Testemunha da evolução do mobiliário para farmácias nas últimas décadas, a MontaFarma anuncia mais uma etapa de seu plano de crescimento no mês em que completa 50 anos de atividades. A empresa projeta fechar o ano com 20% de avanço no faturamento.
Além disso, a companhia também fará aportes na compra de maquinários, o que permitirá um aumento de 40% da capacidade produtiva da fábrica, que totaliza 7.500 metros quadrados de área. “Trata-se de um investimento necessário em função da alta demanda nos últimos anos. Inclusive, estamos estudando a abertura de show rooms em alguns estados do Norte, Nordeste e Sul”, explica Edimilson Dias de Souza, diretor executivo da MontaFarma.
Mobiliário para farmácias independentes está no alvo
O mobiliário para farmácias desenvolvido pela MontaFarma já está presente em redes que integram a Abrafarma, a Abrafad e a Febrafar. Mas é no mercado das farmácias independentes que a empresa enxerga um nicho com bastante potencial a ser explorado.
A MontaFarma atende, em média, 80 PDVs por mês, seja para um upgrade em alguma seção ou a abertura de uma segunda unidade. A meta é encerrar 2023 com demanda mensal de 100 lojas.
“De cinco anos para cá, com a expansão das grandes redes, detectamos uma mudança de comportamento entre os gestores do varejo independente na busca por melhorias no layout da loja. A intenção é estimular que o shopper permaneça mais tempo no PDV e tenha uma experiência diferenciada de compra”, ressalta Souza.
“Para isso, propomos linhas de mobiliário que chamem a atenção para o produto em exposição, seja na preocupação em disponibilizar espaços para regulagem ou expondo um painel de LED numa ponta de gôndola”, acrescenta.
A transformação do mobiliário para farmácias
A MontaFarma foi fundada em 1973 por Lairton Pupo Redondo. A empresa viu de perto a transformação do varejo farmacêutico, que tinha como característica aquelas estantes em madeira escura e escadas com pé direito de quatro metros de altura. Depois entrou uma geração de mobiliários de vidro com MDF e, em meados da década de 1980, começaram a aparecer as primeiras lojas em aço. Esse material perdura até hoje em função da flexibilidade e do custo-benefício, sendo base de cerca de 80% dos layouts.
“Queremos ressaltar nossa gratidão pelos 50 anos ao Sr. Lairton, a todos os nossos clientes, fornecedores e colaboradores que fazem parte dessa história”, conclui Souza.