Curitiba pode ter campanha sobre cannabis medicinal

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CAMPANHA SOBRE CANNABISCannabis, Curitiba, cannabis medicinal
Foto: Freepik

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) vai analisar o projeto de lei que pretende instituir uma campanha sobre cannabis medicinal. A proposta inovadora, de autoria da vereadora Giorgia Prates – Mandata Preta (PT), estabelece que as ações sejam realizadas, preferencialmente, no dia 20 de abril de cada ano.

O objetivo é ampliar o acesso à informação em relação ao uso terapêutico da cannabis e estimular pesquisas científicas sobre seus benefícios. A campanha de conscientização também deverá divulgar dados para pacientes autorizados pela Anvisa ou pela Justiça, além de incentivar o associativismo para produção e doação controlada da planta para fins medicinais.

“O texto também prevê que unidades de saúde e entidades hospitalares municipais auxiliem pacientes nos trâmites de importação de produtos à base de cannabis, seguindo as normas estabelecidas pela Anvisa”, afirma a parlamentar.

A proposta ainda será analisada pelas comissões permanentes da Câmara de Curitiba, antes de seguir para votação em plenário. Caso seja aprovada, e sancionada, a lei entrará em vigor 30 dias após sua publicação no Diário Oficial do Município.

Campanha sobre cannabis poderia incluir dia de conscientização

A campanha sobre cannabis poderia incluir a oficialização de um dia de conscientização sobre o assunto. Projeto de lei semelhante já chegou a tramitar na Câmara de Curitiba, mas não chegou a ser votado. A redação tinha a assinatura da ex-vereadora Maria Leticia (PV) e a ideia era celebrar a data em 20 de abril. O texto estava pronto para ser incluído na ordem do dia desde setembro de 2020, mas foi arquivado em dezembro de 2024, após o fim da 18ª Legislatura e a não reeleição da parlamentar.

Benefícios do tratamento

Na justificativa do projeto, Giorgia Prates argumenta que a utilização de substâncias extraídas do cânhamo vem demonstrando eficácia no tratamento de diversas condições de saúde, incluindo dores crônicas, epilepsia, náuseas, vômitos e espasticidade.

“Embora o uso recreativo continue proibido no Brasil, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou a retirada de certas restrições ao canabidiol (CBD). Atualmente, os óleos concentrados de CBD com menos de 0,2% de THC não são mais controlados pelas Convenções Internacionais de Controle de Drogas, o que facilita sua importação com autorização da Anvisa e prescrição médica.

Clube de Executivos busca qualificar gestão de PMEs

CLUBE DE EXECUTIVOSFrancal, Fundação Dom Cabral, gestão, pequenas e médias empresas
Fernanda Sabino (head de Marketing Communications da Francal) e Camila Gil (gerente de pequenas e médias empresas da Fundação Dom Cabral | Fotos: Divulgação

Marcia Arbache, especial para o Panorama Farmacêutico

Uma soma de esforços entre a organizadora de eventos Francal e a Fundação Dom Cabral (FDC) resultou na formação do Clube de Executivos. Dirigido à alta gestão de pequenas e médias empresas, o projeto visa a atrair líderes de mercados considerados promissores no país, como o farmacêutico, pet e veterinário. O objetivo é ampliar  a conexão empresarial com oportunidades de networking e acesso a conteúdo e eventos especiais.

O clube recém-criado propõe múltiplas ferramentas aos associados para aplicação em seus respectivos empreendimentos. “É um formato inovador em que unimos o foco principal da Francal, a conexão B2B, à promoção de capacitação empresarial de excelência da FDC”, comenta Fernanda Sabino, head de Marketing Communications da Francal.

Clube de Executivos tem potencial inovador como critério de adesão

O ingresso no seleto círculo do Clube de Executivos é voltado a gestores de corporações com faturamento anual entre R$ 40 milhões e R$ 500 milhões e previamente avaliado pela FDC. O critério é o potencial de crescimento e inovação. Em um ambiente digital, atualizado permanentemente, os associados navegam pelos mais variados temas empresariais. “Temos uma divisão de médias empresas que atendem mensalmente 1 mil clientes’’, reforça Camila Gil, gerente de pequenas e médias empresas da FDC.

Na plataforma, o associado dispõe de dados de mercado e pesquisas da base de inteligência da FDC. As informações municiam o gestor em análises de mercados e o ajudam a tomar decisões estratégicas. Em paralelo, quatro eventos presenciais por ano permitirão aos participantes trocarem conhecimentos ativamente, com insights para impulsionarem suas respectivas empresas e carreiras profissionais.

Para 2025, o tema escolhido é Empresas de Alto Crescimento. O primeiro evento acontecerá em 10 de abril, no campus da FDC em São Paulo, com o tópico A realidade das empresas de alto crescimento, um estímulo para novas oportunidades de negócios. Os seguintes encontros estão distribuídos ao longo do ano e vão tratar de conteúdos correlatos como produtividade, excelência na gestão e estratégias.

Feiras e eventos internacionais como impulso

Em eventos da Francal, os associados do clube participam como convidados das salas vips e também têm a oportunidade de serem palestrantes. “Além da visibilidade junto a um público qualificado, é um caminho para se consolidarem como líderes dos setores em que atuam”, acrescenta Fernanda. As missões internacionais organizadas pela Francal são outro diferencial, oferecendo aos participantes descontos em viagens de negócios.

Atualmente com 50 membros, a expectativa é dobrar esse número em breve. Integram o clube sócios, donos e líderes de médias empresas dos setores industrial, varejista e de serviços dos mais diversos segmentos: farmacêutico, automotivo, brinquedos, alimentos, produtos naturais e orgânicos, logística industrial, gráfico, consultoria empresarial, siderúrgico, metálico, tecnologia sustentável, sistemas de construção, marketing e comunicação corporativa, entre outros.

Catarinense Pharma promove gerente

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Catarinense Pharma, Marieli Machado
Foto: Acervo pessoal

A Catarinense Pharma anunciou a promoção de Marieli Machado ao cargo de gerente de produto e trade marketing para os setores de marcas próprias e treinamento. A executiva chegou na empresa no início do ano passado, quando a companhia anunciou uma série de contratações, noticiadas pelo Panorama Farmacêutico.

Formada em comunicação social, publicidade e propaganda pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, cursou um MBA em marketing estratégico na Universidade do Vale do Rio dos Sinos e uma especialização em marketing farmacêutico na Faculdade Oswaldo Cruz, além de mestrados em administração e gestão de negócios.

Contato: marieli.machado@catarinensepharma.com.br

Tentativas de fraude no e-commerce cresceram 3,5% em 2024

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fraude no e-commerce
Tíquete médio dos golpes também cresceu – Foto: Canva

Um levantamento divulgado pela Equifax BoaVista revelou um aumento no número de tentativas de fraude no e-commerce brasileiro em 2024. A frequência da prática foi 3,5% maior do que a registrada no ano de 2023. As informações são do jornal Correio Braziliense.

O estudo contabilizou mais de 7,25 milhões de golpes em 2024 e 7 milhões em 2023. O tíquete médio das compras enganosas também cresceu, saltando de R$ 291,17 para R$ 343,90 (aumento de 18,1%).

Pesquisa detalha padrões de fraude no e-commerce

Ainda de acordo com a Equifax, os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo são os principais focos dos golpistas, com 27,5% dos casos. Acre, Amapá e Roraima, no extremo oposto, registraram apenas 0,2% das ocorrências.

Em relação aos dias e horários com maior incidência, a sexta-feira ganha destaque com 15,1% dos casos. Já o domingo é considerado o mais tranquilo, com apenas 11,3%.

Seguindo uma lógica semelhante, a madrugada se mostrou o horário mais seguro para compras, mais especificamente às 4h da manhã. O momento de pico nos casos de fraude foi o início da tarde, por volta das 14h.

Os dados mostram os padrões de comportamento mais frequentes dos fraudadores, que costumam agir durante horários de alta movimentação no e-commerce para se camuflarem entre transações legítimas, dificultando a detecção.

“Isso reforça a importância de empresas com e-commerce investirem em tecnologia de monitoramento e prevenção, acompanhando o avanço das inovações dos próprios golpistas”, afirma Rogério Signorini, vice-presidente de Produtos e Pré-Vendas da companhia.

Acordo entre Sycamore Partners e Walgreens ainda é possível

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Sycamore Partners e Walgreens
Ações subiram com possibilidade de negócio / Foto: Reprodução – Pure.News

Segundo um relatório do Yahoo Finance, o analista David Faber, da CNBC, voltou a acreditar em um acordo entre a Sycamore Partners e Walgreens. A mudança de posição do especialista animou o mercado. As informações são do Drug Store News.

Faber havia afirmado anteriormente que um negócio entre a empresa de private equity e a rede de farmácias estava “praticamente morto”. Mas, na última terça-feira, dia 18, ele voltou atrás e disse que havia a possibilidade de um acordo sair do papel. O mercado reagiu bem ao anúncio. As ações da varejista subiram 15% em Nova York e 4% no acumulado do ano até aqui.

Acordo entre Sycamore Partners e Walgreens prevê compra de operação internacional 

A operação internacional da Walgreens foi o que chamou a atenção da Sycamore Partners. Os primeiros relatos de um “namoro” entre as partes surgiram no último mês de dezembro.

Segundo fontes da Bloomberg, em janeiro deste ano, a empresa de private equity estaria consultando companhias de crédito privado sobre a possibilidade de financiamentos de dívida, o que indicaria um avanço nas tratativas. Só que, há pouco menos de um mês, Faber jogou um balde de água fria no mercado, afirmando que o acordo estava “morto”.

Instabilidade na Bolsa seria motivo de “frente fria” na negociação 

Quando Faber afirmou que o negócio estava “praticamente morto”, o Wall Street Journal classificou como principal complicação a instabilidade da Walgreens na bolsa de valores. “As ações da varejista despencaram em janeiro, disparando com lucros melhores do que o esperado e depois caindo com a notícia de um processo do Departamento de Justiça sobre o fornecimento de medicamentos opioides”, afirma o texto.

DPSP abre 400 oportunidades para Jovem Aprendiz

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oportunidades para jovem aprendiz
Oportunidades estão disponíveis em SP, MG, BA e ES – Foto: Canva

Um novo processo seletivo está disponibilizando 400 oportunidades para Jovem Aprendiz no Grupo DPSP. A rede, proprietária das bandeiras Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo, conta com posições em quatro estados e não exige experiência prévia.

As oportunidades são dedicadas a jovens que estejam cursando ou tenham finalizado o ensino médio e estão divididas entre São Paulo (200), Minas Gerais (101), Bahia (72) e Espírito Santo (30).

“Contratar profissionais no início da carreira é abrir portas para o futuro, criando oportunidades e desenvolvendo talentos dentro da empresa. Aqui, eles ganham autonomia, aprendem com os melhores gestores e, ao final do programa, podem concorrer a vagas internas, garantindo a continuidade de sua trajetória no nosso time”, afirma Silvia Duarte, gerente executiva de RH do Grupo DPSP.

Como concorrer às vagas para Jovem Aprendiz

Os interessados podem se inscrever no site das vagas até o dia 28/02. O programa oferece benefícios como assistência médica e odontológica, cesta básica, seguro de vida, auxílio refeição, vale-transporte, Wellhub, convênios educacionais, plano de carreira, entre outros.

Tíquete médio nas farmácias

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Tiquete médio
Foto: Canva

O tíquete médio das farmácias revela um consumidor ávido por vantagens, como descontos e facilidades no pagamento. Isso fica cada vez mais claro na comparação dos números de clientes fidelizados, que asseguraram alta de 13,5% no faturamento e 5,3% no tíquete médio

Tíquete médio
Fonte: Bnex Dados referentes ao primeiro semestre de 2024

Já entre os não fidelizados houve queda nesses dois índices – de 10,6% e 1,7%, respectivamente. O tíquete de médio de clientes fidelizados, que foi de R$ 67,42 em junho de 2024 é quase o dobro dos não fidelizados (R$ 36,38).

Tiquete médio
Fonte: Bnex

Confira a reportagem sobre o estudo da Bnex referente ao primeiro semestre de 2024: aqui

Abradilan em números

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Abradilan
Foto: Canva

A Abradilan conta com 160 empresas associadas presentes em 25 estados mais o Distrito Federal. Com atuação nacional, as distribuidoras atendem 95% dos municípios brasileiros, com presença em 91% das farmácias.

A entidade tem market share de:

  • 30,01% do mercado de distribuição em unidades
  • 17,7% do mercado em CPP
  • 48,9% do mercado de distribuição de genéricos e similares em unidades
  • 44,8% do mercado de genéricos e similares em CPP
Abradilan
Fontes: Abradilan e IQVIA – Dados de dezembro de 2023

Três redes dominam os serviços de saúde

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serviços de saúde
Foto: Canva

Três redes concentram 40% do fluxo de visitas aos hubs de saúde nas farmácias. A RD Saúde é a que mais se destaca ao apresentar percentual de 28%. A Pague Menos e o Grupo DPSP, têm 11% cada. No recorte regional, porém, redes locais e do associativismo conseguem dividir espaço com o grande varejo na demanda por assistência farmacêutica

Perfil da Amostra – Farmácias – por região 2024

serviços de saúde
Fonte: CVA Solutions
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Fonte: CVA Solutions

Percepção de valor dos clientes

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Fonte: CVA Solutions

Confira a reportagem completa sobre o estudo da CVA Solutions: aqui

Vendas de artigos farmacêuticos

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artigos farmacêuticos
Foto: Canva

O Índice Stone mede a performance de diferentes setores do varejo e revela que a categoria de artigos farmacêuticos cresceu 2,2% em janeiro de 2025 e 3,9% no acumulado do ano. O segmento recupera parte das perdas de dezembro e segue sendo um dos setores de melhor performance do comércio varejista.

artigos farmacêuticos
Fonte: Stone – janeiro de 2025
artigos farmacêuticos
Fonte: Stone – janeiro de 2025