O fundador da Drogaria Total, que deu origem ao grupo de mesmo nome, Jair Beloube, lançou sua biografia no último dia 28, em Ribeirão Preto (SP). O executivo recebeu familiares e amigos para uma cerimônia no auditório da Biblioteca Sinhá Junqueira.
Durante a 41ª Feira de Negócios do grupo, Beloube já havia apresentado sua obra para os parceiros comerciais da varejista. “Conseguir escrever um livro com a história da minha vida foi extremamente gratificante. O lançamento foi bacana demais, recebi feedbacks muito positivos”, comemora.
“Ler este livro é como ter uma conversa com o seu Jair, cheia de ensinamentos e reflexões valiosas. Sei que essa obra tem o poder de transformar vidas”, comenta o gerente de ofertas e produto para o segmento farma da Stone, Luiz Gustavo Cruz, em publicação nas redes sociais.
Fundador da Drogaria Total segue na ativa
Beloube ainda é um player relevante no mercado farmacêutico paulista. Há quase 30 anos o empresário atua no Grupo Total, onde ocupa uma cadeira no Conselho Deliberativo.
A companhia, que já conta com mais 700 farmácias, reúne três bandeiras: Drogaria Total, Total Popular e Farma Total. Parte do seleto grupo das empresas bilionárias do varejo farmacêutico, a rede também possui uma marca própria e uma cooperativa de compras.
Segundo apuração do Pipeline do Valor Econômico, a Sanofi deu mais um passo em direção à venda da Medley. A farmacêutica francesa contratou a Lazard para prospectar interessados na aquisição.
Segundo a reportagem, já no próximo trimestre, o laboratório deve começar a ouvir pretendentes. A expectativa de fontes do mercado é que o objetivo seja comercializar sua operação de genéricos por cerca de US$ 1 bilhão (R$ 6 bilhões). O único “entrave” é que a multinacional deseja manter parte das operações de OTC da Medley em seu portfólio.
Venda da Medley vem após 15 anos de parceria
Para assumir a dianteira no mercado de genéricos, a Sanofi comprou a Medley em 2009. Na época, foi necessário um investimento de R$ 1,5 bilhão para concluir o negócio.
Após 15 anos, a farmacêutica passa por um momento de reestruturação. Presente em 135 países, ela tem revisto sua operação em algumas regiões e segmentos.
O Respir Kids é o mais novo descongestionante para crianças da União Química. Composto por 0,9% de cloreto de sódio, o lançamento auxilia na eliminação do muco nasal.
O produto chega às farmácias em duas versões. A primeira é um kit completo, composto pelo frasco plástico de 120 ml e 15 unidades de sachês. Já a segunda é uma versão refil, que conta apenas com os sachês.
O objetivo é estimular a lavagem nasal diária. Afinal, a Pesquisa de Estatísticas do Registro Civil, do IBGE, aponta que 27% da mortalidade infantil está conectada a problemas respiratórios.
Descongestionante para crianças é livre de químico
A solução é indicada como um método de lavagem nasal com alto volume e baixa pressão. Um diferencial da linha é ser BPA free, ou seja, livre de Bisfenol A em seu frasco.
Indicado para crianças acima dos dois anos, o Respir Kids não deve ser utilizado por pacientes com histórico de alergia aos componentes da fórmula.
M.S.: Isento
Distribuição: Sistema próprio de distribuição Propagandista responsável: Beatriz Souza – (12) 99177-2098 – bfsouza@genom.com.br
A diretora administrativa Pollyana Tamascia aposta na tendência de personalização do PDV em parceria com novas marcas | Fotos: Divulgação
Com o objetivo de difundir as novas linhas de marcas próprias da Farmarcas, a unidade da rede Farmácias Super Popular da cidade de Tietê (SP) preparou uma campanha promocional exclusiva. Entre as ações estão o envelopamento da loja e ativações com o consumidor para a divulgação das linhas Suprababy, dedicada ao público infantil; e Supracare, voltada para itens de varejo.
A abertura da campanha terá início neste sábado, dia 7, na unidade localizada na Praça Dr. Elias Garcia, na região central do município. “Trata-se de um local em frente à igreja, com bastante movimentação de clientes, o que ajudará a aumentar a visibilidade das marcas e conquistar a confiança de novos consumidores”, explica Pollyanna Tamascia Portes, diretora administrativa da Super Popular.
Segundo a executiva, a ideia segue a tendência de personalizar as fachadas das lojas em parceria com marcas novas. “Para isso, foram investidos R$ 150 mil na unidade de Tietê e estima-se um aumento de 30% nas vendas de itens da Suprababy e da Supracare”, ressalta. A iniciativa, que contará com diversas ativações, promete uma experiência diferenciada para os clientes do PDV.
No caso da linha infantil, a ação é especialmente voltada para pais e responsáveis por bebês e crianças pequenas. Já em relação aos itens de varejo, a ideia é impactar o público em geral. “Estamos muito animados com esse projeto, também com a meta de reforçar os valores de qualidade e segurança que as marcas oferecem para as famílias. Queremos criar uma conexão direta com nossos clientes e proporcionar uma experiência diferenciada”, afirma a executiva.
Marcas próprias da Farmarcas mudam ambientação da loja
A divulgação das marcas próprias da Farmarcas estimulou a Super Popular a promover um envelopamento temático da unidade, com gôndolas exclusivas para os produtos Suprababy. Durante o evento, promotores especializados estarão disponíveis para apresentar os produtos e esclarecer dúvidas.
Além disso, o evento contará com sorteios, distribuição de brindes e atividades lúdicas, como pintura facial para as crianças. Conversas com especialistas sobre os benefícios da linha também estão previstas, oferecendo aos consumidores informações valiosas sobre a segurança e qualidade dos produtos.
Estratégia será piloto para outras ativações do gênero
Para Guto Zavarelli, gerente de marketing da Farmarcas, a ação servirá como um ponto de partida para futuras iniciativas promocionais nas lojas associadas. “Esse evento nos permitirá avaliar a reação do público e ajustar nossas estratégias tanto no ponto de venda como em plataformas digitais”, acredita.
A performance da campanha será monitorada por meio da análise das vendas e dos feedbacks recebidos dos clientes. “Com essa ação, queremos não apenas gerar vendas, mas criar um vínculo duradouro com o público e incorporar as marcas próprias no imaginário dos consumidores”, finaliza Pollyana.
O faturamento da Farmarcas até agosto deste ano totalizou R$ 8,4 bilhões. O resultado, que já significa superar a meta da administradora com um ano de antecedência, levou o grupo a sonhar mais alto.
O objetivo da companhia agora é de chegar a R$ 17,4 bilhões até 2030. Tal desafio é justificado pelo crescimento registrado pelas farmácias das redes que pertencem a empresa.
Enquanto o mercado cresceu 56% nos últimos cinco anos, a Farmarcas viu suas associadas registraram um avanço de 155%.
Faturamento da Farmarcas dobrará com seis pilares
Para alcançar o objetivo de dobrar seu faturamento, a administradora determinou seis objetivos estratégicos:
Desenvolver alavancas de crescimento
Cultivar uma cultura de alta performance
Promover a excelência em gestão e execução
Consolidar-se como o principal hub de relacionamento do mercado farmacêutico
Acelerar a digitalização 360º
Promover saúde e bem-estar
“Esses objetivos não são apenas metas financeiras, mas sim um compromisso com a qualidade, com nossos associados e com a sociedade”, afirma o diretor-geral, Paulo Costa.
Marca própria terá protagonismo
Alinhada aos objetivos estratégicos está a linha de marca própria de não medicamentos da Farmarcas. Além de ser uma das principais apostas da administradora, o novo negócio já provou seu valor.
As marcas Supracare e Suprababy, que foram anunciadas no segundo semestre deste ano, tiveram seu estoque 100% comercializado durante o período de pré-venda. A primeira linha conta com fraldas geriátricas, algodão, curativos estéreis, hastes flexíveis e esparadrapos, enquanto a segunda oferece produto para o cuidado de bebês como fraldas e lenços umedecidos.
O novo CEO da GSK, Patrick Eckert, assumiu o cargo em agosto. Já acomodado na nova cadeira, o executivo definiu qual será seu desafio prioritário – viabilizar mais terapias inovadoras para o SUS. As informações são da Época Negócios.
Com forte relação com o sistema público de saúde, em especial após a criação da Haleon, a farmacêutica foca seu olhar em quatro grandes áreas – doenças infecciosas, HIV, oncologia e imunologia/respiratória. “A ideia é que a gente consiga alavancar essa experiência de trabalhar com o governo no mundo de vacinas e de HIV, e encurtar o caminho em especialidades em oncologia”, afirma.
Para expor a importância do SUS no negócio do laboratório, o profissional abriu quanto do faturamento vem desse canal. “Dos R$ 3,5 bilhões de faturamento, R$ 1,5 bilhão provém de vacinas com o sistema público”, revela.
Novo CEO da GSK destaca vantagem brasileira
Perguntado sobre um diferencial do mercado brasileiro, Eckert destacou a diversidade da população. Para ele, essa seria uma grande vantagem para a realização de pesquisas clínicas. “Em vez de ter cinco ou seis centros no mundo, fazer um estudo clínico aqui no Brasil, com essa representatividade, pode ser mais eficiente”, explica.
Eckert acumula 25 anos de experiência no canal farma
O executivo assumiu o cargo de CEO da GSK após quase dois anos na Genetech, onde atuava como líder nas áreas de ciclo de vida e terapias celulares. Ele construiu sua carreira no Brasil e também em países como Estados Unidos. Ao todo, são 25 anos de experiência no setor.
Vencedores do Prêmio Parceiros do Ano comemoram com membros do Conselho Diretivo e da diretoria da Abrafarma | Foto: Leandro Luize/ Panorama Farmacêutico
As grandes redes da Abrafarma,que respondem por quase metade do faturamento do setor, celebram os números superlativos de 2024 e confirmam a solidez do grande varejo farmacêutico nacional. As 29 bandeiras associadas à entidade projetam encerrar o ano com uma receita acumulada acima de R$ 101 bilhões.
Esse momento foi celebrado no jantar de confraternização realizado nesta quarta-feira, dia 4, no Vibra São Paulo. O encontro atraiu mais de 700 empresários, executivos da indústria e do atacado farmacêutico, dirigentes e representantes do poder público.
Para o CEO da entidade, Sergio Mena Barreto, o evento reconhece o papel fundamental que o varejo farmacêutico exerce no ecossistema de saúde brasileiro. “A nova farmácia extrapola as fronteiras da venda de medicamentos e oferta de serviços de excelência. Ela salva vidas, tal como fez durante a epidemia de dengue, que assolou a saúde pública neste ano”, ressalta.
No ápice de casos da doença, as farmácias ministraram mais de 570 mil exames rápidos, com positividade superior a 20%. “Esses indicadores reforçam as farmácias como hubs de resolutividade em saúde”, acrescenta o executivo.
A representatividade das redes associadas à entidade para o mercado farmacêutico também tem viés de alta. Em 12 meses, o market share dessas empresas em faturamento subiu de 45% para 47%. “Há dez anos essa participação chegava a 41%. Em três anos podemos responder por 50%”, acredita.
Faturamento 3 trimestres (em bilhões de R$)
Fontes: Abrafarma e FIA-USP
Protagonismo do setor
As conquistas legais e regulatórias também reforçam o protagonismo da Abrafarma em prol do setor, como a participação ativa dos movimentos intensos para aprovar o texto-base da reforma tributária aprovado na Câmara dos Deputados. “Unimos forças e articulações com associações da indústria em favor de uma legislação que corrija as profundas distorções na sistemática envolvendo a cobrança de impostos”, afirma Marcelo Cançado, presidente do Conselho Diretivo.
Segundo ele, a entidade defendeu abertamente a isenção tributária para todos os tarjados e 60% de redução automática para os medicamentos isentos de prescrição. Também reivindicou alíquota zero no caso de compras públicas e da saúde suplementar, remédios do Farmácia Popular e envolvidos em pesquisas clínicas, amostras grátis, devoluções, doações e vacinas.
“Não faltaram idas e vindas até chegarmos a uma redação considerada ideal, que posiciona, efetivamente, os medicamentos como bens essenciais. É um avanço inédito na política tributária brasileira”, acrescenta.
Reconhecimento aos parceiros da indústria
Um dos pontos altos do evento foi a realização da 12ª edição do Prêmio Parceiros do Ano, dedicado aos fabricantes e produtos que mais se destacaram em performance no grande varejo farmacêutico. São 17 categorias, sendo seis troféus para os fabricantes e 11 voltados para os produtos. A organização e definição dos critérios ficam a cargo da consultoria IQVIA.
“O mercado farmacêutico desempenha um papel fundamental na economia do Brasil. É inspirador ver esse setor se reinventando com a integração de novas tecnologias, a ampliação de serviços nas farmácias e uma relação colaborativa bem alinhada com a indústria”, afirma Mena Barreto.
Prêmio Parceiros do Ano – vencedores de 2024
Fabricantes
Medicamento de marca:
Eurofarma
Medicamento similar:
Neo Química
Medicamento genérico:
EMS
Medicamentos isentos de prescrição e outros produtos OTC:
Cimed
Consumer health:
Nestlé
Vendas por e-commerce:
EMS
Produtos
Medicamento de marca:
Ozempic (Novo Nordisk)
Medicamento similar:
Neosoro AD (Neo Química)
Medicamento genérico:
Tadalafila MG (Eurofarma)
Medicamentos isentos de prescrição e outros produtos OTC:
Dorflex (Opella)
Nutricosmético e dermocosmético:
Cetaphil (Galderma)
Higiene e beleza:
Rexona Desodorante (Unilever)
Cuidado infantil: Pampers
(P&G)
Cuidado adulto:
K-Med (Cimed)
Nutricional:
Nutren Senior (Nestlé)
Vitaminas e suplementos:
Lavitan (Cimed)
Produto do Ano
E-Commerce 2024:
Pampers (P&G)
1 de 60
A cantora Luciana Mello foi a atração musical do jantar
Aclair Machado (Abradilan), Adriana Nunes e Francisco Rodrigues, da Abrafarma, e o consultor Marcelo Cristian
Reencontro de executivos da indústria - Alessandro Nieto (Catarinense Pharma) e Marcus Maracat (Cimed)
Ana Candida e Sammy Birmarcker, da Rede d1000: varejista celebra resultados sólidos do ano
Ana Paula Galvão, Mirian Augusto e Rubens Augusto representaram a Vale Verde
Argemiro Cintra (Principia), Marco Melo, Jony Souza (Abradilan), Francisco Rodrigues (Abrafarma), Juliano Vinhal (Abradilan), Aclair Machado (Abradilan) e Vinicius Andrade (Abradian): distribuição e varejo conectados
O CEO da Abrafarma, Sergio Mena Barreto, anunciou o farto calendário da entidade para 2025
Danilo Micheletti (Hypera) em interação com Jorge Batista (Drogaria Globo) e Shelida Regina (Hypera)
Associativismo prestigiou o jantar, com Edison Tamascia e Valdomiro Rodrigues, da Febrafar
Equipe da Nissei - Sergio Maeoka, Alexandre Maeoka, Marcelo Damari e Adaílton Martins
A Nossa Drogaria marcoiu presença, com Rejane Ernandes, Leandro Pereira, Fabiana Sodré, Arthur Bôa, Mauricio Matos
Grupo NC foi representado por Viviane Marques, Ligia Favoretto, Pedro Dias, William de Freitas, Andreia, Rodrigo e Fellipe Granzotto
Equipe Farma Ponte - Ricardo Leite, Lucas Caramanti, Luiz Marcos Caramanti e Claudia Caramanti
Equipe Minas-Brasil - Adangela Guedes, Luciano Guedes, Leandro Guedes, Raquel Guedes, Silvia Guedes, Lyntton Guedes e Maria Isabel
Vitamedic foi uma das indústrias presentes - Rodrigo Alves, Jefferson Souza, Valdnar Barreto, Paulo Buesso, Marcos Barros e Raphael Ribeiro
Grandes redes em sintonia: Eugenio de Zagottis (RD Saúde), Vinícius Carneiro (Santa Lúcia) e Wili Garcez (Grupo Tapajós)
Fabiano Faria e Gerson Souza, da Cimed, animados com o desempenho da farmacêutica em 2024
Freitas, da RD Saúde, e Mirian Ferreira Oliveira, da Herbarium
Guilherme Tavares e Lucas Vieira, do Grupo NC
Isabella Parreiras e Modesto Araujo Neto, da Drogaria Araujo
Ivan Teixeira (Farmácia Permanente) encontra os amigos Wylkynson Dantas e Luan Moura, da Drogaria Globo
Juliano Vinhal e Vinicius Dall'Ovo, da Abradilan, em clima de descontração
Luis Pacheco (IQVIA), Roberto Coimbra e Carol Monteiro (Panvel) e Vandre Morada (Grupo NC)
Marcelo Cançado, presidente do Conselho Diretivo da Abrafarma dirscursa para os convidados
Marcos Colares (Grupo DPSP), Rodrigo Fiorani (FQM), Oscar Yazbek (Abafarma), Fernando Itzaina (FQM): mais uma conexão marcante entre indústria e varejo
Marcus Trujillo (P&G) e Mario Nascimento (InterPlayers)
Margarete Marques, Jonas Marques (Pague Menos) com Ivan Coimbra (Abradilan)
Membros do Conselho Diretivo da Abrafarma brindan o sucesso do evento
Neilton Santos (Redepharma), Carlos André (Cifarma) e Evandro Melo (Redepharma)
Olegário Araujo, Silvia Osso e Neilton Santos (Redepharma)
Paulo de Tasso (Permanente), Lyntton Guedes (Minas-Brasil) e Alexandre Maeoka (Nissei)
Prêmio - Cimed foi a vencedora da categoria melhor fabricante de MIPS e outros produtos de OTC
EMS foi a vencedora da categoria melhor fabricante de vendas por e-commerce
Prêmio - EMS foi a vencedora da categoria melhor fabricante de medicamento genérico
Prêmio - Lavitan, da Cimed, venceu como melhor produto de vitaminas e suplementos
Prêmio - Neo Química foi a vencedora da categoria de melhor fabricante de medicamento similar
Prêmio - Nestlé foi a vencedora da categoria melhor fabricante de Consumer Health
Prêmio - Nutren Senior, da Nestlé, venceu na categoria de melhor produto nutricional-
Prêmio - Ozempic, da Novo Nordisk, venceu na categoria de melhor medicamento de marca
Prêmio - Pampers, da P&G venceu na catefgoria de melhor produto no e-commerce
Prêmio - Cetaphil, da Galderma, venceu na categoria de melhor produto de dermocismético
Prêmio - Dorflex, da Opella, venceu na categoria de melhor produdo no miz
Prêmio - Eurofarma foi a vencedora da categoria melhor fabricante de medicamento de marca
Prêmio - Neosoro AD, da Neo Química, venceu na categoria de melhor medicamento similar
Prêmio - O K-Med, da Cimed, venceu na categoria de cuidado adulto
Prêmio - Ozempic, da Novo Nordisk, Neosoro AD, da Neo Química, venceu na categoria de melhor medicamento similar
Prêmio - Pampers, da P&G, venceu na categoria de melhor produto de cuidado infantil
Prêmio - Rexona, da Unilever, venceu na categoria DE melhor produto de higiene e beleza
Prêmio - Tadalafila MG, da Eurofarma, venceu na categoria de melhor medicamento genérico
Renato Raduan e Marcilio Pousada, da RD Saúde
Ricardo Cançado, Thiago Cançado e Marcelo Cançado, da Rede Drogal
Rogério Lima e Paulo Gomes, da Retail Farma Brasil, e Oscar Basto Jr. (InterPlayers): consultoria e provedora de soluções para o varejo também prestigiaram o jantar
Serafim Branco Neto (Abrafarma) em papo animado com Jorge Batista (Drogaria Globo)
Serafim Branco Neto (Abrafarma), Monica Gomes (Enter Varejo), Valdomiro Rodrigues (Febrafar), Paulo Gomes (Retail Farma Brasil) e Vinicius Andrade (Abradilan)
Thiago Cançado (Drogal), Alexandre Mattar (Indiana), Renata Martins (Grupo DPSP) e Ricardo Cançado (Drogal)
Thiago Carneiro, Roney Cosendey e Manuel Viguini, das Drogaria Santa Lúcia
Todos os finalistas do Prêmio Parceiros do Ano
Valdomiro Rodrigues, Andre Bedran (SincofarmaSP) e Rafael Espinhel (ABCFarma)
Vinicius Carneiro, Manuel Viguini, Thiago Carneiro e Roney Cosendey, da Santa Lúcia
Walter Batista e Eder Maffissoni, da Prati-Donaduzzi, conversam com Deusmar Queirós, da Pague Menos, rede campeã de vendas de cannabis medicinal no Brasil
A Anvisa, aprovou, na última segunda-feira, dia 2, um dos medicamentos mais caros do Brasil. Com um custo de R$ 17 milhões por aplicação, o Elevidys (delandistrogeno moxeparvoveque), da Roche, é destinado ao tratamento da distrofia muscular de Duchenne em crianças de 4 a 7 anos. As informações são da Veja.
A aprovação foi realizada em caráter excepcional, uma vez que há uma escassez de tratamentos disponíveis e a doença é grave. O remédio é a primeira terapia gênica aprovada para a população infantil infectada por essa distrofia, que é genética.
O fármaco, segundo a agência, é contraindicado para pacientes com perdas de parte do cromossomo “nos éxons” 8 e/ou 9 do gene DMD. Aqueles com títulos elevados de anticorpos contra o vetor viral também não deve realizar o tratamento com esta droga.
Medicamentos mais caros do Brasil motivam ações na justiça
O Elevidys, devido a seu alto custo, foi alvo de algumas ações judiciais para garantir seu fornecimento por meio do SUS. Em agosto, inclusive, o STF chegou a determinar a suspenção das decisões pela compra do medicamento.
Na ocasião, tramitavam 55 processos, dos quais 13 já haviam recebido decisões favoráveis e outros 11 aguardavam apenas a aquisição do remédio. Segundo cálculos preliminares, para suprir tal demanda, o poder público teria que desembolsar cerca de R$ 250 milhões.
Agora, aprovada pela Anvisa, a terapia será submetida ao crivo do CMED, que definirá o preço a ser praticado no país. “A Roche está empenhada em dialogar e colaborar com as autoridades para que esta e demais terapias avançadas estejam disponíveis, de forma sustentável, em nosso país”, declarou o laboratório.
A farmacêutica americana Gilead recrutou Felipe Kietzmann para o cargo de diretor global de healthcare e compliance policies. O executivo assume o cargo após seis anos na Grünenthal, onde atuou na gestão de projetos globais de compliance.
Formado em direito pelo Mackenzie, se especializou com um MBA na Business School São Paulo (BSP), um mestrado em leis e desenvolvimento na FGV e um curso em gestão de staff clínica na Faculdade Israelita Albert Einstein. Ao longo de sua carreira acumulou passagem por grandes empresas do segmento de saúde como Novartis, DaVita, ABIMED e Medfy.
Os gastos com medicamentos para autismo poderão ser deduzidos do Imposto de Renda de Pessoa Física, caso o PL 1939/23 seja aprovado. A proposta passou pela Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados na última semana e agora segue em tramitação.
O texto prevê que o benefício seja válido por cinco anos para fármacos de uso contínuo e/ou alto custo, mediante apresentação da receita médica e da nota fiscal no nome do beneficiário.
“[A dedução fiscal] é imprescindível para dar maior efetividade na inclusão e na promoção dos direitos e liberdades fundamentais dos pacientes com TEA (Transtorno do Espectro Autista)”, afirma Kim Kataguiri, deputado do União-SP e relator da proposta.
Ele recomendou a aprovação de substitutivo adotado pela Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, o qual estende a dedução aos medicamentos de alto custo (fármacos com valor individual superior a 70% do salário mínimo). O projeto original, do deputado licenciado Júnior Mano (PL-CE), tratava apenas dos de uso contínuo.
Proposta de dedução dos medicamentos para autismo avança
Com a mais recente aprovação o PL avança agora para Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, para análise e votação em caráter conclusivo. Em caso de mais um veredito positivo o texto será então encaminhado para o Senado.