A Dentalclean, marca referência nacional em higiene bucal há mais de 30 anos, apresenta sua mais nova linha licenciada – a Stitch Premium para adultos. A linha agrega funcionalidade, estilo e diversão. O Kit Premium Stitch Adulto é formado por uma escova, fio dental e gel visualmente brilhante, armazenados em um estojo temático do personagem. Outra opção é a Escova Leve 2, com cerdas mais suaves e ideal para quem está sempre na correria do dia a dia.
“Nosso objetivo foi criar um produto que fizesse sentido tanto funcionalmente como emocionalmente. O Stitch representa autenticidade, carinho e um toque de rebeldia”, afirma Leonardo Filoso, gerente de trade marketing da Dentalclean.
A Helioderm Dermocosméticos, marca de proteção solar da Hertz, passa a disponibilizar a versão aerossol do Protetor Solar FPS 70. O lançamento destaca-se pela formulação que promove efeito 3 em 1, garantindo proteção, hidratação e ação antioxidante. Conta também com vitamina E na composição e tem como um dos diferenciais a tecnologia Duo Protection, ideal tanto para peles secas como molhadas.
Essa versão chega para complementar a linha do FPS 70, que já reúne a loção corporal adulto e infantil. Com uma textura fluida, tem toque seco e secagem rápida, além de proporcionar um acabamento invisível, confortável e sem resíduos.
Marca da Helioderm tem praticidade como trunfo
O novo protetor solar da Helioderm assegura praticidade na aplicação em áreas de difícil alcance, como costas, pescoço e pernas. Pode ser utilizado também no rosto e couro cabeludo, sendo resistente à água e ao suor.
Foi-se o tempo em que os documentos fiscais eram físicos. O desafio de transportar e armazenar caixas e caixas de papel foi superado, mas novos obstáculos surgiram para as farmácias.
Na era digital, assim como as notas fiscais tornaram-se eletrônicas, as soluções também são derivadas da tecnologia. E é com o auxílio dela que o gestor pode garantir a segurança e assertividade na gestão desses dados.
“Antes, o empresário se preocupava em ter um local arejado e resguardado para armazenar os documentos. Hoje, é preciso contar com sistemas robustos para garantir a automatização e a segurança dos dados”, comenta Marielle de Assis, analista de projetos da Procfit.
Gestão de documentos fiscais centralizada
Uma das ferramentas para facilitar a gestão de documentos fiscais é o E-doc Fácil, presente na plataforma Cosmos Pro. O sistema centraliza esses arquivos, além de possibilitar a consulta automática aos portais das Secretarias da Fazenda (SEFAZ) de todos os estados do país, concentrando as informações dentro de um ambiente seguro e acessível.
Outra vantagem é que a ferramenta permite também exportar os documentos em formatos compatíveis com outros softwares de gestão, o que garante flexibilidade e facilidade para as equipes contábeis, fiscais e de auditoria.
“Com o apoio da tecnologia, a farmácia ganha tempo e evita multas, pois melhora seu controle sobre as obrigações fiscais. Além disso, a ferramenta diminui a incidência de erros humanos, em função da automatização da coleta”, acrescenta Marielle.
Segurança é prioridade
Para garantir a segurança das informações fiscais, o sistema acessa apenas dados com o uso de certificados digitais emitidos pela própria farmácia. Segundo a especialista, empreendimentos de diferentes portes terão sua atuação potencializada pela tecnologia. “Tanto pequenas empresas que querem ganhar controle, como grandes varejistas que precisam lidar com alto volume de notas, podem se beneficiar. A ferramenta é escalável e pode ser configurada conforme a necessidade do negócio”, explica.
Um exemplo de grande player que já abraçou a solução foi a Rede Economize. Com mais de 170 lojas em 18 estados e no Distrito Federal, a varejista buscou mais segurança ao migrar para o formato digital.
“O grande desafio da Economize era a guarda dos documentos. Devido à sua atuação capilarizada, a rede trabalhava com diferentes locais para o armazenamento e temia que algum acidente pudesse levar à perda dessas notas”, relata.
Com a solução, a empresa garantiu a proteção e a automatização na gestão desses dados, alocando esforços para colocar em prática seus planos de crescimento orgânico. Em 2024, superou R$ 400 milhões de faturamento.
Primeiro grupo terá mais de 300 participantes – Foto: Canva – Gerada por IA
Uma excelente ideia para ser replicada. O PharmStart, novo programa de formação da Walgreens, tem como objetivo facilitar o desenvolvimento de funcionários que pretendem cursar farmácia. O projeto oferece benefícios como flexibilidade e assistência monetária aos colaboradores. As informações são do portal Drug Store News.
Pioneiro e totalmente virtual, o PharmStart busca garantir que os interessados contem com todos os pré-requisitos para o curso, possibilitando que a varejista tenha acesso a uma nova geração de talentos no mercado. O primeiro grupo será formado por mais de 300 alunos, direcionado para técnicos de farmácia e outros funcionários de atendimento.
“Ser farmacêutico sempre foi um sonho, mas o custo das mensalidades sempre era um impeditivo. Hoje, continuamos a suavizar esses problemas financeiros, garantindo que nosso time possa perseguir suas paixões sem arcar com o medo de uma dívida ser uma barreira para seus sucessos”, afirma Rick Gates, gerente chefe de farmácia da Walgreens que começou como balconista na companhia.
Programa de formação da Walgreens mira obstáculo nas formações
O projeto, desenvolvido em parceria com a empresa de desenvolvimento de talento Guild, foi idealizado após uma enquete realizada com funcionários. A pesquisa revelou que os custos e a rigidez de horários são os principais empecilhos para a graduação.
Com a nova plataforma todos os gastos são manejados diretamente pelo PharmStart, que ainda vai oferecer suporte personalizado, assistência com inscrição e até orientação de carreira.
“A parceria com a Walgreens marca um passo transformador na nossa jornada para fortalecer e expandir a base de talentos farmacêuticos”, afirma Bijal Shah, CEO da Guild.
“A Walgreens está criando um novo nível de cuidado com talentos, investindo em seu próprio time por meio de um único e expansível programa educacional de farmácia. Ao eliminar amarras financeiras e permitindo o aprendizado a qualquer momento e em qualquer lugar, estamos fortalecendo técnicos de farmácia a elevar suas carreiras”, complementa.
Ter uma boa gestão do lucro continua a ser um obstáculo quase intransponível para as farmácias brasileiras. Sem o devido planejamento financeiro e tributário, as empresas do setor sustentam a velha prática de apurar esse indicador somente no fim do mês.
“Existe um livro chamado Lucro Primeiro, de Mike Michalowicz, que traz aconselhamentos relevantes para posicionar esse indicador no começo da equação”, avalia Marcus Cordeiro, fundador e CVO da Farmacon.
“Sempre aprendemos que a lucratividade vem depois dos custos, das despesas e dos impostos. Mas se invertêssemos essa lógica como exercício? Não é sobre mágica financeira. É sobre mentalidade. Sobre escolher tratar o lucro como prioridade, não como sobra”, ressalta.
Dicas para tratar a gestão do lucro como prioridade
Na jornada para viabilizar uma boa gestão de custos, a contabilidade pode ir além de um centro de custos ou um gerador de guias. Um planejamento especializado pode ajudar a farmácia a otimizar essa tarefa com ações simples.
Escolha do regime tributário mais adequado – Muitas farmácias seguem anos no mesmo modelo sem avaliar se outro regime não seria mais vantajoso para o momento do negócio
Revisão de classificação fiscal de produtos – Medicamentos e itens de perfumaria podem ter tributações diferentes. Erros nesse segmento custam caro
Aproveitamento correto de créditos fiscais – PIS, COFINS e ICMS muitas vezes são pagos a mais por falta de controle ou orientação
Gestão tributária em expansão – Ao abrir uma nova loja, um bom planejamento pode evitar aumento proporcional da carga tributária
Esses são apenas alguns exemplos. “Quando a contabilidade olha para o lucro com o mesmo foco que o empresário, ela deixa de ser um “mal necessário” e torna-se parte da estratégia da companhia”, afirma Cordeiro.
O mês de abril marcou a inauguração do novo marketplace dos Correios. A plataforma foi anunciada durante um evento na sede da entidade em Brasília no começo do mês e pode ser uma oportunidade para farmácias de pequeno porte digitalizarem suas vendas.
Batizado como Mais Correios, o projeto tem como principal objetivo a democratização do comércio eletrônico por meio da ampliação do alcance de vendas dos MEIs (microempreendedores individuais), MEs (microempresas) e EPPs (empresas de pequeno porte).
“A ideia é que os Correios se tornem um elo ainda mais forte, conectando todas as regiões do Brasil de forma eficiente com um olhar atento ao desenvolvimento local e ao fomento do empreendedorismo”, detalha o presidente Fabiano Silva dos Santos.
A parceria do Sebrae com os Correios também é estratégica para garantir empregabilidade a milhares de pessoas, tendo em vista que pequenos negócios são os maiores responsáveis pelos empregos formais registrados no país.
“O nosso grande desafio é justamente incluir os pequenos negócios que são representados pela microeconomia nos processos de transformação e mudanças causadas pela inovação e pela inteligência artificial”, explica Décio Lima, presidente do Sebrae.
Entenda como funcionará o marketplace dos Correios
O novo marketplace dos Correios já abriu o cadastro dos lojistas interessados por meio de seu site. Ambiente seguro, negócios confiáveis, frete reduzido e entregas rápidas estão entre as promessas da plataforma.
Os Correios serão responsáveis por garantir frete competitivo e oferecer logísticas eficientes para vendedores e compradores. Já a Infracommerce, empresa especializada em soluções para vendas online, fornecerá toda a infraestrutura digital, incluindo a plataforma de comercialização, sistemas de pagamento, usabilidade, segurança e suporte tecnológico.
“Estima-se que 25% das transações no varejo brasileiro sejam efetivadas por canais digitais, mas esse percentual chega a 70% em países de primeiro mundo. A ideia é não tomar espaço e brigar com a concorrência, mas crescer junto e alcançar em torno de 50%”, afirma Luiz Pavão, CEO da Infracommerce.
O diretor tributário Georges da Silva: foco em pequenas e médias redes | Foto: Divulgação
Escritório especializado em contabilidade para farmácias, a Player já atende 1.100 clientes do setor e acaba de lançar uma solução específica para drogarias enquadradas no Simples Nacional. A empresa desenvolveu um aplicativo sob medida para estruturar e monitorar o planejamento tributário dessas corporações. A mensalidade é a partir de R$ 200, dependendo do plano e porte da empresa
Baseada em Palmas (TO) e com uma unidade de apoio em Goiânia (GO), a Player teve como primeiro cliente expressivo o Grupo Hiper Saúde. Posteriormente, atraiu redes de farmácias como Farmais, Poupe Já e Ultra Popular. “Contamos com indicações de executivos de peso do varejo farmacêutico, entre as quais as de Fabiola Stranieri, mentora de gestores do setor e diretora da Hiper Popular; e Laryssa Alves, consultora e líder da Resultfarma”, explica o diretor tributário Georges da Silva.
“Com exceção das grandes redes, o empresário que atua no varejo farmacêutico geralmente é um “faz tudo”. Ele atende o balcão, é o farmacêutico, responsável pelas compras e por toda a parte administrativa e operacional. A tecnologia pode mudar essa realidade e garantir que a gestão da rotina contábil da farmácia seja realmente mais eficaz”, avalia.
A plataforma centraliza todas as guias em um só lugar, armazenadas em um calendário no app. Seja FGTS, INSS, PIS, ICMS, CSLL, todas as vias ficam separadas por data de pagamento. O cliente também pode acompanhar uma solicitação de alteração contratual, um processo de abertura de loja ou a ficha de um colaborador a qualquer hora e dia da semana por meio do smartphone.
“Temos ainda o robô Player, que faz a leitura de arquivos e rastreia todos os processos, a fim de minimizar qualquer risco de eventuais multas por perda de prazos”, finaliza o diretor.
Contabilidade para farmácias com redução de carga tributária
Na visão de Silva, a contabilidade para farmácias desponta como um dos estímulos para o elevado número de PDVs que fecham as portas. “A má administração desse processo resulta, muitas vezes, em enquadramento inadequado do regime tributário. Nesses casos, a empresa que optou pelo Simples acaba pagando imposto sobre o faturamento cheio, independentemente se o produto está atrelado às regras de substituição tributária (ST) ou tem algum benefício fiscal com redução de base de cálculo”, ressalta.
Isso significa que, se a farmácia fatura em torno de R$ 150 mil por mês, ela arca com impostos sobre todo esse montante. “Mas quando tiramos todos os produtos da ST, principalmente os itens de perfumaria, que são os grandes vilões do imposto, a tributação cai para 30% da venda”, acrescenta.
Em estados como o Ceará, onde a farmácia não paga ICMS, a troca pelo Lucro Real pode ser uma alternativa capaz de diminuir o peso dos tributos em até 90%. “A economia de R$ 20 mil em impostos que eram pagos a mais todos os meses ajuda a empresa a se manter no mercado, pois ela consegue reinvestir no próprio negócio, em reforma de lojas ou na expansão”, avalia o executivo. Além disso, a empresa também consegue abater os impostos futuros por meio da recuperação de créditos tributários.
Entre as três categorias que devem capitanear a Black Friday nas farmácias, o estudo da Proffer destaca:
Beleza e cuidados pessoais
Vitaminas e suplementos
Produtos para bebês e cuidados infantis.
Em 2023, os produtos mais vendidos pelas farmácias e drogarias durante as tradicionais ofertas de novembro foram as colônias e perfumes (+3,66%), os medicamentos para tosse (+2,61%) e as vitaminas (+2,10%). No que diz respeito à duração, o setor ainda é conservador, concentrando as melhores oportunidades apenas no fim de semana em questão.
Confira a reportagem do estudo da Proffer sobre a Black Friday 2024 aqui
O tíquete médio das farmácias revela um consumidor ávido por vantagens, como descontos e facilidades no pagamento. Isso fica cada vez mais claro na comparação dos números de clientes fidelizados, que asseguraram alta de 13,5% no faturamento e 5,3% no tíquete médio
Primeiro semestre
FARMÁCIAS E DROGARIAS
FIDELIZADOS
NÃO FIDELIZADOS
FATURAMENTO 2024 X 2023
5,0%
13,50%
-10,60%
QTD TICKETS 2024 X 2023
-0,2%
7,8%
-9,1%
TICKET MÉDIO 2024 X 2023
5,2%
5,3%
-1,7%
ITENS/CARRINHO 2024 X 2023
0,4%
-0,8%
-1,1%
PREÇO MÉDIO 2024 X 2023
4,8%
6,1%
-0,6%
QTD CLIENTES 2024 X 2023
6,4%
FREQUÊNCIA 2024 X 2023
1,3%
GASTO MÉDIO 2024 X 2023
6,6%
Fonte: Bnex Dados referentes ao primeiro semestre de 2024
Já entre os não fidelizados houve queda nesses dois índices – de 10,6% e 1,7%, respectivamente. O tíquete de médio de clientes fidelizados, que foi de R$ 67,42 em junho de 2024 é quase o dobro dos não fidelizados (R$ 36,38).
Evolução dos indicadores farma
Ticket Médio
Fonte: Bnex
Confira a reportagem sobre o estudo da Bnex referente ao primeiro semestre de 2024: aqui
Presidente dos EUA tenta impulsionar produção local encarecendo importações – Foto: Canva
O tarifaço comandado por Donald Trump desde sua volta à Casa Branca, que hoje completa 100 dias, pode gerar um grande aumento nos preços dos remédios nos EUA nas próximas semanas. As informações são da CNN Brasil e do jornal O Globo.
Entre diversas tarifas setorizadas e recíprocas aplicadas até então, os produtos farmacêuticos estão passando ilesos. A isenção é uma surpresa tendo em vista as inúmeras ameaças do presidente, que afirmou por diversas vezes estar avaliando taxações para a categoria.
A realidade parece estar ainda mais próxima após o governo anunciar investigações, citando preocupações de segurança nacional devido à dependência da produção estrangeira. Muitos especialistas da indústria esperam que as novas tarifas possam ser de 25%, em linha com as aplicadas ao aço, alumínio e automóveis.
Um relatório encomendado pelo lobby farmacêutico americano, formado por players como Amgen, Bristol Myers Squibb, Eli Lilly e Pfizer, estima que a medida resultaria em um incremento de quase US$ 51 bilhões (R$ 287 bilhões) nos custos dos medicamentos no país anualmente.
O estudo, conduzido pela Ernst & Young, constatou que os Estados Unidos importaram US$ 203 bilhões em produtos farmacêuticos em 2023, com 73% vindos da Europa – principalmente da Irlanda, Alemanha e Suíça.
O velho continente, inclusive, seria um dos maiores prejudicados pela taxação dos fármacos importados. A Irlanda, por exemplo, tem se tornado um expoente do mercado no continente, reunindo farmacêuticas por seus baixos impostos corporativos. Atualmente, 80% das exportações irlandesas aos EUA são produtos relacionados ao setor.
“Os irlandeses são espertos, sim, muito espertos”, disse Trump em março, enquanto o primeiro-ministro irlandês Micheál Martin visitava a Casa Branca. “Vocês levaram nossas empresas farmacêuticas e outras companhias”, afirmou. “Esta bela ilha de 5 milhões de pessoas tem toda a indústria farmacêutica dos EUA em suas mãos”, finalizou Trump.
O relatório da empresa de consultoria ainda estimou que, caso as farmacêuticas optem por repassar o aumento dos gastos ao consumidor, medicamentos para diferenças doenças podem ficar até 19,2% mais caros.
Farmacêuticas tentam driblar aumento nos preços dos remédios
A tendência de volta das farmacêuticas ao território americano significaria uma vitória de Trump, que tinha como uma de suas promessas de campanha impulsionar a indústria local e recuperar empresas que deixaram o país nos últimos anos.