Processo seletivo da Sanofi prioriza pretos e pardos

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Estagiários podem receber até R$ 2.938 – Foto: Divulgação

O novo processo seletivo da Sanofi, organizado pela Companhia de Estágios, oferece posições afirmativas para universitários pretos e pardos. Essa é a quarta edição do programa, que tem inscrições abertas até o dia 23 de março.

Aprovados no concurso poderão atuar em São Paulo (SP) ou Campinas (SP), com jornadas de trabalho que variam entre seis e oito horas. Os estudantes selecionados teriam remuneração em torno de R$ 2,9 mil para um contrato válido por dois anos.

Outros benefícios da posição incluem auxílio-transporte, vale-refeição, plano de saúde, seguro de vida, plano odontológico, Wellhub (antigo Gympass) e descontos em medicamentos, além de treinamentos exclusivos.

Requisitos para o processo seletivo da Sanofi

Serão aceitos candidatos matriculados em um curso de bacharelado ou tecnólogo, com previsão de graduação em dezembro de 2026, disponibilidade para exercer uma das cargas horárias propostas e conhecimentos de inglês e Pacote Office.

Interessados podem se inscrever clicando aqui

Nova liderança na Zydus

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Zydus, Daniel Vaie
Foto: Acervo pessoal

Daniel Vaie é o novo diretor de negócios e comercial da Zydus, farmacêutica multinacional de origem indiana. Ele será responsável pelas áreas de vendas, marketing, demanda, inteligência comercial e treinamentos. O executivo assume o cargo após mais de três anos na Adium, onde atuava como diretor comercial e head da unidade de OTCs.

Formado em administração pela FAAP, cursou uma pós-graduação em marketing pela ESPM, uma especialização em gestão estratégica na FGV e MBAs em gestão internacional na Business School São Paulo e na Universidade de Toronto, no Canadá.

Ao longo de 20 anos de carreira no canal farma, acumulou experiências em grandes players como Unilever, P&G, Colgate-Palmolive, Sanofi e Novartis.

“Estou muito feliz em me juntar ao Grupo Zydus. Teremos uma jornada muito interessante de desenvolvimento de negócios por meio do crescimento da demanda, do lançamento de novos produtos e ganhos de produtividade”, afirma.

Contato: Daniel.vaie@zydusbrasil.com

Oxxo mira medicamentos em supermercados

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Varejista tem mais de 600 lojas no Brasil – Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

A rede de lojas de conveniência Oxxo está apostando no PL que autoriza a venda de medicamentos em supermercados, de acordo com uma fonte do jornal Estado de Minas.

A temática pauta duas propostas que tramitam no Congresso Nacional, gerando debates e críticas do varejo farmacêutico com a transformação de remédios em mercadoria. A Oxxo, por sua vez, vê na aprovação de um dos textos a chave para a reversão de sua situação financeira no país.

Controlada por uma parceria entre a Raízen e a Femsa no Brasil, a marca está queimando caixa atualmente e pode perder sócios em breve. A informação foi abertamente confirmada por Rubens Ometto, dono da Cosan (administradora da Raízen), que já estuda uma maneira de deixar o negócio.

Impacto dos medicamentos em supermercados para a Oxxo

“Para a Oxxo seria bom, mas eu não consigo analisar o impacto para as farmácias ainda”, afirmou o executivo antes de lembrar que vários países já comercializam medicamentos em supermercados.

A rede conta com mais de 600 lojas no país, 500 delas localizadas no estado de São Paulo. O número é comparável as maiores empresas do varejo farmacêutico, colocando a Oxxo em uma interessante posição de concorrência em caso de aprovação.

Humora anuncia gummy com THC

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Formato foi escolhido com base em tendência de mercado – Foto: Canva

A Humora, farmacêutica de origem brasileira com produção instalada nos Estados Unidos, trouxe ao Brasil sua primeira gummy com THC (tetraidrocanabiol), batizada como Humora Boreal. O produto é comercializado atualmente apenas com o sabor limão, sob orientação médica.

Sua composição conta também com o canabinoide CBD, fazendo com que sua adição ao portfólio seja um importante passo para a empresa. A combinação das duas substâncias auxilia em aspectos como ansiedade, clareza mental, disposição, sociabilidade, criatividade, fadiga, dores e qualidade do sono.

Com 5 mg de cada ingrediente por unidade, o produto foi desenvolvido em formato de gomas para acompanhar uma tendência do mercado, que destacou as gummies como uma das modalidades de tratamento mais adquiridas no setor em 2024, de acordo com dados da empresa de consultoria Kaya Mind.

Benefícios da gummy com THC

“Esse lançamento ajuda o nosso público a entender outros benefícios da cannabis e seus canabinoides. A demanda médica por produtos com THC tem sido alta e sempre foi um pedido constante de médicos, dada sua eficácia para dores, foco, sociabilidade e bem-estar. Reunimos a maturidade do nosso público e o interesse do corpo médico para apresentar essa novidade”, explica Ana Julia Kiss, CEO da Humora.

Feito para consumo oral, é recomendado que o produto seja introduzido a rotina dos pacientes com uma unidade diária, aumentado a dose gradualmente até atingir o efeito desejado. Durante seu uso não é indicada a ingestão de álcool ou outros medicamentos sem uma consulta prévia com um profissional

Reestruturação da Viveo pode levar à venda da Cremer

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Venda da Cremer
Unidade era fiadora de R$ 2,3 bi em debêntures / Foto: Divulgação

A Viveo passou a estudar uma possível venda da Cremer. A unidade de produtos de higiene pessoal era fiadora da companhia em R$ 2,3 bilhões em títulos de dívida (debêntures). As informações são do Estadão. Companhia nega informação, embora especulações deem conta de que decisão foi negociada com credores

Segundo a coluna, apesar da liberação para venda, a Viveo não contratou terceiros para alinhar o processo. Outro ponto da negociação diz respeito ao limite de alavancagem,que deverá chegar a 3,5 vezes até junho de 2026.

Venda da Cremer não será única etapa da reestruturação 

Além da venda da Cremer, outro compromisso da Viveo para voltar à forma serão os cortes de gastos, que passam pelo fechamento de centros de distribuição e a junção de fábricas. Esses movimentos devem acontecer ainda no primeiro semestre. Outros compromissos envolvem a estipulação de limites máximos para endividamento bruto, investimentos no ano e distribuição de dividendos.

Negociação levou mais de três meses 

Ao contrário de outros processos de renegociação recentes, a Viveo não precisou mudar o perfil de dívida ou alongar prazos e taxas. Mas muita conversa foi necessária.

Foram mais de três meses de negociação e cinco assembleias entre dezembro e janeiro. Uma dessas reuniões teve exatamente o objetivo de alinhar a possibilidade de venda da Cremer, que demandaria uma assembleia própria caso ocorresse antes de 2029.

Os detalhes da crise na Viveo 

Nos últimos anos, a Viveo apresentou um comportamento bem agressivo no mercado de M&A. Foram 25 negócios do tipo, sendo que 18 incorporações foram realizadas apenas em 2023.

Além desses negócios, mudanças macroeconômicas também pesaram contra a companhia. Esse “combo” levou a empresa a um montante de R$ 3,4 bilhões em debêntures, uma alavancagem de 3,14 vezes e um prejuízo de R$ 234 milhões, de acordo com o balanço do terceiro trimestre de 2024.

Procurada pela reportagem, a Viveo não se pronunciou.

Formado em mecanização, fadado ao varejo farmacêutico

VAREJO FARMACÊUTICOGestor de farmácia, Farmarcas, Ultra Popular, associativismo
Empreendedor promoveu guinada na carreira após se graduar na área agrícola e acumular experiência no setor automotivo | Foto: Divulgação

Atuar no varejo farmacêutico e comandar uma rede associativista de sucesso não estava nos planos iniciais de Claudair José da Silva, o “Mineiro da Farmácia”. Nascido no Mato Grosso e filho de família paranaense, sua trajetória, assim como o apelido, pode não fazer muito sentido à primeira vista. Mas na verdade, sua história é mais um exemplo de empreendedorismo que resiste a dificuldades.

Em seu 25º episodio, a seção Minha História joga luz sobre a história de um profissional formado em tecnologia e mecanização agrícola, com experiência no mercado automotivo. As circunstâncias da vida levaram ao êxito entre as gôndolas de medicamentos.

Natural de Brasnorte (MT), cidade de pouco mais de 17 mil habitantes, Mineiro conheceu sua esposa Gabriela Bichoff no pequeno município. Nos anos 2000, o casal decidiu seguir rumo a Tangará da Serra (MT) para estudar.

Ela decidiu seguir sua convicção e ingressar no ensino superior de farmácia. Ele, criado no interior, optou por tecnologia e mecanização agrícola. Como adquiriu uma base em mecânica na faculdade, sua primeira experiência profissional foi em uma oficina automotiva.

“Entrei como auxiliar e, em dois anos, já atuava como encarregado. Ao todo foi mais de uma década nessa empresa”, relembra. Em paralelo, Gabriela acumulava vivência nas farmácias, mas um imprevisto acabou mudando os rumos do casal.

“Gabriela engravidou de nosso primeiro filho e enfrentou uma gestação complicada. O parto prematuro demandou que o bebê recebesse cuidados constantes nos primeiros meses, o que nos moveu a mudar a rotina para estar mais próximos dele”, ressalta. A solução encontrada foi abrir uma farmácia própria, que possibilitaria uma flexibilidade maior. Para isso, o casal optou por retornar para onde tudo começou – Brasnorte.

Mudança para o varejo farmacêutico foi lenta e gradual

Ainda inseguros quanto a largar tudo e empreender no varejo farmacêutico, o casal peregrinava os 300 quilômetros de Tangará da Serra a Brasnorte todo fim de semana para construir sua drogaria. Foram quatro meses nesse ritmo. “Tínhamos muito medo de largar tudo e fracassar. Por isso, só deixei meu emprego em abril de 2015, mesmo montando a farmácia desde janeiro. Em junho, abrimos nossa primeira loja”, conta Mineiro.

Ultra Popular sempre foi objetivo 

Devido à força da Ultra Popular na região, o casal sempre almejou comandar uma farmácia da rede, mas isso não aconteceria logo de cara. “Buscamos entrar na Farmarcas mas, infelizmente não conseguimos entrar em contato. Tivemos que recalcular a rota”, lamenta o empreendedor.

A alternativa foi se unir a uma rede de franquias e, inicialmente, os resultados foram positivos. “Quando voltamos para Brasnorte, o objetivo era a Gabriela se estabelecer na farmácia e eu procuraria um emprego na minha área de formação. Mas logo nos primeiros meses, constatamos que o negócio crescia acima do esperado”, conta.

A farmácia ia bem e os primeiros projetos de uma segunda loja saíam do papel. E aí teve início a aproximação com a Farmarcas.

Expandir, sim. Mas não como o planejado

Como haviam assinado um contrato de cinco anos com a franqueadora, Mineiro e Gabriela optaram por não romper o vínculo para converter bandeira. O caminho foi reorganizar o processo de expansão. O casal definiu que, em vez de abrir uma segunda loja com a bandeira anterior, a próxima unidade seria a primeira ligada à Farmarcas. E o novo estabelecimento tornou-se realidade dois anos depois.

“Notamos a diferença na hora. Tínhamos suporte para todas as operações. Foi como se mudasse da água para o vinho”, destaca. Depois de um ano na administradora de farmácias, surgiu a oportunidade de abrir o terceiro PDV. “Fomos convidados para abrir essa nova loja, a segunda da Ultra Popular, em São José do Rio Claro (MT), a 400 quilômetros de distância. Porém esse processo estendeu-se além do esperado”, afirma o empreendedor.

Nova gravidez, novas dificuldades

Em 2018, a vida do casal Mineiro e Gabriela estava movimentada inclusive na vida pessoal, com a aguardada chegada do segundo filho. “No entanto, novamente ela teve uma gravidez de risco. Para garantir seu bem-estar, conciliei as funções de pai, mãe e empresário. Avisamos a Farmarcas de que não tínhamos condições de erguer uma nova unidade naquele momento e novamente tivemos todo o respaldo”, conta. Com mais essa dificuldade superada, a terceira farmácia foi aberta em 2019.

Conversão de bandeira e quarta loja 

Em 2020, acabou o contrato estabelecido com a franqueadora e o casal optou por mudar a bandeira de sua primeira unidade para a Farmarcas. E o ciclo virtuoso teve sequência com uma oportunidade irrecusável. “Um associado de Diamantino (MT) queria vender sua Ultra Popular na cidade. Vimos nessa oportunidade uma chance de expandir geograficamente”, comenta.

Agora no comando de quatro lojas, o empresário acumula um faturamento anual de R$ 20 milhões. Nas cidades em que opera, soma um market share médio de 45%.

Para o restante da década, o objetivo é abrir mais seis lojas e dobrar a receita, mas Mineiro garante que isso não é um sonho. “ Nós não temos sonhos. Temos projetos e quem tem o apoio da Farmarcas consegue executá-los com eficiência e segurança”, completa.

Mix ideal para farmácias e o poder da tecnologia

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MIX IDEAL PARA FARMÁCIASMix, farmácias, varejo farmacêutico
Foto: Divulgação Febrafar

As decisões em torno do mix ideal para farmácias simbolizam uma das transformações mais significativas do setor nos últimos anos. Se antes a escolha do portfólio não apresentava tanta relevância, hoje se tornou um dos principais fatores que determinam o sucesso ou fracasso de um estabelecimento.

Essa crescente necessidade de encontrar o mix ideal tem como impulsos, principalmente, o acirramento da concorrência e a mudança no comportamento dos consumidores. No passado, os clientes estavam habituados a frequentar as lojas apenas em função da proximidade geográfica ou de uma relação de confiança com o farmacêutico, que conhecia suas necessidades. A espera por um medicamento, por exemplo, era considerada normal, já que em muitas localidades a oferta de PDVs era menor.

Porém, com o aumento da quantidade de farmácias – hoje, é possível encontrar unidades a menos de 200 metros de distância umas das outras –, a postura do consumidor mudou. O cliente não tem mais tempo ou paciência para esperar. Ele quer a solução imediata. Caso não encontre o produto que busca, ele não hesita em migrar para a concorrência. Isso exige dos varejistas uma reorganização de suas operações e, principalmente, uma atenção redobrada para o portfólio.

Mix ideal para farmácias tem tecnologia como aliada

Encontrar o mix ideal para farmácias já não é uma tarefa simples. A disponibilidade de produtos é ampla e as preferências de consumo variam de acordo com a localização e o perfil demográfico. A boa notícia é que, hoje, a tecnologia oferece ferramentas poderosas para ajudar os varejistas a tomarem decisões mais assertivas. O uso de dados de mercado e a análise estratégica das informações vêm se tornando um diferencial competitivo crucial.

Uma das ferramentas mais avançadas para atender a essa demanda é o Bússola da Febrafar. A plataforma orienta, de forma estratégica, o portfólio de produtos, permitindo uma análise aprofundada do mercado farmacêutico em diferentes regiões.

O Bússola utiliza uma grande diversidade de dados de mercado, como os fornecidos por Close-Up International e IQVIA. Esses indicadores são usados para analisar o desempenho dos produtos em uma determinada região e compará-los com os perfis e as demandas dos consumidores locais. A partir dessa análise, fornece insights valiosos sobre quais produtos devem ser priorizados e quais podem ser removidos do portfólio.

Além disso, é possível estabelecer comparativos entre as farmácias, identificando pontos fortes e áreas de melhoria no mix de produtos. A ferramenta também ajuda a reduzir a ruptura de estoque, otimizar estratégias de precificação e melhorar a exposição dos produtos. Como resultado, as farmácias conseguem incrementar vendas e fidelizar clientes, criando uma experiência de compra mais satisfatória e alinhada com os interesses da sua audiência.

Exemplos de bom uso de dados

O uso de ferramentas para encontrar o mix ideal para farmácias não deve se limitar à simples identificação de quais itens devem estar disponíveis. Com as informações fornecidas, o varejo pode implementar uma série de ações estratégicas, como:

  1. Ajuste de estoque: identificando a demanda em uma região específica, as farmácias podem ajustar seus estoques de acordo com as preferências dos consumidores locais, evitando a falta de itens populares e o excesso de produtos com baixa rotatividade
  2. Ajuste de preço e promoções: também é possível que as farmácias revisem suas estratégias de precificação, de modo a torná-las mais competitivas e atraentes. Isso pode incluir o lançamento de promoções específicas ou reduções no preço conforme a movimentação do público e da concorrência
  3. Melhor exposição dos produtos: A análise de dados possibilita otimizar a disposição nas prateleiras, de forma a facilitar o acesso aos itens mais procurados, simplificando a jornada de compra
  4. Ações de fidelização: Com um mix de produtos mais alinhado às necessidades dos consumidores, as farmácias têm maior potencial para aumentar a fidelidade. Estratégias como programas de recompensas e promoções exclusivas podem ser implementadas para reter a clientela

Embora a tecnologia ofereça grandes oportunidades para otimizar o mix de produtos, é essencial que o varejo farmacêutico conte com a estrutura necessária para interpretar e aplicar os dados corretamente. O simples uso da ferramenta não garante sucesso. É preciso ter equipe capacitada e disposta a utilizar essas informações de forma estratégica, além de estar preparada para implementar mudanças em seu portfólio.

Grupo Panvel promove gerente

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Foto: Acervo pessoal

O Grupo Panvel anunciou seu novo gerente executivo de arquitetura de TI, dados e IA, Raphael Monteiro. O executivo está na companhia há cinco anos, tendo atuado em três posições diferentes ao longo desse período.

Formado em tecnologia da informação pela Estácio, cursou especializações em gestão executiva na ISE Business School, machine learning na Universidade de Stanford, ciência de dados na FIAP e aplicação de IA generativa na transformação digital pelo MIT.

Contato: rrmonteiro@grupopanvel.com.br

Sindusfarma prega “cuidado” com MIPs em supermercados

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MIPs em supermercados
Presidente do Sindusfarma também prega necessidade de um farmacêutico na loja / Foto: Freepik

A possível venda de MIPs em supermercados é um assunto que contrapõe varejo alimentar e farmacêutico. Agora, a indústria também entrou no tema e emitiu sua opinião.

Em entrevista à IstoÉ, Nelson Mussolini, presidente executivo do Sindusfarma, elencou alguns pontos de atenção para a eventualidade da pauta ser aprovada. Dois entraves dizem respeito ao armazenamento dos medicamentos e o atendimento ao paciente.

Os desafios para a venda de MIPs em supermercados segundo a indústria

Armazenamento é assunto delicado

Segundo Mussolini, um dos principais pontos de alerta diz respeito às boas práticas de armazenamento. Para o presidente-executivo do Sindusfarma, o varejo alimentar teria obrigatoriamente que enxergar os medicamentos como mercadorias diferentes das que estão acostumados a lidar.

“Os medicamentos exigem boas práticas de armazenagem. Não podem ficar guardados dentro do estabelecimento comercial da mesma forma que se guarda arroz, feijão ou cerveja”, alerta.

Presença de farmacêutico seria necessária

Outro destaque feito por Mussolini diz respeito à presença de farmacêuticos nos supermercados, o que não é previsto no projeto de lei em análise. O autor da proposta, senador Efraim Filho (União Brasil – PB), prega que haja uma flexibilização, podendo esse profissional atuar de forma remota.

O executivo alerta que, para as farmácias, essa é uma prática obrigatória. “Você precisa ter um profissional de saúde, no caso um farmacêutico, para fazer a reposição dos estoques e para orientar quando o comprador tiver alguma dúvida específica”, afirma.

Engov envelopa farmácias para divulgar novo sabor

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Ação está disponível em cinco cidades brasileiras– Foto: Divulgação

Farmácias do Grupo DPSP, Venancio, Pague Menos e Araujo estão de cara nova, tão coloridas quanto as garrafas do novo sabor do Engov After: Pink Lemonade. As unidades envolvidas na ação estão localizadas nas cidades de Belo Horizonte, Salvador, Olinda, Fortaleza e Rio de Janeiro.

A bebida da Hypera Pharma, que recupera, reidrata e reenergiza após momentos intensos de curtição, conta com uma fórmula que combina glicose, cafeína e sais minerais. O produto, que tem o cantor Léo Santana como sócio, será distribuído em blocos de Carnaval nas capitais paulista, baiana e carioca.

Novo sabor do Engov After é lançado com ativações especiais

As farmácias envelopadas contarão com ativações focadas na entrega de uma experiência diferenciada aos consumidores, ao mesmo tempo em que oferecerão ofertas exclusivas em toda a linha Engov.