Sindusfarma celebra a entrega do Colar Cândido Fontoura

Colar Cândido Fountoura
Foto: Divulgação/Marcos Mesquita

O Sindusfarma realizou nesta terça-feira, dia 6, a cerimônia de outorga do Colar Cândido Fontoura em evento ocorrido no Clube Atlético Monte Líbano, em São Paulo (SP). Utilizado para homenagear grandes referências da saúde e do setor farmacêutico, o prêmio celebra também os avanços do segmento em geral.

Ao todo, 30 profissionais foram contemplados com a honraria. “Trata-se de uma ação marcante, por juntar personalidades que representam o que de melhor o país tem em capital humano no setor farmacêutico, na medicina, no ramo hospitalar, na pesquisa científica e no poder público. Todos focados no mesmo propósito de zelar pela saúde e promover a qualidade de vida da população brasileira”, explica Cleiton de Castro Marques, presidente do Conselho Diretor do Sindusfarma.

Foto: Divulgação/Marcos Mesquita
Foto: Divulgação/Marcos Mesquita

Discursando em nome dos homenageados, Gaetano Crupi falou sobre os avanços à saúde das pessoas proporcionados pela indústria farmacêutica. “Tive a honra de servir como executivo sênior durante um período de extraordinária transformação, testemunhando em primeira mão como nossa indústria evoluiu por meio de inovação em pesquisa e desenvolvimento com investimentos, resiliência e serviço à humanidade. Essa transformação não foi abstrata — foi profundamente humana”, afirma.

Foto: Divulgação/Marcos Mesquita
Foto: Divulgação/Marcos Mesquita

Uma das autoridades que receberam a honraria foi a senadora Mara Gabrilli, que ressaltou o papel relevante da indústria farmacêutica na área da saúde, no desenvolvimento de novos medicamentos, tratamentos e vacinas. E a médica e pesquisadora Margareth Dalcolmo falou da importância do diálogo que mantém com o setor.

Foto: Divulgação/Marcos Mesquita
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Confira a lista dos agraciados com o Colar Cândido Fontoura em 2025

 Autoridades

Pesquisadores da Área da Saúde

Parceiros da Indústria Farmacêutica

Empresários e Executivos

Profissionais

Personalidades de Destaque 

Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal terá masterclass

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congresso da cannabis medicinal
Edição de 2025 contará com mais de 100 palestras – Foto: Canva

A Masterclass do Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal será realizada no dia 13 de maio, terça-feira, às 20h, e marca o início da programação intensa do evento. Transmitida gratuitamente no canal da Sechat no Youtube, a aula online será conduzida pelo neurocirurgião Dr. Pedro Pierro, um dos principais especialistas do país na área e diretor científico da Sechat.

Com o tema “Cannabis Medicinal: Tudo o que você precisa saber em 2025”, a masterclass oferecerá uma visão abrangente sobre os avanços mais recentes da medicina canábica e os desafios do setor ao longo do ano.

A iniciativa é voltada a médicos, profissionais da saúde e empreendedores interessados em compreender o cenário técnico, clínico e regulatório da cannabis no Brasil e no mundo.

Com entrega de certificado para todos os participantes, o evento é o primeiro da programação oficial do congresso que lotará o Expo Center Norte entre os dias 22 e 24 de maio.

A edição deste ano contará com mais de 100 palestrantes nacionais e internacionais, atividades interativas, workshops e trilhas específicas por especialidade médica. A programação foi dividida em seis módulos: Business, Vet, Agro & Tech, MedCan sistema endocanabinoide, MedCan especialiades e odonto.

Garanta sua presença na Masterclass do CBCM

Focada na democratização do acesso à informação de qualidade, a aula busca garantir uma porta de entrada para o conhecimento técnico sobre a cannabis medicinal. O objetivo é fortalecer a base científica e clínica do setor, preparando profissionais para lidar com a crescente demanda por terapias baseadas em canabinoides.

Clique aqui para se inscrever e garantir sua presença na Masterclass.

Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal tem ingressos com desconto

Os ingressos para o Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal (CBCM 2025) estão com 25% de desconto até o dia 18 de maio. A partir do dia 19, os valores serão reajustados.

Ingresso Presencial – 3º Lote

  • Valor cheio: R$ 1.080
  • Com 25% de desconto: R$ 810 ou em até 12x de R$ 67,50
  • Data: 22 a 24 de maio de 2025
  • Link para compra: clique aqui

Ingresso Online

 O CBCM está ainda com vendas disponíveis para você assistir a transmissão ao vivo e exclusiva pela plataforma Sympla.

  • Valor promocional: R$ 405 ou em até 12x de R$ 41,89 até 18/05
  • Após essa data: R$ 540
  • Link para compra: clique aqui

Eurofarma anuncia retorno do Superhist

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PORTAL 6
Foto: Reprodução

O retorno do Superhist é a mais nova aposta da Eurofarma. A farmacêutica reativa a marca com uma grande novidade: agora a linha é antialérgica e conta com 0,5 mg/ml de desloratadina.

O medicamento atua reduzindo incômodos ligados à alergia, como coceira nos olhos e céu da boca; corrimento e congestão nasal; lacrimejamento e vermelhidão dos olhos; espirros e tosse. Ele também poder utilizado para combater os sintomas da urticária.

Acompanhado de seringa dosadora e adaptador, o remédio está disponível em embalagem contendo frasco com 60 mL. Pacientes com alergia a desloratadina ou a qualquer outro componente da formulação devem evitar o uso.

Retorno do Superhist aconteceu no primeiro trimestre 

Em processo de relançamento, a Eurofarma iniciou o retorno da marca ainda em fevereiro. Agora em maio, a farmacêutica começou a distribuição massiva do produto para o varejo farmacêutico.

Distribuidora: sistema próprio de distribuição
Gerente de produto: Luiz Francisco Corrêa Toloza – luiz.toloza@eurofarma.com

Farmácias lideram vendas por WhatsApp no Brasil

vendas por WhatsApp
Segmentos de saúde e higiene e beleza completam o pódio – Foto: Canva

O volume de vendas por WhatsApp no Brasil vem crescendo constantemente nos últimos anos, impulsionado principalmente pelos segmentos de farmácia, saúde e higiene e beleza. As informações são do portal Mercado & Consumo.

Dados divulgados pela Infobip CX Unlocked, empresa inglesa especialista em soluções omnichannel, revelaram que 96% da população online do Brasil utiliza o aplicativo, com 66% dela interagindo com negócios semanalmente.

Esse índice é superior à média registrada por outros países como o Canadá (59%), Itália (49%) e Argentina (42%). A pesquisa ainda revelou que 89% dos usuários brasileiros utilizam o aplicativo para se relacionar com empresas. O montante nos outros países é de 87%, 80% e 86%, respectivamente.

Vendas por WhatsApp são importante fonte de renda para estabelecimentos brasileiros

As vendas por WhatsApp também já representam uma parcela considerável no faturamento com delivery dos bares, restaurantes, farmácias e lojas. A penetração do aplicativo no delivery é de 63%, ainda abaixo de marketplaces como o iFood, com 78%, mas acima de outros métodos como ligações, com 41%, e aplicativos ou sites próprios, com 39%.

PGfarma adota estratégia de IA para chegar a 18 mil PDVs

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Foto: Divulgação

Márcia Arbache, especial para o Panorama Farmacêutico

A PGfarma dá mais um passo para otimizar as soluções de sua plataforma de gestão, hoje usada por 36 redes do varejo farmacêutico e 6 mil PDVs. A incorporação da inteligência artificial (IA) ao sistema para a integração com dados de mercado será lançada comercialmente ainda este ano. O piloto começou a ser testado em redes parceiras da companhia, segundo o CEO Davi Borges

“Estamos dando as condições para que diretores de redes tenham mais assertividade na condução de ações junto aos seus associados, franqueados e licenciados da marca”, frisa o executivo. Os testes visam validar as interações e conferir como a IA reage às informações de quem as utiliza.

PGfarma faz gestão de lojas com cruzamento de informações internas

A estratégia da PGfarma foi recalculada no fim de 2024, após a plataforma ultrapassar as metas estipuladas. Os dados de mercado estão sendo coletados por institutos de pesquisa do varejo. Essas bases fornecerão insights para a tomada de decisão com base em indicadores sobre participação de mercado, produtos mais vendidos em cada região e concorrência no entorno da loja, entre outras variáveis.

O cruzamento com as informações internas das farmácias permite análises mais precisas. Borges compara o sistema ao funcionamento de um hospital, identificando PDVs que estão na UTI, internados ou em observação. “O diagnóstico mostra se o problema está no estoque, na margem, no mix ou na precificação, já apontando um plano de ação para corrigir as falhas

A plataforma é homologada e interligada a 106 ERPs distintos, com diferentes softwares para a gestão dos PDVs. Funciona atualmente em 36 varejistas. A projeção é estar em mais de 30 mil PDVs até 2030, atendendo ao menos 50% das redes existentes no Brasil. Com a recente adesão de um dos maiores grupos varejistas do país, a PGfarma atende, sob o modelo white label, representantes de todas as quatro principais entidades setoriais do varejo farmacêutico – Abrafad, Abrafarma, Febrafar e Fecofar.

Expansão da operação a países da América do Sul

A plataforma também é reconhecida no Exterior. No Uruguai, uma companhia com 14 lojas, além de outras de menor porte na Argentina e no Peru, são atendidas pela PGfarma. O faturamento da empresa em 2025 cresceu em 118% em relação a 2023. A projeção para 2025 é que, novamente, a receita dobre. “Somos uma solução de decisão de inteligência para redes, não só para PDVs”, conclui Borges.

A companhia ganhou mais poder de fogo ao trazer para seu time de tecnologia um executivo que trabalhou em um dos maiores laboratórios farmacêuticos do país. Outro reforço foi a contratação de um executivo proveniente de uma rede do sul, que conta com mais de 18 anos de experiência em varejo, indústria e distribuição.

Com sede em Uberlêndia (MG), a PGfarma surgiu dentro da DRB Consultoria Farma, uma das maiores empresas especializadas no varejo farmacêutico, como uma plataforma de gestão. Em 2021 foi lançada como produto e tornou-se uma empresa independente em 2023

Farmácias do Peru projetam US$ 4,14 bi de receita em 2025

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Foto: Freepik

Análise da consultoria Statista revela que as farmácias do Peru, uma das nacionalidades do novo papa Leão XIV, atingirão receita de US$ 4,17 bilhões (R$ 23,6 bilhões) em 2025. Espera-se que esse valor cresça a uma taxa anual de 3,21% entre 2025 e 2029, resultando em um volume de mercado de US$ 4,73 bilhões (R$ 26,8 bilhões) até 2029.

O país é o segundo da América Latina com maior avanço em vendas, atrás somente da Colômbia. Segundo o levantamento, os consumidores peruanos têm demonstrado uma preferência por farmácias como uma fonte conveniente e acessível de produtos e serviços de saúde.

A crescente demanda por medicamentos de venda livre, vitaminas e produtos de higiene pessoal contribuiu para a expansão do mercado. Além disso, o aumento da conscientização sobre a saúde preventiva e a importância do autocuidado impulsionaram ainda mais a demanda por farmácias no Peru.

Grandes redes de farmácias têm investido na ampliação de sua presença em diferentes regiões do país, oferecendo um mix diferenciado para atrair mais clientes. Outra tendência do mercado é o foco crescente no comércio eletrônico, com oferta massiva de serviços de entrega em domicílio.Medicina tradicional à base de ervas movimenta farmácias do Peru

Uma das características das farmácias do Peru é a presença massiva da medicina à base de ervas, que tem uma longa história e está profundamente enraizada na cultura do país. Muitos consumidores ainda dependem de remédios tradicionais para suas necessidades de saúde, além de produtos farmacêuticos modernos. Isso criou um nicho de mercado para o varejo.

A expansão do mercado farmacêutico no Peru também pode ser atribuída a diversos fatores macroeconômicos. O país tem experimentado um crescimento econômico constante nos últimos anos, resultando em um aumento na renda disponível e nos gastos do consumidor.

Isso permitiu que os shoppers destinassem uma parcela maior do seu orçamento a produtos e serviços de saúde, incluindo aqueles oferecidos por farmácias. Além disso, o governo peruano implementou políticas para melhorar o acesso aos serviços de saúde, incluindo a disponibilidade de medicamentos. Isso levou a um aumento na demanda por farmácias como principal fonte de produtos e serviços de saúde.

Maior rede do país

As Farmácias Peruanas, rede integrante do Grupo Intercorp, formam o maior grupo varejista do Peru, formado pela união de duas marcas: Inkafarma e Mifarma. A empresa conta com mais de 20 mil funcionários, distribuídos em mais de 2 mil pontos de venda espalhados pelo país.

Este ano, as duas redes estiveram envolvidas em polêmicas, com vazamento de dados dos consumidores na dark web e priorização da venda de medicamentos de marca em detrimento de genéricos. Uma investigação do instituto de defesa do consumidor local revelou que atendentes das bandeiras Inkafarma e Mifarma priorizavam a venda dos medicamentos da marca InRetail Pharma – pertencente ao Grupo Intercorp, sob a justificativa de serem melhores e terem efeito mais rápido e garantido. Atualmente, as redes Inkafarma e Mifarma representam 72% do varejo farmacêutico do Peru.

“As duas redes promoviam sistematicamente a venda de metformina 850 mg e glibenclamida 5 mg, usados ​​para o tratamento de diabetes, e atorvastatina 20 mg, usada para reduzir os níveis de colesterol da marca InRetail Pharma, que são até 18,6 vezes mais caros em relação aos genéricos convencionais, uma situação que afeta o bolso dos pacientes e dificulta o acesso ao tratamento”, afirma o pesquisador e farmacêutico químico Javier Llamoza no estudo práticas comerciais em farmácias do grupo InRetail.

Conheça os produtos líderes em vendas de não medicamentos

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Foto: Canva

As vendas de não medicamentos seguem ancorando o crescimento do varejo farmacêutico, com movimentação de R$ 48,68 bilhões em 2024. A alta de 13,5% sobre o ano anterior superou em mais de dois pontos percentuais o avanço geral do mercado.

E de acordo com a Close-Up International, os dez produtos líderes da categoria geraram receita de R$ 6,44 bilhões, o equivalente a 13% do montante total. As consagradas linhas infantis de fraldas e nutrição sustentaram-se no top 10, mas ganharam a companhia de um produto que saltou 26 posições em apenas um ano.

Com evolução de 170% em faturamento nas farmácias, o Carmed saltou do 33º posto no ranking geral para a sétima colocação ao somar R$ 483,8 bilhões em vendas. Entre 2022 e 2023, o incremento havia sido superior a 2.000%. A resposta para esse sucesso do hidratante labial tem o TikTok como uma das âncoras. A rede social foi a principal plataforma de divulgação, gerada pelos próprios usuários do hidratante labial.

“Desenvolvemos uma dinâmica de conteúdos divertidos e autênticos no ambiente digital e, a partir disso, nosso hidratante labial tornou-se uma grande vitrine para collabs”, opina Karla Marques Felmanas, vice-presidente da fabricante Cimed.

Como parte da expansão da Carmed, a farmacêutica incorporou linhas de oral care ao guarda-chuva da marca. “O impacto do oral care é 20 vezes maior do que o do hidratante labial”, argumenta o CEO João Adibe Marques.

Vendas de não medicamentos têm fraldas infantis no top 2

As vendas de não medicamentos têm as fraldas infantis nos dois primeiros lugares. A Pampers tem posição dominante, sendo a única a superar a barreira de R$ 1 bilhão com receita de R$ 1,44 bi. Na vice-liderança aparece a Huggies, com R$ 797 milhões. Na sequência do ranking figuram as linhas de desodorantes Dove e Rexona. A suplementação infantil tem três representantes na relação.

Desde 2020 os não medicamentos registram avanço superior à média do setor. Para especialistas, essa tendência ganhou força a partir da pandemia por dar vazão ao papel das farmácias como importantes pontos de conveniência e bem-estar para os consumidores.

“E as marcas que encabeçam o ranking priorizam as negociações com o varejo farmacêutico, justamente para expandir canais e suprir a demanda do consumidor por maior diversidade no portfólio”, ressalta Paulo Paiva, vice-presidente Latam da consultoria.

Vendas de não medicamentos – top 10 em faturamento (H2)
(em bilhões de R$)

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Fonte: Close-Up International

Linx tem novo diretor na vertical Farma

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Linx, Bernardo Craveiro
Foto: Divulgação

Buscando acelerar o crescimento de sua vertical farma, a Linx anunciou a nomeação de Bernardo Craveiro como diretor da unidade. Na empresa desde 2023, o executivo liderava anteriormente o segmento de educação, onde se destacou no comando da Sponte, solução de gestão escolar da companhia.

Formado em engenharia mecânica pela PUC-RJ, cursou um MBA em empreendedorismo e marketing e especializações em análises financeiras, investimentos e finanças internacionais na Columbia Business School, de Nova York.

Contato: bernardo.craveiro@linx.com.br

Nova campanha destaca seção de marketplace do iFood

Marketplace do iFood
Pedidos em farmácia cresceram 78% na plataforma em 2024 – Foto: Canva

O marketplace do iFood voltou a ser o foco de campanhas da companhia no início da semana, com o lançamento do vídeo que carrega o lema “iFood é Tudo Pra Mim”. As informações são do portal Meio & Mensagem.

O principal objetivo da peça publicitária, assinada por Nizan Guanaes em parceria com a equipe de consultoria NIdeias e a agência DM9, é reforçar a ideia de conveniência do aplicativo como opção para demandas do dia a dia além do delivery de comida.

Produtos variados como itens de farmácia, pet shop, supermercado e até shopping podem ser encontrados na seção do aplicativo, lançada em 2019. Ao longo de 2024, essas categorias cresceram 50% em volume de pedidos e faturamento, o setor farmacêutico, inclusive, superou a média e atingiu uma alavancagem de 78%, como noticiado pelo Panorama Farmacêutico no início do ano.

Marketplace do iFood cresceu durante a pandemia

“O segmento se tornou ainda mais relevante com a chegada da Covid-19 dada a necessidade crescente por conveniência naquele momento. A partir daí, começamos a expandir nossas categorias. Porém, o fato de o iFood atuar com outras verticais além de comida já não é exatamente uma novidade”, comenta Ana Gabriela Lopes, CMO da companhia.

“O que faltava era uma estratégia de comunicação que conectasse tudo isso, consolidando a imagem do iFood como um marketplace completo. Agora, reforçamos nosso posicionamento como uma solução de lifestyle, voltada para atender às diversas necessidades do consumidor — não apenas a entrega de refeição”, adiciona.

Faturamento das grandes redes de farmácias em 2024

Recorde de faturamento nas grandes redes de farmacias
Foto: Canva

O faturamento das grandes redes de farmácias associadas à Abrafarma registrou recorde em 2024 e superou pela primeira vez a marca de R$ 100 bi. A receita geral chegou a R$ 103,14 bilhões, um incremento de 14,2% frente ao mesmo período de 2023.

Faturamento das grandes redes de farmácias
(avanço de 2020 a 2024 em bilhões de R$)

Faturamento das grandes redes de farmacias
Fonte: Abrafarma e FIA-USP

Faturamento das grandes redes de farmácias cresce 2 dígitos em todas as categorias

O faturamento das grandes de farmácias em 2024 aumentou dois dígitos em todas as categorias. A venda de medicamentos segue majoritária e movimentou R$ 69,82 bilhões. Mas a maior alta envolveu a categoria de genéricos.

Vendas nas grandes redes de farmácias em 2023 e 2024
(em bilhões de R$ e crescimento % sobre o ano anterior)

Vendas nas grandes redes de farmacias em 2023 e 2024
Fontes: Abrafarma e FIA-USP

 

Grandes redes detêm 47% do faturamento

As cerca de 11,2 mil farmácias das redes associadas representam quase 12% do total de estabelecimentos no Brasil. No entanto, já respondem por mais de 47% do faturamento do varejo farmacêutico.

Grandes redes detem 47 do faturamento
Fonte: IQVIA