A NRF 2024, considerada a maior e mais influente conferência de varejo do mundo, começa neste domingo, dia 14, e segue até o dia 16 de janeiro em Nova York, nos Estados Unidos. Realizado pela National Retail Federation reunirá 40 mil participantes, 1 mil expositores e 6.200 marcas. E uma análise da consultoria Columbus mostra quais tendências os especialistas esperam explorar no evento.
Tendências que serão destaque na NRF 2024
Comércio unificado
A mudança do omnicanal para o comércio unificado é cada vez mais reconhecida como o futuro do varejo. Trata-se da fusão de experiências de compras digitais e físicas.
Experiência do cliente
A prevalência de tecnologias e soluções novas e flexíveis, que garantam experiências perfeitas ao cliente em vários canais, ganha evidência especialmente a partir do advento da inteligência artificial (IA).
Criação de valor
Disrupções, novos serviços e estratégias inovadoras que melhoram a eficiência e a escalabilidade. Como elevar as experiências personalizadas a novos patamares, adaptando-as a cada indivíduo?
Sustentabilidade
A sustentabilidade não é mais uma preocupação marginal, mas um tema central que influencia todos os aspectos do varejo. A adoção da agenda ESG deixou de ser diferencial competitivo para ser uma estratégia mandatória.
O portal Mercado & Consumo também elencou cinco tendências que serão debatidas na NRF 2024:
Retail media
Com posicionamento estratégico de anúncios patrocinados por marcas e empresas em portais de vendas online, os varejistas precisam ampliar rapidamente a visibilidade de seus produtos e serviços
Varejo de luxo
Companhias que investem no varejo premium mantiveram-se resilientes às crises e buscam cada vez mais a reinvenção para atrair consumidores. O foco é o público jovem.
Propósito
Os clientes esperam cada vez mais das marcas e estas precisam criar novas maneiras de atraí-los, incorporando novos produtos e serviços.
Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial (IA) está longe de ser um tema novo ou disruptivo. Existe há décadas, mas pode-se dizer que este é um ano de maturação e de trazê-la para o dia a dia dos varejistas.
Dados e personalização
Conhecer o cliente, saber o que ele compra, engajá-lo com a marca e, a partir daí construir o seu portfólio de produtos e serviços, utilizando canais integrados, é fundamental para os varejistas.