CRF-MT promove palestra em comemoração ao Dia Nacional do Farmacêutico

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Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso, com o apoio do Conselho Federal de Farmácia, promove ação em comemoração ao Dia Nacional do Farmacêutico.

O evento acontecerá no dia 20 de janeiro às 19h00, através de plataforma online, e conta com a especial palestra do Dr. Alex Sandro Rodrigues Baiense, do CRF-RJ, abordando o tema: A PROFISSÃO FARMACÊUTICA E O DESAFIO PÓS PANDEMIA.

Serão disponibilizadas 100 vagas para os farmacêuticos e estudantes de farmácia, ainda certificado de 2h aos participantes.

Fonte: Conselho Regional de Farmácia do Estado do Mato Grosso


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BC cita energia e efeito global para IPCA acima da meta

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Em carta enviada ao ministro da Economia, Paulo Guedes, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, não citou o risco fiscal como um dos principais fatores para que a inflação ficasse acima do teto da meta em 2021. A carta foi apresentada nesta terça-feira, quando o IBGE mostrou que o IPCA fechou o ano em 10,96%, bem acima da meta de 3,75%. Isso obriga o presidente do BC a justificar o resultado do ano em uma carta ao ministro da Economia. É a sexta vez em que isso acontece e logo no primeiro ano de autonomia do BC.

Fonte: Canal Energia


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Apenas pacientes graves devem fazer teste de Covid, recomenda entidade do setor

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Devido ao risco de desabastecimento dos testes de Covid-19, a Abramed (Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica) recomenda que os laboratórios priorizem testes em pacientes segundo a escala de gravidade. Pacientes mais graves devem ter prioridade sobre aqueles que possuem sintomas mais leves.

A entidade afirma que o cenário ideal seria a testagem em massa, mas diante da impossibilidade, o recomendado é testar aqueles que possuem gravidade nos sintomas, pacientes hospitalizados, cirúrgicos, pessoas do grupo de risco, trabalhadores assistenciais da área da saúde e colaboradores de serviços essenciais.

A Abramed recomenda interromper a testagem daqueles que tiveram apenas contato com paciente infectados, assintomáticos e pessoas com sintomas leves, que devem, porém, permanecer isolados até que o cenário seja normalizado.

A demanda por testes de Covid aumentou com o surto de gripe (influenza) e o aumento de casos de Covid-19. A rede de farmácias Raia Drogasil suspendeu os testes por falta de estoques, mas disse que busca normalizar a situação ainda nesta semana.

Só será possível agendar um teste nas unidades da rede quando o abastecimento estiver normalizado. Farmácias Raia ou Drogasil que possuem testes remanescentes ainda podem utilizá-los. Os interessados devem entrar em contato com os estabelecimentos para obter mais informações.

Reportagem da Folha mostrou que testes positivos voltaram a subir durante as festas de fim de ano, de acordo com o monitoramento da Abrafarma (associação que reúne grandes redes farmacêuticas). O total de positivos saltou de 524 no dia 1º de dezembro, quando 10 mil exames foram feitos, para 5.334 em 29 de dezembro, quando houve 31.332 exames -o equivalente a 5% e 17% do total, respectivamente. O levantamento abrange 3.000 farmácias do país.

Desde dezembro, interessados tem dificuldade de agendar testes de Covid-19 em drogarias no município de São Paulo. Enquanto antes das festas de fim de ano era possível fazer um agendamento para o mesmo dia, durante o fim de ano o paciente teria que esperar por até 5 dias.

Para saber se a pessoa está com Covid no momento da testagem, os testes mais procurados são os de antígeno e o RT-PCR.

Os testes antígeno estão disponíveis na modalidade ‘swab’, em que um cotonete é introduzido pelo nariz para a coleta da amostra, e por via oral. Alguns deles também combinam a testagem para Covid-19 e para influenza dos tipos A e B no mesmo produto.

Já nos testes RT-PCR a amostra é coletada através de um cotonete no nariz e frequentemente também na garganta. Ele também é oferecido na modalidade em que a coleta é feita pela saliva, com uma amostra que varia de 2 ml a 5 ml.

O resultado do teste antígeno fica disponível em cerca de 15 minutos. Já o resultado do RT-PCR, pode sair em quatro horas em alguns laboratórios. Em outros, é preciso esperar até 72 horas.

Fonte: Bahia sem Fronteiras


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Previsão mercado farmacêutico para 2022

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Mercado farmacêutico – Devido ao avanço da vacinação contra o Covid-19 no Brasil, é possível notar uma maior circulação de pessoas pelas ruas e comércios, o que faz com que haja uma recuperação das vendas no varejo como um todo.

O vice-presidente do Close-Up, Paulo Murilo de Paiva Junior, diz que é possível identificar uma alteração no mix das redes de farmácias e drogarias com um certo incremento de preço médio, não acompanhado de incremento na venda de unidades, assim podemos avaliar que o crescimento das redes estará mais calcado em preços e mix que volume.

Já no associativismo e no varejo independente, estes seguem com boa performance em valores, mas também com uma certa retração no volume e isso tende a se manter ao longo de 2022, já que é um dos impactos da inflação, que tira poder de compra da população, além do desemprego, que restringe o gasto em geral.

As vendas digitais seguirão em crescimento. A previsão, de acordo com o executivo do Close-Up, é de ao final de 2022 teremos algo de 8%, 9% das vendas totais via canais digitais, o que a valores de hoje a preço ao consumidor representa R$ 12 bilhões.

O executivo afirma que ainda não há como falar em pós-pandemia, já que não existe a possibilidade, a curto/médio prazo, de que a pandemia possa extinguir-se. ‘O que podemos esperar sim é uma retomada consistente da rotina geral, mas sempre com restrições.’

Dentro do canal farma, vitaminas seguem sendo uma categoria relevante no mix da farmácia; e produtos que tenham reforço de imunidade frente ao Covid-19.

O incremento de compliance dos pacientes com enfermidades crônicas é uma realidade, também apontada por Junior. ‘Esses pacientes foram intensamente expostos às mensagens de que correm mais risco que a população sem comorbidades, assim, passaram a dar maior atenção ao seu tratamento e isso criou um incremento de vendas nessas categorias, com destaque para genéricos.’

Além disso, ele cita:

– Máscaras;

– Desinfecção das mãos;

– Produtos de proteção do sistema imunológico;

– Produtos do trato respiratório;

– Pediátricos

– Controle dos distúrbios do sistema nervoso central.

Tendências previstas para um ano eleitoral

A pandemia alterou o comportamento de compra de muitos brasileiros e muitos, pela força da circunstância, se tornaram digitais. Há consumidores que não mudaram seus hábitos de compra, mas uma parcela que se tornou digital, voltou total ou parcialmente para as lojas.

‘O fato que o consumidor está mais exigente, mais informado, menos paciente e com mais opções. Assim, é fundamental fazer o básico bem-feito como ter o produto certo, na loja certa, na quantidade certa, com o preço certo. Para isso é aconselhável ter parceiros de negócio que garantam este abastecimento contínuo’, diz o cofundador da Inteligência 360º, Olegário Araújo.

A economista e professora de MBA da Fundação Getulio Vargas (FGV) e do IPOG, Carla Beni Menezes de Aguiar, explica que sob a ótica econômica, teremos um arrefecimento da inflação. A expectativa é encerrar 2022 com o IPCA em 4%aa., fruto da regularização dos estoques da indústria, retomada das atividades após imunização e recuperação das cadeias globais de abastecimento. ‘Esta é uma notícia boa, todavia os juros permanecerão altos, mais por conta da rolagem da dívida pública, do que para conter a inflação. Juros altos dificultam o empresário, o consumidor e a própria retomada da economia. O PIB esperado para 2022 é de apenas 1,60%, o que corrobora com a minha tese que não há recuperação robusta no horizonte.’

O cenário econômico, sob a ótica fiscal, para 2022, será refém do cenário político e suas turbulências, uma vez que as reformas administrativas e fiscais já foram ‘sequestradas’ pelos interesses do congresso e do executivo com a reeleição.

A recomendação dela para o varejo, de forma geral, é que espere menos do governo e foque mais em seus clientes já existentes. ‘Aprimorem o pós-venda, estreitando laços entre a marca e o consumidor. Clientes leais retornam, recomendam a empresa aos amigos, compram produtos adicionais, são menos sensíveis aos preços e produzem feedback positivo nos meios digitais’, finaliza.

Fonte: ANB Farma

 

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Solução de transporte profissionaliza entregas para médicos no país

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Solução de transporte – A armazenagem, adequação de embalagens, distribuição e transporte de amostras grátis e material promocional representam um custo significativo para a indústria farmacêutica. Ao mesmo tempo, existe a contribuição fundamental dos representantes de vendas que estreitam relacionamentos e fomentam cada negócio no setor.

Segundo Ricardo Navarro, diretor de logística da Ativa Logística, um dos maiores operadores logísticos dos setores de saúde e beleza, a empresa acaba de criar uma solução inteligente para potencializar a capilaridade na distribuição de itens promocionais, com transporte especializado, redução de custos e inteligência na entrega. Ele explica que é uma solução que profissionaliza esses processos, evita desperdícios, além da segurança e controle de todos os processos.

Armazenagem, distribuição e identificação de amostras – A nova expertise de entregas para amostras grátis e material promocional da Ativa Logística é completa e oferece 100% da armazenagem, distribuição e identificação de amostras e produtos de venda proibida que são entregues diretamente para os médicos. Desta forma, o representante de vendas pode se dedicar totalmente no relacionamento e ações de divulgação com o seu público-alvo.

Navarro explica que o novo serviço criado para a indústria farmacêutica também, oferece inteligência de agendamento das entregas, transporte especializado de medicamentos, registro em tempo real para a confirmação da entrega ao médico com assinatura digital e conferência eletrônica, procedimentos que proporcionam maior controle das amostras perante à indústria, além da agilidade das entregas e redução de custos.

Segundo ele, inicialmente, o agendamento de entregas no território nacional é realizado a partir de uma base de dados gerida pelo setor de Atendimento ao Cliente, responsável pelo planejamento das entregas, conforme disponibilidade de cada médico e a programação do transporte adequado para amostras de medicamentos, conforme determinação RDC 430 da Anvisa.

O objetivo desse serviço foi agilizar processos, com redução de custos e qualidade na entrega. É voltado também para materiais promocionais e medicamentos já muito conhecidos no mercado e que não necessitam de uma apresentação de um representante. Desta forma, os profissionais que atuam com vendas promocionais podem ficar ainda mais focados em ações estratégicas de relacionamento e apresentação de outros itens para os seus clientes, destaca Navarro.

A solução também é eficaz para indústrias que iniciaram há pouco tempo a distribuição de suas amostras e ainda não possuem representantes de vendas em todo o País. É indicada até mesmo para ações pontuais que precisem acontecer ao mesmo tempo, em vários locais do território nacional.

Com a capilaridade nacional em distribuição de medicamentos a partir da expertise da Ativa Logística, é possível realizar o ‘delivery’ de amostras e material promocional para médicos seja qual for a quantidade necessária.

Com 25 anos de história, a Ativa Logística é um dos maiores operadores logísticos de saúde e beleza no Brasil, atende integralmente a todas as normas e resoluções da Anvisa para a armazenagem e o transporte de medicamentos, inclusive as constantes na portaria nº 344/98.

Com uma frota de mais de 1200 veículos e 18 unidades próprias localizadas nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Paraná realiza operações em todo território nacional, também através do modal aéreo. A empresa foi premiada por 13 anos consecutivos (2009-2021) na premiação do prêmio Sindusfarma de Qualidade nas categorias de Transporte de Medicamentos e Armazenagem e Distribuição de Medicamentos.

Fonte: Abralog/SP

 

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Moradores de Niterói buscam testes de Covid, mas são submetidos a testes de paciência

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Fazer um teste de Covid, em Niterói, está ganhando ares de gincana, quando se busca o atendimento em farmácias ou laboratório. A informação de que algum desses estabelecimentos está fazendo o atendimento corre rapidamente e, logo, filas são formadas. Garantir uma senha ou um ‘bom’ lugar na fila é como uma primeira vitória. Porém, se o teste de Covid será mesmo feito é outra história. Já o teste de paciência é garantido. No laboratório Bittar, da rua Presidente Backer, em Icaraí, há dois dias, filas enormes estão sendo formadas na sua porta. Em contato telefônico com o laboratório, nesta quarta-feira (12), uma atendente informou que o material para teste RT- PCR está em falta e sem previsão de reposição, até o momento. Porém, ainda era possível realizar o exame antígeno pela modalidade Swab – aquele em que um cotonete é introduzido pelo nariz para a coleta da amostra, em todas as quatro unidades da rede. Leia mais: Niterói pode ter recorde de casos de Covid, com mais de 500 doentes em 24 horas Nesse caso, o atendimento está sendo feito por ordem de chegada. A jornalista Sonia Joia relatou: – Meu marido acabou fazendo no Bittar, hoje, pagando particular. Os laboratórios Bronstein, Lãmina e Labs, que temos em nosso plano de saúde, não estão mais agendando, porque parece que acabaram os testes. Ele foi cedinho para o laboratório e ficou lá na fila de espera. No laboratório, disseram que estão separando a fila do teste de Covid dos outros, sendo que os de Covid só seriam feitos a partir das 11h. Porém, como chegaram poucas pessoas para outros testes, ele acabou conseguindo fazer. O resultado está previsto sair hoje. A dica para ir no Bittar foi da minha filha, que também só conseguiu fazer o teste de Covid, lá – contou a jornalista que está com Covid, cumprindo o isolamento e em esquema de trabalho home office. A dona de casa Mara Leal, 61 anos, também teve dificuldade para agendar testes nesta semana. Ela começou a ter sintomas da doença na quinta-feira passada (6). Desde então, vinha tentando agendar o teste. – Na madrugada de quarta para quinta já não passei muito bem. De início, o corpo meio dolorido, calafrios, mas não tive febre em nenhum momento, mas garganta ardendo bastante inicialmente. Agora esses sintomas passaram, exceto pela tosse e fadiga. Eu comecei a procura por teste na segunda-feira. Nenhuma das farmácias atendia telefone. Como estava meio indisposta para ficar andando, a minha irmã fez uma ronda pelas farmácias de Icaraí e todas falavam que não estavam fazendo testes por falta de material e que, devido à grande demanda, não estavam conseguindo repor o material. Decidi ir a dois laboratórios. Já tinha conseguido o pedido com um médico para fazer pelo plano de saúde. Um dos laboratórios estava agendando apenas a partir do dia 17 e o outro a partir do dia 20. Voltei para casa meio desanimada – contou. A saída foi seguir o conselho do sobrinho que ficou sabendo que duas farmácias, uma no Centro, e outra em Itaipu, estavam realizando o teste de Covid sem agendamento, por ordem de chegada. Mara optou por seguir rumo à Miramar, no Centro, e conseguiu fazer o teste. – Até então, eu estava achando que a Prefeitura estava lidando bem com a pandemia, mas agora estou começando a achar que está deixando a desejar em relação aos testes. Eu cheguei a responder o questionário lá no aplicativo da Prefeitura e eles me informaram que eu realmente precisava fazer o teste, mas ainda não obtive retorno que eles dizem que eu iria receber pelo próprio aplicativo- comentou. Niterói volta a ter pacientes internados com Covid em UTIs Já na Venâncio, também do Centro, testes deixaram de ser feitos desde a semana passada por falta de material. Segundo uma funcionária, não há previsão de chegada dos kits. Em outras unidades da rede, porém, testes ainda estavam sendo feitos, como por exemplo, na que está localizada na rua Paulo César, em Icaraí. Até ontem (11), cerca de 40 testes estavam sendo realizados, por dia, com resultado em 25 minutos. A técnica utilizada é o Swab nasal. A rede Raia Drogasil suspendeu o agendamento online de testes de Covid por falta de estoque. Quando há alguma reposição do material necessário para teste de Covid, a velocidade é a de conta gotas, como é o caso da drogaria Farmais, em Charitas, e da Mirafarma, no Ingá. Nesta, o teste está sendo feito por ordem de chegada e o atendimento é até às 19h. Quando o A Seguir Niterói falava com o funcionário, pelo telefone, na tarde desta quarta-feira (12), havia apenas três pessoas na fila. Na Farmais, o esquema não é muito diferente. No local, a testagem também é feita por ordem de chegada, a técnica utilizada também é o swab nasal e não há marcação, porém na farmácia a procura era um pouco maior: 10 pessoas estavam na fila no momento da ligação. Leia também: Qual máscara usar? Teste rápido de farmácias no Rio mais que dobram De acordo com um levantamento da Abrafarma, associação que reúne grandes redes farmacêuticas do país, os testes rápidos em farmácias no Rio de Janeiro mais que dobraram de novembro para dezembro. Um balanço do levantamento mais atualizado, que vai até o dia 2 de janeiro, revela que o número total de testes em novembro foi de 29.816. Já em dezembro, esse número sobre para 64.067. A média de casos, por dia, também teve uma alta expressiva: 44 para 764, em dezembro. Em novembro, 1.313 pessoas testaram positivo. Em dezembro, 14.510, o que revela um aumento de cerca de 1000%. Nesta quarta-feira, a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) recomendou aos laboratórios privados brasileiros que ‘cessem’ a testagem de pacientes com poucos sintomas ou assintomáticos para a Covid-19. A justificativa para a pausa dessa avaliação dos pacientes de baixo risco está na iminente falta de insumos para realização de testes RT-PCR – aqueles que identificam o material genético do vírus – além de testes de antígeno – que detectam proteínas ligadas ao coronavírus. Em nota, a Abramed sugere que sejam priorizados ‘os pacientes que tenham maior gravidade de sintomas, pacientes hospitalizados e cirúrgicos, pessoas no grupo de risco, trabalhadores assistenciais da área da saúde, e colaboradores de serviços essenciais’. Os assintomáticos e pacientes de pouco sintomas devem seguir o isolamento necessário para conter a disseminação do vírus, diz a instituição.

Fonte: A Seguir Niterói

 

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Crescimento de mercado higiene traz a importância de se reinventar por meio da sustentabilidade

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De acordo com a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), a categoria de Perfumaria e Higiene Pessoal, são as que alavancaram a performance do setor no primeiro semestre de 2021. Perfumaria, com crescimento de 13,3%, em relação ao mesmo período de 2020 e o de Higiene Pessoal, que apresentou crescimento de 9,4%, com destaque para a categoria de sabonetes, que apresentou alta de 16,4%. Portando, demonstra notório aumento da higienização das mãos com a pandemia da Covid-19, transformando em um hábito adquirido pela população e que segue consolidado sinalizando, inclusive, o aumento do interesse do brasileiro pelo sabonete líquido, que cresceu 15% em vendas.

Quando o assunto é produto infantil, no setor de higiene e beleza a segurança torna-se prioridade. Este segmento representa 4,5% do mercado total neste setor, segundo a Euromonitor International, com base em dados de 2020. Ano em que, em valor, o resultado dos produtos infantis ultrapassou R? 5,5 bilhões. O crescimento nos últimos cinco anos, até 2020, foi de 25,2%. Comparando com 2019, o aumento foi de 4,9%. A consultoria estima que o valor possa alcançar R? 5,9 bilhões em 2025, o que representaria um incremento de 7% em cinco anos, com início em 2020.

‘A Phisalia tem em sua essência estar sempre alinhada a todas as tendências, preferencias e necessidades do consumidor. Durante a pandemia da Covid-19, notavelmente, o cuidado com a higiene foi atrelado à preocupação com a manutenção da saúde. O momento também foi propício para a proximidade das famílias e suas relações. Possuímos marcas que se adequam a essas necessidades, permeando por todas as fases da vida das pessoas, nos tornando referência brasileira em produtos de higiene pessoal e cosméticos’, afirma Adriana Amiralian, Diretora de Marketing e Trade Marketing da Phisalia.

A empresa no contexto do setor

A Phisalia, empresa 100% brasileira, que está há 47 anos no mercado, oferecendo aos consumidores produtos de higiene pessoal e cosméticos de qualidade, por meio de suas marcas Physalis, Trá Lá Lá e Lukinha, proporciona soluções que contemplem a mudança de hábitos dos consumidores. Todos os produtos das marcas estão alinhados a essas novas demandas de mercado. Com os últimos lançamentos da empresa em sabonete líquido, a categoria cresceu 35% nos últimos cinco meses.

Em relação à Physalis, a marca possui uma causa focada em melhorar a qualidade das relações, com diálogo, escuta e empatia. Feita com fragrâncias únicas que agradam o gosto brasileiro, por meio de um portfólio vasto, oferecendo Shampoos, Condicionadores, Sabonetes Líquido e em Barra, Desodorantes Veganos e Géis Dentais, além de uma linha baby, a Physalis Baby. As embalagens também foram desenvolvidas pensando 100% em sustentabilidade. Os frascos são de plástico reciclado e reciclável, promovendo a Economia Circular dos materiais.

Em seu último lançamento, a Trá Lá Lá Kids, marca nacional de produtos infantis, presente no mercado há 20 anos, trouxe sabonetes líquidos para mãos e corpo. A iniciativa da marca partiu de uma demanda crescente do mercado por produtos que alinham a importância da proteção no contexto da pandemia. O sabonete mãos e corpo Trá Lá Lá Kids foi desenvolvido dentro dos mais rigorosos padrões de qualidade, testado dermatologicamente, garantindo a segurança da criançada. Sua fórmula é vegana, livre de crueldade animal e com pH balanceado, podendo ser utilizado tanto nas mãos, quanto no corpo das crianças.

Premiações 2021

A Physalis, marca pertencente à Phisalia, foi a grande vencedora dos prêmios Grandes Cases de Embalagem 2021 e da 29ª edição do Prêmio Atualidade Cosmética, na categoria Banho e Higiene.

Conhecido como o ‘Oscar’ do mercado de beleza no Brasil, o Prêmio Atualidade Cosmética reconheceu o trabalho desenvolvido pela Physalis junto aos consumidores neste curto período de existência, já que a marca foi lançada no mercado em 2020. A marca também venceu o prêmio Grandes Cases de Embalagem 2021, por conta de suas embalagens recicladas e recicláveis. Todos os frascos de shampoos, condicionadores, desodorantes e sabonetes líquidos da Physalis são produzidos com 100% de resina reciclada, as embalagens dos sabonetes em barra são produzidas em papel cartão totalmente reciclado, já as bisnagas de géis dentais são feitas com polietileno derivado da cana de açúcar.

A Physalis é conhecida pelo seu propósito de ajudar cada um a se conectar com sua essência e fazer parte de uma corrente do bem, além de buscar melhorar a qualidade das relações. Seu objetivo é atender os consumidores que buscam cada vez menos gerar impacto ambiental no planeta e ter um consumo consciente, com produtos livres de crueldade animal e embalagem sustentável.

Fonte: 2A+ Cosmética

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Aumento da gasolina faz FGV elevar projeção da inflação para o mês de janeiro

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O reajuste de R$ 0,15 no litro da gasolina, nas refinarias, anunciado pela Petrobras e que começa a valer nesta quarta-feira (12), eleva a projeção da inflação para o primeiro mês de 2022.

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) trabalhava com a marca de 0,3%. Com a decisão da estatal, o patamar subiu 33%, o equivalente a 0,1 ponto percentual, e agora está em 0,4%.

Apesar de o aumento anunciado pela Petrobras ser 4,85%, a previsão é de que, nas bombas, o impacto seja de 2%. Isto porque a gasolina comum para veículos, disponível nos postos de combustíveis, não é pura como a das refinarias.

Ela conta com 27% de etanol anidro, mistura obrigatória, imposta por lei.

Coordenador dos Índices de Preços da FGV, o economista André Braz destaca que o impacto em janeiro não será maior por causa da data em que foi anunciado o reajuste.

‘Como ocorreu quase na metade do mês, vamos captar em janeiro 50% do impacto deste aumento. Cada 1% de aumento da gasolina tem impacto de 0,07 ponto percentual na inflação daquele mês. E não estamos considerando o impacto do diesel, que onera o transporte público e o frete, porque é muito mais espalhado na economia e difícil de mensurar’, explica Braz.

O economista destaca ainda que o reajuste neutralizou a redução de preços da gasolina, anunciada em 15 de novembro, pela Petrobras. Na ocasião, o custo para as distribuidoras passou de R$ 3,19 por litro para R$ 3,09.

O preço do produto nos postos de combustíveis recuou nas últimas nove semanas consecutivas, de acordo com o Sistema de Levantamento de Preços (SLP) da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Segundo a Associação Brasileira de Importadoras de Combustíveis (Abicom), o reajuste faz com que a Petrobras corrija a defasagem dos preços praticados em relação ao mercado internacional.

Até o anúncio, a entidade apontava que a diferença era de R$ 0,20 por litro, como destaca Sérgio Araújo, presidente da entidade.

‘Os reajustes já eram esperados pelo mercado, pois os preços praticados estavam muito abaixo da paridade de importação. A prática de preços alinhados ao mercado internacional é um compromisso da empresa com os seus acionistas e também com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade)’, destaca.

Na terça-feira (11), o IBGE divulgou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), inflação oficial, que fechou 2021 com alta de 10,06%. Apontada como uma das principais vilãs do ano, a gasolina apresentou aumento médio de 46% ao longo dos últimos 12 meses, segundo dados do SLP/ANP.

Fonte: CNN Brasil

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Meta de inflação precisa subir para evitar juro muito alto, diz ex-BC

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Para lidar com choque de alta nos preços e evitar uma queda mais forte na atividade econômica, o Banco Central (BC) terá que ajustar a meta de inflação para cima em 2022 e para alguns anos pela frente.

Esta é a avaliação de Sérgio Werlang, ex-diretor de Política Econômica do BC, um dos autores do modelo de sistema de metas adotado no país em 1999.

A meta de inflação para este ano é de 3,50%, com intervalo de tolerância de 1,5pp para cima ou para baixo. O objetivo cai para 3,25% em 2023, e 3% em 2024, com a mesma banda de acomodação de choques inesperados.

Entre 2005 e 2018, a meta ficou estacionada em 4,5%, sendo cumprida com um resultado bem próximo apenas duas vezes, em 2007 e 2009.

‘A redução das metas virou uma armadilha para que o BC possa cumprir seu mandato. Com uma meta cadente, o Copom tem de ser mais duro do que deveria (aumentando juros). Agora, quando há uma explosão como a que estamos vivendo agora, ele terá que ser ainda mais conservador. Uma situação excepcional que justificaria uma revisão das metas’, disse Sérgio Werlang em entrevista exclusiva à CNN.

Werlang vem chamando atenção para o risco de o país conviver com metas de inflação tão baixas, na casa dos 3%, sem ter feito a reforma administrativa, condição fundamental para promover redução contínua dos gastos públicos.

O custo para o crescimento do PIB seguirá sendo alto por causa de uma taxa de juros muito maior para evitar o descontrole dos preços.

‘O argumento fiscal também é suficiente. Enquanto não houver equilíbrio consistente das contas públicas, a solução será o país ter mais inflação. Pode começar pelos salários dos servidores, fazendo com que o reajuste do funcionalismo seja feito apenas abaixo da inflação, já que não se pode demitir nem reduzir salários no setor público. Isso já ajudaria muito o Banco Central’, afirmou o ex-diretor do BC.

Sérgio Werlang, um dos autores pelo modelo de metas e responsável pela sua implementação em 1999, sugere que o objetivo de 2022 seja reajustado para 4,5% e para os próximos anos para 4%.

Ele lembra que a medida já foi tomada em 2003 e 2004 depois da crise de 2002, que levou IPCA a 12,5% naquele ano. A meta inicial para 2003 era de 3,25% e foi para 8,5% para evitar que taxa básica tivesse que subir até provocar uma recessão na economia.

‘Só vamos ter meta menor depois de fazer a reforma administrativa. Antes disso não dá para ter corte de custos, então não dá para ter inflação tão baixa. Temos que mexer nisso para não virar uma bola de neve. Depois da reforma, aí sim podemos estabelecer 3% como meta de inflação de longo prazo’, argumenta Werlang.

O ex-diretor do BC ressalva que dá para manter as metas como estão antes da aprovação da reforma.

O Copom teria que ‘escolher um número um pouco acima da meta’ e não ser purista com as regras do sistema. A coluna lembrou dos anos sob o mandato de Alexandre Tombini na presidência do BC de Dilma Rousseff, quando o objetivo da autoridade monetária passou a ser, não explicitamente, o chamado ‘teto da meta’, o indicador superior da banda de tolerância.

‘Dá para fazer, mas não é perfeito. O BC chegaria a um número um pouco acima da meta e sobe os juros para garantir esse objetivo’, argumentou.

Perguntei sobre o risco de perda de credibilidade se o BC repetir o erro de reduzir a transparência da política monetária.

‘O BC já perdeu um pouco desta credibilidade. Qual é o caminho mais rápido para recuperá-la? Eu não sei a resposta 100% certa, mas parece-me que a mais correta é alterar as metas de inflação e promover menor custo econômico para o país’, concluiu.

Fonte: CNN Brasil

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/inflacao-de-2022-deve-terminar-em-patamar-bem-inferior-ao-de-2021-diz-bc/

Farmacêuticos serão treinados sobre Síndrome Respiratória Aguda Grave, Covid e gripe

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Diante do aumento do número de casos de gripe e o avanço da variante Ômicron do coronavírus, o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, CRF-SP, irá realizar uma webinar com orientações práticas aos farmacêuticos sobre Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), covid-19 e gripe.

O objetivo é propiciar ferramentas aos profissionais para identificação de sintomas, orientação sobre o uso de medicamentos, mesmo os que não exigem prescrição, postura do profissional mediante um resultado positivo e negativo no teste.

Depois disso, como fazer o encaminhamento ao atendimento médico, notificação do resultado às autoridades sanitárias, entre outros, tendo em vista a crescente procura da população por testes rápidos e medicamentos.

Desde março de 2020, as farmácias são estabelecimentos de saúde habilitados à realização de testes rápidos para covid-19 e têm recebido alta demanda, o que tem causado inclusive falta de testes e medicamentos, entre eles antigripais.

Segundo a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), desde então, já foram realizados mais de 12 milhões de testes, sendo que mais de 2 milhões foram positivos.

Outra importante orientação para a população que será ressaltada aos farmacêuticos: enfatizar à população sobre o uso de antimicrobianos e antiparasitários, que não tem eficácia contra vírus.

Fonte: Jornal da Franca

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