Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Medicamentos inovadores unem Anvisa e startups

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Medicamentos inovadores
Foto: Divulgação/ Waldemir Barreto – Agência Senado

Medicamentos inovadores biológicos, fitoterápicos e sintéticos estão na alça de mira da Anvisa. A agência anunciou na última terça-feira, dia 9, um edital de convocação para apoiar startups com atuação na área. As informações são da Agência Brasil.

Por meio de nota, o órgão regulador apontou que a iniciativa é uma forma de fomentar a inovação no mercado de saúde brasileiro. E a solução ficará em casa mesmo, uma vez que o edital foca nas empresas nacionais.

Medicamentos inovadores serão escolhidos em edital 

O projeto-piloto de avaliação regulatória escolherá três medicamentos inovadores, um de cada tipo anteriormente citado.

“O objetivo primário é apoiar essas empresas na navegação pelo regramento sanitário desde as fases iniciais de desenvolvimento dos produtos”, explica a Anvisa.

Entre os critérios detalhados no edital para a candidatura, estão pontos referentes ao desenvolvimento do remédio, a capacidade da startup, além de o fármaco ser utilizado no combate de doenças com impacto significativo na sociedade.

O formulário eletrônico pode ser preenchido até o próximo dia 7 de maio.

Inovação e cannabis em foco 

Em paralelo, outra mudança de paradigma proposto pela Anvisa recentemente foi a possível inclusão da flor de cannabis na Farmacopeia Brasileira.

A influroescência é uma das plantas medicinais inclusas em consulta pública anunciada recentemente pela agência.

A decisão viria em momento chave, uma vez que, no último mês de setembro, a agência proibiu a importação da erva no país, seja em flores in natura ou partes da planta.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress