Medicamentos inovadores biológicos, fitoterápicos e sintéticos estão na alça de mira da Anvisa. A agência anunciou na última terça-feira, dia 9, um edital de convocação para apoiar startups com atuação na área. As informações são da Agência Brasil.
Por meio de nota, o órgão regulador apontou que a iniciativa é uma forma de fomentar a inovação no mercado de saúde brasileiro. E a solução ficará em casa mesmo, uma vez que o edital foca nas empresas nacionais.
Medicamentos inovadores serão escolhidos em edital
O projeto-piloto de avaliação regulatória escolherá três medicamentos inovadores, um de cada tipo anteriormente citado.
“O objetivo primário é apoiar essas empresas na navegação pelo regramento sanitário desde as fases iniciais de desenvolvimento dos produtos”, explica a Anvisa.
Entre os critérios detalhados no edital para a candidatura, estão pontos referentes ao desenvolvimento do remédio, a capacidade da startup, além de o fármaco ser utilizado no combate de doenças com impacto significativo na sociedade.
O formulário eletrônico pode ser preenchido até o próximo dia 7 de maio.
Inovação e cannabis em foco
Em paralelo, outra mudança de paradigma proposto pela Anvisa recentemente foi a possível inclusão da flor de cannabis na Farmacopeia Brasileira.
A influroescência é uma das plantas medicinais inclusas em consulta pública anunciada recentemente pela agência.
A decisão viria em momento chave, uma vez que, no último mês de setembro, a agência proibiu a importação da erva no país, seja em flores in natura ou partes da planta.
Leia também: Concurso farmacêutico anvisa terá salário acima de R$16k