Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Logística reversa recolheu mais de 600 toneladas de resíduos

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Logística reversa
Posto de coleta da Drogal, no interior de São Paulo (Foto: Divulgação)

 

O Sistema LogMed – de logística reversa de medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso e suas embalagens -, já recolheu mais de 600 toneladas de resíduos em 650 municípios em todos os Estados da Federação e no Distrito Federal. As informações são do Sindusfarma.

Mais de 135 milhões de pessoas em todo o Brasil podem fazer o descarte correto dos medicamentos em 6.800 pontos de coleta instalados em farmácias distribuídas pelo país.

O LogMed foi criado em 2021 e é administrado por 15 entidades do setor farmacêutico ligadas ao varejo, distribuição e indústria. São elas a Abafarma, ABCFarma, Abifisa, Abradilan, Abrafarma, Acessa, Alanac, Grupo Farma Brasil, Febrafar, PróGenéricos, Sincofarma, Sindicis, Sindifargo, Sindusfarma e Sinfar-RJ.

Evento apresentou resultados da logística reversa de medicamentos

Os dados foram apresentados em evento online nesta sexta-feira, dia 23. O advogado especialista em Direito Ambiental Fabricio Soler destacou o avanço gradual e progressivo do Sistema LogMed, atualmente na etapa 1 da fase 2, e os desafios futuros, com o importante engajamento de todos os agentes envolvidos na logística reversa de medicamentos – município, consumidor, comerciante, distribuidor, importante e fabricante.

“Os números apresentados são motivos de muito orgulho, pois a iniciativa já beneficia mais da metade da população brasileira”, disse Soler, que é consultor do Sistema LogMed.

A próxima etapa da iniciativa, com previsão de término para setembro de 2026, contempla a instalação de mais de 4.000 pontos de coleta em municípios com mais de 100 mil habitantes.

Uso racional e sustentabilidade

Na visão da diretora Técnico-Regulatória e de Inovação do Sindusfarma, Rosana Mastellaro, mais do que o cumprimento das leis vigentes no país, o Sistema LogMed é um compromisso com a educação da população acerca do uso racional de medicamentos, a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade do planeta.

“Não temos uma meta quantitativa de recolhimento, porque nosso principal objetivo é dar aos medicamentos o destino ambientalmente adequado e estimular seu uso racional, a fim de que não haja sobras nas residências dos consumidores”, disse Rosana.

O CEO da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), Sergio Mena Barreto, destacou o esforço do setor em um país complexo e de grandes dimensões como o Brasil.

“Estruturamos algo incrível, até pela capilaridade de um setor que reúne 92 mil farmácias nos 26 estados do país e o DF”, disse Mena Barreto.

Propósito social e ambiental

O presidente executivo da Associação Brasileira do Atacado Farmacêutico (Abafarma), Oscar Yazbek, destacou o trabalho conjunto das entidades parceiras e reiterou que as ações contidas no Sistema LogMed não são pautadas apenas pelo cumprimento à Lei, mas consistem em um propósito social e ambiental.

“Fazemos mais de 140 mil entregas de medicamentos por dia, em 92 mil farmácias do país. É um desafio enorme pelas dimensões do nosso país”, explicou Yazbek.

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress