Diabetes: farmacêutico consegue controle glicêmico em 88% em pacientes que acompanha

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No dia 14 de novembro, é o dia mundial de combate a diabetes. Um artigo acadêmico publicado no dia 02 de abril de 2021 pela revista Research, Society and Development mostra que Alagoas ocupa a sexta colocação de internações relacionadas a amputação/ desarticulação de membros inferiores por conta da diabetes. O levantamento foi feito no período de 2010 a 2020.

Veja também: Vacina da gripe reduz substancialmente riscos cardiovasculares em pacientes cardíacos, diz estudo

Já entre os anos de 2002 e 2012, os municípios de Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios e Penedo lideraram amputações em pé diabético por Diabetes Mellitus conforme o cadastro do programa HIPERDIA. Entre as faixas etárias mais acometidas estão 17,76% entre 60 a 64 anos, 15,89% entre 55 a 59 anos e 14,95% entre 65 a 69 anos. As mulheres estão entre as que mais tiveram amputação, com um total de 68,48%.

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Flávio Marcel, farmacêutico clínico, afirma que o acompanhamento destes pacientes é fundamental para que eles tenham uma qualidade de vida.

‘A importância de serviços clínicos farmacêuticos, com palestras em educação em saúde sobre o diabetes, reforça o nosso papel como promotor de saúde’, disse.

Responsável pelo cuidado farmacêutico na Unidade de Saúde Básica (USB) Felício Napoleão, em Maceió, ele conta que implantou o serviço de Cuidado Farmacêutico quando percebeu que estes pacientes encontravam dificuldades em aderir ao tratamento farmacoterapêutico.

‘Nós elaboramos um procedimento operacional padrão (POP), agendamento do usuário para o serviço, acolhimento do paciente para a consulta, coleta e organização da história completa dos medicamentos em uso, identificação de problemas farmacoterapêuticos, elaboração de plano de cuidados e fechamento da consulta’, pontuou.

O farmacêutico explica que desde que a prestação de serviços farmacêuticos, inclusive a medição de glicemia, foi regulamentada em 2009 pela RDC 44, os pacientes têm a possibilidade de fazer o monitoramento constante e dos que são acompanhados, 88% deles (pessoas com diabetes mellitus) obtiveram controle glicêmico.

‘O farmacêutico tem um papel fundamental no processo de acompanhamento do paciente com diabetes, sendo um dos poucos profissionais capazes de avaliar com precisão a farmacoterapia do paciente, mas para isso, ele precisa estar atualizado, através de novos protocolos de tratamento e diretrizes’, garantiu.

Para ele, os resultados positivos acontecem porque os pacientes sentem-se seguros e se envolvem no projeto e retornam as consultas e acabam compartilhando a sua experiência com outros pacientes. ‘O envolvimento do profissional farmacêutico em ajudar a população resolver seus problemas relacionados com medicamentos, que são muitos, só reafirma que o farmacêutico está apto para prestar essa assistência’, comemorou.

Fonte: Folha de Alagoas

Hemocentro Itinerante SAS Brasil – Drogarias Pacheco chega em Goiânia

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O Grupo DPSP, união das marcas Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo, se aliou a SAS Brasil, uma startup social, para uma iniciativa inovadora: o Hemocentro Itinerante SAS Brasil – Drogarias Pacheco, que está rodando por cidades de três estados brasileiros – Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás, além do Distrito Federal – em uma carreta totalmente adaptada para funcionar como centro de coleta, com todos os protocolos de higiene necessários para garantir a segurança das doações.

Veja também: Drogaria Farma 800 abre vagas para Balconista de Farmácia e Farmacêutico

‘Esse é um projeto pioneiro que nos enche de orgulho pela sua relevância e abrangência. O número de doações reduziu muito durante a pandemia e o hemocentro itinerante se propõe a reverter esse cenário. É a primeira vez que uma rede de farmácias viabiliza uma ação como essa no país. Por meio da carreta, estamos aproximando os hemocentros de locais com amplo movimento, estimulando ainda mais pessoas a realizarem esse gesto de solidariedade tão importante e necessário’, ressalta Andrea Sylos, Diretora Comercial e Marketing do Grupo DPSP.

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A carreta começou seu percurso no estado do Rio de Janeiro, onde esteve de 13 de setembro a 15 de outubro. Depois, foi a vez de Minas Gerais, onde ficou de 19 de outubro a 12 de novembro. Durante a temporada mineira, o banco móvel de sangue alcançou a marca de mais de mil doações, totalizando cerca de 500 litros de sangue arrecadados, com um potencial de beneficiar mais de quatro mil pacientes.

‘Para a SAS Brasil, poder fazer parte de uma ação focada em um objetivo tão importante, é uma maneira nobre de usar nossa estrutura além das expedições. Ter parceiros como o Grupo DPSP, que acreditam na importância de ações como essa, faz com que o impacto das nossas Unidades Móveis seja ainda mais amplificado’, afirma Adriana Mallet, médica e CEO da SAS Brasil.

No site do SAS, clique aqui, estão as informações detalhadas sobre os locais onde o Hemocentro Itinerante SAS Brasil – Drogarias Pacheco estará presente em cada etapa do trajeto, além de todas as condições e restrições para a doação. Em Goiânia, a carreta do Hemocentro Itinerante estará estacionada na Praça Universitária (Setor Leste Universitário).

Como doar:

Entre os requisitos básicos para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 kg, estar descansado e alimentado no momento da doação e apresentar documento original e oficial com foto.

Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelo vírus da Covid-19, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial, ficam inaptos por 30 dias após completa recuperação.

Candidatos que tiveram contato com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico/laboratorial de infecção por Covid-19 são considerados inaptos pelo período de 14 dias, após o último contato com essas pessoas.

Em virtude da pandemia, o candidato que apresente qualquer sintoma respiratório, mesmo leve, deve aguardar 30 dias após a recuperação para doar.

Fonte: Estrela Guia News

Drogaria Farma 800 abre vagas para Balconista de Farmácia e Farmacêutico

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BALCONISTA DE FARMÁCIA

Requisitos:

• Atendimento ao Cliente

Esclarecer dúvidas dos consumidores sobre medicamentos, doses e horários

Interpretar prescrições e receitas médicas

Qualificações:

Ensino médio completo

Possuir experiência sólida em drogaria

Conhecimento em Pacote Office

Currículos fora do perfil serão desconsiderados.

e-mail: rh.farma800manaus@gmail.com

 

FARMACÊUTICO PLANTONISTA

Requisitos:

Atendimento ao Cliente

Esclarecer dúvidas dos consumidores sobre medicamentos, doses e horários

Interpretar prescrições e receitas médicas

Qualificações:

Formação completa em Farmácia (CRF-AM ATIVO) Com/Sem experiência em drogaria.

Conhecimento em Pacote Office.

Currículos fora do perfil serão desconsiderados.

e-mail: rh.farma800manaus@gmail.com

Fonte: Empregos no Amazonas

Comissão aprova projeto que prevê isenção fiscal para o protetor solar

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A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou proposta que isenta de tributos federais os produtos classificados como protetores e bloqueadores solares destinados à proteção da pele humana. O texto aprovado exige regulamentação futura, a cargo ao Poder Executivo.

Foi aprovado o substitutivo da relatora, deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) , que agregou diversas propostas, entre elas o Projeto de Lei 3009/08, do deputado Júlio Delgado (PSB-MG) .

‘Atualmente, tais produtos já têm alíquota de IPI zerada, mas por força de atos regulamentares que podem ser alterados a qualquer momento’, disse Carmen Zanotto. ‘A concessão da isenção tributária dará então maior segurança jurídica à situação’, concluiu a relatora, ao defender o substitutivo aprovado.

Para ela, a ampliação do acesso da população aos produtos antissolares poderá permitir uma atuação preventiva contra a ocorrência do câncer de pele, a principal neoplasia no Brasil em termos de incidência.

Rejeição

Para elaborar o substitutivo, Carmen Zanotto recomendou a rejeição do Projeto de Lei 554/07, do deputado Fernando Coelho Filho (DEM-PE) , e dois apensados que incluíam o bloqueador, o protetor e o filtro solar no conceito de medicamento. ‘Essa alteração poderá ter efeito oposto ao desejado, devido ao impacto nos preços’, disse a relatora.

Ela explicou que grande parte dos fabricantes desses produtos atualmente não tem autorização como laboratório farmacêutico. ‘As indústrias de cosméticos estariam impedidas de fabricar esses itens e teriam de investir muitos recursos até que conseguissem autorização como indústria farmacêutica’, observou.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Ele 1

Covid-19: agência europeia de saúde lista novo efeito colateral da vacina da Janssen

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A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) recomendou nesta quinta-feira a adição de um tipo raro de inflamação espinhal chamada mielite transversa como efeito colateral da vacina contra a Covid-19 da Janssen, braço farmacêutico da Johnson & Johnson.

Os relatos desta doença neurológica grave também estiveram no centro das pausas dos testes clínicos nos estágios iniciais de desenvolvimento para das vacinas da AstraZeneca e da Janssen, que são baseados em tecnologia semelhante.

A vacina de dose única da Janssen é um dos quatro imunizantes usados pelo Plano Nacional de Imunizações (PNI) do Brasil como forma de combater a pandemia de coronavírus no país.

Na bula da vacina da Janssen aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) há três efeitos colaterais raros listados. O primeiro é a possibilidade de formação de coágulos sanguíneos e baixo nível de plaquetas. O problema foi observado “muito raramente após a vacinação”. Segundo a bula, “casos severos de coágulos sanguíneos, incluindo em locais incomuns, como no cérebro, fígado, intestino e baço, em alguns casos em combinação com sangramento”, evento que pode acontecer até três semanas após a vacinação, em mulheres abaixo de 60 anos. Já houve relato de morte por esse efeito adverso.

O paciente deve procurar ajuda médica se sentir dores de cabeça fortes ou persistentes, convulsões, alterações do estado mental ou visão turva, hematomas inexplicáveis ou manchas na pele fora do local de vacinação, desenvolver falta de ar, dor no peito, dor nas pernas, inchaço nas pernas ou dor abdominal persistente.

Outro efeito colateral é a síndrome do extravasamento capilar sistêmico, “uma condição séria, potencialmente fatal, que causa extravasamento de fluidos de pequenos vasos sanguíneos (capilares), resultando em rápido inchaço dos braços e pernas, aumento repentino de peso e sensação de desmaio (pressão arterial baixa)”, afirma a bula. De acordo com o documento, ele aparece nos primeiros dias após a vacinação. Um médico deve ser procurado imediatamente caso estes sintomas surjam.

O terceiro efeito colateral raro é a síndrome Guillain-Barré. Se a pessoa que tomou a vacina desenvolver fraqueza e paralisia nas extremidades, deve procurar ajuda médica imediatamente, antes que a fraqueza progrida para o peito ou rosto.

Fonte: Clickpb

Imunização contra covid-19 gera segurança para 75% de brasileiros

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Um levantamento feito a pedido da Pfizer Brasil e da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) mostrou que o sentimento de segurança gerado com o aumento na taxa de imunização contra a covid-19 abrange 75% dos 2 mil entrevistados. Outros 20% disseram se sentir inseguros, enquanto 86% afirmaram ter muito ou um pouco de medo de que haja uma nova onda da doença.

As perguntas fazem parte da pesquisa ‘Vacina. Tomar para retomar’ e foi respondida pela internet por pessoas com 16 anos ou mais, nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro?Oeste, entre os dias 19 e 29 de outubro de 2021.

Também será feita uma campanha de mesmo nome com a exposição da Bandeira da Retomada, criada pelo artista plástico paulista Didu Losso, a pedido da Pfizer, para simbolizar a esperança e o otimismo gerados pelo avanço da imunização no Brasil. A ideia é destacar o papel fundamental das máscaras no enfrentamento da pandemia e lembrar que ainda é preciso usá-la. A bandeira ficará exposta entre os dias 12 e 18 de novembro na entrada da Shopping Center 3, na Avenida Paulista.

Segundo o resultado do questionário feito para entender as expectativas e os aprendizados dos brasileiros para o cenário pós?pandemia, as sensações despertadas pela ampliação da vacinação no país são de impacto positivo: esperança em primeiro lugar com 29%; seguida por otimismo com 24%; e alívio com 16%. Só esses três sentimentos somam 69%.

Os dados mostram ainda que há grande expectativa pela retomada nos próximos meses. Entre as atividades os entrevistados pretendem resgatar em primeiro lugar, com 40% das respostas, a chance dos encontros mais frequentes com a família e/ou amigos e a vontade de frequentar espaços fechados, como shoppings, cinemas, teatros, restaurantes, academias e igrejas.

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Em seguida, com 35%, frequentar espaços abertos como parques, praças, praias; viajar com 32% e ir a eventos de aglomeração como shows, festas e estádios com 23%, ao passo que 18% citaram cursos presenciais e 16% trabalho presencial. Ainda há 15% afirmando que já voltaram a realizar todas as atividades normalmente.

‘Esses dados positivos revelam o reconhecimento da população em relação à contribuição da ciência para a saúde em geral. Graças às novas vacinas contra a covid-19 vidas estão sendo poupadas e podemos retomar aos poucos a nossa rotina. Mas vale lembrar que a pandemia ainda não acabou. Portanto é de extrema importância que as medidas de prevenção ainda sejam mantidas’, disse a líder médica da área de vacinas da Pfizer Brasil, Júlia Spinardi.

O levantamento mostrou que para 64% dos internautas a população está mais consciente sobre hábitos de saúde e higiene para a prevenção de doenças depois de passar por uma pandemia. Entre hábitos adquiridos os de maior probabilidade de serem mantidos após o fim da pandemia são o uso do álcool em gel (58%); lavar as mãos constantemente ou ao chegar em algum lugar (55%); o uso de máscaras, mesmo que eventualmente (40%) e distanciamento social, evitar aglomeração e contato físico desnecessário (31%).

‘Com o passar do tempo, muitos hábitos serão relaxados e até abandonados, como o distanciamento e a lavagem tão frequente das mãos. Talvez a maior lição que fique será os indivíduos com sintomas gripais terem mais preocupação com o próximo, usando máscaras em locais fechados ou transporte público. A conscientização sobre os riscos para grupos mais vulneráveis deve trazer mudanças de comportamento também’, afirmou o infectologista e diretor da SBIm, Renato Kfouri.

Pelo menos 72% dos participantes da pesquisa disseram que as fake news atrapalham a vacinação; 49% afirmaram não compartilhar conteúdos sobre o tema quando não têm certeza de que são verdadeiros ou mesmo quando sabem que é real. Já 46% declararam compartilhar, mas só depois de confirmar a veracidade em jornais, sites ou com médicos e profissionais de saúde, enquanto apenas 2% dizem compartilhar mesmo sem saber se é verdade.

Questionados sobre quais as principais fontes onde costumam buscar informações sobre vacinação, 60% respondem em órgãos oficiais (como Ministério da Saúde, Secretarias de Saúde, Anvisa e Organização Mundial da Saúde, sociedades médicas ou científicas); 53% com profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) e 36% nos veículos de comunicação (rádio, TV, revista, jornal e internet).

Fonte: Bocão News

L’Oréal Brasil vence Prêmio CONAREC na categoria Cosméticos, Perfumaria e Higiene Pessoal

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A L’Oréal Brasil acaba de receber o reconhecimento do Prêmio CONAREC, que avalia a inteligência relacional e o engajamento das empresas com consumidores e clientes. A Companhia venceu na categoria Cosméticos, Perfumaria e Higiene Pessoal. A premiação aconteceu na noite da abertura do congresso sobre Customer Experience da CONAREC, no dia 09 de novembro.

‘É sempre uma honra e satisfação receber o reconhecimento em relação a nossa capacidade de engajamento e relacionamento com clientes e fornecedores. Trabalhamos com o foco na excelência e ser referência de qualidade em nosso segmento é extremamente relevante. Isso evidencia que o trabalho que vem sendo desenvolvido, bem como nossas estratégias digitais e recursos estão direcionados no sentido de sermos destaque na experiência dos consumidores’, comemora Camile Alambert, Diretora de Consumer Care da L’Oréal Brasil.

Neste ano, os principais fatores determinantes do prêmio foram o atendimento digital e a experiência do cliente. O compromisso com a evolução em meio à imersão tecnológica também foi avaliado.

A conquista é mais um reconhecimento das iniciativas que a L’Oréal Brasil vem investindo nos últimos anos. Entre elas, implementar novos canais de atendimento e apostar cada vez mais no digital, para estar mais próximo do consumidor. ‘Todo o processo de transformação digital, a jornada integrada do relacionamento com os consumidores, a ampliação dos canais de engajamento, aplicação virtual de produtos/serviços e disponibilidade de conteúdo fazem parte das inovações e melhorias que temos implementado nos últimos dois anos. Juntas elas têm representado um diferencial significativo em relação a nossa ambição de sermos a BeautyTech número 1 do mundo’, finaliza Camile.

Sobre a L’Oréal

A L’Oréal se dedica à beleza há mais de 100 anos. Com seu portfólio internacional único de 35 marcas diversas e complementares, o Grupo gerou vendas no valor de 27,99 bilhões de euros em 2020 e emprega 85.400 pessoas em todo o mundo. Como líder mundial em beleza, a empresa está presente em todas as redes de distribuição: mercado de massa, lojas de departamento, farmácias e drogarias, cabeleireiros, varejo de viagens, varejo de marca e e-commerce. Pesquisa & Inovação, e uma equipe de pesquisa dedicada de 4.000 pessoas, estão no centro da estratégia da L’Oréal, trabalhando para atender aspirações de beleza em todo o mundo. Reforçando seu compromisso de sustentabilidade, a L’Oréal anunciou o programa L’Oréal Para o Futuro e estabeleceu metas ambiciosas de desenvolvimento sustentável em todo o Grupo para 2030, visando capacitar seu ecossistema para uma sociedade mais inclusiva e sustentável.

No Brasil, quarto maior mercado de beleza do mundo, a companhia completou 60 anos em 2019 e é uma das líderes entre as empresas de beleza, com um portfólio de 21 marcas no país, como L’Oréal Paris, Maybelline, Garnier, Niely, Colorama, Kérastase, L’Oréal Professionnel, RedKen, La Roche-Posay, Vichy, SkinCeuticals, CeraVe, Lancôme, Giorgio Armani, Yves Saint Laurent, Ralph Lauren, Urban Decay, Cacharel, Prada, Azzaro e Mugler.

Fonte: 2A+ Cosmética

Farmacêutico Gerson Appel cria linha de produtos dermatológicos para atender pacientes com peles especiais

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A história de Gerson Appel é de muitas realizações na indústria farmacêutica do Brasil. Mas o propósito dele começou mesmo há 16 anos. Além do apreço e muita dedicação à farmácia e produtos dermatológicos, foi dentro do hospital, através de solicitações da equipe de enfermagem que o empresário e farmacêutico desenvolveu uma linha especial para pacientes acamados, em tratamento de quimioterapia e radioterapia, além de diabéticos e com peles especiais.

Appel contou que foco é a regeneração na pele no sentido preventivo e toda a linha foi pensada no bem-estar e cuidado. ‘Trabalhamos com linhas naturais, como o aloe vera. Além disso, tudo é monitorado para que tenha a resposta certa na pele, pois cada pessoa é única e as patologias atinge as pessoas de uma maneira diferente’, contou.

Appel contou que foco é a regeneração na pele no sentido preventivo e toda a linha foi pensada no bem-estar e cuidado

Os dermocosméticos da Sumred são multifuncionais e proporcionam qualidade e saúde para a pele com o uso contínuo observando os cuidados básicos referentes a cada tipo de pele. Centenas de estudos científicos sérios e bem fundamentados, traduzidos em sua pesquisa com Aloe, mostraram que esse seria o elemento ideal para compor todos os produtos da Sumred.

‘Entendemos que a pele precisa ser saudável, e que através de produtos específicos o paciente pode ter mais qualidade de vida, podendo até evitar a amputação de dedos, por exemplo, devido a uma doença’, comentou.

Centenas de estudos científicos sérios e bem fundamentados, traduzidos em sua pesquisa com Aloe, mostraram que esse seria o elemento ideal para compor todos os produtos da Sumred.

A linha Regenèr da Sùmred foi desenvolvida para cuidados e tratamento de peles especiais, como a pele dos diabéticos, dos idosos, do paciente em tratamento oncológico, problemas dermatológicos como dermatite atópica e xerodermia, e peles pós-tratamentos estéticos, como peeling, laser, micropigmentação e microagulhamento.

‘Atendemos todo o Brasil e o objetivo é levar bem-estar, autocuidado e soluções para diversos tipos de pele. Nossa linha também atende a área da estética, para profissionais que utilizam o laser, por exemplo. Os produtos também são usados em hospitais que atendem pacientes vítimas de queimaduras’, contou.

Os dermocosméticos da Sumred são multifuncionais e proporcionam qualidade e saúde para a pele com o uso contínuo observando os cuidados básicos referentes a cada tipo de pele

Gerson Appel ainda reforçou que além dos produtos não terem cheiro ou utilizar corantes, o foco é a beleza da pele. ‘Os produtos Sùmred são à base de Aloe vera especial. Não possuem parabenos, nem álcool, nem glúten. Seus substratos e insumos vegetais são cultivadas de forma sustentável e elaboradas por técnicas que não agridem o meio ambiente’, completou.

Fonte: Jornal de Brasilia

Cidade de SP reduz intervalo da Pfizer para adolescentes de 8 para 3 semanas

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A partir desta sexta-feira (12), a cidade de São Paulo reduz o intervalo entre as doses da vacina da Pfizer contra a covid-19 para adolescentes de 12 a 17 anos. A medida já está em vigência para maiores de 18 anos.

A alteração foi viabilizada após a prefeitura da capital paulista receber 1,2 milhão de doses do imunizante. Agora, o objetivo é que todos os paulistanos a partir dos 12 anos estejam com a imunização completa até o dia 5 de dezembro.

A previsão da Secretaria Municipal de Saúde é que 600 mil adolescentes já estejam aptos para tomar a segunda dose com a redução do intervalo entre as doses da Pfizer. O secretário de Saúde, Edson Aparecido, comemorou a chegada do lote com mais um milhão de vacinas.

“Com ele, será possível completar o ciclo vacinal dos adolescentes e garantir as segundas doses e doses de reforço para quem está elegível”, disse. No sábado (13), toda a rede de vacinação estará aberta para que os adolescentes tomem a segunda dose.

Até esta quarta-feira (10), foram aplicadas na cidade 20,6 milhões de doses de vacinas contra a covid-19:

Cobertura vacinal

A cidade de São Paulo tem 96,8% da população adulta com o esquema vacinal completo. Entre os adolescentes, o índice é de cerca de 20%.

O estado de São Paulo, que celebrou 90% da população adulta com imunização completa, entrou com pedido de urgência na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que seja aprovado o uso da vacina da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos. Nos Estados Unidos, a medida já foi aprovada.

Fonte: Yahoo! notícias

Agência europeia aprova dois tratamentos com anticorpos para covid-19

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A agência reguladora europeia para o setor de medicamentos (EMA, na sigla em inglês) anunciou, nesta quinta-feira (11), sua aprovação na União Europeia (UE), pela primeira vez, de dois tratamentos com anticorpos contra o coronavírus.

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Em um comunicado, a EMA disse ter aprovado o uso de um tratamento do laboratório farmacêutico suíço Roche, o Ronapreve, e de outro, do laboratório sul-coreano Celltrion, chamado regdanvimab.

“Ronapreve e Regkirona são os primeiros medicamentos baseados em anticorpos monoclonais a receber uma avaliação positiva (…) contra a covid-19″, disse a EMA, com sede em Amsterdã.

A comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, declarou que a aprovação dos dois medicamentos é um “passo importante” contra a doença, uma vez que a UE até agora depende de quatro vacinas.

“Em um momento em que sobem as infecções em quase todos os Estados-membros, é reconfortante ver novos tratamentos promissores em desenvolvimento na nossa estratégia farmacêutica contra a covid-19”, disse.

Os anticorpos são uma das bases do nosso sistema imunológico. Contra um elemento estranho, como um vírus, nosso corpo os produz naturalmente para se proteger.

Nessas terapias, os anticorpos naturais são selecionados e reproduzidos artificialmente para o tratamento, geralmente por injeção.

Fonte: Jornal Do Commercio (PE)