GreenCare recebe aval para estudar extrato de cannabis

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Extrato de cannabis
Farmacêutica é a primeira a receber autorização para estudar extrato completo / Foto: Freepik

O extrato de cannabis será o próximo composto estudado pela GreenCare Pharma. A farmacêutica, que é especializada no uso medicinal da erva, foi a primeira empresa com aval da Anvisa para pesquisar possíveis produtos com base no extrato completo da planta. As informações são do Money Report.

Para bancar as ações de pesquisa e desenvolvimento na área, a companhia já anunciou que irá fazer um aporte de R$ 25 milhões.

Extrato de cannabis é mercado emergente 

Atualmente, 60% dos produtos à base de cannabis medicinal no país contém apenas canabidiol (CBD). Com a aprovação, a GreenCare se encaminha para um mercado em amplo crescimento, que é o de produtos que contêm todos os canabinoides da planta.

E a farmacêutica já estava de olho nesse nicho há certo tempo. Ainda em março, a companhia havia anunciado seu desejo de produzir o primeiro produto do tipo.

“Somos a única startup originalmente do segmento a ocupar uma das cinco posições entre as empresas que lideram as vendas nas farmácias. Isso mostra um acerto de nossa estratégia, que desde a regulamentação para comercialização destes produtos apostou fortemente neste canal de vendas”, afirma Martim Mattos, chairman da companhia.

Compreensão das atribuições dos farmacêuticos varia entre gerações

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atribuições dos farmacêuticos
Gerações mais novas utilizam uma maior variedade de serviços farmacêuticos – Foto: Freepik

Uma pesquisa realizada pela Rite Aid, rede de farmácias norte-americana, revelou que grande parte das atribuições dos farmacêuticos ainda são desconhecidas por uma porção considerável da população. Com os dados em mãos, a companhia buscará a criação de ações que permitam uma maior influência destes profissionais na saúde dos clientes. As informações são do portal Drug Store News.

Quando questionada, a maior parte dos entrevistados citou tarefas mais populares como a distribuição de medicamentos (72%), orientação sobre OTCs (64%), aplicação de imunizantes (53%), e dicas de bem-estar e saúde (53%).

Atribuições como prescrições de medicamentos (30%), disponível apenas em alguns estados americanos, gestão de terapias medicamentosas (27%), aplicação de testes clínicos (23%), também disponível apenas em algumas regiões, e programas de controle ao tabagismo (24%) foram muito menos citadas.

“Como a pesquisa mostra, diversos consumidores visitam seus farmacêuticos de maneira bem mais frequente do que seus médicos, pois os agendamentos de consultas podem demorar semanas para serem confirmados”, afirma Karen Staniforth, gerente chefe de farmácias na Rite Aid.

“Com o passar dos anos, vi em primeira mão o impacto positivo que o relacionamento personalizado entre o farmacêutico e o consumidor pode causar na saúde. Eles podem conversar e aconselhar sobre diversos aspectos da saúde de um indivíduo, desde a gestão de medicamentos até a realização de testes rápidos e prescrição de fármacos”, adiciona a executiva.

“Mesmo com toda essa acessibilidade para suas comunidades, ainda estamos detectando uma lacuna na utilização das capacidades totais da farmácia e dos farmacêuticos pelos consumidores”, ressalta Karen.

Diferentes percepções acerca das atribuições dos farmacêuticos

Outras estatísticas evidenciadas na pesquisa revelam que mais da metade dos entrevistados (55%) acreditam que farmacêuticos podem auxiliar com questões menores de saúde e bem-estar, mas não estão cientes da possibilidade de suporte em outras áreas como a saúde sexual (29%) e da mulher (26%).

Cerca de 62% dos indivíduos ainda afirmaram que enxergam a classe farmacêutica como parte da sua equipe de saúde, mas três quartos dessa parcela não têm nenhum tipo de relacionamento com um profissional específico.

Gerações se relacionam com farmacêuticos de maneira distinta

O tempo de interação com os farmacêuticos também foi alvo de questionamentos. De acordo com a pesquisa, 55% da geração Z se mantêm em contato com estes profissionais por mais de cinco minutos. Esse número cai para 50% no grupo classificado como geração Y (ou millenials), 35% entre a geração X e 27% nas interações dos baby boomers.

“Os resultados mostram que os farmacêuticos estão sendo subutilizados e algumas de suas atribuições são, ainda, desconhecidas”, conclui a executiva.

Cerca de 14% dos municípios ainda não contam com presença do Farmácia Popular

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presença do Farmácia Popular

Nenhum estado está 100% coberto pelo programa – Foto: Divulgação

A expansão da presença do Farmácia Popular segue sendo um dos grandes desafios para o Governo Federal. Criado durante o primeiro mandato do presidente Lula (PT), em 2004, o programa ainda não está disponível em 759 cidades brasileiras. As informações são da Folha de S. Paulo.

O projeto busca ampliar o acesso da população a medicamentos essenciais de atenção primária à saúde, oferecendo 41 itens, como remédios, fraldas e absorventes, de forma gratuita ou mais barata, por meio de parcerias com farmácias da rede privada. Projeções do governo no resgate do programa estimavam a cobertura de 93% do território nacional em 2025.

Diferentes fatores dificultam expansão da presença do Farmácia Popular

 Os principais desafios no atendimento dessas cidades não contempladas pelo programa passam pela ausência de farmácias particulares, pela falta de conectividade e infraestrutura, como alvarás de funcionamento e pela falta de interesse dos proprietários na adesão.

A região Norte concentra os maiores percentuais de municípios sem acesso ao programa, com destaque para Amapá (81,25%), Amazonas (62,90%), Roraima (60%) e Acre (54,55%). Os dados indicam que o Brasil conta, atualmente, com 31.166 farmácias participantes. São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul lideram em número de estabelecimentos habilitados, com 6.352, 5.362 e 3.042 farmácias, respectivamente.

Entre 2011 e 2014, sob o governo de Dilma Rousseff (PT), 17.580 estabelecimentos foram credenciados, estabelecendo um período recorde de crescimento. No primeiro ano da atual gestão, o Ministério da Saúde abriu o credenciamento para 770 municípios com baixo IDH (índice de desenvolvimento humano) e que participavam do Programa Mais Médicos, mas 367 deles optaram por não aderir.

“A falta de farmácias não impede os moradores de acessarem os medicamentos, seja em municípios vizinhos, seja por meio das Unidades Básicas de Saúde e farmácias municipais. Esses estabelecimentos oferecem os mesmos medicamentos, além de outros, e operam com recursos provenientes da União, estados e municípios”, afirma Marco Aurélio Pereira, diretor do departamento de assistência farmacêutica e insumos estratégicos do Ministério da Saúde.

Cerca de 91% das cidades que não contam com o programa têm até 20 mil habitantes, como Itaubal, no Amapá, por exemplo. O município, que possui apenas uma farmácia particular e uma na Unidade Básica de Saúde, tem capacidade de atender a demanda local.

“A população é muito pequena, e essas farmácias conseguem suprir as necessidades. No entanto, seria bom se o município pudesse aderir ao programa, caso o proprietário tivesse interesse, para complementar o acesso”, explica Elisângela Albuquerque Rocha dos Santos, secretária de saúde da cidade

Vendas da Walgreens crescem e chegam a US$ 39,5 bilhões

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Vendas da Walgreens
Para o CEO, caminho para recuperação é longo, mas resultado é animador / Foto: Divuglação

No primeiro trimestre fiscal de 2025 (referente ao período de outubro a dezembro de 2024) as vendas da Walgreens foram motivo de alívio para a rede de farmácias. No período, a varejista somou US$ 39,5 bilhões (R$ 241,2 bilhões). Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve um avanço de 7,5%, ou de 6,9% na base de moeda constante.

“Enquanto a virada de chave levará algum tempo, o progresso recente da empresa reforça nossa crença em um negócio sustentável e centrado no varejo farmacêutico”, declara o CEO, Tim Wentworth.

Vendas da Walgreens cresceram, lucro por ação não 

Mas nem todas as notícias foram positivas. A Walgreens apontou, também, que o lucro ajustado por ação no período ficou em 51 centavos de dólar (R$ 3,05). Em comparação, no mesmo trimestre do período anterior, o indicador ficou em 66 centavos de dólar (R$ 4,03). Segundo a rede de farmácias, as menores vendas do varejo norte-americano, alinhado com o crescimento dos custos no setor justificam a queda.

O prejuízo operacional apresentou um salto no período. Enquanto no ano passado havia sido de US$ 39 milhões (R$ 238,1 milhões), neste trimestre o total foi de US$ 245 milhões (R$ 1,4 bilhão). A justificativa divulgada para esse avanço foram os custos atrelados ao Footprint Oprtimization Program do segmento de farmácias do país.

Crise levará ao fechamento de 1,2 mil lojas 

O último balanço divulgado pela Walgreens escancarou a crise vivida pela rede de farmácias. Em momento de redução de custos, a varejists anunciou que fechará 1,2 mil PDVs entre 2025 e 2028. Ainda neste ano, o projeto aponta o encerramento das atividades em 500 unidades.

MSD Brasil tem novo diretor geral

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MSD, Renan Ozyerli
Foto: Divulgação

A MSD, farmacêutica multinacional de origem americana, anunciou a nomeação de Renan Ozyerli ao cargo de diretor geral para o Brasil. Na empresa desde 2013, o executivo já atuou em diferentes filiais da companhia, incluindo Turquia, República Tcheca, Europa Oriental, Oriente Médio e África.

Na Turquia se formou em engenharia química pela Universidade de Boğaziçi e cursou também um MBA na Universidade de Marmara. Ao longo de seus 27 anos de carreira atuou em grandes players do setor como Pfizer e Novartis.

“O Brasil é o principal país para a MSD na América Latina e o quinto globalmente. Isso reflete a sua importância para o nosso grupo e estou animado em contribuir para ampliar o acesso da população à prevenção, ao diagnóstico e aos tratamentos adequados para sua saúde”, comenta o executivo.

“Atualmente, somente no Brasil temos mais de 100 estudos clínicos em atividade e novos medicamentos que estão por vir. Em relação aos pacientes, nós terminaremos o ano de 2024 tendo atingido 8 milhões de pessoas”, finaliza.

Contato: Diretoriageral@merck.com

São João inicia implementação de autoatendimento nas farmácias

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Autoatendimento nas farmácias
Projeto começou no fim de 2024 e está presente em cinco cidades / Foto: Divulgação

O autoatendimento nas farmácias ainda não está plenamente difundido no varejo farmacêutico, mas um grande player do setor passou a implementar essa solução em sua operação. Com totens presentes em seis unidades, as Farmácias São João iniciaram o processo de disponibilização da tecnologia.

“Esse serviço está disponível no momento em duas lojas de Passo Fundo (RS) e em filiais nas cidades de Pelotas (RS), Florianópolis (SC), Encruzilhada do Sul (RS) e Santa Vitória do Palmar (RS)”, afirma o gerente de infraestrutura e operações de TI, Maurício Maffi. A previsão é de que, ainda no primeiro trimestre, mais 50 equipamentos sejam instalados.

“A operação é muito simples. O cliente passa seus itens em um leitor de código de barras e no final, opta pelo pagamento em cartão de débito, crédito ou pix. Junto a isso, temos o sistema de monitoramento de câmeras que oferece mais segurança na operação”, completa o coordenador de dispositivos de TI, Jones Stachelski.

Atualmente, a compra pelos totens ainda não abrange os medicamentos vendidos com prescrição. “Podem ser passados todos os produtos que estão disponíveis de acesso aos clientes, que ele possa automaticamente concluir sua compra de forma rápida e autônoma, como itens de perfumaria, conveniência, brinquedos, bazar, alimentação, floricultura, toda a parte dos MIPS”, explica o gerente.

Autoatendimento nas farmácias veio de exemplo internacional 

A ideia de implementar o autoatendimento em suas lojas veio de um exemplo internacional. Ao participar de uma missão técnica com a Abrafarma, a rede viu na prática o uso e as vantagens da tecnologia. “O projeto já vinha de algum tempo em fase de testes, porém, após a visita do presidente Pedro Henrique Brair à Suíça, essa demanda foi priorizada”, conta Maffi.

Saúde da mulher em foco

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Saúde da mulher
Foto: Divulgação

A saúde da mulher está em alta! Notando o crescimento na demanda por multivitamínicos específicos para o público feminino, o Grupo Piracanjuba, por meio de sua marca de suplementos Emana, apresenta o MULTIVIT + DHA Mulher.

O lançamento conta com ômega-3 rico em DHA e outras 20 vitaminas e minerais, como ferro e ácido fólico. A combinação atua no sistema imunológico, na formação de células vermelhas, no transporte de ferro, no combate aos radicais livres e auxilia no metabolismo energético.

Disponível em embalagens com 30 cápsulas, a sugestão de uso do suplemento é de uma por dia.

Saúde da mulher conta com outras opções

O MULTIVIT + DHA Mulher se une a outras opções especialmente pensadas pela Emana para o público feminino. A companhia também oferece o Renova Ácido Hialurônico+ e colágeno Verisol ®.

Distribuição: sistema próprio de distribuição
Gerente comercial da Emana: Monica Giaculomonica.giaculo@piracanjuba.com.br

Endogen oferece solução para o controle glicêmico

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Controle glicêmico
Foto: Divulgação

O auxílio no controle glicêmico é o novo objetivo da Endogen. Para tal, a fabricante desenvolveu o Glicogen, que promove o equilíbrio da saúde metabólica, ajudando no controle dos níveis de açúcar no sangue e consequentemente da glicemia.

O lançamento conta com o resveratrol em sua formulação. O antioxidante, encontrado em uvas e amendoins, tem propriedades anti-inflamatórias, melhora a sensibilidade à insulina e protege contra o estresse oxidativo.

Cobre, magnésio, picolinato de cromo, selênio e zinco são outros nutrientes presentes no suplemento. A sugestão de uso é de duas cápsulas ao dia, de acordo com a indicação de um profissional da saúde. A embalagem vem com 60 unidades.

Controle glicêmico completa linha de cápsulas da Endogen

O Glicogen é o mais novo lançamento da Linha Caps, ou seja, de suplementos encapsulados, da Endogen. A família conta com outros 16 produtos nesta apresentação.

Distribuição: sistema próprio de distribuição
Contato: Lukas Fischer – lukas.fischer@endogen.com.br

Eurofarma lança nova versão do multivitamínico Feminis

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Nova versão do multivitamínico
Foto: Divulgação

A nova versão do multivitamínico Feminis, da Eurofarma, visa trazer um tratamento nutricional mais longo e acessível para as mulheres. O produto, que passou por uma recente reformulação, passa a contar com uma apresentação com 90 cápsulas moles.

Em sua formulação, o lançamento conta com uma combinação exclusiva de vitaminas, minerais quelatos e ômega-3 (DHA + EPA) e é indicado para mulheres adultas, gestantes e lactantes.

Desenvolvido pensando especialmente nesse público, ele conta com 200 mg de ômega-3 e L-metilfolato, que não requer conversão enzimática. Os demais 20 nutrientes essenciais atuam em sinergia para o máximo aproveitamento do organismo.

O suplemento pode conter derivados de soja e de peixe, o que impede seu consumo por pessoas alérgicas. Ele também pode apresentar derivados de pinoli na fórmula.

Nova versão do multivitamínico garante tratamento mais duradouro

Agora comercializado com 90 cápsulas, o Feminis permite a suplementação de seus nutrientes por três meses, uma vez que sua indicação de uso é de uma cápsula por dia.

Plataforma de automação de compras do Cosmos Pro supera R$ 4 bi em 2024

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AUTOMAÇÃO DE COMPRAS DO COSMOS PROMinha Melhor Compra, MMC, Procfit, soluções para farmácias
Foto: Divulgação

O Minha Melhor Compra (MMC), plataforma de automação de compras do Cosmos Pro da Procfit, teve um ano movimentado em 2024. No dia 19 de dezembro, a solução atingiu a marca de R$ 4 bilhões em pedidos, consolidando seu papel estratégico no suporte às operações de reposição de mercadorias em mais de 4 mil pontos de venda.

Ao todo, o MMC transmitiu automaticamente 10 milhões de pedidos para seus 168 fornecedores, entre distribuidores e operadores logísticos. “Ao reduzir rupturas, diminuir o CMV e, consequentemente, melhorar o resultado na última linha da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), o MMC tem gerado impactos significativos para farmácias e drogarias que utilizam a solução”, opina o gerente de desenvolvimento Oscar Ferrauche.

Automação de compras do Cosmos Pro cresceu com atualizações 

Segundo Ferrauche, algumas novidades inseridas possibilitaram o ganho de capilaridade da plataforma. “Por meio de nossas atualizações, democratizamos o acesso à ferramenta”, afirma. Entre as novidades, duas se destacam, a Cotação Web e o MMC Plug and Play.

“Com a Cotação Web, fornecedores de menor expressão, que ainda não fazem uso de APIs, puderam passar a vender pela plataforma. Já o Plug and Play levou a potência de nosso MMC para outras software houses, democratizando a aplicação do sistema em farmácias dos mais diferentes nichos”, explica.

O Cosmos Pro, divisão de negócios da Procfit responsável pela solução, também incorporou novos modelos de compra, como o Melhor Compra e Ordem Pré-Definida; e estabeleceu novas regras de bloqueio de compra, como Margem Mínima de Vendas e Custo.

Companhia quer dobrar número de transações em 2025

Para o próximo ano, Ferrauche revelou que o objetivo do Cosmos Pro é dobrar o número de transações realizadas pela plataforma. Para isso, a empresa repetirá a estratégia vitoriosa de trazer novidades para o sistema. “Queremos repaginar nossos menus e opções para trazer mais informações aos usuários. Além disso, planejamos inserir a opção de compra por molécula, assim como estabelecer a análise de tendências de compra”, revela.

O MMC Academy, capacitações realizadas pela companhia junto a lojistas e equipes, também será fortalecido em 2025. “Levando conhecimento sobre a ferramenta garantimos que o usuário consiga extrair os melhores resultados”, avalia Ferrauche.

MMC automatiza processo de compras

O MMC é uma plataforma inteligente de gestão de compras desenvolvida especialmente para o varejo farmacêutico. Nela, o processo de cotações, pedidos e retornos com fornecedores é feito de forma automática, por meio de integração via API com o ERP dos usuários. O sistema recebe sugestões de compra, busca as melhores condições e devolve informações otimizadas para o ERP, promovendo eficiência e economia.

Uma rede que tem aproveitado os benefícios da ferramenta é a Farma Conde. Segundo Leandro Holanda, diretor de compras da varejista, o MMC trouxe vários impactos positivos para os negócios, reduzindo significativamente o período dedicado a tarefas repetitivas, o que permite a entrega de resultados com maior rapidez e eficiência.

“Ao automatizar tarefas manuais e processos repetitivos, conseguimos liberar a equipe para focar em atividades de maior valor agregado, como inovação e análise estratégica. Isso não só economiza tempo, mas também reduz erros humanos e aumenta a precisão das operações”, afirma.

Holanda também ressalta que os recursos integrados da ferramenta desempenham um papel crucial ao facilitar a comunicação e a colaboração entre diferentes departamentos e sistemas, permitindo que as informações fluam de forma contínua e em tempo real.

Com o MMC conseguimos acompanhar de maneira mais precisa diferentes áreas e processos, além de ter maior visibilidade sobre as operações e os resultados em tempo real. Isso nos possibilitou tomar decisões mais assertivas e agir proativamente, prevenindo problemas antes que eles se agravassem”, finaliza o diretor da Farma Conde.