O pigarro na garganta é um problema crônico relatado por muitas pessoas, que buscam limpar a garganta para soltar o catarro ou as secreções que podem estar irritando a região.
O pigarro pode ser causado por aumento de catarro, paralisia da prega vocal, granuloma, refluxo laringofaríngeo ou uma disfunção cricofaríngea. A avaliação de um indivíduo com pigarro envolve um exame completo de cabeça e pescoço.
A laringoscopia e a estroboscopia podem ser necessárias para estudar as pregas vocais e a laringe. Esses exames podem ser gravados para permitir que o paciente também observe a anatomia da garganta.
Como tratar o pigarro na garganta
O tratamento do pigarro depende da causa. Para casos de refluxo laringofaríngeo, mudanças na dieta, modificações comportamentais e medicamentos podem ser usados para controlar os sintomas. A paralisia das pregas vocais e os granulomas têm opções de tratamento cirúrgico e não cirúrgico.
Para casos sem uma causa definida de pigarro, o médico pode considerar a ideia de que os pacientes podem apresentar pigarro habitual. Algumas pessoas pigarreiam durante momentos de ansiedade, estresse ou nervosismo. Outros podem limpar a garganta subconscientemente, como bater os dedos ou sacudir uma perna. Para esses indivíduos, “quebrar o hábito” pode ser difícil e exigir a ajuda de outras pessoas, mas a longo prazo compensa.