A L’Oréal vê na biodiversidade brasileira, com produtos diferenciados como a carnaúba e o babaçu, e na diversidade da população uma grande oportunidade para crescer. A gigante de cosméticos francesa faturou no ano passado 38,2 bilhões de euros (algo como R$ 204 bilhões). As informações são da revista PEGN.
De acordo com o CEO Marcelo Zimet, o Brasil oferece grandes oportunidades no desenvolvimento de produtos e de negócios que, posteriormente, podem ser extrapolados para outras nações. O executivo, primeiro brasileiro a assumir a presidência da L’Oréal no país, diz que, nos últimos quatro anos, a empresa tem crescido na casa de dois dígitos por ano – só em 2022, o avanço foi de 15%.
Zimet afirma que tem percebido um movimento interessante no mercado doméstico, que é o interesse dos consumidores por produtos mais sofisticados, com mais inovação e tecnologia. Segundo ele, o Brasil é um dos maiores mercados de cabelo do mundo. A categoria de pele e coloração também é muito forte para a companhia. Hoje a L’Oréal é líder absoluta no país, com mais de 30% do mercado de coloração.
L’Oréal desenvolve batom personalizado por IA
Outra aposta da companhia é a utilização de inteligência artificial para a fabricação de produtos personalizados, o que está revolucionando o mercado de cosméticos. A empresa fechou um acordo com a Microsoft há alguns meses, que permite ao usuário ter looks diferentes para uma reunião.
Caso ela acorde e não consiga se maquiar ou se arrumar, a pessoa pode escolher um look e ficar 100% maquiada por meio de uma espécie de filtro. E se ela gostou do resultado é possível
adquirir os produtos por meio de um link já definido.
Hoje, a L’Oréal pode produzir um lápis labial ou um batom da cor que o cliente quiser. Ela testa o produto pelo telefone e se gostar, manda uma mensagem e o produto é feito sob medida. Tudo isso por inteligência artificial.