A saúde materna é o foco do mais novo multivitamínico da família Centrum, o Maternity3 em 1. O lançamento é focado em atender as gestantes, lactantes e tentantes.
“O Matenity 3 em 1 foi cuidadosamente desenvolvido para preencher a lacuna de um suporte nutricional que acompanhe as mulheres em todas as fases da maternidade”, explica a head de marca da Haleon, Mariana Rosa.
O suplemento é formulado com DHA, ácido fólico, vitaminas e minerais fundamentais para reduzir o cansaço, aumentar a energia e disposição das futuras mamães e lactantes. Em paralelo, fortalece o sistema imunológico e ajuda na formação dos ossos e tubo neural do bebê.
Já disponível no varejo farmacêutico, o produto pode ser encontrado na apresentação com 30 cápsulas.
Distribuição: sistema próprio de distribuição Head de marca: Mariana Rosa – mariana.x.rosa@haleon.com
A Integralmedica aposta nos benefícios do colágeno para potencializar o desempenho na prática esportiva. O Collagen Sport: Muscle and Body Support reúne três tipos patenteados da proteína.
Cada uma dessas apresentações fornece um benefício específico para o organismo:
BodyBalance: melhora a massa magra e reduz a gordura corporal, além de aumentar a força muscular
Fortigel: auxilia na recuperação dos tendões e ligamentos, bem como previne lesões
Tendoforte: protege as articulações devido à sua ação na estrutura da cartilagem articular
O suplemento conta também com ácido hialurônico, que atua como um lubrificante natural das articulações. Zero lactose e com baixo carboidrato em sua composição, o lançamento está disponível nos sabores baunilha e chocolate
Distribuição: sistema próprio de distribuição e distribuidores parceiros Diretor comercial e de marketing: Fernando Moura – fernando.moura@integralmedica.com
O dimesilato de lisdexanfetamina, medicamento para TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, acaba de ganhar a primeira versão genérica no país. A produção tem início neste mês por meio da Pharlab, farmacêutica mineira que integra desde 2012 a divisão de genéricos do grupo francês Servier.
Comercializado até então no Brasil com a marca Venvanse, o fármaco desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda teve a patente expirada no último domingo, dia 2 de junho. Desde 2010 o remédio tem aval da Anvisa para o controle do TDAH.
O genérico da Pharlab pode ser determinante para ampliar o alcance do tratamento e a adesão dos pacientes. Por lei, o produto será 35% mais econômico em relação ao medicamento de referência, cuja caixa com 28 unidades apresenta custo em torno de R$ 400 a R$ 500. O fármaco será comercializado em 30 cápsulas com três concentrações – 30 mg, 50 mg e 70 mg.
“O medicamento genérico tende a suprir consideravelmente a atual deficiência de acesso e diminuir o preço em curto a médio prazo, principalmente em função da aceitação dos genéricos no país e da capilaridade proporcionada pelo varejo farmacêutico”, projeta Eduardo Martins, presidente do laboratório.
Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), o número de casos de TDAH varia entre 5 e 8% em nível mundial. De acordo com o Ministério da Saúde, é caracterizado principalmente por três sintomas – desatenção, hiperatividade e impulsividade.
Genérico do medicamento para TDAH foi 100% desenvolvido no Brasil
Seis anos foram necessários para viabilizar a aprovação do genérico do medicamento para TDAH. Em 2018 a Pharlab começou a desenvolver a molécula, em um processo inteiramente realizado no laboratório de Lagoa da Prata, no Centro-Oeste do estado de Minas Gerais. A submissão do pedido de registro à Anvisa ocorreu em 2020.
“Temos um pipeline robusto na área de sistema nervoso central, o que nos estimulou a idealizar a versão genérica da molécula”, conta Martins. “A apresentação seguiu todos os padrões de bioequivalência em relação ao medicamento de referência. Adotamos internamente metodologias rigorosas. Temos as certificações da Anvisa e, desde 2023, a certificação da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), órgão regulador no mercado europeu”, acrescenta.
Genérico deve ganhar escala em farmácias regionais
Em função dos atuais custos do tratamento, o perfil do consumidor que acessa o medicamento para TDAH é mais aderente ao das grandes redes. “Mas com a redução de preços, farmácias associativistas e independentes também passarão a oferecer esse medicamento devido ao aumento natural da demanda”, comenta o executivo.
Segundo dados da IQVIA, o medicamento referência demanda atualmente 2 milhões de unidades do dimesilato de lisdexanfetamina por ano. “Estamos preparados para atender parte dessa demanda, que pode estar reprimida devido ao custo atual do medicamento. Nosso nível de serviço acima de 98% nos permite alcançar de Norte a Sul do país e marcar presença em 95% das farmácias em todas as unidades da Federação”, destaca.
A Pharlab aposta também na comunicação em canais especializados para difundir seu novo genérico. A empresa mantém cerca de 100 consultores de vendas que estão preparados para apresentar o medicamento aos diversos públicos visitados – distribuidoras, redes de farmácias, associativismo e farmácias independentes, para as quais o laboratório mantém atendimento direto e indireto. Essas lojas também podem contar com um programa de treinamento direcionado para farmacêuticos.
Médicos, farmacêuticos e pacientes terão atendimento disponível para esclarecer dúvidas com a Pharlab pelo SAC 0800-037 33 22, garantindo assim atendimento de forma rápida e precisa.
Um novo levantamento do Fierce Pharma apresenta o faturamento dos dez medicamentos mais vendidos no mundo em 2023. Remédios blockbusters de longa data retornaram ao topo após serem superados pelas vacinas contra a Covid-19 durante a pandemia.
Outras duas conjunturas que vêm pautando a agenda da indústria farmacêutica também influenciaram no resultado. Uma delas é o boom dos remédios para perda de peso, que se reflete no mercado brasileiro. A série de expirações de patentes também mudou a dinâmica do ranking.
Conheça os 10 medicamentos mais vendidos do mundo
1 – Keytruda
Companhia: MSD Vendas em 2023: US$ 25 bilhões (R$ 130,9 bilhões) Doença: vários tipos de câncer
Depois que o Humira, da AbbVie, perdeu exclusividade nos Estados Unidos e à medida que a demanda por vacinas da Covid-19 despencou, o Keytruda recuperou a liderança
2 – Humira
Companhia: Abbvie Vendas em 2023: US$ 14,4 bilhões (R$ 74,93 bilhões) Doenças: artrite reumatoide, artrite idiopática juvenil, artrite psoriásica, espondilite anquilosante, doença de Crohn, colite ulcerativa, psoríase em placas, hidradenite supurativa e uveíte
A perda de patente contribuiu para o Humira deixar a primeira colocação. Mas reações do mercado e dos pacientes, relacionadas ao aumento de preços considerado excessivo e o estilo agressivo na proteção de seu portfólio, podem ter ajudado nessa queda
3 – Ozempic
Companhia: Novo Nordisk Vendas em 2023: US$ 14 bilhões (R$ 72,85 bilhões) Doença: diabetes tipo 2, redução do risco cardiovascular em pacientes com diabetes
Desde sua aprovação original, no fim de 2017, o Ozempic vem ganhando popularidade pelo seu uso off-label para perda de peso. Mas a explosão na demanda teve efeitos colaterais, com dificuldades para o laboratório sustentar o ritmo de abastecimento às farmácias
4 –Eliquis
Companhia: Bristol Myers Squibb/ Pfizer Vendas em 2023: US$ 12,9 bilhões (R$ 67,13 bilhões) Doenças: fibrilação atrial não valvar, trombose venosa profunda e embolia pulmonar
O Eliquis, mesmo diante da concorrência de genéricos no Reino Unido e no Canadá, continua a ser o principal anticoagulante oral em nível global
5 – Biktarvy
Empresa: Gilead Sciences Vendas em 2023: US$ 11,8 bilhões (R$ 61,4 bilhões) Doença: HIV
Quando se trata de vendas de medicamentos para HIV, nenhum produto chega perto do Biktarvy, da Gilead Sciences. As vendas do medicamento representaram quase 44% do faturamento da farmacêutica californiana
6 – Dupixent
Companhias: Regeneron e Sanofi Vendas em 2023: US$ 11,6 bilhões (R$ 60,3 bilhões) Doença: dermatite atópica, asma, rinossinusite, esofagite eosinofílica e prurigo nodular
Esse remédio multifuncional vem ganhando posição de destaque e pode ser ainda mais promissor na percepção de analistas. O Dupixent poderia superar a marca de US$ 20 bilhões até o fim da década, o que o colocaria no mesmo patamar dos dois primeiros colocados
7 – Comirnaty
Companhia: Pfizer e BioNTech Vendas em 2023: US$ 11,2 bilhões (R$ 58,2 bilhões) Doença: Covid-19
O imunizante contra o coronavírus segue no top 10, mas vive uma realidade bem diferente da de 2021 e 2022. Nesse período, o faturamento chegou a ser o triplo do atual
8 – Stelara
Companhia: Johnson & Johnson Vendas em 2023: US$ 10,9 bilhões (R$ 56,7 bilhões) Doença: psoríase em placas, artrite psoriásica, doença de Crohn e colite ulcerativa
Embora os dias do Stelara como blockbuster estejam contados em função da chegada de biossimilares, o remédio se mantém resiliente
9 – Opdivo
Companhias: Bristol Myers Squibb e Ono Pharmaceutical Vendas em 2023: US$ 10 bilhões (R$ 52 bilhões) Doenças: Diversos tipos de câncer
Apesar da pesada concorrência com o rival Keytruda, o Opdivo sustentou o patamar acima de US$ 10 bi
10 – Darzalex/Darzalex Faspro
Companhia: Johnson & Johnson Vendas em 2023: US$ 9,7 bilhões (R$ 50,4 bilhões) Doenças: Mieloma múltiplo eamiloidose de cadeia leve
O peso desse medicamento para a divisão farmacêutica da Johnson & Johnson se traduz em números. O Darsalex respondeu por mais de 11% do faturamento da companhia no ano passado
A concentração de mercado também caracteriza as vendas online nas farmácias. Apenas dez indústrias dominam praticamente 30% do volume de negócios nas plataformas de e-commerce do varejo farmacêutico. É o que apontam indicadores da IQVIA referentes aos últimos 12 meses até março deste ano.
As vendas online nas farmácias movimentaram R$ 14 bilhões no período, o que representa 7% do faturamento total do setor. Deste montante, R$ 4,19 bilhões foram gerados pelas empresas presentes no top 10. O estudo considera tanto os medicamentos como produtos de higiene pessoal, beleza e conveniência.
As duas primeiras colocadas nesse ranking têm nos medicamentos Rx as âncoras para se movimentarem no varejo digital. Tanto na líder EMS como na Eurofarma, essa categoria representa 86% das transações. A diferença entre elas está nos outros produtos.
A EMS faturou R$ 684 milhões entre abril do ano passado e março de 2024, mas apenas 6,3% da receita correspondeu a não medicamentos. Já na Eurofarma, 11,2% do total de R$ 553 milhões diz respeito a esse segmento, muito em função da crescente aposta da farmacêutica no mercado de OTC. Em 2023, a empresa estreou em higiene e beleza com a OAZ – uma linha de 16 produtos para saúde bucal, cuidados com a pele e higiene íntima.
Não tão distante vem a P&G, com R$ 537 milhões, também seguida de perto pela Novo Nordisk, com R$ 534 milhões e puxada por blockbusters como o Ozempic. O Aché completa a relação dos cinco primeiros, com R$ 451 milhões de faturamento.
As maiores fabricantes quando o assunto é o digital (Vendas em milhões de R$ – abr/23 a mar/24)
Fonte: IQVIA
Rx dominam o top 10 de vendas online nas farmácias…
Os medicamentos de prescrição (Rx) são os carros-chefes das vendas online nas farmácias. As exceções ficam por conta da Mantecorp Farmasa e das três companhias totalmente focadas em bens de consumo – P&G, Nestlé e Kimberly Clark.
A participação do Rx no faturamento chega a 76,9% no Aché, 88,9% na Libbs, 96,5% na Takeda e 99,5% na Novo Nordisk. O panorama é bem diferente da média geral do mercado farmacêutico, no qual a higiene, beleza e conveniência respondem por 46% dos negócios.
Onde o Rx importa (Participação % dos medicamentos Rx nas vendas – abr/23 a mar/24)
A Vitamedic anunciou que seu diretor comercial Thiers Carvalho, passará a comandar também o segmento de nutrição e bem-estar da companhia, além das operações de e-commerce. O executivo será responsável por impulsionar o faturamento da categoria de suplementação alimentar, liderada pela marca Trustfuel.
Formado em ciências econômicas pela Universidade Federal de Sergipe, fez pós-graduação em gestão empresarial pela Faculdade Amadeus. Na farmacêutica brasileira desde o início do ano, acumula passagens por empresas do setor, entre as quais Althaia e Hertz.
Uma parceria entre a rede de farmácias São João e plataforma MPO Saúde disponibiliza atendimentos de telemedicina para o RS. A iniciativa já realizou mais de 1500 consultas em 17 dias, em atendimentos com especialistas das áreas de obstetrícia, pediatria, psiquiatria e psicologia, além de médicos gerais.
Segundo Nicole de Lima, coordenadora de Suporte Técnico Farmacêutico das Farmácias São João, ao identificar a dimensão da tragédia no RS, a rede rapidamente buscou parceiros para organizar uma alternativa de atendimento às vítimas dos municípios que mais estão sofrendo com os impactos das enchentes.
“Nos aliamos à plataforma MPO Saúde, que já possuía uma estrutura robusta para atendimento online, com o nosso canal que concentra as demandas de tele-entrega. Nós fazemos a triagem inicial dos pacientes e direcionamos para o time da plataforma o atendimento do médico que foi realizado conforme a demanda de cada um”, explicou a executiva.
O diretor médico das plataformas gaúchas de telemedicina MPO Saúde e Meu Psiquiatra Online, Elias de Oliveira Junior, afirmou que os atendimentos foram importantes não apenas para tratar problemas decorrentes das enchentes, mas também para renovar receitas prescritas previamente que foram levadas pelas águas.
Rede não foi a primeira a oferecer telemedicina para o RS
A iniciativa da São João não foi uma exclusividade no canal farma. O Panorama Farmacêutico noticiou recentemente um projeto similar da DPSP, que disponibilizou sua plataforma para o atendimento das vítimas no Estado.
O Grupo EMF Logística, empresa familiar sediada em Belo Horizonte e há 35 anos no mercado, anunciou a nomeação de Anderson de Oliveira para o cargo de diretor geral.
O executivo, formado em administração de empresas pela Faculdade Novos Horizontes, cursou também MBA em gestão empresarial pela FGV. Oliveira assume o cargo após deixar a AGV Health & Nutrition, da qual era diretor de operações.
Seu currículo confirma sua expertise no setor de logística. Com 25 anos de experiência, atuou em empresas do setor farmacêutico e também de segmentos como bens de consumo, alimentos, bebidas, cosméticos, tecnologia e saúde animal.
Os planos de crescimento da Nissei receberam um novo aporte de R$ 180 milhões, valor que deve ser utilizado majoritariamente para o resgate antecipado das 2ª e 3ª debêntures. O montante se soma a outros R$ 190 milhões investidos pelos acionistas em dezembro de 2023.
Segundo o CFO da rede, André Lissner, os investimentos adicionais fazem parte do plano de expansão da varejista. “Os aportes reforçam o compromisso dos acionistas controladores com a melhoria da estrutura de capital da companhia, fortalecendo ainda mais sua capacidade de investimento e expansão de suas operações”
Plano de crescimento da Nissei mira a capital paulista
O planejamento da Nissei para 2024 conta com a entrada em São Paulo como plano principal, a rede estima a abertura de 80 novas unidades durante o ano, sendo 20 delas localizadas na capital paulista.
A adição de 28 novos pontos de venda no primeiro trimestre desse ano ajudou a rede a atingir recentemente a marca de 400 unidades em três estados. A sede escolhida para a loja que marcou a expressiva conquista foi Curitiba (PR), estado natal da rede.
A Atlhetica Nutrition uma das maiores fabricantes de whey protein do Brasil, lançou o novo Best Whey sabor Dadinho. Trata-se de uma parceria com a Doce Sabor, que traz uma surpresa nostálgica para os consumidores.
O Best Whey combina o sabor icônico do Dadinho com benefícios fitness, contendo 25 g de proteína por dose, adoçado com Stévia, sem glúten, gorduras trans reduzidas e baixo teor de carboidratos.
A fórmula reúne três tipos de filtragens de whey, concentrada, isolada e hidrolisada, com aminoácidos essenciais para a recuperação e construção muscular, além de benefícios para a imunidade e a saúde em geral.
A colaboração entre duas marcas renomadas visa a resgatar memórias da infância enquanto promove um estilo de vida saudável.
“Essa parceria é uma tendência no mercado. Uma das características da nossa empresa é inovar e valorizar o sabor dos produtos. Agora decidimos trazer de volta o doce da infância dessa geração e oferecer a whey protein saudável e saborosa. A ideia é que as pessoas revivam os bons momentos e cuidem da saúde ao mesmo tempo”, afirma Carlos Tomaiolo, diretor de marketing da Atlhetica Nutrition.
Distribuição: distribuição própria Diretor de marketing: Carlos Tomaiolo – carlos.tomaiolo@atlheticanutrition.com.br