de todos os tempos -, mas vimos melhorias com SARS, Ebola, gripe aviária e até mesmo com a gripe normal.”

Higiene hospitalar

Embora possa ser chocante saber que a equipe do hospital pode ter diminuído os hábitos de higiene das mãos, é preciso levar em conta que o novo estudo estava monitorando cada cômodo e corredor em que eles entraram, não apenas os banheiros.

Isso porque cerca de 24 horas depois que um paciente é admitido em um quarto de hospital, todo o quarto está coberto por “uma camada de bactérias dele, assim como sua casa está coberta pelas suas”, disse Landon.

“E se você não limpar as mãos, poderá levá-las para a enfermaria e para o quarto de outro paciente”, acrescentou ela. “Portanto, esperamos que todos limpem as mãos sempre que entrarem em uma sala, uma vez na entrada e outra na saída.”

Quando médicos, enfermeiras e técnicos optam por fazer as tarefas de um paciente todas de uma vez, eles podem entrar em uma sala com muito menos frequência e reduzir a necessidade de lavar as mãos ao longo de um dia.

Isso estava acontecendo no começo da pandemia, segundo o estudo. Mas, com o passar do tempo, a equipe voltou a entrar e sair para checar seus pacientes com mais frequência, disse Landon.

A realidade é que quando os hospitais se preocupam com a higiene das mãos de uma forma abrangente, medindo a realização de cada método de higiene das mãos, eles descobrem que estão fazendo cerca de 30% do que deveriam”, disse. “Portanto, os atuais 51,5% são, na verdade, muito bons.”

O que fazer?

Não é tão difícil ter as mãos limpas, dizem os especialistas. “Defina algumas regras para você”, disse Emily Landon, da Universidade de Medicina de Chicago.

“Se você aparecer na minha casa, a primeira coisa que eu vou dizer é: “’Tire os sapatos’ e ‘você se importaria de lavar as mãos?’ Mas as regras geralmente são: lavamos as mãos antes de comer, depois de ir ao banheiro quando voltamos de uma atividade. ”

Existe uma maneira adequada de lavar as mãos. Dedique 20 segundos usando espuma, esfregando a parte interna dos dedos, as pontas dos dedos e as costas das mãos. Você pode conferir o vídeo do correspondente médico da CNN, Sanjay Gupta, mostrando como fazer.

Talvez você já sinta que está fazendo o possível para se lavar, da maneira certa, mas Landon diz que ouve isso o tempo todo de pacientes que foram contaminados pela Covid e dizem: “Fiz tudo certo. Segui todas as regras”.

“Quando você fala com eles, descobre que estão usando alguns atalhos”, disse ela. “Portanto, se nossos profissionais de saúde estão economizando com a limpeza das mãos no hospital, provavelmente, você também está cortando caminhos em casa. É hora de colocar um pouco mais de esforço nisso”, disse ela.

Fonte: CNN

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Baixa procura pela primeira dose nas farmácias de Porto Alegre

Além da continuidade de aplicação da segunda dose da Coronavac em Porto Alegre, também continuaram a ser aplicadas nesta segunda as primeiras doses da Astrazeneca/Fiocruz para o público com comorbidades, na faixa etária a partir de 33 anos, e idosos com 60 anos ou mais.

Para estes, os locais de vacinação foram – além da tenda no shopping Bourbon Country e do drive-thru da PUCRS – as 33 unidades de saúde referência e também a rede de 20 farmácias credenciadas estiveram disponíveis. Mas mesmo com a ampla capilaridade no atendimento, a procura foi muito baixa, especialmente nos estabelecimentos farmacêuticos.

Em farmácias do bairro Bom Fim e do Centro Histórico, não havia filas. Optando por não se identificar, os responsáveis pelas lojas parceiras relataram baixa procura.

Os poucos que buscaram o serviço, alguns não conseguiram se vacinar. Foi o caso da cuidadora de idosos Gisele Cristine Souza, que trabalha em Porto Alegre e mora em Viamão. “Me indicaram a farmácia aqui para eu me vacinar. Mas faltou documento”, lamentava. Ela tinha procurado pela manhã um dos pontos disponíveis na rua dos Andradas, no Centro Histórico.

A Secretaria de Saúde de Porto Alegre informa que tem remanejado constantemente as doses remanescentes das 21 mil disponibilizadas nestes locais, mas também alerta que a vacina da Astrazeneca tem sido equivocadamente rejeitada por parte do público prioritário, que teme reações adversas. O município tem 148 mil pessoas no grupo das comorbidades e apenas 63 mil, o que corresponde a 43%, haviam tomado a primeira dose.

As vacinas para primeira dose estarão disponíveis nas farmácias ainda nesta semana. Pessoas com comorbidades devem levar documento de identificação com CPF, comprovante de residência em Porto Alegre e atestado, laudo médico ou receita (com cópia) comprovando a comorbidade.

Idosos com 60 anos ou mais devem apresentar identidade com CPF e comprovante de residência na capital. Gestantes e puérperas deverão aguardar chegada de novos lotes de vacinas Pfizer. Também deverão aguardar a chegada de novos lotes os profissionais de saúde, trabalhadores de áreas de apoio à saúde e os estudantes e estagiários de medicina.

Fonte: Jornal Correio do Povo

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Farmácias São João chega a Paranavaí

Inaugurou em Paranavaí, na última sexta-feira (14), a maior rede de farmácias do sul do Brasil: a Farmácias São João, a quarta maior rede varejistas de medicamentos do Brasil e a maior do sul do país. O estabelecimento, que conta com mais de 20 vagas de estacionamento exclusivas para os clientes, está localizado na rua Manoel Ribas, esquina com a Souza Naves, Centro, prédio do antigo restaurante Kilinho.

O gerente regional da unidade, Leandro Ferreira, explica que a loja de Paranavaí é a única do estado do Paraná a contar com com três salas de serviços farmacêuticos, uma delas exclusiva para testes de covid-19. Ele explica que a rede tem a maior distribuidora própria disponível e, por isso, pode oferecer preço mais acessível e medicamentos de alto custo em até 48h.

“É uma loja com mais de 400 m², em que conseguimos colocar todo o mix da rede, com mais de 10 mil itens, ou seja, conveniência perfumaria e medicamentos com a mais alta variedade. Além disso, conta com uma equipe muito bem treinada para as informações e para o atendimento”, ressalta.

Na farmácia o cliente poderá encontrar medicamentos, perfumaria, dermocosméticos, conveniência, brinquedos, linha pet e bazar, além das salas para procedimentos farmacêuticos como verificação de pressão, glicose, colesterol, temperatura, teste de gravidez, vacinas e colocação de brincos.

“A rede de farmácias São João preparou uma loja moderna e ampla, para melhor atender a população de Paranavaí. Além disso, a rede, que se preocupa com as questões sociais doou seis toneladas de alimentos, que serão destinadas às famílias carentes pelo COE da cidade. Esperamos que esse gesto possa estimular outros comerciantes a fazerem o mesmo”, explicou o diretor da rede, Rodrigo Ferreira.

Atualmente a rede conta com mais de 14 mil colaboradores, que têm como lema “Cuidar da sua saúde é nossa missão”. Os atendentes são preparados para identificar as necessidades dos consumidores que, na rede, têm a facilidade de encontrar serviços e produtos diversificados num mesmo local.

Teste de covid-19

A São João oferece o teste do antígeno e o teste de anticorpos da covid-19, em todas as cidades onde está presente.

Delivery

A farmácias São João conta com serviço de entrega. Faça o seu pedido pelo telefone: (44) 3423-7928 pelo WhatsApp: (54) 99669-6848.

Farmácias São João Paranavaí

Endereço: Rua Manoel Ribas, 1155, esquina com a Souza Naves, Centro de Paranavaí.

Fonte: Portal Paranavaí

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Pesquisa mostra que 62,6% compram genérico

Gasto médio nas farmácias foi de R$ 54,01 por compra. Pesquisa sobre o comportamento do consumidor nas farmácias apontou que 62,6% consumidores compraram pelo menos um genérico ao longo do último ano. Segundo levantamento feito pelo Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa, em parceria com a Unicamp, 25% compraram apenas genérico.  O levantamento foi feito com 4.000 consumidores de farmácias nas ruas de todo o País, após efetuarem suas compras em farmácias.

Os medicamentos de marca foram comprados por 63,9% dos consumidores e 24,4% compraram apenas esses produtos. Já os não medicamentos participaram de 23,4% das cestas de compras e apenas 4,6% compraram apenas essa categoria nas farmácias. O gasto médio por compra ficou em R$ 54,01, segundo o levantamento.

O preço foi o principal motivo para a escolha desses medicamentos. Dos entrevistados, 75,4% afirmaram escolher os estabelecimentos pelos preços. Outros 14,9%apontaram a localização como fator importante para a escolha. Além desses fatores, foram considerados também: o estoque (5,1%), possuir atendimento da Farmácia Popular (2,4%), a facilidade de estacionar (0,9%) e o bom atendimento (1,1%).

“Essa pesquisa vem se mostrando uma ótima ferramenta de apoio na tomada de decisões, retratando de forma real o comportamento dos consumidores nos agrupamentos de farmácias de cada região. É imprescindível dispor de dados para estruturar os melhores rumos a serem tomados”, avalia Edison Tamascia, presidente da Febrafar.

Essa foi a quinta edição da pesquisa que busca uma análise do perfil de consumo e que desta vez também buscou analisar os reflexos da pandemia para os frequentadores de farmácias.

Fonte: Portal Mercado & Consumo

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Promoção na Bayer

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Promoção na BayerCom formação em marketing e especialização em marketing internacional, Marcela López Mayén assume o cargo de gerente geral em Consumer Health para o Cone Sul da Bayer. A executiva já atuou como diretora de marketing para o Brasil e líder da categoria dermatológica para a América Latina. Também tem passagens na Pfizer e Nestlé.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Nova contratação na Pfizer

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Nova contratação na PfizerA Pfizer contratou Leandro Ferreira como consultor institucional de negócios para a área hospitalar. Com graduação em administração de empresas pela Unisuam e MBA em gestão empresarial pela Universidade Veiga de Almeida, o executivo está se especializando em biomedicina pela Uniasselvi. Seu currículo inclui atuação em farmacêuticas como Daiichi Sankyo e Libbs.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

MSD sob nova direção continental

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MSD sob nova direção continentalA MSD nomeou seu novo presidente para a América Latina, Tyrone Brewer. O executivo já está na farmacêutica há 11 anos e ocupou diversos cargos de decisão, incluindo a vice-presidência na área de oncologia. Formado em marketing pelo The College of New Jersey, ele já atuou na Johnson & Johnson e na Sanofi.

“É uma honra para mim assumir esta função e trabalhar com um grupo de pessoas tão diverso, talentoso, determinado e ousado. Estou empenhado em garantir que nossos medicamentos e vacinas cheguem a mais pessoas na América Latina, em linha com nossa missão de salvar e melhorar vidas”, comenta Brewer.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Novidade na gerência distrital da EMS

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Novidade na gerência distrital da EMSHá mais de quatro anos na EMS, Priscila Andrade, que ocupava o cargo de propagandista, assume a gerência distrital da farmacêutica. Formada em farmácia e bioquímica pela Universidade de Santo Amaro, a executiva também tem MBA em marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Priscila acumula experiência em grandes laboratórios como Apsen, Cimed e Glenmark Pharmaceuticals.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Pague Menos compra Extrafarma por R$ 600 milhões

Avança negociação entre Extrafarma e Pague Menos

Na última sexta-feira, dia 14, o Panorama Farmacêutico antecipou com exclusividade que o namoro entre as duas redes estava engatando. Agora esquentou de vez. As Farmácias Pague Menos fecharam na noite desta segunda-feira (dia 17) a compra da Extrafarma por R$ 600 milhões.

A informação foi confirmada por duas fontes à agência Reuters. Com o negócio, a rede cearense se tornaria a segunda maior rede do varejo farmacêutico nacional em faturamento, ultrapassando o Grupo DPSP. Hoje, de acordo com o ranking da Abrafarma, a Raia Drogasil é líder nesse quesito. Especialistas do mercado apontam que a aquisição deve agregar até R$ 250 milhões ao Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da Pague Menos até 2023.

A transação elevará em um terço o número de lojas, que saltaria de 1.105 para 1.503 pontos de venda. Com cerca de 320 unidades adicionais, a Pague Menos ganha força especialmente nas regiões Norte e Nordeste – onde viu a distância em market share para a Raia Drogasil cair em torno de três pontos percentuais no primeiro trimestre.

Do valor total, a Pague Menos pagará R$ 300 milhões ao Grupo Ultra, controlador da Extrafarma, assim que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) der sinal verde para o negócio. O aporte restante será repassado nos próximos dois anos. O valor da Extrafarma foi fixado em R$ 700 milhões, levando em consideração o caixa e o endividamento atuais.

Histórico das negociações

As conversas tiveram início no fim do ano passado, quando o Grupo Ultra manifestou interesse em se desfazer da divisão de varejo farmacêutico para focar atuação no setor de óleo e gás – seu carro-chefe. A companhia escalou o Bradesco BBI para encontrar um comprador. Em janeiro, o presidente da Pague Menos, Mário Queirós, revelou que recebeu sondagens para dar andamento à transação, mas enxergava uma sobreposição entre as duas operações. Mas no mês seguinte, quando surgiram novos rumores, o executivo preferiu não se manifestar.

Analistas projetam uma consolidação dos principais players do setor a partir da onda de IPOs em 2020. Um deles envolveu a própria Pague Menos, que levantou R$ 850 milhões e decidiu destinar mais de 60% do aporte para ampliar o número de lojas.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


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Shiseido anuncia promoção de Ron Gee a presidente e Diretor Executivo da Shiseido Américas

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A Shiseido Company, Limited anunciou a promoção de Ron Gee a Presidente e Diretor Executivo da Shiseido Américas a partir de 1º de julho de 2021. Além de sua função como Diretor Executivo, Gee continuará a atuar como Líder Global de M&A para o Shiseido Group. Gee trabalhou anteriormente como Diretor Executivo interino e Diretor Financeiro, tendo ocupado o último cargo desde 2016. Ele continuará a se reportar a Masahiko Uotani, Presidente e Diretor Executivo do Grupo da Shiseido Company, Limited. A substituição de Gee como Diretor Financeiro da Shiseido Americas deve ser anunciada logo.

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Como Diretor Executivo regional, Gee será responsável por conduzir a visão estratégica da Shiseido Américas, além de reforçar a estrutura organizacional da região, otimizando as operações e defendendo seus ambiciosos objetivos de negócios. Gee continuará a liderar um portfólio dinâmico de negócios de beleza de prestígio e assumirá a responsabilidade de titular da marca mundial pelas marcas da Shiseido Américas, incluindo bareMinerals, BUXOM, Drunk Elephant, Laura Mercier, NARS Cosmetics e Tory Burch Beauty, bem como supervisão das funções de serviço compartilhado na região. Também irá liderar os negócios comerciais da empresa nos EUA e supervisionar subsidiárias na América Latina e Canadá.

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Masahiko Uotani declarou: “Durante seu tempo como Diretor Financeiro e, mais recentemente, como Diretor Executivo interino nas Américas, Ron conquistou indiscutivelmente sua reputação como um líder de negócios perspicaz, criador de equipes de cooperação, solucionador de problemas habilidoso e parceiro inestimável. Ao longo de toda a pandemia de COVID-19, demonstrou liderança notável em um período de crise, protegendo nossos negócios na região e ao mesmo tempo impulsionando nossa transformação digital em curso. Com sua liderança, estou confiante de que a Shiseido Américas terá um sucesso ainda maior no mercado e continuará a contribuir de modo ousado para o futuro do Shiseido Group e nossa estratégia WIN 2023.”

“Estou honrado por ter sido convidado a ocupar a função de Diretor Executivo nas Américas de modo permanente”, disse Ron Gee. “Desde que ingressou na empresa como Diretor Financeiro há cinco anos, desenvolvi um profundo respeito pelo compromisso da Shiseido com a qualidade, inovação, nossos clientes e, o mais importante, todos os nossos funcionários. Na Shiseido Américas, experimentei pela primeira vez a dedicação e a paixão da organização que agora tenho o privilégio de conduzir e estou mais motivado do que nunca para continuar o importante trabalho que fazemos todos os dias. Com o suporte da minha equipe de liderança executiva, espero construir o sucesso da região das Américas para nos tornarmos ainda mais fortes à medida que nos dispomos a vencer em um cenário pós-pandêmico.”

Um veterano de quase vinte anos na indústria da beleza, Gee supervisionou negócios em todas as categorias, incluindo maquiagem, cuidados com a pele, fragrâncias e cuidados com os cabelos, e em todos os canais, incluindo luxo / prestígio, mercado de massa e salão de beleza. Antes de ingressar na Shiseido Américas, Gee atuou como Diretor Financeiro nas Américas da Coty, Inc., onde foi responsável por conduzir o plano estratégico da região e a execução comercial em todos os negócios e diversos locais de fabricação. No começo de sua carreira, ocupou várias funções de liderança financeira na L’Oréal dos EUA, trabalhando em marcas como Maybelline, Garnier, Giorgio Armani, Ralph Lauren e Yves Saint Laurent. Gee recebeu seu MBA em Finanças e Marketing pela New York University Stern Graduate School of Business, além de seu Mestrado de Ciências e Bacharelado de Ciências em Engenharia Química pela Columbia University.

Fonte: Yahoo! Finanças