Pandemia marcou momento de reviravolta na empresa – Foto: Freepik
Estimulada pela venda de alternativas ao Ozempic, Wegovy e Zepbound, a startup de telemedicina Hims & Hers Health vem sendo um dos principais destaques do segmento na bolsa de valores. Baseada em planos de assinatura para tratamentos médicos, a companhia fundada em 2016 tem conquistado seu espaço no setor e incomodado gigantes. As informações são do Brazil Journal.
Inicialmente voltada apenas ao público masculino, a companhia iniciou suas operações como Hims, oferecendo tratamentos para disfunção erétil e perda de cabelo. Em 2018, mudou sua denominação para Hims & Hers, acrescentando tratamentos dermatológicos, de emagrecimento e para problemas mentais, como ansiedade e depressão.
Comercialização de alternativas ao Ozempic é permitida pelo FDA
Por meio consultas virtuais e medicamentos manipulados de forma personalizada a US$ 199 (cerca de R$ 1.145) mensais, a empresa se baseia em uma regra de exceção do FDA para vender os populares fármacos com um preço mais de quatro vezes menor.
O texto que possibilita a atuação da empresa nesse mercado determina que réplicas possam ser comercializadas quando a farmacêutica detentora da patente não oferecer produtos em nível suficiente para o atendimento da demanda. O custo do tratamento com Ozempic para um cidadão norte-americano sem seguro médico gira em torno de US$ 936 (R$ 5.389) mensais atualmente.
Diferentes marcos registram o crescimento da empresa
O primeiro grande momento de crescimento foi um desdobramento da pandemia, quando os Estados Unidos registraram um boom no número de consultas virtuais e autorizaram pela primeira vez a emissão de receitas digitais.
“De lá para cá, a empresa está explodindo”, afirma Leonardo Otero, da Arbor Capital. “A analogia que gosto de fazer é com os bancos digitais. A pessoa baixa o app, marca uma consulta online e compra os remédios – que em geral são de uso contínuo”, ressalta.
Outro marco foi o início de sua atuação no setor de emagrecimento, em maio de 2024. A venda de alternativas ao Ozempic, Wegovy e Zepbound possibilitou que a empresa atingisse a marca de US$ 13 bilhões (R$ 75 bilhões) em valor de mercado na Bolsa de Nova York (NYSE), após fechar o terceiro trimestre com um faturamento 77% superior ao do mesmo período no ano anterior, totalizando US$ 402 milhões (R$ 2,3 bilhões). Sua base de clientes também cresceu 44% com nova atividade, batendo a marca de 2 milhões de consumidores cadastrados.
Os números fechados de 2024 têm publicação prevista para a última semana de fevereiro, enquanto o guidance para as vendas finais no ano passado é de quase US$ 1,5 bi (R$ 8,6 bilhões), com Ebitda entre US$ 173 milhões (R$ 998 milhões) e US$ 178 milhões (R$ 1 bilhão).
Praticidade é principal aposta da empresa
Voltada ao público jovem, que muitas vezes não tem nem dinheiro nem vontade de procurar médicos de maneira convencional, a Hims & Hers aposta na quebra da barreira do acesso, na eliminação da burocracia e na redução dos custos para fidelizar seus clientes. “É uma experiência muito mais moderna, personalizada”, afirma Otero. “As big pharmas estão apavoradas”, adiciona.
Em um movimento de expansão da visibilidade, a companhia garantiu sua presença no último Super Bowl. A peça publicitária de alto impacto criticava a epidemia de obesidade no país, afirmando que os remédios para emagrecimento existentes no mercado atendiam puramente à busca pelo lucro. “Isso não foi feito para nos ajudar, foi feito para nos manter doentes,” diz um trecho da propaganda.
Apesar de ser muito criticado por profissionais e especialistas do setor, o vídeo foi muito bem recebido pelo mercado, alavancando as ações da empresa. No recorte do último ano, o valor de mercado da empresa já cresceu 160% e ganhou ainda mais fôlego com o anúncio da compra da clínica de testes laboratoriais Trylabs.
Os irmãos Karla Felmanas e João Adibe Marques, respectivamente vice-presidente e CEO da farmacêutica | Foto: Thiago Choer
O evento da Cimed na capital paulista mobilizou mais de 20 mil profissionais, parceiros, especialistas e líderes do mercado farmacêutico nacional, movimentando mais de R$ 500 milhões em três dias. O MSA 2025, ocorrido no São Paulo Expo de 21 a 23 de fevereiro, serviu de vitrine para a companhia apresentar mais de 70 lançamentos e anunciar sua estreia em novas categorias como nutrição e produtos infantis.
Os itens já estão chegando às prateleiras das farmácias e sustentarão a meta de R$ 10 bilhões de faturamento em 2030, mais que o dobro dos R$ 3,6 bilhões registrados em 2024. Para este ano, a projeção é fechar com R$ 5 bilhões de receita.
“O MSA é a materialização do nosso propósito de inovação e prosperidade, não apenas para a Cimed, mas para todo o mercado farmacêutico brasileiro. Trata-se de um evento feito para inspirar, conectar e transformar”, celebra João Adibe Marques, CEO da Cimed.
Evento da Cimed marca anúncio de R$ 2 bilhões de investimento
Durante o evento da Cimed, Adibe anunciou um ousado plano de investimento em pesquisa e inovação, que soma R$ 2 bilhões. A farmacêutica ainda destinou R$ 1,8 bilhão para ações de marketing. “Vamos aumentar a nossa capacidade produtiva em 86%, a fim de atingir a meta de 1 bilhão de unidades produzidas em 2029. E para isso contamos com um aporte extra de R$ 500 milhões nesse período”, ressalta o executivo.
O montante será destinado à expansão logística, com a inauguração do maior armazém de medicamentos do Brasil. Situado em Pouso Alegre, no sul de Minas Gerais, o complexo terá 40 mil metros quadrados e mais de 40 mil posições pallets. A Cimed também planeja terceirizar parte da produção e construir uma nova planta focada na fabricação de produtos de higiene e beleza, em local ainda a ser definido.
“Estamos em Minas Gerais há mais de 20 anos. Mas em função das novas categorias nas quais pretendemos competir, a parte tributária tem peso considerável. Além disso, a volumetria do mercado de HPC com a nossa nova plataforma João e Maria será muito grande, o que incidirá no frete”, explica o executivo.
Paralelamente, a empresa está construindo quatro novos centros de distribuição. O primeiro, em Brasília (DF), já está quase pronto. Outros CDs serão inaugurados no interior de São Paulo e em mais duas localidades estratégicas ainda não divulgadas.
Foguete Amarelo visa a alavancar a farmácia independente
A Cimed também aposta na farmácia independente como motor de crescimento. A companhia atende cerca de 50 mil varejistas de pequeno porte, que representam 40% de seu faturamento.
Para fortalecer esse mercado, a empresa lançou o programa Foguete Amarelo. A plataforma, desenvolvida em parceria com o banco Safra, permite atuar em quatro problemas crônicos do pequeno empreendedor – estoque parado, mix inadequado de produtos, operação ineficiente e risco financeiro.
Foto: Ana Claudia Nagao
O projeto-piloto, iniciado em maio de 2022 e finalizado em novembro de 2024, já atendeu mais de 100 farmácias e tem o objetivo de atingir mais de 10 mil lojas durante a fase 5, em 2026 e 2027. “A proposta é que as drogarias participantes possam estocar produtos sem precisar pagar antecipadamente, quitando as compras apenas após a venda. O modelo de crédito + produto é o que chamamos de prateleira infinita”, detalha Adibe.
O piloto contou com a participação de drogarias de São Paulo e Santa Catarina. “Farmácias que contabilizavam faturamento de R$ 50 mil saltaram para R$ 70 mil após a adesão ao programa. Já as que tinham R$ 85 mil de receita passaram a registrar R$ 130 mil”, comemora o CEO.
Mais de 70 lançamentos no Summit farmacêutico
O MSA ainda foi palco para lançamentos em massa e a apresentação das estratégias de marketing previstas para as marcas. A linha Lavitan terá um portfólio ampliado, com estreia no mercado de nutrição esportiva, incluindo bebidas proteicas e suplementos. Nesse segmento, a meta é superar R$ 1 bilhão em faturamento até 2030.
A linha blockbuster Carmed passa a ter artigos de perfumaria com três fragrâncias de body splash. Já a marca João e Maria configura a entrada da companhia na categoria de cuidados infantis.
Presenças ilustres
O evento da Cimed também atraiu presenças ilustres. No dia 21, sexta-feira, o MSA recebeu o economista Joaquim Levy. O ex-ministro da Fazenda fez uma análise profunda sobre o cenário macroeconômico atual e as perspectivas para o futuro com base em temas como inovação e os impactos no mercado global.
O encontro contou com a abertura do Padre Fábio de Melo, no dia 22; e com a presença do apresentador Luciano Huck, que lançou oficialmente o Caminhão do Domingão. Com início no mês de abril, o veículo percorrerá o país premiando consumidores com três caminhões recheados de produtos, incluindo o portfólio da Cimed, além R$ 3 milhões em prêmios.
Outro destaque foi o debate com a participação de CEOs de grandes redes de farmácias do país e das duas maiores entidades do varejo farmacêutico brasileiro.
Aplicativo conta com mais de 100 medicamentos à disposição – Foto: Canva
A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) lançou um aplicativo capaz de facilitar a solicitação de medicamentos de alto custo. A novidade, fruto de uma parceria com a Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), possibilita que usuários localizem a unidade da Farmácia do Povo mais próxima e realizem seus pedidos remotamente, reduzindo filas nos postos de atendimento. As informações são do portal Cidade Verde.
“Com o app, o usuário consulta o estoque de medicamentos; o protocolo medicamentoso relacionado à sua patologia e o status do processo”, explica Manoel Pinheiro, diretor-geral da Diretoria de Unidade de Assistência Farmacêutica (Duaf).
App facilita acesso a medicamentos de alto custo
O aplicativo ainda conta com o programa Medicamento em Casa, que permite a entrega domiciliar para diversos pacientes. Atualmente o serviço está disponível apenas para moradores de Teresina, mediante preenchimento de um termo de adesão.
“Com a digitalização, os mais de 20 mil pacientes cadastrados podem enviar seus documentos pelo app e, após a autorização, retirar a medicação na Farmácia do Povo. Isso reduzirá consideravelmente as filas e oferecerá mais comodidade à população”, afirma Dirceu Campêlo, superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi.
O Grupo Profarma, formado a partir da união entre a Profarma Distribuição e a rede varejista d1000, anuncia a nomeação de Fabiano Faria ao cargo de vice-presidente da companhia.
Graduado em farmácia e bioquímica pela UFMG, Faria cursou também um MBA em gestão comercial e de vendas no Centro Universitário Uma. Ao longo de sua carreira acumulou experiências durante passagens por grandes empresas como Grupo DPSP, Grupo SC, Marisa e Cimed.
Executivo faz parte agora da ACFB / Foto: Reprodução – Alesp
O fundador do Cristália, Ogari Pacheco, foi homenageado na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) na última quinta-feira, dia 20. Na celebração, o executivo foi incluso como acadêmico honorário da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil (ACFB).
Formado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), o empresário fundou a farmacêutica há 53 anos. O laboratório detém 129 patentes e possui um portfólio com mais de 300 medicamentos em cerca de 500 apresentações.
Afastado por quatro anos das atividades devido a complicações da Covid-19, Pacheco se disse animado em retornar à rotina. “Voltei faz cinco meses e vocês não têm ideia de quanto o trabalho injeta ânimo, esperança e vontade de viver mais”, afirma.
“Estamos com alguns desenvolvimentos radicais que serão de enorme importância para o país e para a saúde pública”, acrescenta o executivo.
Retorno de fundador do Cristália mudou planos de sucessão
Conforme noticiado em setembro, o retorno de Pacheco à operação do Cristália acabou embolando o processo de sucessão realizado na farmacêutica. Aos 86 anos, ele voltou ao comando do laboratório e seu filho, Ricardo Pacheco, deixou a cadeira de presidente.
Na época, o patriarca se posicionou, por meio de nota enviada ao Panorama Farmacêutico, desmentindo o que classificou como “boatos” de um desentendimento com Ricardo e com a família Stevanatto, que detém 50% do negócio.
Novo projeto propõe um olhar unificado e mais completo às necessidades dos atletas patrocinados / Foto: Divulgação
A Eurofarma lançou seu próprio time de atletas olímpicos e paraolímpicos. O Time Eurofarma propõe um olhar unificado e mais completo para atender às necessidades dos atletas patrocinados.
Dentre as modalidades abarcadas estão surfe, judô, skate, entre outras, além de atletas que estão em processo de transição de carreira. A escolha de todos os membros do grupo considerou o histórico de cada pessoa, a formação de um time diverso e inclusivo com representatividade, potencial de crescimento e o desejo de participação no próximo ciclo olímpico, além da transição de carreira para atletas mais maduros.
“Nosso grande objetivo é oferecer, além do apoio financeiro, um suporte multidisciplinar para a jornada no esporte”, comenta a vice-presidente de sustentabilidade e novos negócios, Maria del Pilar Muñoz.
O projeto reúne estrelas do esporte brasileiro em diferentes posições. Bernardinho, ex-jogador e técnico de vôlei, atuará como mentor; Hugo Calderano, do tênis de mesa, e Laís Souza, ex-ginasta, serão embaixadores da marca.
“O esporte olímpico brasileiro, principalmente atletas de modalidades menos populares, se acostumou a receber incentivo na véspera das edições de Jogos Olímpicos. Só que o trabalho começa agora. E ter um parceiro, dando suporte financeiro e multidisciplinar, sem dúvida fará diferença para este time”, comemora Bernardinho.
Time Eurofarma prevê abordagem multidisciplinar
Além do auxílio financeiro, a Eurofarma também fornecerá respaldo multidisciplinar aos atletas, com profissionais de nutrição, fisioterapia, suporte médico, odontológico, apoio educacional e atenção em saúde mental. “Os últimos anos têm evidenciado o quão importante é este cuidado com os esportistas de alto rendimento, não somente para tratar das vulnerabilidades, mas como fator determinante nos resultados”, afirma Maria.
Varejista considera primeira edição um sucesso – Foto: Divulgação
O Grupo DPSP organizou a primeira edição do Circuito Farma, evento voltado à capacitação dos farmacêuticos da rede. No evento, que ocorreu de 11 a 13 de fevereiro, os participantes puderam conhecer de perto as diferentes áreas do negócio por meio de oficinas de conhecimento, além de realizar visitas estratégicas ao Centro de Distribuição de Osasco e à fábrica da EMS, em Hortolândia (SP).
“O farmacêutico é o protagonista no nosso negócio, e o Circuito Farma nasceu para reconhecer e fortalecer ainda mais seu papel. Foi uma experiência enriquecedora para todos os participantes, que puderam vivenciar a importância da sua atuação na jornada do medicamento, desde a fabricação até a chegada ao consumidor final”, afirma Patricia Ramalho, gerente executiva de Gente e Gestão do Grupo DPSP.
Circuito Farma complementa agenda do segmento
O evento foi considerando um sucesso internamente, sendo oficialmente integrado ao calendário do grupo detentor das bandeiras Drogaria São Paulo e Drogarias Pacheco.
Datas para a segunda edição ainda não foram confirmadas, mas você pode se manter atualizado quanto aos eventos do setor na agenda do Panorama Farmacêutico.
Sergio Mena Barreto, Alfredo Soares e Rafael Nunes estão entre as atrações da grade de palestras | Foto: Divulgação
Além de ser um dos maiores encontros do setor farmacêutico brasileiro, a Feira da Abradilan também se consolida como um espaço essencial para capacitação e atualização profissional. A grade da 19ª edição prevê 45 horas de palestras entre os dias 18 e 20 de março (terça a quinta-feira).
A grande plenária Conexão Aberta será um dos pontos altos da agenda, trazendo conteúdos relevantes para a tomada de decisão de empresários, gestores e profissionais. Com temas que vão desde vendas e inovação até inteligência emocional e liderança, as explanações prometem impactar todos os elos da cadeia farmacêutica.
Entre os nomes confirmados estão o CEO da Abrafarma, Sergio Mena Barreto, que abordará os desafios e oportunidades para a liderança em um cenário de transformações aceleradas. Sua palestra Liderança e Exponencialidade no Mercado Farma” ocorrerá no dia 18, às 16h30, e trará um olhar estratégico sobre como as farmácias podem crescer em um ambiente altamente competitivo.
O fundador e mentor do G4 Educação, Alfredo Soares, apresentará um conteúdo prático e dinâmico sobre alavancagem de vendas, conquista de clientes e maximização de resultados em um mercado cada vez mais exigente. Autor de best-seller com mais de 30 mil exemplares vendidos em 60 dias, ele participará do evento no segundo dia de programação – 19 de março, às 16h30.
Já o psicólogo, professor e neurocientista Rafael Nunes ministrará a palestra Neuroliderança – Liderando em um Mundo em Transformação, no dia 20, às 16h30. Com mais de 20 anos de experiência, Nunes é referência no impacto da neurociência na gestão de equipes.
O especialista busca refletir como líderes podem desenvolver inteligência emocional e tomar decisões em um ambiente volátil. Com base em estudos científicos, Nunes trará insights sobre comportamento humano e como aplicá-los na gestão do varejo farmacêutico.
Feira da Abradilan terá aprendizado de alto impacto
As demais quatro arenas temáticas do Conexão Farma prometem transformar a forma como o mercado lida com desafios e oportunidades. Para o curador, Olegário Araújo, a programação visa a oferecer um conteúdo complementar entre as arenas. “A ideia é que os participantes saiam com uma visão clara em relação a alinhamento de estratégia, processos e pessoas. Queremos que os temas sejam inspiradores e, ao mesmo tempo, práticos, com aplicabilidade no cotidiano dos negócios”, acrescenta.
O evento reflete o equilíbrio entre o conhecimento e o relacionamento. “Estamos em um momento em que o ritmo das mudanças é intenso e permanente, com novos modelos de negócios, comportamentos de consumo e tecnologias. “É essencial que o varejo farmacêutico esteja preparado para esse panorama. Além disso, o relacionamento é um ativo valioso, permitindo fortalecer parcerias e abrir novos caminhos para o desenvolvimento setorial”, argumenta.
Conheça as quatro arenas de conteúdo
Arena Varejo em Foco – Aborda as estratégias para melhorar a operação das farmácias em relação ao mix de produtos, personalização no atendimento ao cliente e criação da loja perfeita para aprimorar a experiência do consumidor. “É fundamental que as farmácias se posicionem como conectores de produtos, serviços e pessoas, cultivando um ambiente de cuidado e confiança”, entende Araújo
Arena Farma Trends – Espaço onde as inovações tecnológicas e tendências do mercado são destaque, com temas como o uso de dados, categorias em ascensão e o impacto da tecnologia na cadeia de suprimentos
Arena Conecta Farma – Focada em inovações disruptivas e histórias inspiradoras, essa arena destaca os casos de sucesso e soluções criativas, iniciativas que conectam diferentes elos da cadeia farmacêutica e a adaptação de tendências globais ao mercado brasileiro
Arena Gestão 360º – Com uma abordagem holística, explora temas como liderança emocional em tempos desafiadores, práticas de gestão alinhadas ao contexto atual, além da importância de integrar pessoas, processos e tecnologia
O impacto do Conexão Farma 2025
Araújo destaca que as arenas foram projetadas para abordar tanto questões práticas quanto estratégicas. “As necessidades dos consumidores mudaram, a concorrência se transformou e os fornecedores estão se reinventando. Para se manter relevante, é essencial estar em sintonia com essas mudanças e o Conexão Farma dá vazão a esse cenário”, ressalta.
SERVIÇO Abradilan Conexão Farma 2025 Data: 18 a 20 de março de 2025 Inscrições: aqui Horário: 14 às 21h Local: Expo Center Norte Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo (SP)
Oito dos farmacêuticos mais famosos do mundo aparecem em uma recente lista do portal norte-americano U.S. Pharmacist. Essas personalidades não necessariamente fizeram toda sua carreira em laboratórios ou entre as gôndolas, mas de alguma forma contribuíram para importantes transformações no setor.
O varejo ou a indústria farmacêutica foram portas de entrada para nomes históricos, de inventores a escritores, passando por vice-presidentes da República. Confira a relação e entenda a contribuição de cada um desses profissionais.
Um dos farmacêuticos mais famosos foi vice-presidente dos EUA
Hubert Humphrey
Um dos farmacêuticos mais famosos começou ajudando o pai na administração de uma drogaria. Mas foi na política que ele se destacou, chegando à vice-presidência dos Estados Unidos entre 1965 e 1968, na chapa do Partido Democrata encabeçada por Lyndon Johnson. Uma de suas bandeiras girou em torno de reformas estruturais no sistema de atenção à saúde
Benjamin Franklin
Considerado um dos fundadores dos Estados Unidos, Benjamin Franklin é outro nome ligado à política que teve sua trajetória relacionada ao varejo farmacêutico. O importante personagem da história do país iniciou sua carreira como aprendiz em uma farmácia
Agatha Christie
Conhecida como a Rainha do Crime, Agatha Christie é uma das autoras mais importantes da literatura policial. Em seus livros, a escritora esbanja conhecimento sobre venenos, adquirido durante sua experiência como técnica de farmácia na Primeira Guerra Mundial
John Pemberton, Caleb Bradham e Charles Alderton
A indústria dos refrigerantes bebeu muito da fonte dos primeiros anos da indústria farmacêutica. Grandes inventores da área, como John Pemberton, Caleb Bradham e Charles Alderton, eram farmacêuticos. De suas mentes surgiram bebidas vendidas até hoje, como Coca-Cola, Pepsi e Dr. Pepper.
Friedrich Sertüner
Diferentemente de seus pares citados acima, que acabaram criando grandes produtos na busca de um medicamento inovador, Friedrich Sertüner está ligado a um remédio impactante até hoje. O farmacêutico foi o descobridor da morfina
Frances Oldham Kelsey
A exemplo de Sertüner, Frances Oldham Kelsey também é famosa por sua atuação na área. A farmacologista canadense foi crucial para impedir a aprovação da talidomida pelo FDA. O medicamento em questão foi associado a defeitos congênitos graves
Nenhuma companhia gostaria de estar em uma lista que cita os principais fracassos da indústria farmacêutica no ano. Mas fatores como a grande expectativa investida em novos fármacos e os altos valores desembolsados durante seu desenvolvimento podem garantir uma posição nesse ranking.
A maior parte dos medicamentos envolve doenças especialmente complexas, como esquizofrenia e o Alzheimer, o que eleva o interesse público, ao mesmo tempo em que encarece processos de pesquisa e produção. As informações são do portal Fierce Pharma.
Confira 10 fracassos da indústria farmacêutica em 2024
A AbbVie garantiu acesso à molécula após adquirir a Cerevel Therapeutics por US$ 8,7 bilhões (R$ 49,75 bilhões) em agosto de 2024. O investimento, no entanto, provou-se pouco produtivo 100 dias depois, quando a farmacêutica confirmou a reprovação do fármaco na segunda fase de testes contra a esquizofrenia.
O prejuízo foi calculado apenas em 2025, quando a empresa assumiu uma provisão para perdas de US$ 3,5 bilhões (R$ 20 bilhões), reduzindo pela metade o valor dos ativos intangíveis da aquisição da Cerevel. A farmacêutica, porém, ainda não perdeu as esperanças. Roopal Thakkar, diretor científico da AbbVie, revelou planos para que o medicamento seja utilizado como complemento a terapias já existentes
Fordadistrogene movaparvovec
Indicação: distrofia muscular de Duchenne (DND)
Farmacêutica responsável: Pfizer
Modalidade: terapia genética
Preocupações relacionadas ao nível de segurança sempre afetaram a confiança de analistas quanto à possibilidade desse medicamento ultrapassar a terceira fase de testes clínicos. Essa etapa teve início entre crianças de quatro a sete anos, até que, em maio, um dos pacientes sofreu um ataque cardíaco e não resistiu. O incidente resultou na suspensão do programa, um mês antes de a Pfizer revelar que a terceira fase não atingiu suas metas primárias.
O insucesso gerou prejuízo de US$ 230 milhões (R$ 1,3 bilhões) e forçou até demissões de 150 colaboradores dedicados a esse projeto na planta localizada no estado norte-americano da Carolina do Norte. Mikael Dolsten, diretor científico da Pfizer, chegou a afirmar que a Fordadistrogene movaparvovec era a “bola da vez”, depois de testemunhar o fiasco da pesquisa do medicamento concorrente Elevidys
Modalidade: inibidor da proteína quinase ativada por mitógeno p38α/β
A Sanofi adquiriu os direitos do Losmapimod fora dos Estados Unidos por US$ 80 milhões. A compra foi oficializada três meses antes da divulgação dos resultados do fármaco na terceira fase de testes, momento em que um veredicto positivo poderia multiplicar seu valor de mercado.
Quatro meses após a aquisição, a reprovação do tratamento foi oficializada. O rombo superou US$ 80 milhões (R$ 455 milhões) e motivou a Fulcrum a alterar completamente seu foco, demitindo 40% de seus profissionais.
Dalzanemdor
Indicação: Alzheimer, Huntington e Parkinson
Farmacêutica responsável: Sage Therapeutics
Modalidade: modulador alostérico positivo para receptor NMDA
A Sage Theraupeutics teve um ano difícil, principalmente quando o assunto é o Dalzanemdor. Em uma sequência de sete meses o fármaco foi reprovado na segunda fase de testes para o tratamento de Parkinson, Alzheimer e, posteriormente, Huntington. A sequência de resultados adversos resultou em um momento de instabilidade, atenuado por uma proposta de compra da Biogen, sua parceira e investidora.
Ocedurona
Indicação: doença renal crônica
Farmacêutica responsável: Novo Nordisk
Modalidade: antagonista do receptor mineralocorticoide não esteroide
Investimento de US$ 1,3 bilhão (R$ 7,4 bilhões) e potencial para rivalizar com o Kerendia, da Bayer. Esses atributos foram ressaltados publicamente pelo vice-presidente executivo da Novo Nordisk. Após três meses, o medicamento não passou na fase 3 do ensaio clínico, o que resultou em um prejuízo de US$ 816 milhões (R$ 4,6 bilhões)
GSK3943104
Indicação: vírus da herpes simples
Farmacêutica responsável: GSK
Modalidade: vacina de proteína recombinante
Em uma tentativa de combate à herpes genital, condição que afeta 500 milhões de pessoas globalmente, a GSK apostou em um novo projeto de vacina (GSK3943104). Mas o laboratório britânico aboliu a ideia após dados evidenciarem sua incapacidade na redução dos episódios da doença
Vibostolimab
Indicação: melanoma de alto risco ressecado
Farmacêutica responsável: MSD
Modalidade: anticorpo anti-TIGIT
Os anticorpos anti-TIGIT, anteriormente apontados como o futuro da imuno-oncologia, sofreram com um ano difícil. A primeira versão da MSD foi descontinuada antes mesmo da terceira fase, por uma sequência de “experiências adversas”.
Três meses depois a farmacêutica sofreu um novo revés, com o fracasso do combo de TIGIT e Keytruda voltado ao tratamento de câncer nos pulmões. Os estudos atestaram a ineficácia da terapia para aumentar as taxas de sobrevivência e reduzir os efeitos adversos. No fim de 2024, a MSD ainda anunciou que outras duas versões do fármaco também estariam prestes a falhar uma nova etapa de testes, optando pelo encerramento total do programa
Simufilan
Indicação: Alzheimer em estágio leve a moderado
Farmacêutica responsável: Cassava Sciences
Modalidade: Proteína Filamina A
O candidato a tratamento para o Alzheimer acumulou polêmicas e fracassos ao longo de seu desenvolvimento. O primeiro episódio da confusa saga envolveu um acordo de indenização de US$ 40 milhões (R$ 227,8 milhões), após uma executiva da companhia remover 40% dos participantes de um teste de memória, criando resultados distorcidos na segunda fase de testes.
Sem admitir ou negar as alegações, a farmacêutica avançou para a terceira fase, onde foi incapaz de apresentar melhorias concretas nas escalas mentais e funcionais de pacientes em tratamento, comparados com o grupo de controle que recebia um placebo. A reprovação impactou diretamente as ações da empresa, que chegaram a cair 85% em um só dia. A corda estourou para os colaboradores, com dez profissionais demitidos
Xevinapant
Indicação: carcinoma de células escamosas de cabeça e pescoço
Farmacêutica responsável: Merck
Modalidade: inibidor da proteína de apoptose
O 2024 da Merck parecia muito promissor com dois potenciais sucessos de vendas mostrando bons indícios em seus primeiros ensaios clínicos. A primeira derrota veio com o inibidor de BTK evobrutinib, reprovado por duas vezes na fase 3.
O primeiro tropeço colocou ainda mais pressão sobre o Xevinapant, que teve seu insucesso classificado como “improvável” pela farmacêutica semanas antes de a companhia ser forçada a admitir o fracasso das pesquisas. O tratamento não atingiu a meta de prolongamento da vida de pacientes com tumores na cabeça e no pescoço.
Suzetrigine
Indicação: radiculopatia lombos-sacral dolorosa
Farmacêutica responsável: Vertex Pharmaceuticals
Modalidade: inibidor do sinal de dor NaV1.8
Diferentemente dos casos anteriores, a Suzetrigine avançou em todos os testes clínicos e chegou a receber aprovação do FDA no início de 2025. Sua inclusão na lista é explicada apenas por uma reação do mercado a um de seus resultados, que se mostrou altamente nocivo.
Durante um estudo com 102 pessoas, o fármaco apresentou uma redução de 2,02 pontos na escala de dor dos pacientes. O valor, apesar de acima do necessário para aprovação, foi similar ao 1,98 registrado entre o grupo de placebo. A proximidade causou desconfiança entre os investidores, resultando em uma queda de 15% nas ações da Vertex no dia da divulgação