Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor farmacêutico

OMS alerta para falsificação de semaglutida no Brasil

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Falsificação de semaglutida
Foto: Canva

A falsificação de semaglutida deve ser uma preocupação para os mercados farmacêuticos do Brasil, Estados Unidos e Reino Unido. Segundo a OMS, o princípio ativo de medicamentos como o Ozempic e Wegovy, ambos da Novo Nordisk, tem sido alvo de cópias fraudulentas. As informações são do InfoMoney.

De acordo com a organização, três lotes de produtos falsificados foram identificados nos países em questão. Apesar de anunciar oficialmente pela primeira vez o risco, a instituição indica que os casos se tornaram mais comuns a partir de 2022.

Falsificação de semaglutida não é novidade 

Como a própria OMS aponta, não é de hoje que os medicamentos à base de semaglutida são alvo de versões “fake”. A Anvisa, por exemplo, identificou um lote irregular no país em fevereiro. De acordo com o sistema de notificação, a Novo Nordisk constatou a existência de unidades com características divergentes do medicamento original e comunicou à agência. O lote em questão é o MP5A064.

Em novembro, a agência já havia emitido outro alerta para o lote LP6F832, válido até novembro de 2025. Na época, a autarquia publicou a medida preventiva (Resolução – RE 3.945/2023) que determinou a apreensão e a proibição de comercialização, distribuição e uso desse lote.

Roubos são outro entrave 

Apesar do sucesso do Ozempic, o varejo farmacêutico tem enfrentado alguns entraves para sua comercialização. Um deles são os casos de roubo, que fizeram as farmácias reduzirem seus estoques do medicamento.

O contratempo vem atingindo especialmente farmácias de São Paulo. Para contornar essa nova dor, varejistas decidiram reduzir seus estoques e aprimorar protocolos de segurança. Além do medicamento à base de semaglutida, outros itens visados pelos criminosos são o Saxenda, também da Novo Nordisk, e o Venvanse, da Takeda.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress