CFF elaborará guias sobre assistência farmacêutica em catástrofes

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Assistência farmacêutica em catástrofes,
Foto: Freepik

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) vai criar um grupo de trabalho para a elaboração de guias sobre a assistência farmacêutica em catástrofes. A decisão foi tomada após votação no Plenário do Conselho, na última quinta-feira, dia 23, motivada pela atuação dos profissionais no atendimento às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

O CFF já produziu três materiais educativos para nortear o trabalho da categoria neste momento de crise. Os documentos divulgados até então foram realizados pela Assessoria Técnica e pela Coordenação de Imprensa do órgão.

Guia sobre assistência farmacêutica em catástrofes é ideia antiga 

Apesar do protagonismo dos profissionais farmacêuticos e do mercado como um todo, a ideia de criar um guia sobre o tema veio ainda antes das enchentes no Rio Grande do Sul. Segundo Cláudio Guimarães, suplente de conselheiro federal de farmácia pelo estado de Santa Catarina, o tema já era estudado há mais de um mês.

“O farmacêutico participa desde a logística para a aquisição e distribuição dos medicamentos até a dispensação ao paciente. Walter Jorge João, presidente do CFF, se mostrou bastante receptivo e se prontificou a criar o novo GT para a elaboração dessas diretrizes de trabalho tão fundamentais e que contribuirão para salvar muitas vidas”, comemora.

CFF propôs melhorias no atendimento às vítimas 

Para dinamizar o atendimento aos afetados pelas enchentes, o CFF enviou dois ofícios ao Ministério da Saúde e à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

No primeiro, o conselho pediu que a pasta flexibilizasse o acesso aos medicamentos distribuídos pelo Farmácia Popular no Estado. E no ofício enviado à Anvisa, o objetivo foi pleitear a extensão da validade das receitas para a compra de medicamentos de controle especial e antimicrobianos, com o objetivo de evitar novas consultas médicas, inviáveis nas condições atuais.

Supley oferece nova opção de snack proteico

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MODELO LANCAMENTO PORTAL SupleyO varejo farmacêutico passa agora a contar com mais uma opção de snack proteico quando o assunto são as barrinhas. O Grupo Supley, por meio de sua marca Max Titanium, apresenta a Power Protein Crisp.

Com 15 gramas de proteína em sua composição, é uma ótima opção para um lanche rápido e nutritivo, seja antes ou depois da rotina de treinos.

Disponível em quatro sabores (cookies, dark chocolate truffle, frutas vermelhas e milk caramel), a barrinha se destaca pela consistência crocante, sem perder a cremosidade do recheio.

Distribuição: sistema próprio de distribuição
Gerente nacional de vendas (canal farma): Nathalia Cristofano – (16) 99720-7620

Nanoprópolis da APISVIDA chega ao varejo farmacêutico

NANOPRÓPOLIS DA APISVIDA
Foto: Divulgação

O varejo farmacêutico brasileiro recebe um novo e exclusivo produto – o Nanoprópolis. Desenvolvido pela APISVIDA em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), no campus de Ribeirão Preto, o produto é até três vezes mais eficaz em relação aos extratos de própolis convencionais disponíveis no mercado.

Com esse lançamento, a APISVIDA, situada em Bebedouro (SP), espera ampliar ainda mais a sua capilaridade. Segundo dados do IQVIA, a fabricante lidera o ranking de vendas da categoria de mel nas redes associadas à Abrafarma e é a segunda colocada na categoria de própolis, com ótima experiência dos consumidores. É a única marca do segmento com 0% de rejeição. Atualmente, seus mais de 110 SKUs estão presentes nas maiores redes de farmácias do Brasil.

A parceria com a Universidade de São Paulo (USP) existe há 13 anos e o Nanoprópolis® vem sendo desenvolvido há cinco, por meio de uma pesquisa encabeçada pelos pesquisadores Jairo Bastos e Priscyla Daniely Gaspari. Neste mês de maio o produto chegou às farmácias.

Pesquisa comprovou benefícios extras do Nanoprópolis da APISVIDA

Pesquisas demonstraram que o Nanoprópolis da APISVIDA aumentou a biodisponibilidade dos compostos ativos da própolis, o que assegura uma absorção mais eficiente pelo organismo. Além disso, a formulação aquosa apresenta maior teor de extrato seco (ativos) de própolis, superando a eficácia da versão convencional, mesmo em doses menores.

O produto também apresenta uma ação cicatrizante 2,6 vezes maior e reduz em até 87% a carga viral de diferentes variantes do Sars-Cov-2, sendo até quatro vezes mais eficiente que os extratos de própolis verde convencionais. A nanotecnologia utilizada permitiu ainda triplicar a ação antioxidante e a citotoxicidade em células de câncer.

“O consumo de própolis no Brasil já é muito difundido. E com a comprovação da maior eficiência dessa solução, entendemos que a categoria tem potencial para conquistar outro status nas prateleiras das farmácias”, observa Renan Morales, gerente de marketing da fabricante, em entrevista exclusiva ao Panorama Farmacêutico.

Devido à maior facilidade logística, a distribuição do Nanoprópolis deve começar pelo estado de São Paulo, por meio do parque fabril de 2.300 m² em Bebedouro.

O produto chegará em duas apresentações ao varejo farmacêutico – o extrato de própolis verde e vermelho. Ambos não têm adição de álcool e o preço sugerido varia de R$ 45 a R$ 55. “Mesmo com um rol de benefícios maior, ainda chegará com um valor próximo do que já é praticado pelo mercado”, argumenta Morales.

Galderma tem novo gestor de contas

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Galderma, Michel Mendonça
Foto: Divulgação

A Galderma, farmacêutica focada no segmento dermatológico, passa a ter Michel Mendonça como novo especialista em negócios. O executivo ficará responsável pela gestão das contas de estética injetável da companhia.

Graduado em marketing pela Estácio, conta com mais de 16 anos de experiência na área comercial e passagens por empresas como Pollux e Silimed.

Contato: michel.mendonca@galderma.com

Vereadores discutem piso salarial do farmacêutico em São Paulo

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piso salarial do farmacêutico
Foto: Freepik

Uma ação do CRF-SP instiga vereadores favoráveis às mudanças no piso salarial do farmacêutico em São Paulo. Políticos de diversas cidades do estado protocolaram moções de apoio à ideia.

A iniciativa é uma colaboração do conselho com o Comitê Parlamentar formado na Assembleia Legislativa. Segundo a entidade, o objetivo é garantir condições mais dignas de trabalho e vida para os farmacêuticos.

Vereadores apoiam novo piso salarial do farmacêutico

Vereadores de mais de 100 cidades seguiram as recomendações da ação e protocolaram moções de apoio aos projetos de lei nº 2.028/2021, nº 1559/2021 e nº 3.502/2021. As propostas têm como autores, respectivamente, os deputados federais Alice Portugal (PCdoB-BA), André Abdon (PP-AP) e Cleber Verde (MDB-MA).

Todos esses projetos estipulam o estabelecimento de um novo piso para a classe farmacêutica e estão em fase de tramitação na Câmara dos Deputados.

Projeto estabelece piso salarial do farmacêutico na casa dos R$ 6,5 mil

 A ideia é que o piso salarial do farmacêutico seja de R$ 6.500 para todos os farmacêuticos em atividade no país, sem nenhuma variação por estado. Conforme o substitutivo, o valor será corrigido logo após a transformação do projeto em lei pela variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado desde junho de 2022. A partir daí os reajustes serão anuais, pela variação acumulada do INPC em 12 meses.

Nova linha capilar para mulheres negras

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MODELO LANCAMENTO PORTAL 2A linha capilar da Negra Rosa, criada pela empreendedora e ativista Rosangela Silva, foi desenvolvida especificamente para atender às particularidades dos cabelos das mulheres negras brasileiras, diferenciando-se das tabelas internacionais de classificação capilar.

A marca celebra a diversidade e reconhece a multicurvatura dos fios das brasileiras, com quatro produtos formulados à base de ingredientes da natureza.

  • Hidratação colágeno: para cabelos desidratados ou sem brilho, devolve a umidade natural, proporcionando maciez e brilho com colágeno vegetal e óleo de groselha negra
  • Nutrição manteiga: para cabelos secos ou ressecados, oferece emoliência e umectação com manteiga de manga e biotina, fortalecendo e hidratando os fios
  • Reconstrução tutano: para cabelos danificados ou quebradiços, fortalece e promove crescimento saudável com tutano vegetal e óleo de rícino
  • Reparação queratina: para cabelos quimicamente tratados ou porosos, repara e revitaliza os fios com queratina vegetal e ceramidas

A linha também inclui quatro cremes de pentear, classificados de acordo com os tipos de curvaturas mais comuns entre as brasileiras – cacheados, crespos, crespíssimos e com química.

Outro destaque da linha é o Afro blend 7, uma fórmula com sete ingredientes naturais que conferem definição, antifrizz, hidratação e modelagem aos cabelos afro.

Os preços sugeridos variam entre R$ 19,90 e R$ 29,90.

Distribuição: sistema próprio
Gerente de trade marketing: Marilú Borgonovo – marilu.borgonovo@cottonbaby.com.br

Rede de farmácias gaúcha doa 40 mil kits para o Rio Grande do Sul

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Rede de farmácias gaúcha
Foto: Reprodução / Marcos Alves – Correio do Povo

A rede de farmácias gaúcha São João angariou fundos e preencheu 40 carretas com itens para doação aos afetados pelas enchentes no Estado. A frota saiu de seu CD, em Gravataí (RS), e levou os kits para pessoas na Região Metropolitana e no Vale do Taquari. As informações são do Correio do Povo.

Dentre os conjuntos doados estavam “kit inverno”, com cobertores e roupas, e kit de produtos de limpeza e higiene pessoal, que contava com alguns doces para melhorar o ânimo dos afetados. Ao todo, 40 mil kits foram montados, com a expectativa de atender 20 mil pessoas.

A rede de farmácias, forneceu R$ 4 milhões em produtos para serem doados. “Nossos colaboradores também foram vítimas desta tragédia, e nossos prejuízos foram grandes. Mas estamos juntos. Não vamos deixar de ser solícitos”, declarou Pedro Henrique Brair, diretor-presidente da companhia.

Rede de farmácias gaúcha agradece apoio da Abrafarma 

Em declaração exclusiva ao Panorama Farmacêutico, Brair agradeceu o apoio das demais redes da Abrafarma nesse momento de dificuldade. Segundo ele, todos os associados da entidade, que congrega as maiores redes de farmácias do país, se mobilizaram.

“Temos só a agradecer a Abrafarma e as redes associadas. A situação é muito sensível, ainda não sabemos quando iremos nos recuperar, mas assim que pedimos auxílio, nossos parceiros atenderam. Nosso sincero muito obrigado”, diz.

Mercado farmacêutico se mobilizou desde o início da crise 

E não foi só a Farmácias São João que fez sua parte quando o assunto é ajudar o Rio Grande do Sul. O mercado farmacêutico como um todo tem agido.

Do varejo, à indústria, passando pelos conselhos a nível estadual e federal, ações foram realizadas para diminuir o sofrimento dos afetados. Para conferir mais da atuação do setor no suporte às vítimas das enchentes no RS, confira nossa matéria completa.

Lançamentos da FreeBrands sustentam meta de crescer 15%

Lançamentos da FreeBrands sustentam meta de crescer 15%
Foto: Divulgação

Os lançamentos da FreeBrands e a operação no varejo farmacêutico serão os motores para o avanço da fabricante em 2024. A meta é ampliar em 15% o faturamento deste ano na comparação com 2023.

A empresa espera que a receita anual passe de R$ 65 milhões para R$ 75 milhões. As farmácias já totalizam 60% desse resultado. É o que afirmou o CEO Rafael Nasser (foto), em entrevista exclusiva ao Panorama Farmacêutico.

A companhia aposta na extensão de linhas já consagradas e prevê apresentar mais de 20 novos produtos, que estarão disponíveis nas cerca de 35 mil farmácias atendidas pela marca. “Temos hoje cinco marcas em nosso portfólio e queremos fortalecer cada uma delas com novos SKUs. A ideia é mostrar que a FreeBands oferece soluções completas para o dia a dia”, afirma.

Acreditar nos lançamentos como pilar para o crescimento tem sua razão de ser. “Em um ano de vendas dos hidratantes labiais da Beta, alcançamos o equivalente a três anos do FreeCô em venda de unidades”, ressalta.

Lançamentos da FreeBrands são resultado de foco em P&D

A ampliação do ritmo de lançamentos da FreeBrands é resultado de um esforço crescente em pesquisa & desenvolvimento, cujos investimentos anuais giram em torno de 7% a 10% da receita bruta da empresa.

“Aprendemos a trabalhar com os produtos de nossa expertise. E observando o perfil de consumidores e de canais como o varejo farmacêutico, identificamos que nossas linhas poderiam se tornar mais ricas. Por isso, trouxemos produtos que completam as famílias”, explica Nasser.

Carro-chefe da companhia, a marca FreeCô ganhará um protetor de assento sanitário e também um lencinho umedecido em collab com a FreeWipes – marca de lenços para higienização que conquistou tração durante a pandemia e também expandirá seus horizontes para lenços demaquilantes e íntimos. Enquanto o FreeCô bloqueia o cheiro, o lenço permitirá a limpeza adequada da região.

Já a linha Beta, que inovou com os hidratantes labiais em formato de bola, passará a contar com uma linha de hidratantes para as mãos, além de protetores solares em bastão.

Lançamentos já apoiaram o crescimento no passado

O crescimento de 25% apresentado em 2023 já teve os lançamentos da FreeBrands como protagonistas. Mas apesar do bom resultado, o CEO classifica o último ano como uma ponte.

“Desenvolvemos muitos produtos pensando no futuro, pensando em acelerar ainda mais esse avanço. Com o mix mais amplo, conquistamos novos clientes e já crescemos na ordem de 30% neste primeiro quadrimestre, em comparação com o mesmo período anterior”, comemora o executivo.

Consultoria indica 5 melhores ações da indústria farmacêutica

Consultoria indica 5 melhores ações da indústria farmacêutica
Foto: Canva

As melhores ações da indústria farmacêutica no mercado financeiro refletem um dos setores mais estáveis e confiáveis para os investidores. Segundo estudo da consultoria S&P Global Rating, as 25 maiores empresas do setor acumularam receita de US$ 700 bilhões (aproximadamente R$ 3,6 trilhões) no último ano.

Esse montante representa 63% dos US$ 1,1 trilhão (cerca de R$ 5,6 trilhões) que o canal farma global movimentou em 2023.

Com base nesses números, o portal Insider Monkey, que congrega os principais hedge funds dos Estados Unidos, avaliou os resultados obtidos pelas companhias de capital aberto e selecionou as cinco que detêm as ações mais cobiçadas.

As melhores ações da indústria farmacêutica em 2024

5- Abbvie (preço em 24/5: R$ 50,45)

Com dividendos crescendo por 51 anos consecutivos nos Estados Unidos, a AbbVie é uma boa opção para os investidores. No país, o retorno das ações chegou a 3,49% em março. No fechamento do último trimestre de 2023, 76 fundos possuíam ações da farmacêutica, totalizando US$ 3,5 bilhões (cerca de R$ 18 bilhões)

4- Pfizer (preço em 24/5: R$ 37,24)

Também vinda de uma sequência de alta, a Pfizer está há 14 anos seguidos aumentando o retorno a seus acionistas. Em março, o rendimento por ação estava em 6,49%. Hoje, 79 fundos apostam na indústria farmacêutica. Apesar do maior número em comparação com a AbbVie, o montante de ações mantidas por esses grupos é menor – cerca de US$ 2,2 bilhões (aproximadamente R$ 11,3 bilhões).

3- Johnson & Johnson (preço em 24/5: R$ 50,78)

A Johnson & Johnson está há mais de seis décadas com valores em evolução. O retorno em março foi de 3% por papel. No último trimestre, o número de fundos de cobertura caiu de 84 para 81. Esses investidores concentram quase US$ 4 bilhões (cerca R$ 20,6 bilhões) em ações

2- Merck (fundos de cobertura: 98; preço em 24/5: R$ 83,82)

Com 13 anos consecutivos de valorização dos dividendos, Merck alcançou, em março, 2,49% de retorno sobre as ações e 98 hedge funds em carteira. Ao fim de 2023, a indústria farmacêutica atraiu mais 13 fundos. As ações mantidas por esses investidores superam US$ 7,16 bilhões (cerca de 36,8 bilhões).

1- Eli Lilly (preço em 24/5: R$ 140,28)

A líder entre as melhores ações da indústria farmacêutica é aquela em que os dividendos aumentam há menos tempo em relação à concorrência – “só” uma década. Em março, a Eli Lilly entregou um retorno de 2,49% por ação e conta com 102 fundos, cujos papéis totalizam US$ 11,1 bilhões (cerca de R$ 57,2 bilhões).

Ranking revela produtos que mais crescem nas farmácias

Produtos que mais crescem nas farmácias
Foto: Freepik

Dados colocam não medicamentos no topo

Os não medicamentos ganham cada vez mais relevância entre os produtos que mais crescem nas farmácias. Segundo estudo da IQVIA, dos 30 itens cujo faturamento registrou o maior avanço nos 12 meses até março, 15 pertencem a essa categoria. O ranking revela ainda uma surpresa na liderança.

A outra metade corresponde aos remédios vendidos sob prescrição médica (Rx). Ou seja, os medicamentos isentos (MIPs) ficaram de fora da relação.

Produtos que mais crescem nas farmácias: acabou o gás, Ozempic?

Apesar de o Ozempic, medicamento à base de semaglutida da Novo Nordisk, ter sido o campeão de faturamento em 2023, ele não lidera a relação quando o assunto é crescimento.

O remédio ocupa apenas a terceira colocação, com avanço de R$ 272 milhões no período. À sua frente estão o Forxiga, comprimido da AstraZeneca contra o diabetes; e o Carmed, hidratante labial da Cimed.

O que explica?

Várias são as possíveis explicações para o crescimento menos acelerado do Ozempic. Um deles data bem do início dessa análise.

Em abril do ano passado, a Novo Nordisk afirmou que, devido a uma demanda acima do esperado, enfrentaria dificuldades para manter o abastecimento do medicamento. A situação foi normalizada apenas cinco meses depois, em setembro de 2023.

Além disso, tanto Forxiga como Ozempic são medicamentos para o diabetes, sendo que o primeiro não é de alto custo e, com isso, torna-se mais acessível aos pacientes.

Não medicamentos crescem menos

Apesar de estar em pé de igualdade quando o assunto é a quantidade de produtos que mais cresceram nas farmácias, os não medicamentos ainda não acompanham o avanço dos medicamentos.

Entre os cinco primeiros, apenas o Carmed figura. Entre os dez, somente Pampers, da P&G, e Siage, da Eudora, entram na relação.

Top 30 do crescimento nas farmácias
(Crescimento nas farmácias no MAT março/24 em milhões de reais)

graficos panorama farmaceutico 1
Fonte: IQVIA