Com o objetivo de ofertar mais praticidade para os pacientes com diabetes, a Cepalab apresenta seu sistema de monitoramento contínuo de glicose GS1 (CGM) Sibionics. O produto garante o acompanhamento por 24 horas durante 14 dias seguidos.
O sensor destaca-se por ser discreto e confortável, evitando desconfortos para o usuário durante o dia a dia. Além disso, tem classificação IP28 à prova d’água, possibilitando o uso durante o banho e até mesmo para nadar. Vale ressaltar que o equipamento não deve ser submerso a uma profundidade maior que um metro e não pode permanecer debaixo d’água por mais de uma hora.
O produto é vendido com um kit que inclui aplicador, guia do usuário e guia rápido de utilização.
Pacientes com diabetes contam com app
Outra aposta da Cepalab passa pelo aplicativo acessório ao aparelho. O sensor CGM GS1 transmite automaticamente o valor da glicose a cada cinco minutos para o smartphone pareado, o que possibilita um total de 288 leituras por dia.
“Por meio da conexão Bluetooth, não há necessidade de escanear o sensor para obter leituras de glicose”, explica o diretor comercial Paulo Sampaio.
Distribuição: sistema próprio e distribuidores parceiros Diretor comercial: Paulo Sampaio – (19) 99488-9374 e comercial@cepalab.com.br
EMS tem cerca de 6% das ações da Hypera, enquanto Lírio Parisotto tem 4% – Foto: Divulgação
A assembleia que elegerá o novo conselho da Hypera não contará com os votos da EMS, após decisão do Cade. A suspensão dos direitos políticos da farmacêutica de Carlos Sanchez foi oficializada após uma investigação do órgão, que avalia os movimentos realizados pelo laboratório na tentativa de aquisição hostil no ano passado. As informações são do Valor Econômico.
O embargo foi imposto enquanto a companhia do Grupo NC não apresentar ao Cade dados sobre a participação de ambas as empresas nos últimos cinco anos e as “estruturas de oferta, nos mercados afetados pela operação”, revela o documento oficial.
Explicações relacionadas a uma “eventual influência exercida indiretamente por meio de ações objeto de outros instrumentos contratuais típicos de mercado de capitais” também foram solicitadas.
Carlos Sanchez tenta influenciar novo conselho da Hypera
O executivo ainda recorreu ao seu amigo Lírio Parisotto, dono do fundo de investimentos LPar, que conta com cerca de 4% da Hypera e busca aumentar sua participação. Caso chegue a meta de 5% até a reunião, conquistará o direto de votos múltiplos, encaminhando a eleição de um dos três nomes que indicou para a posição: ele mesmo, Marcelo Gasparino e Rachel Maia.
A assembleia geral ordinária (AGO) que contará com a eleição está marcada para o dia 25 de abril.
Luciana ao lado do esposo Waltenir Junio: apoio familiar fortaleceu empresária, que hoje detém mais de 30% do mercado local | Foto: Divulgação
Ser gestora de farmácia demanda coragem, seja para empreender, concorrer ou para escolher o momento certo de expandir operações. E para uma mulher como Luciana Soares, que iniciou sua trajetória profissional como entregadora, essa qualidade se revelou ainda mais.
O 26º episódio da seção Minha História dedica-se a contar a história da empresária de Rubiataba, cidade situada no norte goiano. Acolhida pelo varejo farmacêutico, ela assumiu o próprio negócio e, com apoio do associativismo, já detém 30% de market share em sua região de atuação.
Gestora de farmácia começou pedalando por pequena cidade
Filha de um frentista e de uma dona de casa, Luciana teve uma infância humilde e, ainda com 14 anos, começou a trabalhar como faz-tudo em uma escolinha de futebol no município de quase 20 mil habitantes. Em 2005, o varejo farmacêutico entrou na sua vida.
“Nessa época, comecei a fazer entregas para uma farmácia local. Foram três anos andando de bicicleta pela região”, relembra. Apesar de já sonhar em cursar uma faculdade, os planos da então entregadora ainda se concentravam em outra função da área da saúde. “Sonhava ser enfermeira. Decidi, então, me transferir para a capital Goiânia”, conta.
Goiânia frustrou, o varejo farmacêutico não
Uma vez em Goiânia, Luciana passou a viver com uma amiga e novamente o setor a recebeu de portas abertas. Dessa vez, como atendente no call center de uma farmácia. A realidade longe da família, porém, provou-se mais difícil que o esperado. “Sozinha na cidade grande, entendi que não conseguiria entrar na faculdade. Resolvi retornar a Rubiataba em 2009”, destaca.
O regresso à cidade natal veio acompanhado de duas certezas. A capital já não faria parte de seus planos e ela desejava se tornar farmacêutica. A formação em farmácia foi possível por meio de uma bolsa de estudos e também de programas de fomento governamental. “Voltei a trabalhar na escolinha. Em paralelo, participava de um programa na rádio local aos fins de semana e cantava em casamentos para complementar minha renda”, relembra.
Quatro anos depois, ela conheceu seu futuro marido, Waltenir Junio, na época estagiário em direito. Em 2014 ele foi efetivado, mas com a missão de se mudar para Padre Bernardo (GO), município com quase 35 mil habitantes e a pouco mais de 230 quilômetros de distância.
Luciana o acompanhou, pensando em conquistar colocação em alguma farmácia da cidade. E conseguiu. “Fazia de tudo, de compras à administração. Isso despertou em mim o desejo de ter o estabelecimento próprio”, revela. A estada durou apenas dois anos, mas serviu para mostrar ao casal a necessidade de fincar raízes. A opção mais segura era voltar para Rubiataba.
Primeira loja com a ajuda da família, mas não sem desafios
Em 2016, com apoio do marido, do pai Júlio Soares e do irmão Juliano, a farmacêutica abriu sua primeira loja – a Drogaria Santa Luzia. “A inauguração ocorreu no dia 23 de dezembro, um presente de Natal adiantado”, brinca. Como já acumulava experiência no setor, a gestora foi bem agressiva e assumiu a missão de mudar o varejo farmacêutico local.
“Resolvi operar com horário ampliado, além de apostar em um mix maior do que a média”, afirma. A concorrência não gostou da ousadia e chegou a interpelar a prefeitura para vetar essa decisão e padronizar o funcionamento das farmácias. “Promovi um escarcéu. Fui à rádio e encabecei um abaixo-assinado, mas em 2018 conseguiram alterar nosso horário”, lamenta. O impacto para as finanças foi negativo, até Luciana ter o primeiro contato com a Farmarcas.
Loja na cidade vizinha serviu de exemplo
Foi nesse momento de dificuldade que um amigo do casal visitou a cidade de Jaraguá e conheceu a Ultra Popular. Na volta, contou aos colegas que uma pequena loja do município mantinha uma performance excelente. “Íamos para um show na região e decidimos visitar essa loja, quando ficamos impressionados com o controle da precificação”, relata.
Por meio de um representante comercial, o casal teve acesso ao gestor da unidade, que detalhou o modelo de negócios da Farmarcas. Luciana demonstrou interesse, mas, na primeira tentativa de entrada, o resultado não foi o almejado.
Segundo a gestora, faltou capital para garantir sucesso na conversão de bandeira, além de Rubiataba ser uma cidade muito pequena na época. “Mas não desistimos. Em 2019, encontramos um ponto em Uruaçu (GO) e conseguimos abrir nossa segunda farmácia”, celebra.
Gestora almeja o maior faturamento do norte goiano | Foto: Divulgação
Primeiros meses foram de dificuldade e distância
“Já estávamos nos recuperando daquele baque, mas, depois de entrar na Farmarcas, o salto foi considerável”, declara Luciana. Só que nem tudo eram flores nesse período de transição. Por quatro meses, Junio morou na farmácia em Uruaçu. Em paralelo, a empreendedora administrava a unidade de Rubiataba, a 116 quilômetros de distância. O sacrifício era por um bem maior. Afinal, a unidade também se tornou Ultra Popular já no fim de 2020.
Passados seis anos, Luciana detém um market share superior a 30% em ambas as cidades onde atua. Hoje, já planeja a terceira unidade, que ainda está em fase de desenvolvimento, mas garante que será inaugurada até o fim do ano.
Para os próximos cinco anos, a gestora tem uma meta arrojada. “Não quero alarmar a concorrência novamente, mas nossa meta é ser o maior faturamento do norte goiano. Com apoio de especialistas como Edison Tamascia, Jhonatan Teixeira, Ângelo Vieira e Fábio Chacon, sei que podemos chegar lá”, aponta.
A farmacêutica brasileira Biolab promoveu Guilherme Oliveira ao cargo de gerente regional para o Centro-Oeste, Norte e Nordeste. O executivo está na empresa desde 2023 e já era responsável pela gerência das demandas de Goiás e do Mato Grosso do Sul.
Bacharel em administração, cursou MBAs em gestão de negócios e de saúde. Com nove anos de experiência no canal farma, já atuou como propagandista, gerente distrital e regional na EMS.
Meta é elevar faturamento da marca em R$ 300 milhões no próximo ano – Foto: Divulgação
Uma das principais metas de curto prazo da Cimed, companhia conhecida por seu portfólio de vitaminas, é a de alavancar o número de vendas da Lavitan. Na visão de João Adibe, a resposta para esse desafio pode ser encontrada nos mercados internacionais. As informações são da Bloomberg Línea.
Buscando alcançar a marca de R$ 1 bilhão em vendas nos primeiros três meses de 2026, a farmacêutica vai apostar na entrada no mercado de nutrição esportiva, com produtos que devem rivalizar com marcas consagradas como Gatorade, Powerade e YoPro. Em 2024 a companhia movimentou R$ 720 milhões, registrando um sell-in de aproximadamente R$ 500 milhões.
Vendas da Lavitan: Cimed aposta em celebridades e tecnologias
Para entrar nesse mercado com destaque e tentar se estabelecer o mais rápido possível, a marca vai se ancorar em vantagens competitivas proporcionadas pela Cimed.
Usufruindo da proximidade com o varejo farmacêutico, a companhia da família Adibe vai distribuir 10 mil geladeiras para farmácias, como forma de acelerar o crescimento da Lavitan.
Neymar Jr. ainda será o garoto propaganda da linha de isotônicos, que chegará aos PDVs com cinco sabores, em uma parceria inspirada nas realizadas por marcas internacionais como Más+ e Prime, que contam com Lionel Messi e Logan Paul, respectivamente.
“Eles conquistaram mercado nos Estados Unidos e, em cima disso, nós vamos tentar entrar aqui no Brasil. Por isso, optamos pelo Neymar, até porque ele é ídolo dessa molecada quando ele fala de futebol e vamos usá-lo muito fora e dentro de campo, principalmente no lifestyle”, explica Adibe.
Iniciativa já está em vigor e marca o início dos trabalhos da nova frente legislativa – Foto: Reprodução – Andressa Anholete/Agência Senado
A edição dessa terça-feira (8) do Diário Oficial da União oficializou a criação de uma nova Frente Parlamentar Farmacêutica, como proposto pelo senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP). O projeto foi posteriormente aprovado pelo Senado com a relatoria de Izalci Lucas (PSDB-DF).
A Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento da Indústria Farmacêutica e da Produção de Insumos Farmacêuticos Ativos no Brasil será formada por parlamentares que assinarem a ata de instalação e poderá reunir-se em Brasília ou em qualquer outra unidade da Federação.
Seu principal objetivo é ampliar a capacidade nacional de produção de medicamentos e reduzir a dependência de insumos importados, que atualmente equivalem a quase 90% da demanda brasileira.
Senador justifica criação da Frente Parlamentar Farmacêutica
Em sua proposta, Marcos Pontes destacou que estimular a produção local pode garantir o abastecimento de remédios em situações emergenciais, contribuir para a geração de empregos e a redução de custos na fabricação e fomentar políticas públicas para inovação, investimento e competitividade da indústria nacional, além de ressaltar que o espaço servirá como meio permanente de articulação entre o Senado, o setor produtivo, a academia e o Poder Executivo.
O Anasol Clinicals Vit C FPS 50, da Dahuer, vai muito além de um simples protetor solar. Sua fórmula combina filtros de última geração com o exclusivo nanovetor de vitamina C — uma tecnologia que protege contra os raios UVB, UVA e até contra a luz visível. Ainda ajuda a minimizar os danos causados pelos raios infravermelhos, graças à sua potente ação antioxidante.
Na prática, isso significa uma pele mais protegida, saudável, com um toque seco e efeito matte. O Anasol Clinicals Vit C FPS 50 também previne o fotoenvelhecimento, hidratando profundamente e combatendo os sinais de envelhecimento precoce. Estimula a produção de colágeno e promove mais firmeza, luminosidade e uniformidade para a pele.
Por se tratar de um microencapsulado, o ativo penetra melhor e age com mais precisão. O produto é dermatologicamente testado, hipoalergênico e não obstrui os poros.
Sistema de distribuição: sistema próprio Gerente nacional de vendas: Eduardo Oliveira – 99338-5290
Encontro une feira e congresso em dois dias de encontro / Foto: Reprodução – NIS Summit
Chegando à sua quinta edição, o Nutri Ingredients Summit (NIS) contará com a presença de 110 expositores do mercado de ingredientes para alimentos funcionais. O total representa um avanço de 50% em comparação com 2024.
O evento, focado em saudabilidade, conecta fornecedores de ingredientes funcionais às indústrias de alimentos, bebidas, suplementos alimentares e farmacêuticas, interessadas em soluções inovadoras para diferenciar e tornar seus produtos mais saudáveis e indulgentes para o consumidor.
Com o crescimento na demanda de empresas querendo participar do encontro, a organização estima também que o número de visitantes cresça na mesma proporção. São esperados cerca de 6,5 mil profissionais.
“O número de pré-cadastros já é o dobro do realizado na última edição”, comemora o cofundador, Cassiano Facchinetti. E o aumento na procura fez, inclusive, que o planejamento da edição de 2026 começasse mais cedo.
NIS 2026 contará com área maior
Segundo Facchinetti, apesar de a próxima edição estar agendada para os dias 15 e 16 de abril, a organização já trabalha de olho em 2026. Segundo ele, a alta demanda de expositores fez com que a feira garantisse um espaço maior para a edição do ano que vem.
“Vamos contar com uma nova área no Transamérica Expo, o que nos possibilitará 8 mil metros quadrados, dois a mais do que a capacidade atual”, comemora.
Encontro oferece mais de 14 horas de conteúdo
Além da feira, o NIS Conference oferece 14 horas de conteúdo divididos em quatro módulos – nutrição física, nutrição mental, produtos e regulatório. O principal destaque da programação será a palestra ministrada pela medalhista olímpica Rebeca Andrade.
Para participar das palestras é necessário a compra dos ingressos, com preços que vão de R$ 1.089 a R$ 2.310. “Realizamos também palestras gratuitas, as NIS Aplication Trends, onde os expositores fazem apresentações rápidas, de 20 a 30 minutos, sobre as soluções levadas para a feira”, explica o cofundador.
Indústria farmacêutica ganha destaque em premiação
Outra programação paralela é o Prêmio NIS Açaí de Ouro, que chega à sua terceira edição em 2025. A premiação tem como propósito reconhecer as empresas e profissionais que inovam no desenvolvimento de novos ingredientes, processos e embalagens para o mercado de alimentos, bebidas e suplementos.
Neste ano, Facchinetti destaca o ganho de relevância da indústria farmacêutica na honraria. “Ao todo, recebemos mais de 150 inscrições nesta edição, sendo que muitos desses produtos estão ligados ao canal farma”, revela. “A indústria farmacêutica é uma das principais protagonistas nesse mercado”, completa.
Nutri Ingredients Summit (NIS) Data: 15 e 16 de abril Horário feira: 10h às 19h Horário conferência: 10h às 17h Local: Transamerica Expo Center – Hall B | São Paulo | Brasil Inscrições:Aqui
A reforma tributária, que foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último mês de janeiro, estabelece um novo modelo de tributação sobre o consumo. Mas como isso afeta o varejo farmacêutico?
A Lei Complementar Nº 214/25 institui a criação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto Seletivo (IS), que recairá sobre produtos prejudiciais à saúde e/ou ao meio ambiente.
Para o canal farma, os medicamentos terão menos impostos, mas a distribuição e a indústria perderão benefícios fiscais, custo que tende a ser repassado para o varejo.
Reforma tributária: farmácias têm menos flexibilidade
Para o fundador e CEO da IMendes, Izac Mendes, um dos principais desafios da reforma tributária para o varejo farmacêutico será a ausência de flexibilidade para lidar com eventuais majorações. “Os gestores trabalham com um teto e não podem aumentar o preço do medicamento para absorver esse custo extra. Em paralelo, com a alta competitividade do mercado, é necessário precificar com ainda mais cautela”, alerta.
Outro ponto diz respeito às substituições tributárias. “Em torno de 70% dos produtos presentes no mix de uma farmácia, sobre os quais incidiam os pagamentos de PIS/Cofins ou ICMS, passarão a conviver com a nova CBS”, destaca.
Para o especialista, o caminho para lidar com essa nova realidade passa pela digitalização de processos. “Se fala muito sobre a digitalização da operação da farmácia. Esse conceito deve ser ampliado também para o tributário”, afirma.
O diretor de Business Process Outsorcing (BPO) da Procfit, Paulo Machado, também reforça a visão. “Existem produtos que podem gerar créditos tributários, controle que se torna muito mais prático com uso intensivo da tecnologia”, acredita.
Tecnologia passa por atualizações constantes
Machado também destaca que, apesar das mudanças no horizonte, um bom sistema de gestão tributária se manterá atualizado. Afinal, são necessárias mudanças até mesmo semanais para acompanhar as constantes modificações.
“Temos um comitê que se reúne semanalmente para discutir as mudanças da semana anterior. Além disso, empregamos uma inteligência artificial no acompanhamento de alterações nas esferas municipal, estadual e federal”, explica.
Segundo o executivo, o módulo tributário da Procfit já está atualizado para lidar com a reforma. “Os empresários precisam ter um sistema extremamente confiável, que dê as respostas que ele precisa”, afirma.
Preparação depende do hoje
Apesar de reforçar o protagonismo da tecnologia, Machado alerta que o primeiro passo é ajeitar a casa. Ele aconselha as seguintes medidas:
Unidade é responsável pelos sistemas de revestimento farmacêutico e antimicrobianos / Foto: Divulgação
A Ashland celebrou a inauguração da sua planta em Cabreúva (SP) nesta sexta-feira, dia 4. A unidade acabou de passar por um processo de expansão, resultado de um investimento na casa dos US$ 10 milhões (cerca de R$ 59,3 milhões).
O aporte teve como objetivo acompanhar o crescimento da demanda por comprimidos revestidos. Segundo dados da companhia, entre 2019 e 2023, o consumo desses produtos na América latina cresceu uma média de 4,3% ao ano, sendo que o avanço no Brasil é ainda maior, 5,7% a.a.
Os fundos também foram utilizados para modernizar os equipamentos empregados na linha de antimicrobianos em aplicações de cuidados pessoais, em São Paulo (SP). “Os investimentos que fizemos em Cabreúva e São Paulo estão apoiando a globalização de nossa expertise no segmento, comemora o presidente e CEO, Guillermo Novo.
Expansão da Ashland começou ainda em 2023
Além da expansão física, celebrada no começo deste mês de abril, a Ashland já havia iniciado esse movimento em 2023, quando introduziu sete novas tecnologias de plataformas. “Essas soluções trouxeram inovações sustentáveis ‘novas para o mundo’, oferecendo opções para clientes e consumidores”, afirma.
“A Ashland introduziu várias inovações patenteadas derivadas das plataformas de óleos vegetais transformados e super umectantes, com tecnologias de plataforma adicionais ainda neste ano”, completa o executivo.