A nova parceira da Anvisa com a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), anunciada na última sexta-feira, dia 8, é um esforço pela modernização dos processos de registro de novos medicamentos no país.
A iniciativa é o terceiro acordo firmado pela autarquia por meio do programa Destrava Brasil, que visa implementar melhorias no ambiente jurídico-regulatório e no acesso aos serviços públicos.
“A ABDI vai entrar com toda a sua expertise para otimizar o acesso seguro a produtos e serviços essenciais para a saúde da população. Essa parceria com a Anvisa não apenas dará mais celeridade ao processo, mas também garantirá que a inovação e a segurança caminhem lado a lado, fortalecendo nossa indústria e gerando mais empregos”, explica Ricardo Cappelli, presidente da ABDI.
A introdução de uma tecnologia de inteligência artificial, um movimento de aproximação ao detentor dos registros, uma parceria com o FDA, a criação de um novo órgão na instituição e a contratação de servidores por meio de um novo concurso público são algumas das outras medidas adotadas pela Anvisa, e noticiadas pelo Panorama Farmacêutico, nos últimos meses, com o mesmo objetivo.
“Qualquer ação que simplifique, desburocratize e permita às agências e aos reguladores, de modo geral, serem mais ágeis e responsivos às demandas sociais são extremamente importantes para o desenvolvimento econômico do país e para a atração de investimentos”, afirma Andrea Marcea, secretária de competitividade e política regulatória do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Nova parceria da Anvisa é resposta às críticas do setor e do governo
A união, oficializada no modelo de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT), assim como as iniciativas citadas anteriormente, são uma espécie de respostas às extensas críticas de executivos e empresas do mercado farmacêutico, que cobram uma maior agilidade e uma menor burocracia da autarquia.
Essas reclamações foram entoadas inclusive pelo presidente Lula, durante evento de inauguração de uma fábrica da EMS em Hortolândia, no interior do estado de São Paulo.