Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Melasma: causas, sintomas e tratamentos

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Melasma

O melasma é caracterizado pela hiperpigmentação escura na pele, sendo mais comum em mulheres. A exposição solar é a causa principal do problema. O tratamento geralmente envolve dermocosméticos e medicamento.

Causas

A luz solar é a principal causa do melasma. Quando a pele é exposta aos raios ultravioletas, os melanócitos começam a produzir mais melanina, pigmento que dá cor à sua pele. Essa produção em excesso de melanina causa manchas e descoloração da pele.

Alguns medicamentos podem desencadear o melasma, incluindo anticoncepcionais formulado com estrogênio, antidepressivos e medicações para tratamento de alergias.

Os hormônios também podem promover o distúrbio. As gestantes são mais propensas ao problema devido às alterações hormonais que ocorrem durante a gravidez.

Sintomas

Os principais sintomas do melasma são manchas de pigmentação escura na face, que geralmente são vistas no buço, testa, queixo e bochechas. Essas manchas podem ter diferentes tons, de bronzeado a marrom escuro.

Tratamentos

O melasma pode ser tratado com dermocosméticos e medicamentos, como soluções contendo hidroquinona, ácido retinóico, ácido azelaico ou corticosteroides.

Os cremes dermocosméticos são úteis para suavizar e clarear as manchas. Estes incluem loções com ácido kójico e ácido ferúlico, que têm propriedades clareadoras.

Para evitar o melasma, é importante limitar a exposição ao sol, usar protetor solar e seguir uma rotina diária de skincare com produtos específicos que atenda as necessidades do seu tipo de pele.

De modo geral, o melasma é um problema comum que provoca uma hiperpigmentação escura na derme. A luz solar é o principal fator desencadeante do melasma.

Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress
error: O conteúdo está protegido !!