Mafra debate os desafios da saúde na cadeia de suprimentos

CADEIA DE SUPRIMENTOS
Vilson Schvartzman (Viveo), Kewton Aragão (Amil), Leonisa Obrusnik (Hospital Alemão Oswaldo Cruz) e Fernando Torelly (HCor) – Foto: Ana Claudia Nagao/ Panorama Farmacêutico

A Mafra, distribuidora do segmento de especialidades pertencente ao ecossistema da Viveo, debateu os desafios da saúde na cadeia de suprimentos hospitalares. Temas como ser eficiente ou reduzir custos fixos, a necessidade de aproximar a distribuição ao que se chama de beira do leito e a importância de contar com parceiros estratégicos foram discutidos durante o Mafra Day 2024.

O evento, que ocorreu na última quinta-feira, dia 5, em São Paulo (SP), reuniu mais de 250 participantes – entre executivos da indústria, do setor de abastecimento e profissionais de supply chain de hospitais e operadoras de saúde. O painel ainda abordou as tendências para 2025 e como a tecnologia bem aplicada pode auxiliar na gestão das empresas.

A palestra teve a participação de Leonisa Obrusnik, diretora de suprimentos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz; e de Fernando Torelly, superintendente corporativo do HCor. A mediação ficou a cargo de Vilson Schvartzman, vice-presidente da Viveo. “Entendemos que as distribuidoras cada vez mais exercem um papel diferente nesse mercado. O que era basicamente uma relação negocial passou a ser uma parceria estratégica, por meio da qual os players esperam que a distribuição agregue valor, serviço e eficiência operacional para a cadeia como um todo”, avalia.

“Um evento como o Mafra Day é sempre muito importante considerando os custos muito elevados na área de supply chain. Quando temos um fornecedor que se propõe a aprimorar a eficiência nessa cadeia, devemos estar abertos para o desenvolvimento de novos projetos disruptivos”, afirma Kewton Aragão, diretor executivo de supply chain da Amil.

Importância de manter parcerias estratégicas na cadeia de suprimentos

Entre os desafios da cadeia de suprimentos para 2025, Leoniza destaca a necessidade de estabelecer parcerias contínuas e o trabalho em conjunto com toda a cadeia a fim de evitar questões que impactam a operação dos hospitais. “Uma pesquisa da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) revela, que para 80,22% dos associados, o volume de glosas (cancelamento ou redução do pagamento) e o prazo de recebimento pelos serviços prestados pelas operadoras pioraram”, afirma a executiva.

Na visão de Torelly, as operadoras mudaram o fluxo de caixa e aumentaram as glosas, sendo grande parte delas relacionadas à questão de suprimentos, seja por uso não pertinente do material, pela falta de autorização ou código errado. Para ele, um dos maiores desafios está relacionado à escolha entre ser eficiente nos custos variáveis ou reduzir os custos fixos.

“A forma de rentabilizar com a área de supply terá que ser reinventada. No passado, uma forma de aumentar a renda ocorria na troca periódica dos equipos. Hoje, a cobrança desses insumos já está embutida na diária e a rentabilidade precisará estar muito mais atrelada à eficiência na gestão de compras”, avalia Torelly.

Atendimento na beira do leito

A preocupação com o paciente será o grande diferencial competitivo no mercado hospitalar. E ela está muito atrelada à forma de atendimento de beira do leito por parte dos gestores, fornecedores e distribuidoras.

“A distribuidora, no passado, atuava como intermediária entre a indústria e o hospital. Hoje ela se tornou um operador logístico e caminha para se transformar em um parceiro que atua dentro do hospital, fazendo a individualização e entregando o pacote para o paciente diretamente no leito. Não dá mais para fazer compra spot mudando de fornecedor toda semana”, entende Torelly.

No Hospital Oswaldo Cruz, 80% das aquisições são concretizadas por meio de parceiros, com contratos de até dois anos. “Isso contribuiu para que pudéssemos trabalhar com estoques reduzidos, mas sem cair em rupturas. Trabalhamos com um planejamento inteligente que identifica se o paciente apresentou um aumento de consumo de determinado medicamento garantindo o seu abastecimento. E a maioria dos nossos estoques são repostos com a sugestão de quantidades pelo próprio fornecedor”, explica Leonisa.

A Mafra é uma das distribuidoras que já está investindo em inteligência artificial focada em pricing e planejamento. “Estamos estudamos modelos alternativos de gestão da cadeia hospitalar, que envolve a unitarização de medicamentos e manipulação de injetáveis que já se constitui em uma atuação de beira do leito”, adianta Schvartzman.

“A tecnologia vai ser um grande diferencial e as empresas têm que estar preparadas com processos novos e alternativas à gestão hospitalar já existentes. Não temos dúvida que o grande desafio é chegar ao beira leito e a Mafra está cada vez mais preparada e investindo nesse sentido”, finaliza. 

Portfólio da Catarinense passa a contar com creatina

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Portfólio da Catarinense
Foto: Divulgação

O suplemento alimentar em pó de creatina é a grande novidade do portfólio da Catarinense Pharma para o fim do ano. São duas apresentações com volumetrias diferentes: 150 g e 300 g.

Feito com o nutriente em sua forma monohidratada 100% pura, o produto não tem sabor, nem odor. Além disso, tem zero calorias e não contém glúten. Independente do peso, ambas as versões acompanham dosador.

A creatina auxilia no aumento do desempenho físico durante exercícios de curta duração e alta intensidade. Fora esse benefício, o suplemento melhora a recuperação muscular, a força e o tônus dos músculos, além de ajudar na hidratação das células de nosso corpo.

Portfólio da Catarinense ganhou protagonismo

O suplemento de creatina não foi o único lançamento da Catarinense no segundo semestre deste ano. A farmacêutica também apresentou seu Dimagnésio Malato Premium, disponível em apresentações com 60 e 120 comprimidos com concentração de 1300 mg por porção.

Distribuição: Sistema próprio de distribuição
Gerente de inovação de produtos: Eduardo Cristiano Pereira – eduardo@catarinensepharma.com.br

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Feira de negócios da MasterFarma supera R$ 10 milhões

FEIRA DE NEGÓCIOS DA MASTERFARMAMasterFarma, varejo farmacêutico
Marcelo Grasso ao lado dos sócios Eduardo Grasso e Hênio Grasso Jr. | Foto: Divulgação

A feira de negócios da MasterFarma, realizada entres os dias 11 e 13 de novembro, movimentou cifras recordes de R$ 10 milhões. Em formato virtual, o evento reuniu mais de 3 mil itens em promoção durante 72 horas e contou com o apoio de 35 indústrias parceiras.

A rede de farmácias associativistas, que congrega as bandeiras MasterFarma e SuperPopular, promoveu a feira em novembro com uma intenção clara. “Escolhemos essa data para que nossos associados tivessem a oportunidade de potencializar as ações da Black Friday”, afirma o head de negócios Daniel Ronchi.

A varejista utilizou uma ferramenta exclusiva, o Sistema Integrado de Pedidos (SIP), para alcançar o maior número de associados. A estratégia provou-se assertiva, uma vez que contou com a adesão de 86% dos mais de 1 mil PDVs, distribuídos por 12 estados e pelo Distrito Federal. “Além das excelentes condições disponibilizadas pelas indústrias, a MasterFarma ainda empenhou um adicional de 5% sobre as ofertas, o que assegurou um aporte financeiro direto aos associados”, completa.

Feira de negócios da MasterFarma movimenta cifras milionárias 

Essa foi a quarta edição da feira de negócios da rede. Entre rodadas e feira, no ano passado foram transacionados mais de R$ 18 milhões. “Quando realizamos essas ações, conseguimos condições bastante diferenciadas, muitas vezes igualadas às das grandes redes. Diante dessas oportunidades, as farmácias associadas poderão também fazer promoções para seus clientes e se manter competitivas no mercado”, destaca o diretor administrativo Marcelo Grasso.

A varejista tem um faturamento estimado de quase R$ 2 bilhões para 2024. “Com isso, conseguimos negociar condições muito relevantes com as distribuidoras e as indústrias, bem melhores do que a farmácia teria se tivesse que trabalhar essa ação de maneira independente”, completa.

Jantar expôs planos para 2025

A feira de negócios da MasterFarma teve seu encerramento no dia 13. Em paralelo, a rede realizou um jantar para seus fornecedores em Criciúma (SC), munícipio onde fica localizada sua base.

“Durante o ano, várias e várias vezes nos reunimos para negociar. É um trabalho árduo para ambas as partes. Em novembro, chamamos todos para que possamos confraternizar e comemorar os números alcançados”, relata o executivo. Durante o encontro, a varejista aproveitou para expor seu planejamento comercial e de expansão para 2025.

A rede já está presente no Acre, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins e no Distrito Federal. Mas até 2027, a intenção é alcançar capilaridade nacional com presença em 100% das unidades da Federação.

“Com a apresentação dos projetos in loco, conseguimos pular etapas na negociação com os gestores da indústria, que já saem do evento com as informações estruturadas para alinhamento com suas respectivas diretorias”, analisa Grasso.

Relação com indústria é valorizada pela rede

Além do jantar, a MasterFarma também mantém as portas de sua sede abertas para receber seus parceiros da indústria. Um exemplo foi a visita de Adibe Marques, da Cimed, no último dia 11. “A Cimed é parceira de anos e sempre acreditou no potencial da MasterFarma, o que faz com que tenhamos ainda mais vontade de trabalhar”, ressalta Grasso.

O diretor também valorizou estratégias que tragam ‘dinheiro novo’ para as lojas. “O segmento de protetor labial é pequeno, mas a Cimed renovou este mercado, trouxe produtos novos e, com isso, nós conseguimos viabilizar bons preços”, completa.

Visita Adibe Marques a MasterFarma3
MasterFarma recebeu equipe da Cimed em sua sede
Foto: Divulgação

Agenda de 2025 já tem 15 eventos do mercado farmacêutico

EVENTOS DO MERCADO FARMACÊUTICOMercado farmacêutico, eventos, 2025, varejo farmacêutico, indústria farmacêutica
Foto: Canva

Os eventos do mercado farmacêutico são um importante ponto de conexão e negócios entre varejistas e representantes da indústria, do setor de serviços, além de distribuidoras e atacadistas. E o calendário de 2025 promete reforçar essa interação, com 14 grandes feiras e congressos já confirmados.

Movimentando US$ 197 bilhões (R$ 1,19 trilhão) apenas na América Latina, o setor é apontado como um dos que mais avança no mundo e deve registrar aumento de 22% em sua receita até 2027, período em que prevê alcançar a marca de US$ 240 bilhões (R$ 1,4 trilhão).

Confira os principais eventos do mercado farmacêutico em 2025:

Janeiro

Março

  • Farma Trend – 12 e 13/3 

    • Realizado pela Febrafar em Minas Gerais, busca reunir e conectar varejistas de todas as partes do estado e do Brasil, em um ambiente propício para a expansão do networking no associativismo
      • Local: Expo Minas – Belo Horizonte (MG)
  • Abradilan Conexão Farma – 18 e 19/3 

    • Organizado pela Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan), o evento traz uma grade de conteúdos que integram aproximadamente 170 expositores para mais de 27 mil visitantes
      • Local: Expo Center Norte – São Paulo (SP)
  • IV Seminário Internacional de IFA: Latam – 24 e 25/3

    • São Paulo será o centro das indústrias farmacêutica e farmoquímica latino-americanas com o IV Seminário Internacional de IFA. O evento reunirá especialistas e líderes do setor para discutir tendências globais, inovações tecnológicas e os desafios da cadeia de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs)
      • Local: JW Marriott Hotel – São Paulo (SP)

Abril

  • Arnold Sports Festival South America – 4 a 6/4 

    • Em sua 11° edição no Brasil, o evento reúne exposição, congresso e competições em um mesmo espaço. Em 2024, foram mais de 80 palestrantes distribuídos em dez módulos de diferentes temáticas
      • Local: Expo Center Norte – São Paulo (SP)
  • Nutri Ingredients Summit (NIS) – 15 e 16/4 

    • Com mais de 100 expositores, 5 mil visitantes e 600 congressistas, a 5° edição do NIS reúne fornecedores de ingredientes funcionais e representantes das indústrias de alimentos, bebidas, suplementos alimentares e farmacêuticas
      • Local: Transamérica Expo Center – São Paulo (SP)

Maio 

  • Abrafad – 6 a 8/5 

    • Estão confirmadas as próximas duas edições do Encontro Abrafad, divididas entre maio e outubro. Os eventos da entidade visam a possibilitar conexões e fomentar parcerias da indústria com as farmácias associativistas que integram o grupo
      • Local: Espaço Immensità – São Paulo (SP)
  • Medical Cannabis Fair – 22 a 24/5

    • Com 19 expositores já confirmados, a 5ª edição da Medical Cannabis Fair promete reunir diversos especialistas do mercado em uma ampla discussão acerca dos avanços científicos e inovações no uso medicinal de cannabis
      • Local: Expo Center Norte – São Paulo (SP)

Junho

  • FCE Pharma – 10 a 12/6 

    • O FCE Pharma é um dos principais encontros da indústria farmacêutica na América Latina. Reuniu na última edição mais de 600 expositores e 21 mil visitantes, sendo 60% deles executivos C-level
      • Local: São Paulo Expo – São Paulo (SP)
  • We Need to Talk About Cannabis – 10/6 

    • Mais de 130 congressistas e 23 palestrantes garantirão oito horas de conteúdo dedicadas ao segmento de cannabis, abordando temas como inovações, regulamentações, pequisas e a tendência de aumento no volume de prescrições
      • Local: São Paulo Expo – São Paulo (SP)
  • Natural Tech – 11 a 14/6 

    • A Natural Tech reúne as principais novidades do mercado de produtos naturais na América Latina, com expositores, palestrantes e representantes da indústria
      • Local: Distrito Anhembi – São Paulo (SP)

Agosto 

  • Abrafarma Future Trends – 13 e 14/8

    • Um dos principais congressos do canal farma na América do Sul, mobilizou mais de 6 mil participantes na edição de 2024. Além de uma ampla e qualificada grade de palestras, o evento congrega uma área de exposições com mais de 70 fabricantes e provedores de serviços e tecnologia
      • Local: Distrito Anhembi – São Paulo (SP)
  • Encontro Farmarcas – 27 a 30/8

    • Com diversas palestras, experiências e oportunidades de negociação, o evento destinado aos membros da associação é um importante ponto de encontro dos varejistas que integram a administradora
      • Local: Centro de Eventos Pro Magno – São Paulo (SP)

Setembro

  • Analítica Latin America – 23 a 25/9 

    • O evento é considerado o ponto de encontro continental da indústria de análises químicas e o principal elo entre a indústria e a academia
      • São Paulo Expo – São Paulo (SP)

Outubro

  • Abrafad – 7 a 9/10 

    • Estão confirmadas as próximas duas edições do Encontro Abrafad, divididas entre maio e outubro. Os eventos da entidade visam a possibilitar conexões e fomentar parcerias da indústria com as farmácias associativistas que integram o grupo
      • Local: Espaço Immensità – São Paulo (SP)

Para se manter atualizado com toda a programação durante o ano, não hesite em conferir a agenda do Panorama Farmacêutico

Retail media na América Latina deve movimentar US$ 2 bi

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Foto: Freepik

O investimento em retail media na América Latina deve totalizar US$ 2 bilhões (R$ 12 bilhões) em 2024. Quem afirma é a consultoria eMarketer, a partir de estudo organizado pela Newtail.

A empresa de pesquisa de mercado também estima que, até 2028, esse montante chegue a US$ 5 bilhões (R$ 30 bilhões). Em 2023, essa modalidade abocanhou R$ 2,6 bilhões, algo em torno de 8% do total investido em publicidade no país. E o varejo farmacêutico é um dos setores mais pujantes nessa iniciativa.

Companhia analisou investimento em retail media na América Latina

Segundo o estudo, 25% dos investimentos de anunciantes em retail media na América Latina no ano passado foram oriundos de empresas dos setores de perfumaria, cosméticos e saúde, onde se enquadram as farmácias. No caso das agências de publicidade, esse percentual saltou para 44%. Em ambos os recortes, esses segmentos só perdem para a área de alimentos e bebidas.

A pesquisa também aponta que 64% das marcas já trabalham com esse formato de divulgação, assim como 55% dos grandes varejistas e 57% das agências de marketing. Mas isso não quer dizer que os players trabalhem de maneira similar.

Varejo farmacêutico em destaque 

Das 11 varejistas que mais receberam investimentos em retail media, quatro pertencem ao varejo farmacêutico. Panvel (29% dos respondentes já fizeram ações com a varejista), Pague Menos (24%) e Grupo DPSP (10%) aparecem pela primeira vez no estudo. A RD Saúde (29%), por sua vez, já figurava no levantamento anterior.

Já quando o assunto são as agências de marketing, a RD Saúde, que antes recebia aportes de 18% dos respondentes, viu esse índice subir para 37%. As estreantes Panvel e Pague Menos também estão, respectivamente com 25% e 19%.

Lista de grupos econômicos farmacêuticos é atualizada pela SCMED

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grupos econômicos farmacêuticos
Foto: Canva

A SCMED (Secretaria Executiva da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos) publicou sua nova lista de grupos econômicos farmacêuticos na última segunda-feira, dia 2. A atualização foi realizada por meio da Portaria CMED 4, de 29 de novembro de 2024.

Essa revisão é fundamental para o cálculo da concentração de mercado por classe terapêutica, baseado no Índice Herfindahl-Hirschmann (HHI). Essa estatística é utilizada para a designação dos preços relativos intrassetor (Fator Z) entre três níveis, facilitando o ajuste na precificação dos fármacos para o próximo ano.

Lista de grupos econômicos farmacêuticos não é definitiva

O texto divulgado pela secretaria define ainda que as empresas não inseridas em algum dos grupos serão consideradas “individuais”. Companhias que não concordarem com sua colocação tem até 30 dias, a partir da publicação original, para buscarem uma retificação.

O pedido pode ser feito no Sammed (Sistema de Acompanhamento do Mercado de Medicamentos), na opção “Solicitar alteração de empresa”. O manual da plataforma contém orientações que podem auxiliar em todo o processo.

As solicitações serão enviadas para análise e, caso aprovadas, farão parte da lista atualizada que será publicada em uma nova portaria da CMED, publicada no Diário Oficial da União e no portal da Anvisa.

Senado aprova imposto zero para medicamentos importados

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Medicamentos importados
Foto: Freepik gerada com IA

O projeto que mantém os medicamentos importados para uso pessoal isentos de impostos segue avançando. Na última quarta, dia 4, o Senado aprovou o texto, que vai agora à sanção presidencial. As informações são da Rádio Senado.

A proposta prevê a alíquota zero na importação de remédios desde que a remessa não supere os US$ 10 mil (R$ 60,8 mil). O conteúdo aprovado também altera o programa de incentivo à redução de emissões de gases de efeito estufa no qual a “taxa das blusinhas” foi inserida como um “jabuti”.

Isenção de medicamentos importados foi definida em junho 

A alíquota zero para remédios comprados no exterior para uso pessoal ou individual foi determinada em junho. O projeto atual visa estender essa decisão mesmo com a retirada da vigência das MPs anteriores.

Fundador da Drogaria Total lança biografia

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Fundador da Drogaria Total
Foto: Divulgação

O fundador da Drogaria Total, que deu origem ao grupo de mesmo nome, Jair Beloube, lançou sua biografia no último dia 28, em Ribeirão Preto (SP). O executivo recebeu familiares e amigos para uma cerimônia no auditório da Biblioteca Sinhá Junqueira.

Durante a 41ª Feira de Negócios do grupo, Beloube já havia apresentado sua obra para os parceiros comerciais da varejista. “Conseguir escrever um livro com a história da minha vida foi extremamente gratificante. O lançamento foi bacana demais, recebi feedbacks muito positivos”, comemora.

“Ler este livro é como ter uma conversa com o seu Jair, cheia de ensinamentos e reflexões valiosas. Sei que essa obra tem o poder de transformar vidas”, comenta o gerente de ofertas e produto para o segmento farma da Stone, Luiz Gustavo Cruz, em publicação nas redes sociais.

Fundador da Drogaria Total segue na ativa 

Beloube ainda é um player relevante no mercado farmacêutico paulista. Há quase 30 anos o empresário atua no Grupo Total, onde ocupa uma cadeira no Conselho Deliberativo.

A companhia, que já conta com mais 700 farmácias, reúne três bandeiras: Drogaria Total, Total Popular e Farma Total. Parte do seleto grupo das empresas bilionárias do varejo farmacêutico, a rede também possui uma marca própria e uma cooperativa de compras.

Sanofi planeja venda da Medley por US$ 1 bilhão

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Venda da Medley
Foto: Divulgação

Segundo apuração do Pipeline do Valor Econômico, a Sanofi deu mais um passo em direção à venda da Medley. A farmacêutica francesa contratou a Lazard para prospectar interessados na aquisição.

Segundo a reportagem, já no próximo trimestre, o laboratório deve começar a ouvir pretendentes. A expectativa de fontes do mercado é que o objetivo seja comercializar sua operação de genéricos por cerca de US$ 1 bilhão (R$ 6 bilhões). O único “entrave” é que a multinacional deseja manter parte das operações de OTC da Medley em seu portfólio.

Venda da Medley vem após 15 anos de parceria 

Para assumir a dianteira no mercado de genéricos, a Sanofi comprou a Medley em 2009. Na época, foi necessário um investimento de R$ 1,5 bilhão para concluir o negócio.

Após 15 anos, a farmacêutica passa por um momento de reestruturação. Presente em 135 países, ela tem revisto sua operação em algumas regiões e segmentos.

Descongestionante para crianças é novidade da União Química

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Descongestionante para crianças
Foto: Divulgação

O Respir Kids é o mais novo descongestionante para crianças da União Química. Composto por 0,9% de cloreto de sódio, o lançamento auxilia na eliminação do muco nasal.

O produto chega às farmácias em duas versões. A primeira é um kit completo, composto pelo frasco plástico de 120 ml e 15 unidades de sachês. Já a segunda é uma versão refil, que conta apenas com os sachês.

O objetivo é estimular a lavagem nasal diária. Afinal, a Pesquisa de Estatísticas do Registro Civil, do IBGE, aponta que 27% da mortalidade infantil está conectada a problemas respiratórios.

Descongestionante para crianças é livre de químico

A solução é indicada como um método de lavagem nasal com alto volume e baixa pressão. Um diferencial da linha é ser BPA free, ou seja, livre de Bisfenol A em seu frasco.

Indicado para crianças acima dos dois anos, o Respir Kids não deve ser utilizado por pacientes com histórico de alergia aos componentes da fórmula. 

M.S.: Isento

Distribuição: Sistema próprio de distribuição
Propagandista responsável: Beatriz Souza – (12) 99177-2098 –  bfsouza@genom.com.br