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Sanofi planeja separação da unidade de MIPs

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Sanofi planeja separação da unidade de MIPs

A Sanofi planeja uma cisão da unidade de MIPs para focar suas atenções em medicamentos de prescrição. A indústria farmacêutica francesa anunciou esse plano na última sexta-feira, dia 27.

A estratégia passa por ampliar investimento em remédios resultantes de projetos de inovação radical ou incremental. O laboratório também almeja reduzir custos operacionais, segundo informações da agência de notícias Dow Jones.

A Sanofi ainda avalia quais seriam os caminhos para efetivar essa separação, mas a hipótese mais provável é a de uma transação por meio do mercado de capitais. Uma nova empresa seria formada e listada na bolsa de valores da França.

MIPs da Sanofi contemplam marcas como Dorflex

A divisão de MIPs e consumer health da farmacêutica reúne marcas renomadas como Buscopan, Dorflex e Novalgina. O Dorflex é o carro-chefe da empresa no mercado brasileiro, sendo um dos 15 medicamentos com maior venda de unidades e um dos dez com maior faturamento. A Sanofi ocupa a quarta colocação em receita entre os laboratórios atuantes no Brasil.

Essa cisão poderia ocorrer em até um ano, no último trimestre de 2024. Além dos medicamentos de prescrição, a empresa projeta ganhar terreno no segmento de vacinas.

Em maio deste ano, uma movimentação envolvendo a Eurofarma deu pistas de que a Sanofi buscava se desfazer de categorias com menor valor agregado em relação aos medicamentos Rx. A companhia vendeu para a farmacêutica brasileira 100% do controle da colombiana Genfar, especializada em remédios genéricos.

Farmacêutica segue passos de outras companhias

Com a futura cisão da unidade de MIPs, a farmacêutica francesa segue os passos de outros grandes laboratórios. O caso mais recente foi o da Novartis, que aprovou a cisão com a Sandoz.

Já a Johnson & Johnson dividiu sua unidade de higiene pessoal da operação de medicamentos isentos de prescrição, por meio da criação da Kenvue, detentora de marcas como Band-Aid e Tylenol. A GSK também apostou na separação de seu braço de consumer health, a Haleon, com a meta de aumentar em 10% seu faturamento com medicamentos inovadores.

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