Bula digital e reforma tributária: os desafios da Acessa

Desafios da Acessa
Foto: Divulgação

Cinco meses após assumir a presidência executiva, a advogada Cibele Zanotta falou com exclusividade sobre os desafios da Acessa para os próximos meses, em entrevista ao Panorama Farmacêutico. Entre as principais agendas estão a reforma tributária e as bulas digitais.

“Trata-se de um tema que a Acessa vem acompanhando há algum tempo no qual defendemos a manutenção da redução de 60% da tributação incidente sobre todos os medicamentos, com exceção daqueles que entraram na lista de isentos de tributos”, explica a executiva.

As bulas digitais é outra questão de extrema importância para a entidade na ampliação do acesso e disseminação de conhecimentos relevantes em relação ao autocuidado. “Nada mais é do que uma forma mais fácil para o consumidor acessar as informações do produto, seus benefícios e indicações”, acrescenta.

Os 17 associados da Acessa representam 36% do mercado de medicamentos isentos de prescrição (MIPs). Por conta disso, a preocupação com a redução das filas na Anvisa é outro ponto de atenção.

Ampliar a pauta do autocuidado é mais um dos desafios da Acessa 

Com mais de 30 anos de existência, a Acessa – antiga Associação Brasileira da Indústria de Medicamentos Isentos de Prescrição (Abimip) – mudou de nome em fevereiro de 2022, ampliando seu escopo de trabalho e congregando todos os esforços para ser reconhecida como referência na promoção do autocuidado em saúde e bem-estar.

“Isso nos traz uma missão e um compromisso muito maior, que é o de entender como isso se conecta com todo o universo de produtos que envolvem o autocuidado tais como os MIPs, suplementos, vitaminas, minerais, dermocosméticos e autotestes. Atuamos em todas as fases do consumidor, seja para tratar uma dor de cabeça por meio de um analgésico, agindo na prevenção do câncer de pele com a proteção solar ou na saúde bucal com os enxaguantes”, afirma Cibele.

O objetivo da associação é cada vez mais levar o letramento para a população em relação ao protagonismo que ela tem no manejo de sua saúde e que isso possa ser revertido em políticas públicas e privadas. “O tema do autocuidado endereçado de forma correta pode gerar uma economia para o sistema de saúde e uma redução de 11 milhões de horas de tratamento para o paciente”, ressalta

Em uma pesquisa realizada pelo Datafolha, a Acessa revela que 97% da população brasileira acredita que o poder público deve investir em iniciativas voltadas ao autocuidado em saúde.

Dados da Associação Latino-Americana para o Autocuidado Responsável (ILAR) destacam que o custo de tratamento com MIPs é até 68% menor que o tratamento realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualmente, o SUS atende, aproximadamente, 60 milhões de casos não graves por ano, o que gera um custo total de US$ 1,2 bilhões (R$ 6,95 bilhões). Se 50% desses casos fossem tratados com MIPs, a economia potencial seria de US$ 601 milhões (R$ 3,48 bilhões), que poderiam ser redirecionados para tratamentos mais complexos e para a expansão da cobertura de saúde para casos graves.

A pesquisa também mostrou que 73% dos brasileiros costumam tomar medicamentos quando sentem algum mal-estar, o que destaca a necessidade de um melhor letramento em saúde e o incentivo ao autocuidado responsável.

Lucro da Pague Menos chega a recorde de R$ 54 milhões

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Divulgação: Farmácias Pague Menos

O lucro da Pague Menos alcançou recorde no terceiro trimestre de 2024, revertendo o prejuízo de R$ 400 mil registrado no mesmo período do ano passado. O resultado de uma das três maiores redes do varejo farmacêutico nacional foi positivo em R$ 54 milhões.

A receita líquida entre julho e setembro totalizou R$ 3,51 bilhões, valor 13,9% superior ao do mesmo intervalo de 2023. É o maior ritmo de crescimento em sete anos. No acumulado desde janeiro, o faturamento da varejista já é de R$ 9,9 bilhões, o que representa um avanço de 12,1%.

Dona da segunda maior capilaridade do varejo farmacêutico, com 1.649 pontos de venda em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, a Pague Menos destacou-se também pelo incremento de 12,7% nas lojas maduras – quase o triplo da inflação do período. Esse desempenho contribuiu para a rede voltar a ganhar market share. No Nordeste, por exemplo, a participação de mercado retomou o patamar de 20%.

Já na Região Sudeste, a evolução média por loja foi cerca de duas vezes maior que a média dos concorrentes. “Todos esses indicadores evidenciam que estamos no rumo certo e que esperamos continuar entregando um crescimento robusto nos próximos meses”, declarou o CEO Jonas Marques.

Lucro da Pague Menos reflete ajuste no fluxo de caixa

O lucro da Pague Menos também reflete a redução considerável na liquidez da companhia. A empresa chegou a 51 dias de ciclo de caixa, reduzindo em aproximadamente R$ 300 milhões os estoques sem comprometer o abastecimento.

A varejista ainda diminuiu a dívida líquida em R$ 74,9 milhões, chegando a R$ 1,3 bilhão. “A nossa trajetória de desalavancagem fica ainda mais evidente ao incluir no cálculo da dívida a recomposição das contas a receber e parcelas pagas pela aquisição da Extrafarma, que absorveram parte da geração de caixa recente”, acrescenta o CEO.

Conversão de bandeira da Extrafarma contribui para alta

Outra aposta de sucesso da empresa vem sendo o processo de conversão das bandeiras da Extrafarma, hoje presente somente nos estados do Amapá, Ceará, Pará e Maranhão. Até o fim do trimestre, 111 unidades passaram a ter a identidade da Pague Menos.

Nessas farmácias, a venda média por unidade soma R$ 600 mil, bem próximo do patamar de R$ 700 mil da Pague Menos e 50% a mais em comparação à época da aquisição. Com o menor ritmo de inaugurações no ano – 30 ao todo –, a rede apostou na reforma de 500 pontos de venda

Novo golpe do Ozempic preocupa setor

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Novo golpe do Ozempic
Foto: Canva

Pacientes e farmácias estão sendo lesados no novo golpe do Ozempic, que preocupa o setor. A combinação do alto valor do medicamento com sua popularidade vem transformando-o em alvo dos bandidos. As informações são do Fantástico.

Utilizado no tratamento da diabetes tipo 2 e para a perda de peso, o fármaco produzido pela Novo Nordisk é comercializado em canetas injetáveis, que estão sendo substituídas por versões falsificadas, com insulina no lugar do princípio ativo semaglutida.

Ao introduzir a substância errada em seus organismos os pacientes, vítimas do golpe, acabam passando mal. “Eu poderia ter morrido e ter deixado um filho pequeno”, revela paciente que foi parar na UTI, e preferiu não se identificar.

Rafael Borsetto, empresário, ainda não se conforma: “A todo momento que eu penso, eu me arrepio”, afirma. O engenheiro Dib Nessim Endebo revelou o que sentiu no momento: “Tive sensação de desmaio, sudorese, calafrios e perna bamba.” Entendeu? Fiquei assim, totalmente desnorteado. Falei: “gente, estou indo agora, será? Não é justo”, relembra.

Em tratamento com o medicamento pelos últimos oito meses, uma mulher precisou ser socorrida pela irmã e levada a um hospital após acidentalmente utilizar uma caneta adulterada:

“Eu apliquei, 8 da manhã. 15 minutos depois eu comecei a me sentir meia tonta. Deitei no chão, botei as pernas para cima… achando que tinha caído minha pressão. Às 11 horas não estava, não estava normal. Estava muito branca, muito branca e os meus lábios estavam escuros. Eu não consegui colocar o sapato… não conseguia botar o cinto na calça, completamente zonza. E aí a minha funcionária ligou para a minha irmã e ela veio rápido, porque mora pertinho. Minha irmã falou: a gente tem que ir no hospital”, detalha.

Luciana Lopes, endocrinologista que a atendeu, afirma que a paciente chegou no hospital com uma fala bem arrastada, com uma alteração do nível de consciência. “Veio com uma glicemia menor do que 20 miligramas por decilitro. Glicemia menor do que 70 e glicemias menores do que 40, 50 miligramas por decilitro normalmente já têm alteração neurológica. Uma das causas de parada cardiorrespiratória é a glicose baixa no sangue”, explica a médica.

“A semaglutida é uma substância que não leva a uma glicose muito baixa. E aí uma das nossas médicas, logo pensou em ser um Ozempic adulterado, falsificado. O familiar trouxe a medicação pra gente. A gente viu que realmente não era uma caneta original de Ozempic (e sim uma caneta com insulina). Na hora que ela injeta insulina, sendo uma paciente que não tinha diabetes, a glicose despencou, caiu demais, porque ela não precisava daquilo ali”, complementa Luciana.

Como funciona o novo golpe do Ozempic?

O golpe é realizado por pessoas que ligam para uma farmácia e encomendam cinco ou seis canetas do Ozempic. Quando o entregador chega no endereço, antes mesmo de se dirigir até a porta do prédio, ele é abordado pelo ‘suposto’ cliente, que nem mesmo mora no local. O golpista então troca a sacola com a medicação por uma com insulina e finge desistir da compra, ficando com os produtos encomendados e levando o entregador a devolver versões adulteradas para as farmácias.

Novo Nordisk já está ciente dos problemas

“Foram cerca de 50 casos que chegaram. Mas 11 desses casos evoluíram com um quadro grave”, diz Priscilla Mattar, vice-presidente da área médica da Novo Nordisk Brasil.

A executiva ainda comparou as canetas, auxiliando pacientes na comparação e identificação de produtos adulterados:

“Aqui eu tenho as duas canetas. Uma caneta que é a caneta original, a caneta genuína. Ela tem uma cor azul clara. Ela tem essa parte interna que é cinza claro e tem um botão aqui, aplicador, também em cinza. As doses que ela fornece, essa caneta aqui, de um miligrama, só aparece no demonstrador de dose o número um. Eu tenho aqui uma caneta de insulina, que é azul escuro. A gente já percebe que a primeira grande diferença é a cor. Essa caneta por dentro é laranja, avermelhado. O botão também é da mesma cor, laranja. E quando a gente vai olhar a dose, nesse caso, ela vai de duas em duas. E nesse adesivo que eles estão usando para readesivar a caneta, eles escrevem nova formulação.”

Weleda amplia opção de medicamento para saúde mental

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medicamento para saúde mental
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O Ansiodoron, medicamento da Weleda para saúde mental, passa a estar disponível também em uma apresentação líquida. O lançamento do novo formato do fármaco faz parte da expansão da linha que já conta com o Stressdoron, para o alívio do estresse e melhoria no foco, concentração e memória; e o Bryphyllum Argento cultum, para regulação do humor, irritação e angústia, além do próprio Ansiodoron em comprimidos.

A nova versão será comercializada em um frasco de 50 ml, com preço sugerido de R$ 103,90. “A solução gotas visa a facilitar a administração do medicamento, especialmente para crianças e idosos, e atender a um público mais amplo com restrições alimentares e veganos, já que não contém lactose nem ingredientes de origem animal”, explica Maria Claudia Villaboim Pontes, CEO da Weleda para o Brasil e a América Latina.

O fármaco é recomendado para pessoas que estão enfrentando mudanças em suas vidas e se sentem preocupadas, bem como para pacientes que sofrem de sintomas emocionais e físicos da ansiedade e dificuldades para dormir. Seu uso é contraindicado para indivíduos com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes de sua fórmula.

Distribuição: parceria com distribuidoras nacionais e regionais
Gerente de marca e sustentabilidade: Juliana Garcia Frota – ? 

Novo gel íntimo incrementa portfólio da Herbarium

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gel íntimo
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O Hyalufem, novo gel íntimo da Herbarium, é a mais recente aposta da companhia especializada no setor de fitoterapia. O produto, voltado ao público feminino, é hidratante e formulado a partir de uma solução completamente livre de parabenos e derivados de petróleo.

Sua formulação reúne uma combinação de ácido hialurônico e componentes de origem vegetal, que restauram a umidade e garantem a lubrificação da região vaginal, com um efeito prolongado que pode durar até três dias, sem escorrer ou causar corrimentos.

“Concebemos um produto que realmente atende às necessidades das mulheres, oferecendo não apenas um hidratante vaginal, mas um aliado para a saúde íntima. Selecionamos os melhores insumos para garantir uma fórmula natural, segura e eficaz. Passamos por diversas fases de testes clínicos e ensaios laboratoriais para assegurar que o Hyalufem® oferecesse o máximo de conforto e proteção” explica Maria Mallmann, gerente de produtos da linha de saúde feminina da Herbarium.

Seu uso é contraindicado para consumidoras com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula e não é recomendado durante o período menstrual.

Distribuição: sistema próprio de distribuição
Gerente de produto:
Luiz Nahar –  (21) 99572-3777 e luiz.nahar@herbarium.net

Adium anuncia novas concentrações do Prebictal

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concentrações do Prebictal
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Pensando em uma maior adaptação de seu produto a diferentes necessidades terapêuticas, a Adium passa a disponibilizar novas concentrações do Prebictal, fármaco analgésico e anticonvulsionante. Já disponível na versão de 150 mg com 30 cápsulas, o medicamento agora será comercializado em embalagens de 50 mg, 75 mg e 100 mg, todas com 60 unidades.

O produto impacta o organismo interferindo no fluxo de cálcio nas terminações nervosas e inibindo a liberação de neurotransmissores.

O uso do medicamento é contraindicado para pacientes com hipersensibilidades conhecidas à pregabalina ou outros componentes da fórmula e não deve ser consumido durante a gravidez sem orientação médica.

Distribuição: Parceria com distribuidores
Gerente de produto: Ana Curtolo – (11) 98888-3176 e ana.curtolo@adium.com.br

Farmácias têm avaliações no Google negativas acima da média

avaliações no google
Foto: Freepik

Levantamento realizado pela empresa de tecnologia Harmo identificou uma taxa de 25% de avaliações no Google negativas no segmento de farmácias. O indíce mais propício seria igual ou abaixo de 5%. O estudo, publicado na coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo, considerou 65 mil avaliações feitas por usuários da plataforma entre janeiro de 2023 e setembro de 2024.

Foram consideradas mensagens sobre 38 redes de farmácias, com 4.375 lojas em todo Brasil. As varejistas incluídas na análise estão listadas no Google Perfil de Empresas, ferramenta que informa aos internautas sobre milhares de estabelecimentos comerciais em todo o mundo.

Principais queixas nas avaliações no Google

Entre as três principais queixas sobre as drogarias, estão o horário de funcionamento (citado em 85% dos reviews negativos); a entrega (60%) e o atendimento (31%).

Faltam, ainda segundo a Harmo, respostas às reclamações. Somente 11 empresas superaram o patamar ideal de 80% de retorno após às mensagens publicadas na plataforma.

O estudo também indica quais as marcas com melhor e pior avaliação. Das cinco estrelas disponíveis nesse indicativo do Google, a FarMelhor, líder do ranking, conquistou 4,8. Já a Drogaria Tamoio, última colocada, teve nota 3. Do total de 38 marcas, metade ficou abaixo de 4 estrelas.

Já as mais bem posicionadas quanto à capacidade de responder aos que os clientes dizem foram Farmácia Preço Popular, Drogaria Catarinense e Drogasmil.

Abertura de farmácias no país ganha impulso em 2024

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Estudo da IQVIA revela que a abertura de farmácias está no topo entre as principais alavancas de crescimento do setor nos primeiros oito meses do ano. O total de estabelecimentos que iniciaram operações no período foi de 15.918. Deste volume de novos PDVs, 10.084 (63,3%) são lojas independentes.

As representantes do associativismo que integram a Febrafar inauguraram o segundo maior número de novas lojas, contabilizando 2.245 PDVs (14,1%). Na sequência figuram o grande varejo farmacêutico nacional, vinculado à Abrafarma (1.594), as demais associações e franquias (1.151), além das pequenas e médias redes (834). Com esse avanço, chegou a 93.174 o contingente de farmácias em funcionamento no país.

Quando a análise abrange os últimos cinco anos, considerando o intervalo de janeiro e agosto, constata-se um equilíbrio no ritmo de aberturas por nicho do varejo farmacêutico. Mas as independentes ainda perfazem 55,1% das unidades.

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Fonte: IQVIA

Abertura de farmácias em bom ritmo, mas…

A abertura de farmácias demonstra o apetite de gestores e empreendedores pela expansão no setor. Mas o volume de estabelecimentos que fecharam as portas no Brasil segue intenso. E justamente são as independentes as maiores vítimas dessas estatísticas.

O estudo considera estabelecimentos que deixaram de funcionar no período ou simplesmente não apresentaram faturamento nos últimos três meses. De 7.938 farmácias que padeceram, 6.934 (87,4%) são independentes. Embora seja o segmento com maior número de inaugurações, também é o que mais descontinua as atividades.

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Fonte: IQVIA

Para Paulo Gomes, vice-presidente de relacionamento com o mercado da Retail Farma Brasil, a probabilidade de sobrevivência está muito mais relacionada à inteligência de negócio do que ao porte da empresa em si. “O conhecimento que era passado de pai para filho, perpetuando as atividades empresariais de uma família, já não é suficiente no contexto atual”, alerta.

O consultor traça um paralelo interessante entre o varejo farmacêutico e a chamada era do gelo. “Neandertais eram menos colaborativos e permaneciam fechados em si, enquanto os homo sapiens criaram redes de colaboração de vários quilômetros de distância e se adaptaram”, conta.

“É o que acontece no setor no momento em que grupos associativistas e grandes redes atuam com base em plataformas de CRM e estudos sobre insights dos shoppers em parceria com a indústria. Já o pequeno varejista insiste em pensar somente na formação de planogramas”, acrescenta.

Mercado de consumer health triplica em 10 anos

MERCADO DE CONSUMER HEALTHConsumer health, indústria farmacêutica
Foto: Freepik

O mercado de consumer health deu um salto considerável na última década. De acordo com o estudo CH Talks 2024, organizado pela IQVIA, o montante movimentado pela categoria mais que triplicou nos últimos dez anos.

Nos 12 meses que antecederam agosto de 2014, esses produtos geraram o equivalente a R$ 31,5 bilhões em vendas. No mesmo recorte referente a 2024, o total ficou em R$ 103,6 bilhões, mais de 3,2 vezes superior.

Domínio no mercado de consumer health caiu, mas não muito 

O mercado de consumer health cresceu de forma expressiva no período. Mas quando o assunto são as empresas que lideram o setor, o cenário não teve mudanças drásticas. Apesar do domínio do top 10 ter caído, essas companhias ainda comandam mais de 40% do montante movimentado pelo setor.

Como era, como está
(participação do top 10 no faturamento geral do mercado de consumer health 2014 x 2024)

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Fonte: IQVIA

Uma possível explicação para a queda foi a dança das cadeiras entre as empresas listadas, que viram players caírem, saírem e estrearem na relação.

Liderança é a mesma, mas ranking mudou

Em 2014, quem liderava o mercado de consumer health era a Hypera, com R$ 2,8 bilhões em vendas e quase 10% do mercado em suas mãos. Dez anos depois, a farmacêutica segue na ponta, com R$ 7,6 bilhões em vendas. Mas a fatia sob seu controle é menos significativa – pouco acima dos 7%

A vice-liderança também segue a mesma, com a P&G (2014: R$ 1,9 bilhão / 2024: R$ 4,9 bilhões). Já a Johnson & Johnson, que fechava o pódio com R$ 1,7 bilhão, fez spin off de sua divisão focada na categoria. Nasceu assim a Kenvue, que ocupa, atualmente, apenas a nona colocação, com R$ 3 bilhões.

Quem herdou o terceiro lugar foi a L’Oréal, com R$ 4,6 bilhões em negócios. Há dez anos, a fabricante figurava no quinto posto, com R$ 1,4 bilhão.

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Fonte: IQVIA

* As empresas NC Farma e Kenvue estavam listadas no ranking de 2014, respectivamente, como EMS e Johnson & Johnson

Nova seção reúne especialistas do varejo farmacêutico

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Montagem com fotos do Freepik

Especialistas do varejo farmacêutico ganharão um espaço exclusivo no portal. O Panorama Farmacêutico está credenciando consultores para esclarecer dúvidas que afetam o dia a dia do pequeno e médio varejo, trazendo soluções operacionais. A nova seção fortalece o compromisso da plataforma de conectar os profissionais da cadeia farmacêutica em torno da geração de conhecimentos. 

Denominado Os Especialistas, o espaço é uma oportunidade para o gestor de farmácias independentes e de redes regionais ter acesso a um atendimento personalizado com consultores gabaritados com anos de experiência nas mais diversas áreas operacionais. A interação ocorrerá por meio de sessões online previamente agendadas e terá caráter estritamente de orientação.

“O consultor selecionado terá exclusividade em sua especialidade e deve dispor de, no mínimo, quatro horas mensais para atender online qualquer tipo de dúvida ou demanda que envolva o dia a dia dos PDVs independentes e das pequenas e médias redes do varejo farmacêutico”, ressalta Paulo Piratininga, publisher do portal.

Especialistas do varejo farmacêutico estimularão qualificação setorial

Com o apoio de especialistas do varejo farmacêutico, a nova seção funcionará como uma autêntica clínica para estimular o acesso a informações, transmissão de conhecimentos e elevar os negócios de varejistas a um outro patamar.

Em agosto de 2023, o portal lançou a seção Orientação Empresarial, que conta com reportagens voltadas às mais diferentes áreas que regem a administração de uma farmácia – gerenciamento de categoria, finanças, estoque, recursos humanos, marketing, vendas e tecnologia.

Consultores dispostos a fazer parte do time de Especialistas poderão se cadastrar no link abaixo. Caso haja interesse em indicar profissionais, repasse a notícia aos amigos.

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