Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Ministério da Saúde amplia lista de contraceptivos no SUS

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

contraceptivos no SUS

O Ministério da Saúde anunciou a ampliação da lista de contraceptivos no SUS, atendendo a uma recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologia no Sistema Único de Saúde (Conitec).

De acordo com a portaria publicada no Diário Oficial da União, os contraceptivos injetáveis que passam a fazer parte da rede pública de saúde são o acetato de medroxiprogesterona, o cipionato de estradiol, o algestona acetofenida e o enantato de estradiol. Todos têm aplicação mensal.

Prazo-limite para incorporação dos contraceptivos no SUS

As áreas técnicas do Ministério terão um prazo máximo de 180 dias para efetivar a oferta dos contraceptivos para as mulheres que recorrerem ao SUS. Atualmente, o SUIS já disponibiliza outros tipos de contraceptivos, como o diafragma e os preservativos, tanto masculino quanto feminino.

Os pacientes também contam com alternativas terapêuticas hormonais e o DIU  de cobre. Trata-se de um dispositivo intrauterino em forma de T que é colocado dentro do útero e libera uma pequena quantidade de cobre para impedir que os espermatozoides fertilizem os óvulos.

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress