Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

NRF 2023 ressalta a loja física no centro das estratégias de varejo

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

NRF 2023
Foto: Divulgação National Retail Federation (NRF)

 

Pensar e executar a estratégia omnichannel, ter um profundo conhecimento sobre os consumidores (oferecendo experiências personalizadas), colocar a loja física no centro das estratégias e a equipe de vendas como embaixadores da marca. Esses foram alguns dos insights da NRF 2023.

Segundo Adir Ribeiro, CEO & Fundador da Praxis Business, apesar do aumento na digitalização de processos, as lojas físicas ganharam importância no contexto da pandemia, passando a fazer parte da estratégia das varejistas. 

Uma das missões é atrair e conquistar um consumidor que se habituou a fazer compras online durante o isolamento e, atualmente, está pressionado pela inflação. Em entrevista ao Valor Econômico, Alberto Serrentino, fundador da consultoria Varese Retail, destacou que um novo olhar sobre o ponto de venda físico é fundamental, mas exige adaptações na cultura do varejo.

Para o executivo, que comandou um painel com a brasileira Alpargatas, a loja física deve estar digitalmente integrada e oferecer mais relevância para a experiência de consumo, com conexão emocional.

Confira mais tendências debatidas na NRF 2023

O CEO & Fundador da Praxis destaca ainda mais quatro aprendizados que devem ser considerados para os varejistas, a começar pela combinação de físicas e digitais. Outro ponto é a estruturação do modelo de negócios mais do que as lojas em si, passando por fundamentos de estratégia, processos, cultura, dados, KPIs e capacitação de equipes.

Outro ponto levantado por Ribeiro é investir na equipe de linha de frente, trabalhando os pilares do atendimento ao cliente para gerar experiência de compra mais envolvente. “O assunto foi bem explorado no debate com Alpargatas, que buscou transformar o time de vendas em verdadeiros da marca, investindo muito em treinamento.”

NRF expande presença para a Ásia-Pacífico

A National Retail Federation (NRF) e a organizadora de eventos Comexposium anunciaram neste domingo, dia 15, que a NRF Retail’s Big Show terá uma segunda edição anual a partir de 2024. A versão Ásia-Pacífico ocorrerá de 11 a 13 de junho em Cingapura, seis meses após a edição nova-iorquina, e tem como objetivo integrar os líderes regionais do setor varejista.

“Cingapura oferece uma porta de entrada acessível e vibrante para a região do Sudeste Asiático, com uma presença significativa de vendedores internacionais e regionais e visitantes de todo o setor de varejo”, afirma Elaine Chia, CEO da Comexposium Asia Pacific.

O Sudeste Asiático abriga mais de 655 milhões de pessoas com um mercado consumidor de US$ 3 trilhões e um crescimento médio do produto interno bruto de cerca de 5% entre os países membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático. Até 2050, espera-se que a região seja o quarto maior mercado do mundo, com renda disponível em rápido crescimento e alta adoção digital. As vendas no varejo no sudeste da Ásia, Austrália e Nova Zelândia são projetadas em US$ 1,54 trilhão em 2022 e devem chegar a US$ 1,77 trilhão em 2025.

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress