O novo CD da Sanofi no Brasil, em parceria com a empresa alemã de logística DHL Supply Chain, abriu as portas oficialmente nesta sexta-feira, dia 14 de junho. O complexo está situado em Extrema, no sul de Minas Gerais, e integra um plano de investimentos de R$ 333 milhões da indústria farmacêutica francesa no Brasil, com aportes até 2032.
Com 8 mil m² de área ocupada, em um terreno de 91 mil m² às margens da rodovia Fernão Dias, o empreendimento é o quarto da companhia em território nacional e o primeiro fora do estado de São Paulo. Até então o laboratório operava um centro de distribuição em Guarulhos, seu maior na América Latina e também em colaboração com a DHL. Já em Campinas e Suzano estão duas plantas fabris que produzem, juntas, 420 milhões de medicamentos por ano.
A estrutura foi construída do zero e contempla docas para carga e descarga, além de três espaços configurados para armazenar medicamentos com temperaturas controladas entre 2ºC a 25ºC. O CD viabiliza o transporte tanto para o modal rodoviário como aéreo, bem como atividades de importação de itens acabados. A previsão inicial é gerar 150 empregos diretos.
“Estamos fortalecendo a presença da Sanofi no Brasil e reforçando o compromisso com a inovação em toda nossa cadeia de negócio. O CD traz oportunidades para impulsionar o desenvolvimento da região e garantir condições logísticas para ampliar o acesso aos nossos medicamentos e vacinas”, ressalta Fernando Sampaio, presidente da Sanofi no Brasil.
A parceria com a DHL Supply Chain prevê que a operadora logística gerencie o processo de armazenagem, recebimento das cargas de importação e das fábricas. A empresa alemã ainda será responsável pela expedição das cargas para os clientes e pelo controle de inventário com um sistema digital, que permite visibilidade dos itens de ponta a ponta. Outra de suas responsabilidades é o serviço de carimbagem, para amostra grátis ou venda governamental.
Novo CD da Sanofi pode fortalecer atuação em Rx
O novo CD da Sanofi deve reforçar a intenção da farmacêutica de impulsionar o volume de negócios globais com medicamentos de prescrição (Rx). No Brasil, a representatividade dessa categoria gira em torno de 58%. Para atingir esse objetivo, o laboratório revelou que planeja a separação da unidade de MIPs, que reúne marcas como Buscopan, Dorflex e Novalgina. Esse anúncio foi feito em outubro de 2023.
Curiosamente, as conversações com o governo mineiro para erguer um novo CD em solo nacional tiveram início um mês depois. O Brasil é um dos cinco maiores mercados da Sanofi no mundo e o segundo entre os emergentes, atrás somente da China. Segundo a IQVIA, a farmacêutica é a quarta colocada em movimentação de vendas no país, com R$ 8,4 bilhões nos últimos 12 meses até março de 2024.
No entanto, o crescimento em relação ao mesmo período anterior foi de apenas 1,6%, o que a distanciou do Grupo NC, Hypera Pharma e Eurofarma. A aposta maior em remédios de prescrição, com maior valor agregado, pode ajudar a reverter esse cenário.